Portugal tem mais 14.647 infetados. Morreram mais 219 pessoas

Portugal registou, esta quarta-feira, mais 219 mortes e 14.647 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS).

De acordo com o último boletim da DGS, dos 14.647 novos casos, 5593 são na região de Lisboa e Vale do Tejo. No Norte há mais 5097 infetados do que nas últimas 24 horas, no Centro há mais 2780, no Alentejo há mais 603, no Algarve há mais 459 e nos Açores e na Madeira há mais 43 e 72 casos, respetivamente.

No total, o número de pessoas infetadas pela doença desde o início da pandemia é agora de 581.605. Há, neste momento, 143.776 casos ativos, mais 7935 do que na terça-feira.

Estão também confirmadas 9465 mortes devido à covid-19, mais 219 óbitos relativamente às últimas 24 horas. A DGS indica que 98 ocorreram na região de Lisboa e Vale do Tejo, 55 na região Norte, 44 na região Centro, 16 no Alentejo, cinco no Algarve e uma na Madeira.

Segundo o jornal online Observador, uma das vítimas mortais tinha entre 20 e 29 anos. Houve também mais um óbito registado na faixa etária seguinte (30 e 39 anos) e três com idades entre os 40 e os 49 anos.

Cinco pessoas estavam na casa dos 50 anos, 17 vítimas estavam entre os 60 e os 69 anos e 45 entre os 70 e os 79 anos. As restantes vítimas mortais tinham mais de 80 anos, segundo a DGS.

Neste momento, existem 5493 doentes internados em Portugal (mais 202 do que ontem), dos quais 681 estão nos cuidados intensivos (mais 11 do que ontem).

O boletim da DGS também aponta para mais 6493 doentes recuperados, verificando-se já um total de 428.364 pessoas. Há ainda 184.034 pessoas em vigilância pelas autoridades de saúde, mais 9679 em relação ao dia de ontem.

Especialistas preveem que a mortalidade por covid-19 se agrave nos próximos tempos. Carlos Antunes, que faz parte da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, antecipou que vão morrer mais 10 mil portugueses até meados de março.

Filipa Mesquita Filipa Mesquita, ZAP //

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Se os contagiados nas escolas começassem a mover processos contra o governo por insistir em manter estes focos de contágio abertos? Era lindo!

  2. O governo merece ser processado.
    Para quê fechar as escolas agora, se queremos matar mais pessoas? (Questiona o governo.)
    Para quê confinar mais o povo português, se é mais importante meter dinheiro nos cofres do Estado?
    Para quê dizer a verdade em relação aos números da pandemia, quando se pode enganar o presidente da República?
    Para quê ser justo, quando só se quer continuar com a vigarice?
    Estes números são o resultado de conferências de caverna, conferências negras em que os participantes não têm cérebro nem sentido de responsabilidade para com a saúde dos cidadãos. E insistem, pois, em atribuir responsabilidades ao povo. O GOVERNO É QUE abriu tudo no Natal. Estávamos a terminar a segunda vaga, e veio a terceira, e duas variantes – mutações, e apareceram mais problemas associados a esta desgraça que ninguém conseguia prever.
    É uma vergonha. Somos o pior país em termos de infetados por Covid.
    O que está a ser feito em relação a esta situação?!?!?!

  3. Este governo tem de se demitir! Falharam completamente no controlo da pandemia, tendo Portugal chegado à situação em que se encontra atualmente. E o pior é que ainda não batemos no fundo. Só em Abril é que deveremos atingir os valores que tínhamos antes do Natal!!! Muita gente desconhece este facto mas os modelos matemáticos são claros nesta previsão. Iremos rondar os 18 mil casos dia já em breve. Os mortos atingirão os 400 dia já em duas ou três semanas. E o governo insiste em manter as escolas abertas?!!! Isto já não é só incompetência e irresponsabilidade. É CRIME!

    • Caro Pedro,

      o governo irá ponderar o fecho das escolas. Assim, tudo indica que poderá vir a riscar mais um crime da sua extensa lista.

      Acalme-se. Finja que confia nesta corja governativa – irresponsável e vigarista -, e faça a sua parte enquanto cidadão.

      Obrigada.
      Qualquer coisa, disponha.

RESPONDER

Sporting 2-1 Santa Clara | Super-Coates volta a ser herói

Arrancado a ferros… à campeão? O Sporting esteve a poucos segundos de registar o terceiro empate em casa, perante um Santa Clara que não foi em nada inferior aos “leões” e até conseguiu ser superior em …

Os gatos demonstram ser menos leais do que os cães (mas pode haver uma razão)

Ainda existe um estereótipo sobre a diferença entre cães e gatos. Normalmente as pessoas associam os cães a animais amorosos e leais, enquanto os gatos são tidos como distantes e indiferentes. Um novo estudo pode …

O mistério do "lago dos esqueletos" na Índia intriga cientistas há décadas

O Roopkund, localizado na parte indiana dos Himalaias, é um lago glacial com centenas de ossos humanos. E ninguém sabe como foram lá parar. Em 1942, um guarda florestal revelou ao mundo a existência deste lago …

A fronteira mais importante da China é imaginária: a Linha Hu

A Linha Hu, também conhecida como linha Heihe-Tengchong, é uma linha imaginária que divida a China em duas partes com áreas quase iguais. Estende-se da cidade de Heihe até Tengchong. Desenhada pela primeira vez em 1935, …

Algumas pessoas moram em aeroportos durante meses (ou até mesmo anos)

Aeroportos não servem de casa apenas para os sem-abrigo. Há pessoas que, involuntariamente ou não, ficam lá durante meses e, em alguns casos, até mesmo anos. Em janeiro, as autoridades de Chicago prenderam um homem de …

Senado da Carolina do Sul aprova fuzilamento como método de execução

Com esta decisão, a Carolina do Sul poderá converter-se no quarto estado do país a incorporar este método de execução de pena de morte, depois do Utah, Oklahoma e Mississípi. De acordo com a agência noticiosa …

"Oxigénio tornou-se ouro". Criminosos lucram com a sua escassez no México

A pandemia de covid-19 deixou a Cidade do México a atravessar uma grande escassez de oxigénio médico. Criminosos estão a aproveitar para lucrar com a situação. A capital mexicana registou um pico de infeções e hospitalizações …

Meteorito do tamanho de um damasco caiu em França (e os astrónomos precisam de ajuda para encontrá-lo)

Os entusiastas do Espaço estão a ser instados a procurar um meteorito do tamanho de um damasco que caiu no fim de semana passado no sudoeste de França.  O meteorito, com peso estimado em 150 gramas, …

Professora pediu a alunos para fingir que eram escravos e escreverem carta para África

Uma professora de uma escola secundária no Mississippi, nos Estados Unidos, está a ser alvo de críticas devido a uma fotografia de um trabalho de casa divulgada nas redes sociais. Foi pedido aos alunos do 8.º …

Obra de Churchill que pertencia a Angelina Jolie vendida por valor recorde

O quadro pintado pelo antigo primeiro-ministro britânico foi vendido por 8,3 milhões de libras. A pintura foi um presente de Winston Churchill para o presidente dos Estados Unidos, Franklin D. Roosevelt, e agora foi leiloada …