Vladimiro Feliz é candidato do PSD ao Porto. Partido aprova António Oliveira para Gaia e líder da CONFAP para Gondomar

O PSD já tem um candidato para a Câmara Municipal do Porto. O nome de Vladimiro Feliz, ex-vereador de Rui Rio, foi aprovado esta segunda-feira à noite, na reunião da concelhia social-democrata.

A notícia é avançada pelo jornal digital Observador, que escreve esta manhã que Vladimiro Feliz terá o apoio do líder do partido, que deverá apresentar o candidato em breve.

Esta possibilidade já circulava há muito nos bastidores do PSD como hipótese para a autarquia portuense, onde vai enfrentar o atual autarca Rui Moreira, mas só agora foi confirmado, escreve o Jornal de Notícias.

A primeira aposta de Rio para o Porto foi Paulo Rangel, que acabou por recusar o convite, apesar da forte insistência das estruturas locais do partido. O líder social-democrata compreendeu o eurodeputado, mas a recusa de Rangel e as sucessivas intervenções públicas do social-democrata têm causado irritação junto do núcleo duro de Rio.

Com a escolha de Vladmiro Feliz, Rui Rio fecha a candidatura à segunda autarquia mais importante do país. No Porto, o grande objetivo dos sociais-democratas é superar a votação atingida em 2017 e impedir a maioria absoluta de Rui Moreira, que será recandidato nestas eleições.

Vladimiro Feliz tem 47 anos, nasceu no Porto e licenciou-se em Engenharia Mecânica. Na câmara do Porto, foi administrador-delegado da Fundação Porto Social, diretor municipal de Sistemas de Informação, presidente do Conselho de Administração da Porto Lazer e vice-presidente da Associação de Turismo do Porto. No executivo, exerceu as funções de vereador do Turismo e, na fase final do mandato de Rio, foi vice-presidente da autarquia.

“Foi meu vice-presidente na Câmara do Porto, foi dos melhores vereadores que tive, e foi responsável por grandes coisas que aconteceram no Porto dado os pelouros que tinha. É óbvio que eu só posso dizer bem do engenheiro Vladimiro Feliz”, afirmou Rui Rio em fevereiro, numa entrevista ao Observador.

António Oliveira em Gaia e José Ascenção em Gondomar

O nome do ex-selecionador nacional de futebol António Oliveira e o do líder da CONFAP, Jorge Ascenção, foram também aprovados esta noite como candidatos do PSD às eleições autárquicas para Vila Nova de Gaia e Gondomar, respetivamente.

A reunião da Comissão Política Distrital Alargada do PSD decorreu esta noite em Seroa, no concelho de Paços de Ferreira, tendo sido aprovados “com grande consenso” os nomes de seis candidatos a concelhos do distrito do Porto, disse à Lusa fonte próxima da Comissão Política Distrital dos sociais-democratas.

O antigo futebolista internacional e ex-selecionador nacional de futebol António Oliveira será o candidato do PSD a Vila Nova de Gaia. De acordo com o Diário de Notícias, Oliveira deverá ter a seu lado Luís Filipe Menezes, como candidato à Assembleia Municipal.

Menezes liderou o município durante 12 anos, depois de ter sido eleito pela primeira vez em 2001. Em 2013, avançou para a corrida à Câmara do Porto, mas foi derrotado por Rui Moreira.

Jorge Ascenção, líder da Confederação Nacional das Associações de Pais (CONFAP) concorrerá a Gondomar. “Foi com total surpresa, mas com muita honra que aceitei o convite. Quando alguém se lembra do nosso valor e do nosso trabalho na comunidade temos de nos envolver”, afirmou Ascenção, em declarações ao jornal Público.

Fontes do PSD garantiram ainda ao DN que a hipótese mais provável para a Câmara de Sintra é a candidatura de Ricardo Batista Leite, deputado e vice-presidente do partido.

De acordo com as mesmas fontes, por voto secreto, os 27 dirigentes sociais-democratas presentes na reunião, aprovaram, ainda, os nomes de dois ex-deputados e dois atuais autarcas de Juntas de Freguesia.

