Portugal tem mais 14.647 infetados. Morreram mais 219 pessoas

Portugal registou, esta quarta-feira, mais 219 mortes e 14.647 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS).

De acordo com o último boletim da DGS, dos 14.647 novos casos, 5593 são na região de Lisboa e Vale do Tejo. No Norte há mais 5097 infetados do que nas últimas 24 horas, no Centro há mais 2780, no Alentejo há mais 603, no Algarve há mais 459 e nos Açores e na Madeira há mais 43 e 72 casos, respetivamente.

No total, o número de pessoas infetadas pela doença desde o início da pandemia é agora de 581.605. Há, neste momento, 143.776 casos ativos, mais 7935 do que na terça-feira.

Estão também confirmadas 9465 mortes devido à covid-19, mais 219 óbitos relativamente às últimas 24 horas. A DGS indica que 98 ocorreram na região de Lisboa e Vale do Tejo, 55 na região Norte, 44 na região Centro, 16 no Alentejo, cinco no Algarve e uma na Madeira.

Segundo o jornal online Observador, uma das vítimas mortais tinha entre 20 e 29 anos. Houve também mais um óbito registado na faixa etária seguinte (30 e 39 anos) e três com idades entre os 40 e os 49 anos.

Cinco pessoas estavam na casa dos 50 anos, 17 vítimas estavam entre os 60 e os 69 anos e 45 entre os 70 e os 79 anos. As restantes vítimas mortais tinham mais de 80 anos, segundo a DGS.

Neste momento, existem 5493 doentes internados em Portugal (mais 202 do que ontem), dos quais 681 estão nos cuidados intensivos (mais 11 do que ontem).

O boletim da DGS também aponta para mais 6493 doentes recuperados, verificando-se já um total de 428.364 pessoas. Há ainda 184.034 pessoas em vigilância pelas autoridades de saúde, mais 9679 em relação ao dia de ontem.

Especialistas preveem que a mortalidade por covid-19 se agrave nos próximos tempos. Carlos Antunes, que faz parte da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, antecipou que vão morrer mais 10 mil portugueses até meados de março.

Filipa Mesquita, ZAP //

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Se os contagiados nas escolas começassem a mover processos contra o governo por insistir em manter estes focos de contágio abertos? Era lindo!

  2. O governo merece ser processado.
    Para quê fechar as escolas agora, se queremos matar mais pessoas? (Questiona o governo.)
    Para quê confinar mais o povo português, se é mais importante meter dinheiro nos cofres do Estado?
    Para quê dizer a verdade em relação aos números da pandemia, quando se pode enganar o presidente da República?
    Para quê ser justo, quando só se quer continuar com a vigarice?
    Estes números são o resultado de conferências de caverna, conferências negras em que os participantes não têm cérebro nem sentido de responsabilidade para com a saúde dos cidadãos. E insistem, pois, em atribuir responsabilidades ao povo. O GOVERNO É QUE abriu tudo no Natal. Estávamos a terminar a segunda vaga, e veio a terceira, e duas variantes – mutações, e apareceram mais problemas associados a esta desgraça que ninguém conseguia prever.
    É uma vergonha. Somos o pior país em termos de infetados por Covid.
    O que está a ser feito em relação a esta situação?!?!?!

  3. Este governo tem de se demitir! Falharam completamente no controlo da pandemia, tendo Portugal chegado à situação em que se encontra atualmente. E o pior é que ainda não batemos no fundo. Só em Abril é que deveremos atingir os valores que tínhamos antes do Natal!!! Muita gente desconhece este facto mas os modelos matemáticos são claros nesta previsão. Iremos rondar os 18 mil casos dia já em breve. Os mortos atingirão os 400 dia já em duas ou três semanas. E o governo insiste em manter as escolas abertas?!!! Isto já não é só incompetência e irresponsabilidade. É CRIME!

    • Caro Pedro,

      o governo irá ponderar o fecho das escolas. Assim, tudo indica que poderá vir a riscar mais um crime da sua extensa lista.

      Acalme-se. Finja que confia nesta corja governativa – irresponsável e vigarista -, e faça a sua parte enquanto cidadão.

      Obrigada.
      Qualquer coisa, disponha.

RESPONDER

Governo aprova designação de Ana Paula Vitorino para liderar AMT

A ex-ministra do Mar e deputada do PS, Ana Paula Vitorino, foi esta quinta-feira aprovada para liderar a Autoridade da Mobilidade e dos Transportes. O Governo de António Costa aprovou esta quinta-feira, em Conselho de Ministros, …

Treino de força reduz a ansiedade em jovens adultos

De acordo com um estudo recente, o treino de força pode ajudar o reduzir os níveis de ansiedade subclínica. A investigação sobre ansiedade e depressão tende a centrar-se em indivíduos com sintomas de nível clínico — …

Futebol europeu com perdas de quase 4 mil milhões de euros

Relatório da Deloitte indica que, só nas cinco maiores ligas europeias da modalidade, a quebra nas receitas foi de 11%. Calendários alterados, campeonatos adiados ou mesmo cancelados, jogos sem público. Como se esperava, a pandemia que …

O asteróide que dizimou os dinossauros veio de um lugar inesperado

O asteróide que extinguiu os dinossauros provavelmente veio da metade externa do cinturão de asteróides principal, uma região que se pensava produzir poucos asteróides.  Investigadores do Southwest Research Institute, no Texas, Estados Unidos, mostraram que os …

Há três anos, uma tempestade de poeira em Marte desencadeou a primavera no polo sul

Em 2018, Marte foi palco de uma fortíssima tempestade de areia que destruiu um vórtice de ar frio em torno do polo sul do planeta, desencadeando uma primavera precoce. Já no hemisfério norte, a tempestade …

Vídeo mostra salmões feridos devido ao sobreaquecimento das águas

O vídeo foi gravado por um grupo de conservação ambiental depois de uma onda de calor no Noroeste Pacífico que fez as temperaturas da água atingirem os 21 graus Celsius. De acordo com o jornal The …

Uma prenda de aniversário. Israelita doou um dos seus rins a um menino palestiniano

Uma israelita quis doar um rim a um estranho. Estranho esse que acabou por ser uma criança, de apenas três anos, que vive na Faixa de Gaza, na Palestina. De acordo com a agência Associated Press, …

Novo método permite eliminar a bioincrustação marinha eficazmente

Um projeto inovador demonstrou como os revestimentos de superfície eletricamente carregados podem eliminar a bioincrustação marinha ou o crescimento de organismos marinhos, melhorando a operação e manutenção de embarcações navais. A bioincrustação marinha é um fenómeno …

Aglomerado de safiras estrela encontrado no Sri Lanka pode ser o maior do mundo

Um aglomerado de safiras estrela do mundo foi encontrado num quintal no Sri Lanka. A pedra é azul, pesa 510 quilos e estima-se que valha cerca de 84 milhões de euros. A pedra foi encontrada …

Médico sírio acusado na Alemanha de crimes contra a humanidade

Um médico sírio foi acusado na Alemanha de crimes contra a humanidade por supostamente torturar e matar pessoas em hospitais militares no seu país de origem, informaram os promotores na quarta-feira. O Ministério Público Federal de …