//

11 contabilistas investigados por suspeitas de falsificação para aceder a apoios à covid-19

7

A Ordem dos Contabilistas Certificados revela que abriu inquéritos disciplinares a 11 profissionais por terem, alegadamente, cedido a pressões para falsificarem dados de facturação, de modo a permitir que empresas tivessem acesso às linhas de crédito do Estado no âmbito da pandemia de covid-19.

A revelação é feita pela bastonária da Ordem dos Contabilistas Certificados (OCC), Paula Franco, em declarações à TSF e à Rádio Renascença.

“Foram encaminhados processos para o Conselho Jurisdicional, na parte disciplinar, daqueles que tivemos conhecimento que cederam”, aponta Paula Franco, notando que “foram cerca de 11” os casos detectados.

A OCC já tinha denunciado a existência de situações em que alguns Bancos estariam a pressionar contabilistas para que “dessem um jeitinho” nas declarações sobre a facturação das empresas, de modo a permitir o acesso às linhas de crédito com a garantia do Estado.

Paula Franco sublinha que a OCC também apresentou queixa no Ministério Público, mas a bastonária refere que “as pressões continuam”.

“Esperemos que com uma avaliação séria do Ministério Público estas situações comecem a deixar de ser uma questão”, acrescenta.

A bastonária também nota que estão em causa contabilistas “que foram substituídos por outros que cederam a essa pressão, quando o contabilista original não cedia“.

“Se existirem realmente provas dessas situações serão aplicadas sanções aos contabilistas que o fizeram”, promete ainda Paula Franco.

A bastonária aproveita para notar a gravidade da situação pelo facto de as linhas de apoio à covid-19 serem financiadas “com dinheiros públicos, isto é, as garantias são do Estado”.

“Somos todos nós que, se estes contribuintes não cumprirem as suas obrigações, vamos pagar”, conclui.

ZAP //

7 Comments

  1. Corrupção, corrupção e mais corrupção; em quem podemos confiar?
    – Senhores legisladores, abandonem alguns esquemas (caso os tenham…), encham-se de coragem e comecem a luta, mas à séria!

  2. Parabéns, Senhora Bastonária pela pedra que atirou ao charco da mentira, corrupção e encobrimento existente neste país, a começar pelos nossos políticos sem honra e dignidade.

  3. Ó Carlos “à séria” não dá, tem que ser “a sério”, como manda a gramática, para produzir efeito!!! Cá temos a banca a fazer o seu grande papel. Podia lá deixar de ser!

  4. A ser verídico o conteúdo da Notícia (sim, poque hoje temos muitos motivos para não confiar no que é publicado), também gostaria de expressar os meus parabéns à Senhora Bastonária da OCC, e desejar que prossiga o seu trabalho de combate à corrupção neste pobre país. Se assim não for, teremos que fazer uma limpeza da geração corrupta e lá colocar uma nova geração, que já nasceu fora das malhas da corrupção e quer combater as injustiças sociais que observa à sua volta, e que não consegue compreender.

    • Concordo com o facto de saudar a iniciativa da Sra Bastonária da OCC. Mas fico intrigado em saber quem é essa virtuosa “nova geração que já nasceu” fora das malhas da corrupção.

  5. Não sei porquê, esta onda de honestidade. Se professores são obrigados a inventar doenças para não estarem sujeitos ao contagio, só porque todo apoio do Estado é medido na balança de soluções forretas, então porque não optam pelas quais não é preciso mentir? Ou, num País da Grande Mentira, só os contabilistas são santos (ou seja, disciplinados com ameaças de grandes multas)?

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.