11 contabilistas investigados por suspeitas de falsificação para aceder a apoios à covid-19

A Ordem dos Contabilistas Certificados revela que abriu inquéritos disciplinares a 11 profissionais por terem, alegadamente, cedido a pressões para falsificarem dados de facturação, de modo a permitir que empresas tivessem acesso às linhas de crédito do Estado no âmbito da pandemia de covid-19.

A revelação é feita pela bastonária da Ordem dos Contabilistas Certificados (OCC), Paula Franco, em declarações à TSF e à Rádio Renascença.

“Foram encaminhados processos para o Conselho Jurisdicional, na parte disciplinar, daqueles que tivemos conhecimento que cederam”, aponta Paula Franco, notando que “foram cerca de 11” os casos detectados.

A OCC já tinha denunciado a existência de situações em que alguns Bancos estariam a pressionar contabilistas para que “dessem um jeitinho” nas declarações sobre a facturação das empresas, de modo a permitir o acesso às linhas de crédito com a garantia do Estado.

Paula Franco sublinha que a OCC também apresentou queixa no Ministério Público, mas a bastonária refere que “as pressões continuam”.

“Esperemos que com uma avaliação séria do Ministério Público estas situações comecem a deixar de ser uma questão”, acrescenta.

A bastonária também nota que estão em causa contabilistas “que foram substituídos por outros que cederam a essa pressão, quando o contabilista original não cedia“.

“Se existirem realmente provas dessas situações serão aplicadas sanções aos contabilistas que o fizeram”, promete ainda Paula Franco.

A bastonária aproveita para notar a gravidade da situação pelo facto de as linhas de apoio à covid-19 serem financiadas “com dinheiros públicos, isto é, as garantias são do Estado”.

“Somos todos nós que, se estes contribuintes não cumprirem as suas obrigações, vamos pagar”, conclui.

ZAP //

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Corrupção, corrupção e mais corrupção; em quem podemos confiar?
    – Senhores legisladores, abandonem alguns esquemas (caso os tenham…), encham-se de coragem e comecem a luta, mas à séria!

  2. Parabéns, Senhora Bastonária pela pedra que atirou ao charco da mentira, corrupção e encobrimento existente neste país, a começar pelos nossos políticos sem honra e dignidade.

  3. Ó Carlos “à séria” não dá, tem que ser “a sério”, como manda a gramática, para produzir efeito!!! Cá temos a banca a fazer o seu grande papel. Podia lá deixar de ser!

  4. A ser verídico o conteúdo da Notícia (sim, poque hoje temos muitos motivos para não confiar no que é publicado), também gostaria de expressar os meus parabéns à Senhora Bastonária da OCC, e desejar que prossiga o seu trabalho de combate à corrupção neste pobre país. Se assim não for, teremos que fazer uma limpeza da geração corrupta e lá colocar uma nova geração, que já nasceu fora das malhas da corrupção e quer combater as injustiças sociais que observa à sua volta, e que não consegue compreender.

    • Concordo com o facto de saudar a iniciativa da Sra Bastonária da OCC. Mas fico intrigado em saber quem é essa virtuosa “nova geração que já nasceu” fora das malhas da corrupção.

  5. Não sei porquê, esta onda de honestidade. Se professores são obrigados a inventar doenças para não estarem sujeitos ao contagio, só porque todo apoio do Estado é medido na balança de soluções forretas, então porque não optam pelas quais não é preciso mentir? Ou, num País da Grande Mentira, só os contabilistas são santos (ou seja, disciplinados com ameaças de grandes multas)?

RESPONDER

Grupo Luz Saúde foi o que mais faturou com a pandemia

O Grupo Luz Saúde faturou quase 40 milhões de euros com a venda de material à Direção-Geral da Saúde (DGS), a hospitais e até a autarquias. A GLSMed Trade, do grupo Luz Saúde, foi a empresa …

Pinto da Costa: "Varandas fará um grande serviço quando se dedicar à medicina"

Manchester City, Luís Filipe Vieira e Frederico Varandas foram alguns dos temas abordados por Pinto da Costa numa recente entrevista ao Porto Canal. Em entrevista ao Porto Canal, Pinto da Costa fez a antevisão ao encontro …

Espanha pondera recolher obrigatório em todo o país. Esperam-se semanas "muito difíceis"

Salvador Illa, ministro da saúde de Espanha, referiu que o governo está a estudar um recolhimento obrigatário no país, como forma de travar a propagação do novo coronavírus que nos últimos dias tem feito infetado …

Algarve pode consagrar Lewis Hamilton como piloto mais vitorioso de sempre

O Autódromo Internacional do Algarve está a caminho de ver a consagração do piloto britânico Lewis Hamilton (Mercedes) como o piloto mais vitorioso de sempre da Fórmula 1, no domingo, no Grande Prémio de Portugal. Depois …

Antigo túmulo siberiano contém casal de guerreiros (e um enorme stock de armas)

Uma equipa de arqueólogos desenterrou um túmulo com 2.500 anos que continha os restos mortais de quatro pessoas da antiga cultura Tagar. Arqueólogos da Universidade Estadual de Novosibirsk, na Rússia, desterraram um túmulo com 2.500 anos …

OE2021. Governo perde fé nas negociações com o Bloco, mas conta com PAN e talvez PCP

As negociações com o Bloco para garantir a aprovação do Orçamento do Estado para 2021 não estão bem encaminhadas. O Governo espera contar com o PAN e talvez com o PCP. Um possível entendimento entre o …

"Eleição do mundo". USA Today declara apoio a Biden (que continua a liderar nas sondagens)

Pela primeira vez, o jornal norte-americano USA Today decidiu apoiar um candidato presidencial - Joe Biden. O democrata continua a liderar as sondagens a dois dias do último debate. "Há quatro anos, o Conselho Editorial - …

Cientistas descobrem (acidentalmente) um novo órgão dentro da cabeça humana

Uma equipa de investigadores fez uma descoberta anatómica surpreendente, encontrando o que parece ser um misterioso conjunto de glândulas salivares escondidas dentro da cabeça humana. Esta "entidade desconhecida" foi identificada acidentalmente por médicos na Holanda, que …

Rui Rio prepara-se para chumbar o OE (e pressionar Costa a entender-se à esquerda)

O presidente do PSD, Rui Rio, prepara-se para anunciar aos social-democratas que o PSD vai chumbar a proposta de Orçamento do Estado para 2021, avança o semanário Expresso esta terça-feira. Os deputados do PSD vão reunir-se …

PS propõe taxar plataformas de streaming

O grupo parlamentar do PS apresentou esta semana uma alteração à proposta de lei sobre audiovisual que prevê uma nova taxa para as plataformas de 'streaming', em resposta às exigências de parte do setor do …