Portugal tem mais 14.647 infetados. Morreram mais 219 pessoas

Portugal registou, esta quarta-feira, mais 219 mortes e 14.647 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS).

De acordo com o último boletim da DGS, dos 14.647 novos casos, 5593 são na região de Lisboa e Vale do Tejo. No Norte há mais 5097 infetados do que nas últimas 24 horas, no Centro há mais 2780, no Alentejo há mais 603, no Algarve há mais 459 e nos Açores e na Madeira há mais 43 e 72 casos, respetivamente.

No total, o número de pessoas infetadas pela doença desde o início da pandemia é agora de 581.605. Há, neste momento, 143.776 casos ativos, mais 7935 do que na terça-feira.

Estão também confirmadas 9465 mortes devido à covid-19, mais 219 óbitos relativamente às últimas 24 horas. A DGS indica que 98 ocorreram na região de Lisboa e Vale do Tejo, 55 na região Norte, 44 na região Centro, 16 no Alentejo, cinco no Algarve e uma na Madeira.

Segundo o jornal online Observador, uma das vítimas mortais tinha entre 20 e 29 anos. Houve também mais um óbito registado na faixa etária seguinte (30 e 39 anos) e três com idades entre os 40 e os 49 anos.

Cinco pessoas estavam na casa dos 50 anos, 17 vítimas estavam entre os 60 e os 69 anos e 45 entre os 70 e os 79 anos. As restantes vítimas mortais tinham mais de 80 anos, segundo a DGS.

Neste momento, existem 5493 doentes internados em Portugal (mais 202 do que ontem), dos quais 681 estão nos cuidados intensivos (mais 11 do que ontem).

O boletim da DGS também aponta para mais 6493 doentes recuperados, verificando-se já um total de 428.364 pessoas. Há ainda 184.034 pessoas em vigilância pelas autoridades de saúde, mais 9679 em relação ao dia de ontem.

Especialistas preveem que a mortalidade por covid-19 se agrave nos próximos tempos. Carlos Antunes, que faz parte da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, antecipou que vão morrer mais 10 mil portugueses até meados de março.

  Filipa Mesquita, ZAP //

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Se os contagiados nas escolas começassem a mover processos contra o governo por insistir em manter estes focos de contágio abertos? Era lindo!

  2. O governo merece ser processado.
    Para quê fechar as escolas agora, se queremos matar mais pessoas? (Questiona o governo.)
    Para quê confinar mais o povo português, se é mais importante meter dinheiro nos cofres do Estado?
    Para quê dizer a verdade em relação aos números da pandemia, quando se pode enganar o presidente da República?
    Para quê ser justo, quando só se quer continuar com a vigarice?
    Estes números são o resultado de conferências de caverna, conferências negras em que os participantes não têm cérebro nem sentido de responsabilidade para com a saúde dos cidadãos. E insistem, pois, em atribuir responsabilidades ao povo. O GOVERNO É QUE abriu tudo no Natal. Estávamos a terminar a segunda vaga, e veio a terceira, e duas variantes – mutações, e apareceram mais problemas associados a esta desgraça que ninguém conseguia prever.
    É uma vergonha. Somos o pior país em termos de infetados por Covid.
    O que está a ser feito em relação a esta situação?!?!?!

  3. Este governo tem de se demitir! Falharam completamente no controlo da pandemia, tendo Portugal chegado à situação em que se encontra atualmente. E o pior é que ainda não batemos no fundo. Só em Abril é que deveremos atingir os valores que tínhamos antes do Natal!!! Muita gente desconhece este facto mas os modelos matemáticos são claros nesta previsão. Iremos rondar os 18 mil casos dia já em breve. Os mortos atingirão os 400 dia já em duas ou três semanas. E o governo insiste em manter as escolas abertas?!!! Isto já não é só incompetência e irresponsabilidade. É CRIME!

    • Caro Pedro,

      o governo irá ponderar o fecho das escolas. Assim, tudo indica que poderá vir a riscar mais um crime da sua extensa lista.

      Acalme-se. Finja que confia nesta corja governativa – irresponsável e vigarista -, e faça a sua parte enquanto cidadão.

      Obrigada.
      Qualquer coisa, disponha.

RESPONDER

O segredo da Coreia do Sul para combater a covid-19? Tecnologia de ponta e toque humano

O sucesso da Coreia do Sul a combater a pandemia de covid-19 não assentou apenas no recurso à tecnologia de ponta — também envolveu o tradicional toque humano. De acordo com um recente relatório da Câmara …

Governo: voto contra do Bloco é "definitivo". Marcelo diz que chumbo provoca dissolução

O Governo afirmou este domingo que entendeu o anúncio de voto contra por parte do BE como “uma posição definitiva”, remetendo eventuais novas negociações com este partido para a fase da especialidade do Orçamento do …

Soldados do exército chinês alinhados.

Chinesas querem "empregos de homem" — mas o sistema educacional corta-lhes as asas

Várias escolas, academia e universidades chinesas impõe cotas que limitam o acesso de estudantes do sexo feminino. Mulheres têm de tirar notas mais altas do que os homens para entrar. Um pouco por todo o mundo …

"A Escola de Atenas", quadro de Rafael Sanzio.

Ideias da filosofia grega podem ter-nos conduzido às alterações climáticas

Algumas das ideias defendidas por antigos filósofos gregos podem ter conduzido a civilização rumo às alterações climáticas. Incêndios florestais causados por ventos crescentes e um calor sem precedentes cercaram Atenas, Grécia, no verão passado, cobrindo os …

Vizela 0-1 Benfica | Milagre de São Rafa no último suspiro

A ressaca pós-goleada frente ao Bayern, na Liga dos Campeões, foi difícil para o Benfica. Os comandados de Jorge Jesus sentiram muitas dificuldades frente a um Vizela que sabia que o seu adversário iria patentear …

Otoniel, o camponês paramilitar (e criminoso mais procurado da Colômbia) foi capturado

O governo da Colômbia anunciou este sábado a captura do narcotraficante mais procurado do país, Dairo Antonio Úsuga (com a alcunha de 'Otoniel'), por quem os Estados Unidos ofereciam uma recompensa de cinco milhões de …

"Tratam as doentes como histéricas". O longo caminho da Medicina até levar a sério a dor feminina está a custar vidas

Muitos dos avanços na medicina tiveram apenas metade da população em conta. Para além da falta de representação das mulheres nos estudos médicos, a dor e os relatos das pacientes são muitas vezes desvalorizados nas …

Bloco faz ultimato: vota contra o OE se até 4ª feira o Governo "insistir em impor recusas"

A coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, avisou este domingo que o BE votará contra o orçamento se até quarta-feira “o Governo insistir em impor recusas onde a esquerda podia ter avanços”, mantendo, no …

Nova faca de madeira é três vezes mais afiada do que as de aço - e pode ser lavada após ser usada

Através do uso de métodos alternativos, uma equipa de cientistas criou uma nova forma endurecida da madeira que pode ser transformada em facas afiadas. A equipa da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, refere que as …

Áustria planeia confinar quem não estiver vacinado contra covid-19

O governo austríaco anunciou que, se ocupação de camas de Unidades de Cuidados Intensivos com pacientes covid-19 atingir nível crítico, pessoas não imunizadas poderão sair de casa apenas em casos excepcionais, como compras essenciais e …