Bancos estão a pedir a contabilistas para fazerem “um jeitinho” e falsificarem declarações

A bastonária da Ordem dos Contabilistas Certificados, Paula Franco, denunciou que contabilistas estão a ser pressionados pela banca a prestar falsas declarações sobre quebras de faturação dos seus clientes de 40% ou mais.

O Jornal de Negócios, que avança a notícia esta sexta-feira, relata que a banca está a pressionar contabilistas a validar falsas declarações. Em causa estão falsas quebras acima dos 40% na faturação dos clientes.

A denúncia pública foi feita por Paula Franco, bastonária da Ordem dos Contabilistas Certificados, numa conferência que a ordem organiza todas as semanas.

“Aquilo que temos conhecimento é que se está a passar algo que consideramos inaceitável, os bancos estarem a pedir aos contabilistas para fazerem “um jeitinho” de passar estas declarações mesmo quando as empresas não apresentam esta quebra de faturação”, disse a responsável.

Segundo Paula Franco, o objetivo para por permitir que as empresas acedam indevidamente à linha de crédito de mil milhões de euros para micro e pequenas empresas, que tem garantias do Estado. Essa adesão exige que tenham sido registadas quebras de faturação de pelo menos 40% entre março e maio.

Em declarações ao mesmo jornal, Paula Franco disse que recebeu mais de 90 queixas e garantiu que tem provas, acrescentando que as vai enviar ao Ministério Público (MP).

A bastonária recordou aos contabilistas certificados que, se chegarem queixas à Ordem, os casos serão levados a conselho disciplinar, “serão consideradas falsas declarações e será considerado um erro grave“.

“Estamos a falar de dinheiros públicos, falsas declarações é crime público“, frisou, acusando os bancos de “falta de ética”. “Dizer que atinge 40% sem ser verdade acho que é gravíssimo, nem vejo como é que tantos colegas estão a cair nesta situação”.

Paula Franco pediu ainda aos contabilistas para fazerem chegar os pedidos dos bancos a “sugerir este tipo de coisas”, que serão dirigidos ao MP.

ZAP //

 

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Chegamos a um ponto onde já não é possível confiar em nada nem ninguém, por este caminhar um dia o país vai cair em descrédito total perante a comunidade dos países.

  2. Deveras? Estou atónito!!! A banca é só gente seríssima. Uns mais insonsos, outros mais para o lado do azeite, outros que rendem à custa do pessoal… Enfim: tudo bons rapazes e nada faria supor uma coisa destas…

  3. Silencio e sinonimo de cumplicidade. Honestamente falando em Portugal sempre ouve manipulação, apropriação, e assalto do poder desde a sua fundação. Hoje o que esta passando ‘e reflexo do passado… se formos olhar um pouco para história, a Dinastia explica as mudanças ou as alternâncias sucessivas de poder que fez pais nao ter confiança em si e dos seus, e assaltos, manipulação e assalto ao poder por parte das elites da capital… resto do pais nunca contou para nada so fazem de Figurinos e marionetas.

RESPONDER

Encontrado o primeiro planeta que sobreviveu à morte da sua estrela

Uma equipa internacional de astrónomos relatou o que pode ser o primeiro planeta intacto encontrado a orbitar uma anã branca, as densas sobras de uma estrela semelhante ao Sol, apenas 40% maior do que Terra. O …

Os sinais de vida em Marte podem ter sido "apagados" por ácidos

Fluidos ácidos podem ter destruído há muito as evidências de vida biológica passada dentro da argila marciana - possivelmente explicando, assim, por que é tão difícil encontrar evidências de vida antiga no Planeta Vermelho. Em pouco …

Faca feita de fezes entre os vencedores deste ano dos prémios Ig Nobel

Uma faca feita com fezes congeladas e um jacaré a arrotar são alguns dos vencedores dos prémis Ig Nobel, que distinguem as invenções mais incomuns. Os prémios Ig Nobel – uma paródia dos prémios atribuídos pelas …

O hemisfério norte teve o verão mais quente de que há registo (e isso é um sinal de alerta para a Terra)

O hemisfério teve em 2020 o verão mais quente de que há registo. No geral, o Planeta Terra teve três dos meses mais quentes, e o mês de agosto foi o segundo mais quente que …

Há uma nova explicação para o naufrágio do Titanic: Uma fantástica Aurora Boreal

Todos conhecemos a história do Titanic. Também todos sabemos que o seu naufrágio aconteceu após o grande navio ter embatido num iceberg. Contudo, um investigador americano põe novas hipóteses em cima da mesa. E se …

Famalicão 1-5 Benfica | "Águia" faminta com nota artística

Após a desilusão de Salónica, que ditou um adeus precoce dos milhões da fase de grupos da Liga dos Campeões, o Benfica goleou na noite desta sexta-feira o Famalicão por 5-1, numa espécie de redenção. Neste …

O anonimato de Banksy teve um custo. Perdeu os direitos sobre uma das suas obras mais icónicas

O famoso artista de rua britânico Banksy perdeu uma longa batalha judicial pelos direitos autorais da obra "The Flower Thrower", contra a Full Colour Black, empresa que produz postais de felicitações. Banksy, o misterioso artista que, …

Reino Unido e Espanha aumentam restrições. Itália e Alemanha com quase dois mil casos

Madrid restringe movimentos de 850 mil pessoas, Itália regista um aumento dos casos de infeção nas últimas 24 horas, britânicos enfrentam novas restrições no país e Alemanha com dois mil novos casos de covid-19. A região …

Trump novamente acusado de assédio sexual. "Enfiou a língua na minha garganta", disse Amy Doris

O Presidente dos EUA, Donald Trump, foi acusado esta quinta-feira de agressão sexual por uma ex-modelo, num episódio que alegadamente terá ocorrido num torneio de ténis, em 1997. A ex-modelo Amy Dorris relatou ao jornal britânico …

Ventura pondera suspender mandato para se dedicar à campanha presidencial

O presidente do Chega afirmou hoje que o seu partido "está a analisar" no plano jurídico a questão da suspensão temporária do seu mandato de deputado para se dedicar às campanhas dos Açores e presidenciais. Em …