Portugal tem mais 14.647 infetados. Morreram mais 219 pessoas

Portugal registou, esta quarta-feira, mais 219 mortes e 14.647 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS).

De acordo com o último boletim da DGS, dos 14.647 novos casos, 5593 são na região de Lisboa e Vale do Tejo. No Norte há mais 5097 infetados do que nas últimas 24 horas, no Centro há mais 2780, no Alentejo há mais 603, no Algarve há mais 459 e nos Açores e na Madeira há mais 43 e 72 casos, respetivamente.

No total, o número de pessoas infetadas pela doença desde o início da pandemia é agora de 581.605. Há, neste momento, 143.776 casos ativos, mais 7935 do que na terça-feira.

Estão também confirmadas 9465 mortes devido à covid-19, mais 219 óbitos relativamente às últimas 24 horas. A DGS indica que 98 ocorreram na região de Lisboa e Vale do Tejo, 55 na região Norte, 44 na região Centro, 16 no Alentejo, cinco no Algarve e uma na Madeira.

Segundo o jornal online Observador, uma das vítimas mortais tinha entre 20 e 29 anos. Houve também mais um óbito registado na faixa etária seguinte (30 e 39 anos) e três com idades entre os 40 e os 49 anos.

Cinco pessoas estavam na casa dos 50 anos, 17 vítimas estavam entre os 60 e os 69 anos e 45 entre os 70 e os 79 anos. As restantes vítimas mortais tinham mais de 80 anos, segundo a DGS.

Neste momento, existem 5493 doentes internados em Portugal (mais 202 do que ontem), dos quais 681 estão nos cuidados intensivos (mais 11 do que ontem).

O boletim da DGS também aponta para mais 6493 doentes recuperados, verificando-se já um total de 428.364 pessoas. Há ainda 184.034 pessoas em vigilância pelas autoridades de saúde, mais 9679 em relação ao dia de ontem.

Especialistas preveem que a mortalidade por covid-19 se agrave nos próximos tempos. Carlos Antunes, que faz parte da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, antecipou que vão morrer mais 10 mil portugueses até meados de março.

Filipa Mesquita Filipa Mesquita, ZAP //

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Se os contagiados nas escolas começassem a mover processos contra o governo por insistir em manter estes focos de contágio abertos? Era lindo!

  2. O governo merece ser processado.
    Para quê fechar as escolas agora, se queremos matar mais pessoas? (Questiona o governo.)
    Para quê confinar mais o povo português, se é mais importante meter dinheiro nos cofres do Estado?
    Para quê dizer a verdade em relação aos números da pandemia, quando se pode enganar o presidente da República?
    Para quê ser justo, quando só se quer continuar com a vigarice?
    Estes números são o resultado de conferências de caverna, conferências negras em que os participantes não têm cérebro nem sentido de responsabilidade para com a saúde dos cidadãos. E insistem, pois, em atribuir responsabilidades ao povo. O GOVERNO É QUE abriu tudo no Natal. Estávamos a terminar a segunda vaga, e veio a terceira, e duas variantes – mutações, e apareceram mais problemas associados a esta desgraça que ninguém conseguia prever.
    É uma vergonha. Somos o pior país em termos de infetados por Covid.
    O que está a ser feito em relação a esta situação?!?!?!

  3. Este governo tem de se demitir! Falharam completamente no controlo da pandemia, tendo Portugal chegado à situação em que se encontra atualmente. E o pior é que ainda não batemos no fundo. Só em Abril é que deveremos atingir os valores que tínhamos antes do Natal!!! Muita gente desconhece este facto mas os modelos matemáticos são claros nesta previsão. Iremos rondar os 18 mil casos dia já em breve. Os mortos atingirão os 400 dia já em duas ou três semanas. E o governo insiste em manter as escolas abertas?!!! Isto já não é só incompetência e irresponsabilidade. É CRIME!

    • Caro Pedro,

      o governo irá ponderar o fecho das escolas. Assim, tudo indica que poderá vir a riscar mais um crime da sua extensa lista.

      Acalme-se. Finja que confia nesta corja governativa – irresponsável e vigarista -, e faça a sua parte enquanto cidadão.

      Obrigada.
      Qualquer coisa, disponha.

RESPONDER

Bruxelas vai rever regras de uso de telemóvel em roaming

A Comissão Europeia vai rever as regras sobre o roaming do telemóvel, ajustando as tarifas máximas e aumentando a transparência, tendo em vista que o regulamento em vigor caduca a 30 de junho de 2022. Segundo …

Amnistia Internacional retira estatuto de prisioneiro de consciência a Navalny

A Amnistia Internacional anunciou que não pode considerar o principal opositor russo um "prisioneiro de consciência" devido a algumas declarações nacionalistas e xenófobas feitas por si no passado. Esta informação foi revelada, na terça-feira, pelo jornalista …

CGTP volta à rua com concentrações nos distritos e greves e plenários nas empresas

A CGTP vai voltar à rua pela valorização dos salários e do emprego e o respeito pelos direitos individuais e coletivos. A CGTP volta à rua com uma Jornada Nacional de Luta descentralizada para exigir melhores …

27 reúnem-se numa videocimeira para discutir restrições e a aceleração do processo de vacinação

Esta quinta-feira, os 27 reúnem-se virtualmente, numa cimeira coordenada, a partir de Bruxelas, pelo presidente do Conselho Europeu Charles Michel.  Segundo apurou a TSF, na videocimeira desta quinta-feira, os governos deverão reconhecer que a situação epidemiológica …

Em risco de perder a imunidade, Puigdemont fala em "pressão espanhola"

Carles Puigdemont, Toni Comín e Clara Ponsati estão em risco de perder imunidade. O ex-presidente do governo da Catalunha fala em "pressão espanhola" no Parlamento Europeu. O levantamento da imunidade de Carles Puigdemont e de dois …

Plano de desconfinamento a circular nas redes sociais é falso. Governo faz denúncia ao Ministério Público

Esta quinta-feira, começou a circular nas redes sociais um alegado plano de desconfinamento que teria início já no mês de março. O Governo já veio avisar que o documento é falso e vai fazer uma …

Carlos Carreiras diz que "Passos Coelho não é passado, é presente"

O presidente da Câmara de Cascais voltou a criticar a liderança do líder do PSD e, em sentido contrário, deixou rasgados elogios ao seu antecessor. Numa entrevista ao jornal Público e à rádio Renascença, Carlos Carreiras …

PSP diz que jovem que se gabou de violação no Instagram pode ter "fantasiado"

A Polícia de Segurança Pública (PSP) de Viseu afirma que "tudo leva a crer" que o jovem que assumiu, em direto no Instagram, ter violado uma rapariga estivesse a fantasiar. A PSP de Viseu identificou o …

Termina hoje o prazo para validar faturas para apresentar no IRS

Os contribuintes têm até esta quinta-feira para validar e verificar as faturas de 2020 no Portal e-fatura e que vão servir de base no cálculo das deduções no IRS. Há já vários anos que as deduções …

“Foi torturada”. Princesa Latifa escreve carta à polícia a pedir que investigue desaparecimento da irmã

Latifa escreveu à polícia britânica em 2019. O caso da sua irmã Shamsa, raptada em Inglaterra há mais de vinte anos, tem muitas semelhanças com o drama agora vivido pela princesa. A princesa Latifa, filha do …