Luciano venceu a covid-19 aos 100 anos. Teve direito a bolo, a um desenho e a uma alta hospitalar

José Coelho / Lusa

Hospital de São João, Porto

Luciano Marques da Silva completou 100 anos no hospital de São João, no Porto, onde se encontrava hospitalizado devido à infeção por covid-19. Depois de dez dias de internamento, conseguiu vencer e recebeu alta.

No dia 31 de março, Luciano Marques da Silva festejou o seu centésimo aniversário no Hospital de São João, no Porto. Na passada sexta-feira, dia 3 de abril, recebeu o seu presente: depois de driblar o vírus, recebeu alta e regressou a casa, depois de dez dias de internamento.

O feito de Luciano contraria a elevada taxa de letalidade do vírus que, nas pessoas acima dos 70 anos, já ultrapassa os 10%, de acordo com os dados oficiais.

Segundo o Público, os profissionais do serviço não deixaram passar em branco a data e festejaram o momento com um bolo de aniversário. A equipa clínica, que partilhou a sua história no portal do Centro Hospitalar Universitário São João (CHUSJ), diz que o senhor Luciano ficou “emocionado e feliz“.

Além do maior presente, que chegou três dias depois, Luciano teve direito a um bolo de aniversário e recebeu ainda um desenho feito por um filho de uma enfermeira.

Ainda no serviço de infecciologia do hospital, depois de um médico lhe ter perguntado o segredo para se manter tão saudável, Luciano respondeu, desanuviando um local onde vários infetados lutam pela vida: “O segredo? Foi ter enviuvado há 40 anos.”

“São casos como este que nos dão força para continuar a lutar nesta guerra. Não é nenhuma fatalidade ser idoso e ter doenças. É apenas um aumento do risco”, rematou a enfermeira Marlene Teixeira, em declarações ao diário.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Historiador defende que Bussaco era marcador de navegação para os fenícios

A serra do Bussaco funcionou como “marcador de cabotagem” para os navegadores fenícios que fundaram colónias na foz do Mondego (Ereira) e na ria de Aveiro (Ílhavo), defende o historiador Nuno Alegre, no seu novo …

Projetos-piloto para cuidadores informais arrancam em junho

Os projetos-piloto experimentais dos cuidadores informais vão avançar em junho, depois de o seu arranque ter sido suspenso devido à Covid-19, anunciou esta quinta-feira a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social. "Estamos em condições de …

"Nem mais um cêntimo para o sul da Europa", escreve semanário holandês

Um prestigiado semanário holandês condenou uma proposta económica apresentada pela chanceler alemã Angela Merkel e pelo Presidente francês Emmanuel Macron, defendendo que é preciso desmentir a "fábula" de que os países do sul são pobres. Segundo …

Indústria tabaqueira gasta milhões a tentar viciar crianças e jovens, acusa OMS

A Organização Mundial de Saúde (OMS) acusou a indústria do tabaco de usar um milhão de dólares por hora a tentar vender os seus produtos e de querer viciar cada vez mais jovens em cigarros …

Israel pede ao Brasil para deixar Holocausto fora das suas disputas políticas

A embaixada de Israel no Brasil pediu na quinta-feira que as alusões ao Holocausto sejam deixadas de lado em disputas políticas internas, após um comentário polémico do Ministro da Educação brasileiro, Abraham Weintraub. "Houve um aumento …

Filomena Cautela despede-se do "5 Para a Meia Noite"

Depois dos próximos cinco programas que fecham a quinta temporada de 5 Para a Meia Noite, a apresentadora Filomena Cautela abandona o lugar de anfitriã do formato. O anúncio foi feito pela própria, no programa …

Adesão à greve nos CTT é de 74%, diz sindicato. Empresa fala em "18,5%, sem impacto"

O secretário-geral do Sindicato Nacional dos Trabalhadores dos Correios e Telecomunicações (SNTCT) disse hoje à Lusa que adesão à greve nos CTT é de 74%, enquanto a empresa aponta "18,5%, sem impacto" no regular funcionamento. Os …

Energia renovável supera carvão nos EUA pela 1.ª vez em 134 anos

Em 2019, o consumo de energias renováveis nos Estados Unidos superou a das provenientes do carvão pela primeira vez em 134 anos, divulgou esta quinta-feira a Agência de Informação sobre Energia. De acordo com a Agência …

Lei da segurança nacional que Pequim quer impor em Hong Kong é "atestado de óbito"

O movimento que liderou os maiores protestos pró-democracia em Hong Kong em 2019 afirmou esta sexta-feira à agência Lusa que a lei da segurança nacional que Pequim decidiu impor é um "atestado de óbito" para …

Covid-19 evidenciou problemas sociais do país, considera Ministra da Saúde

A ministra da Saúde, Marta Temido, indicou que os focos de contágio de covid-19 dos últimos dias na área da Grande Lisboa mostram que há problemas que vão para além da doença e que exigem …