/

Caça F-16 turco abate helicóptero com líderes rebeldes. População na rua contra golpe de estado

Sedat Suna / EPA

Golpe de estado militar em curso na Turquia - população protesta contra o Golpe

Golpe de estado militar em curso na Turquia – população protesta contra o Golpe

Um caça F-16 turco abateu esta noite um helicóptero que transportava os líderes rebeldes. A população está nas ruas em protesto contra o golpe.

De acordo com a cadeia de televisão Al Jazeera, um caça F-16 da Força Aérea da Turquia derrubou um helicóptero que transportava os líderes do golpe de estado em curso no país.

Após uma primeira fase em que uma facção militar lançou um golpe de estado na Turquia e anunciou ter tomado controle total do país, a tentativa revoltosa parece estar a perder força.

Segundo informações da agência AFP, soldados rebeldes teriam disparado contra a população na cidade de Istambul, que saiu à rua “em defesa do governo democraticamente eleito”.

Imagens divulgadas pela televisão turca mostraram momentos de tensão após os militares terem disparado sobre civis.

Mais de uma dezena de pessoas terão ficado feridas em Ancara e haverá pelo menos 2 mortos civis em sequência de disparos dos militares revoltosos.

A televisão CNNTurk mostrou imagens de feridos a serem transportados por outras pessoas na capital.

Também se ouviram disparos em várias cidades, nomeadamente em Istambul, onde se registaram feridos quando soldados terão disparado sobre pessoas que se manifestavam contra o golpe de Estado, informaram as rádios turcas.

Sedat Suna / EPA

A população de Istambul saiu à rua em protesto contra o Golpe de Estado na Turquia

A população de Istambul saiu à rua em protesto contra o Golpe de Estado na Turquia

Veículos blindados cortaram a principal avenida de Istambul, onde muitas pessoas saíram à rua para protestar contra a sublevação.

Notícias não confirmadas dão conta de que um grupo de civis não armados terá tomado a sede da televisão estatal turca TRT, que se encontrava sob controlo de militares revoltosos.

Um vídeo divulgado nas redes sociais mostra um agente da polícia civil a prender um militar da facção golpista.

Fontes governamentais confirmaram que 17 agentes das forças especiais da Polícia morreram na sequência de um bombardeamento de uma aeronave golpista.

Os agentes das forças de segurança terão sido vítimas de um ataque contra uma esquadra na capital Ancara, avança a agência de notícias oficial Anadolu.

Erdogan no Irão

O presidente Erdogan terá sido transportado para o Irão, onde se encontra em segurança.

Em declaração oficial, Erdogan, afirmou que está a regressar a Ancara e pediu ajuda à população do país para responder à tentativa de golpe militar.

Segundo o chefe de Estado, “os golpistas não terão sucesso” e os inimigos do seu governo irão lamentar profundamente as suas acções.

Vários envolvidos na tentativa de tomar o poder terão sido detidos, de acordo com fontes governamentais, que garantem que “o golpe de estado foi repelido“.

ZAP / SN / RT / Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.