/

Luciano venceu a covid-19 aos 100 anos. Teve direito a bolo, a um desenho e a uma alta hospitalar

José Coelho / Lusa

Hospital de São João, Porto

Luciano Marques da Silva completou 100 anos no hospital de São João, no Porto, onde se encontrava hospitalizado devido à infeção por covid-19. Depois de dez dias de internamento, conseguiu vencer e recebeu alta.

No dia 31 de março, Luciano Marques da Silva festejou o seu centésimo aniversário no Hospital de São João, no Porto. Na passada sexta-feira, dia 3 de abril, recebeu o seu presente: depois de driblar o vírus, recebeu alta e regressou a casa, depois de dez dias de internamento.

O feito de Luciano contraria a elevada taxa de letalidade do vírus que, nas pessoas acima dos 70 anos, já ultrapassa os 10%, de acordo com os dados oficiais.

Segundo o Público, os profissionais do serviço não deixaram passar em branco a data e festejaram o momento com um bolo de aniversário. A equipa clínica, que partilhou a sua história no portal do Centro Hospitalar Universitário São João (CHUSJ), diz que o senhor Luciano ficou “emocionado e feliz“.

Além do maior presente, que chegou três dias depois, Luciano teve direito a um bolo de aniversário e recebeu ainda um desenho feito por um filho de uma enfermeira.

Ainda no serviço de infecciologia do hospital, depois de um médico lhe ter perguntado o segredo para se manter tão saudável, Luciano respondeu, desanuviando um local onde vários infetados lutam pela vida: “O segredo? Foi ter enviuvado há 40 anos.”

“São casos como este que nos dão força para continuar a lutar nesta guerra. Não é nenhuma fatalidade ser idoso e ter doenças. É apenas um aumento do risco”, rematou a enfermeira Marlene Teixeira, em declarações ao diário.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.