A Valongo concorrerá o ex-deputado Miguel Santos, que foi mandatário de Santana Lopes na corrida à liderança do PSD, enquanto a Lousada avançará o também ex-deputado Simão Ribeiro que foi líder da JSD nacional.

Esta noite foram também aprovados os nomes de Alexandre Costa, presidente da Junta de Freguesia de Paços de Ferreira, para candidato à Câmara deste município, e o nome de Vítor Vasconcelos, presidente da Junta de Freguesia de Airães, para Felgueiras.

A Comissão Política Distrital Alargada do PSD reúne a Comissão Política Distrital e os presidentes das 18 Concelhias do distrito.

As eleições autárquicas têm de ser marcadas pelo Governo para entre 22 de setembro e 14 de outubro. Em Portugal, há 308 municípios (278 no continente, 19 nos Açores e 11 na Madeira) e 3.092 juntas de freguesia (2.882 no continente, 156 nos Açores e 54 na Madeira).

Maria Campos, ZAP // Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Eriksen continua hospitalizado, mas já enviou cumprimentos aos colegas

O jogador dinamarquês, vítima de um súbito problema cardíaco este sábado, durante o jogo com a Finlândia, mantém-se hospitalizado num estado estável, revelou a Federação Dinamarquesa de Futebol (DBU). "Esta manhã, falámos com Christian Eriksen, que …

Marcelo afasta retrocesso no desconfinamento. SNS "sem pressão grave"

O Presidente da República afastou, este sábado, um retrocesso no desconfinamento a nível nacional, alegando que os serviços de saúde estão longe de uma pressão grave. Marcelo Rebelo de Sousa assumiu esta posição no final de …

Venezuela com 11 casos de covid-19 na véspera do jogo com o Brasil

A seleção venezuelana de futebol chamou 15 novos jogadores para a Copa América, depois de vários elementos da comitiva, entre os quais jogadores, estarem infetados com o coronavírus. Depois de a Confederação Sul-americana de Futebol (Conmebol) …

Rui Pereira demite-se da Mesa da Assembleia-Geral do Benfica em choque com Vieira

Rui Pereira demitiu-se do cargo de presidente da Mesa de Assembleia-Geral (MAG) do Benfica, por sentir que não tem o apoio dos corpos sociais na marcação de uma reunião magna extraordinária. Numa carta enviada ao presidente …

Rui Moreira recandidata-se à Câmara Municipal do Porto

O atual presidente da Câmara Municipal do Porto vai recandidatar-se à presidência da autarquia para um terceiro mandato, confirmou, este domingo, o presidente da direção da associação cívica – Porto, o Nosso Movimento. "É com enorme …

Cancelo testou positivo à covid-19 e será substituído por Dalot

Diogo Dalot vai substituir João Cancelo, que testou positivo ao novo coronavírus, nos convocados de Portugal, a dois dias da estreia no Euro 2020, informou, este domingo, a Federação Portuguesa de Futebol (FPF). "Diogo Dalot, internacional …

Já é possível prever quais as mulheres que poderão ter complicações graves na gravidez

Os métodos atuais para diagnosticar complicações numa gravidez não são sensíveis nem confiáveis ​​o suficiente para identificar todas as gestações de risco. Agora, cientistas descobriram uma forma de testar os níveis hormonais na placenta para …

Crianças têm dificuldade em entender emoções de pessoas com máscara

Um novo estudo mostra que crianças dos três aos cinco anos só conseguem entender as emoções escondidas por detrás das máscaras em apenas 40% das ocasiões. A equipa de investigação U-Vip (Unidade para Deficientes Visuais), liderada …

Cientistas identificam uma rara "hélice" magnética num sistema binário

De acordo com investigações que serão publicadas na revista The Astrophysical Journal, investigadores da Universidade de Notre Dame identificaram a primeira hélice magnética eclipsante num sistema estelar variável cataclísmico. O sistema estelar, conhecido como J0240, é …

Euro2020, 2º dia: Bélgica e Finlândia vencem em dia marcado pelo colapso de Eriksen

A Bélgica estreou-se hoje no Euro2020 de futebol com uma vitória expressiva sobre a Rússia (3-0), no Grupo B, num dia histórico para a Finlândia, mas manchado pelo colapso do dinamarquês Christian Eriksen, que lançou …