Portugal tem mais 14.647 infetados. Morreram mais 219 pessoas

Portugal registou, esta quarta-feira, mais 219 mortes e 14.647 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS).

De acordo com o último boletim da DGS, dos 14.647 novos casos, 5593 são na região de Lisboa e Vale do Tejo. No Norte há mais 5097 infetados do que nas últimas 24 horas, no Centro há mais 2780, no Alentejo há mais 603, no Algarve há mais 459 e nos Açores e na Madeira há mais 43 e 72 casos, respetivamente.

No total, o número de pessoas infetadas pela doença desde o início da pandemia é agora de 581.605. Há, neste momento, 143.776 casos ativos, mais 7935 do que na terça-feira.

Estão também confirmadas 9465 mortes devido à covid-19, mais 219 óbitos relativamente às últimas 24 horas. A DGS indica que 98 ocorreram na região de Lisboa e Vale do Tejo, 55 na região Norte, 44 na região Centro, 16 no Alentejo, cinco no Algarve e uma na Madeira.

Segundo o jornal online Observador, uma das vítimas mortais tinha entre 20 e 29 anos. Houve também mais um óbito registado na faixa etária seguinte (30 e 39 anos) e três com idades entre os 40 e os 49 anos.

Cinco pessoas estavam na casa dos 50 anos, 17 vítimas estavam entre os 60 e os 69 anos e 45 entre os 70 e os 79 anos. As restantes vítimas mortais tinham mais de 80 anos, segundo a DGS.

Neste momento, existem 5493 doentes internados em Portugal (mais 202 do que ontem), dos quais 681 estão nos cuidados intensivos (mais 11 do que ontem).

O boletim da DGS também aponta para mais 6493 doentes recuperados, verificando-se já um total de 428.364 pessoas. Há ainda 184.034 pessoas em vigilância pelas autoridades de saúde, mais 9679 em relação ao dia de ontem.

Especialistas preveem que a mortalidade por covid-19 se agrave nos próximos tempos. Carlos Antunes, que faz parte da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, antecipou que vão morrer mais 10 mil portugueses até meados de março.

Filipa Mesquita Filipa Mesquita, ZAP //

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Se os contagiados nas escolas começassem a mover processos contra o governo por insistir em manter estes focos de contágio abertos? Era lindo!

  2. O governo merece ser processado.
    Para quê fechar as escolas agora, se queremos matar mais pessoas? (Questiona o governo.)
    Para quê confinar mais o povo português, se é mais importante meter dinheiro nos cofres do Estado?
    Para quê dizer a verdade em relação aos números da pandemia, quando se pode enganar o presidente da República?
    Para quê ser justo, quando só se quer continuar com a vigarice?
    Estes números são o resultado de conferências de caverna, conferências negras em que os participantes não têm cérebro nem sentido de responsabilidade para com a saúde dos cidadãos. E insistem, pois, em atribuir responsabilidades ao povo. O GOVERNO É QUE abriu tudo no Natal. Estávamos a terminar a segunda vaga, e veio a terceira, e duas variantes – mutações, e apareceram mais problemas associados a esta desgraça que ninguém conseguia prever.
    É uma vergonha. Somos o pior país em termos de infetados por Covid.
    O que está a ser feito em relação a esta situação?!?!?!

  3. Este governo tem de se demitir! Falharam completamente no controlo da pandemia, tendo Portugal chegado à situação em que se encontra atualmente. E o pior é que ainda não batemos no fundo. Só em Abril é que deveremos atingir os valores que tínhamos antes do Natal!!! Muita gente desconhece este facto mas os modelos matemáticos são claros nesta previsão. Iremos rondar os 18 mil casos dia já em breve. Os mortos atingirão os 400 dia já em duas ou três semanas. E o governo insiste em manter as escolas abertas?!!! Isto já não é só incompetência e irresponsabilidade. É CRIME!

    • Caro Pedro,

      o governo irá ponderar o fecho das escolas. Assim, tudo indica que poderá vir a riscar mais um crime da sua extensa lista.

      Acalme-se. Finja que confia nesta corja governativa – irresponsável e vigarista -, e faça a sua parte enquanto cidadão.

      Obrigada.
      Qualquer coisa, disponha.

RESPONDER

Tweet de Elon Musk afunda Bitcoins (e dá força à criptomoeda que nasceu como meme)

A Tesla vai deixar de aceitar Bitcoins como forma de pagamento. A revelação foi feita por Elon Musk numa publicação no Twitter e levou à queda do valor da criptomoeda no mercado. A par disso, …

Investigadores criam nova solução para óculos de realidade virtual e aumentada

Uma equipa de investigadores criou uma nova tecnologia para fornecer óculos de realidade virtual que não parecem "olhos de inseto". Num novo artigo publicado na Science Advances, os especialistas descrevem a impressão de ótica de forma …

Genética da população portuguesa pode explicar deficiência de vitamina D

Investigadores portugueses concluíram que a população portuguesa tem uma prevalência superior à média europeia de algumas alterações genéticas que levam a uma predisposição para o défice de vitamina D. Este estudo, coordenado pelo Centro Cardiovascular da …

Polónia quer comprar casa de campo francesa (para recuperar o legado de Marie Curie)

A Polónia quer comprar e renovar a casa de campo francesa de Marie Curie e transformá-la num museu, naquele que é um esforço para reivindicá-la como génio científico e pioneira polaca. Embora tenha nascido na Polónia, …

Min Nyo é jornalista, cobriu os protestos em Myanmar e foi condenado a 3 anos de prisão

Min Nyo, um jornalista birmanês de 51 anos, foi condenado a três anos de prisão pela sua cobertura dos protestos na sequência do golpe de Estado em Myanmar. Min Nyo, que trabalhava para a DVB (Voz …

McDonald's e Casa Branca unem-se para sensibilizar população a ser vacinada

Numa parceria com a Casa Branca, a cadeia de fast food norte-americana também está a dar o seu contributo para sensibilizar a população para a vacinação contra a covid-19. A ideia é promover informações relevantes sobre …

Voo "para lado nenhum" esgota em tempo recorde. Bastaram 2,5 minutos

A companhia aérea australiana Qantas vendeu os bilhetes para o próximo "voo para lugar nenhum" em tempo recorde: 2,5 minutos. A Qantas está a promover um novo "voo para lugar nenhum" que dará aos famintos por …

Todos queriam "O Senhor dos Anéis". Mas cinemas chineses foram obrigados a exibir filmes de propaganda

Pequim ordenou que os cinemas chineses divulgassem propaganda em homenagem ao Partido Comunista. Os cinéfilos do país, que clamam pelos filmes de Hollywood, revoltaram-se. A 1 de abril, no dia em que entrou em vigor um …

Presidente da República condecorou Jorge Coelho a título póstumo

Marcelo Rebelo de Sousa condecorou, a título póstumo, o antigo ministro e dirigente socialista Jorge Coelho com a grã-cruz da Ordem do Infante D. Henrique. O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, condecorou esta quinta-feira, …

Comer caladas, autocarro sem parque, pavilhão sujo: assim foi uma final europeia

Episódios quase inacreditáveis rodearam a final feminina da Taça EHF. O diretor da equipa vencedora conta tudo o que aconteceu (e há muito para contar). O Rincón Fertilidad Málaga conquistou a Taça EHF feminina desta época. …