Voluntários inundaram por engano gruta onde estão crianças da Tailândia

Royal Thai Army Handout / EPA

As 12 crianças que ficaram presas numa gruta na Tailândia

Um grupo de voluntários não registados nas equipas de resgate enganou-se e, em vez de retirar água da gruta onde estão as crianças tailandesas, bombeou água para o seu interior, dificultando o processo de resgate.

Continua a luta contra o tempo para resgatar as 12 crianças e jovens de uma equipa de futebol e o seu treinador, de 25 anos, encontrados há três dias, depois de estarem desaparecidos durante mais de uma semana.

Segundo noticia o Bangkok Post, estes voluntários bombearam água novamente para dentro da gruta, fazendo com que esta voltasse a ficar parcialmente inundada.

“Podiam acreditar que a sua técnica era eficaz para drenar a água, mas tudo o que esteja fora do plano tem de ser debatido connosco primeiro”, argumentou o governador da província de Chiang Rai, Narongsak Osotthanakorn.

“Estamos preocupados com a chuva. Estamos a lutar contra a água. A água está a inundar a gruta, embora estejamos a bombear água dos seus canais”.

O jornal local não refere até que ponto este incidente causado pelo grupo de voluntários pôs em causa os trabalhos em curso. As autoridades continuam com os trabalhos e, nesta manhã, o nível da água esta a descer a mais de um centímetro por hora.

O objetivo passa agora por retirar o máximo de água de dentro da gruta, para facilitar o resgate. As equipas de salvamento acreditam que é possível fazer o resgate sem recorrer a equipamento de mergulho.

“O objetivo é reduzir a água na terceira câmara ao ponto em que não seja preciso usar equipamento de mergulho”, afirmou um responsável pelas equipas de resgate ao Guardian.

No entanto, o método de salvamento ainda não está totalmente definido e, por isso, as crianças têm recebido aulas de mergulho, caso seja necessário recorrer a esta forma de resgate.

Caso as autoridades não conseguirem bombear a água até ao início das chuvas fortes, a gruta pode voltar a encher-se de água rapidamente, deixando o grupo sem possibilidade de comunicação e sem forma de receber água e comida durante cerca de quatro meses.

Crianças estão bem de saúde

Na quarta-feira, a Marinha Real Tailandesa divulgou um vídeo onde o grupo de crianças se encontra a sorrir, mostrando estar bem de saúde. Os jovens aparecem com mantas de sobrevivência para os manter aquecidos, sentados no chão da gruta ao lado de mergulhadores.

O grupo apresenta-se um a um, dizendo que estão bem de saúde – “estou saudável” – e um deles chega mesmo a agradecer a todos os que aguardam o resgate do grupo, de acordo com a CNN.

As autoridades procuram ainda tentar montar linhas telefónicas dentro da gruta, de forma a permitir a comunicação entre as crianças e as respetivas famílias. De acordo com a CNN, está é uma “tarefa complicada”, pois um dos cabos ficou danificado quando os mergulhadores o tentavam transportar pelo trajeto sinuoso até à gruta. A equipa tenta agora substitui-lo.

O resgate pode levar cerca de três a quatro meses. As autoridades estão a reunir esforços para perceber qual é a melhor forma de retirar as crianças da gruta onde estão presas, mas avisam que como os níveis da água estão muito altos, ainda é perigoso tentar resgatá-las. Por isso, pode ser necessário esperar que termine a época das monções.

As autoridades tailandesas têm centenas de funcionários no local, com engenheiros a organizarem a colocação de cascalho para proteção da lama, trabalhadores da casa real tailandesa a fornecerem comida quente, e voluntários distribuindo garrafas de água.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Fim dos apoios às empresas acelera vaga de despedimentos

A pressão para pagar subsídios de férias e o fim da proibição de reduzir pessoal nos setores que tiveram ajudas vai potenciar uma vaga de despedimentos. O Jornal de Notícias ouviu advogados e associações sindicais que …

Camisola poveira

Vendas da camisola poveira disparam a nível mundial (e já há “uma Amazon” para a comprar)

A camisola poveira, peça de artesanato da Póvoa de Varzim, nunca se vendeu tanto como agora. As vendas dispararam à boleia da polémica apropriação do modelo pela estilista norte-americana Tory Burch que o comercializou como …

Xanana Gusmão dorme à frente de centro de isolamento em protesto (e é filmado a esbofetear pessoas)

Xanana Gusmão quer que o corpo de um homem vítima de covid-19 seja entregue à família para que faça as cerimónias fúnebres. O comportamento do líder histórico timorense, que se encontra em protesto, está a …

SEF oficialmente extinto. Serviço de Estrangeiros e Asilo entra em funções esta quinta-feira

O processo de reestruturação do SEF foi publicado em Diário da República, esta quarta-feira, entrando em vigor no dia seguinte, ou seja, esta quinta-feira. O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) foi oficialmente extinto esta quarta-feira, …

União Europeia não vai renovar contrato com AstraZeneca e Johnson & Johnson

A União Europeia não vai renovar os contratos da vacina contra a covid-19 com empresas como Astrazeneca e Johnson & Johnson no próximo ano. A notícia da decisão de não renovação dos contratos da vacina contra …

Entre um Porto "dominante" e "ineficaz", a bicicleta de Taremi foi um "inútil golo de bandeira"

A imprensa internacional realça a boa prestação do FC Porto e o golo de bandeira de Taremi, que acabou por revelar-se insuficiente para dar continuidade às aspirações portistas. O FC Porto está fora da Liga dos …

Eventual criação do indicador "incidência vizinha" pode influenciar planos do Governo

Esta terça-feira, na reunião no Infarmed, o matemático Óscar Felgueiras defendeu a criação de um novo indicador, "incidência vizinha", que teria como vantagens sinalizar risco associado à proximidade de zonas mais críticas e evitar a …

Relatório secreto de Costa Pinto defende que Banco de Portugal podia ter feito mais no BES

O "Relatório Costa Pinto" argumenta que o Banco de Portugal tinha conhecimento dos problemas do BES e tinha poderes para fazer mais, melhor e mais cedo. O "Relatório Costa Pinto" tem vindo a ser negado ao …

Lopetegui viu Corona em Sevilha e pode avançar com proposta

Julen Lopetegui, treinador do Sevilha, está atento a Tecatito Corona. O extremo portista mostrou-se em bom plano frente ao Chelsea. O antigo treinador dos 'dragões' Julen Lopetegui, atualmente no comando técnico do Sevilha, esteve esta terça-feira …

Especialistas aconselham Governo a não avançar no desconfinamento

Manuel Carmo Gomes, o epidemiologista que deixou de participar nas reuniões no Infarmed, aconselhou o Governo a não avançar para a terceira fase de desconfinamento. E não é o único a defender a suspensão. De acordo …