Depois do fogo, vizinhos da Notre-Dame estão em risco de contaminação com chumbo

(h) Benoit Moser, BSPP / EPA

Os vizinhos da catedral de Notre-Dame, atingida há duas semanas por um devastador incêndio, foram aconselhados a usar lenços húmidos para limpar as superfícies das suas habitações onde a poeira do fogo, carregada de chumbo, se pode ter instalado.

Testes realizados mostraram que o incêndio de 15 de abril libertou partículas do metal tóxico que estavam integradas na estrutura da igreja, disse a polícia de Paris. Os investigadores descobriram que o chumbo nas áreas próximas à igreja é “muito localizado”, e resume-se “sobretudo a locais que podiam estar abertos no momento em que ocorreu o incêndio e onde a poeira pode ter assentado”.

A ameaça é limitada, observou a polícia de acordo com o Diário de Notícias, já que o envenenamento por chumbo geralmente só acontece após anos de exposição. Até agora, não houve relatos de envenenamento por chumbo desde o inferno que destruiu o telhado do monumento com 850 anos.

“No que diz respeito a casas ou instalações particulares, recomenda-se que os moradores nas imediações da Notre-Dame procedam à limpeza dos móveis e outros objetos, usando lenços húmidos para eliminar a poeira”, diz o comunicado da polícia.

As áreas públicas que podem representar um risco de exposição ao chumbo, como os jardins em redor da catedral, foram fechadas e não serão reabertas até que os níveis de chumbo voltem ao normal, acrescenta a polícia.

Na semana passada, o grupo ambientalista francês Robin des Bois disse que cerca de 300 toneladas de chumbo do telhado e do campanário da catedral derreteram no incêndio. O fogo, segundo as autoridades, atingiram os 800º C no seu auge. “A catedral foi reduzida ao estado de lixo tóxico”, disse a associação em comunicado, instando as autoridades a desintoxicar as toneladas de entulho, cinzas e águas residuais produzidas com o desastre.

A Airparif, que monitoriza a qualidade do ar em Paris, disse que a poluição não ultrapassou os níveis normais no dia seguinte ao incêndio. Quase duas semanas depois, um cordão policial ainda mantém o público longe do local.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Há um petroleiro abandonado há mais de uma década nas Caraíbas (e é uma "bomba-relógio")

Um navio de armazenamento de petróleo venezuelano está ancorado no Golfo de Paria, um trecho de mar fechado entre a Venezuela e a ilha de Trinidad, há mais de uma década. Antes de os Estados Unidos …

Portugal deve bater recorde de doentes em cuidados intensivos ainda esta semana

Portugal deverá ultrapassar, esta quarta-feira, o recorde de doentes em unidades de cuidados intensivos, alertou a ministra da Saúde, Marta Temido, em conferência de imprensa sobre a capacidade do Serviço Nacional de Saúde para combater …

A Budapest Eye foi restaurante por um dia (e com estrela Michelin)

Um restaurante com estrela Michelin em Budapeste, na Hungria, ofereceu aos clientes uma experiência gastronómica na famosa roda gigante Budapest Eye. Atraiçoado pela queda de faturação após o desaparecimento de turistas estrangeiros, o restaurante Costes, premiado …

Antigo ministro da Saúde Leal da Costa admite novo estado de emergência

O antigo ministro da Saúde Fernando Leal da Costa defendeu hoje que em algum momento deve ser decretado de novo o estado de emergência, para que o Governo possa tomar medidas na luta contra a …

Marcelo promulga uso obrigatório de máscara na rua por 70 dias

O Presidente da República promulgou esta segunda-feira o decreto da Assembleia da República que determina o uso obrigatório de máscara na rua, por um período de 70 dias, sempre que não seja possível cumprir o …

Cruzeiros vazios no meio do oceano tornam-se destinos turísticos

Embarcados num pequeno ferry, turistas dirigem-se até aos locais onde grandes navios cruzeiros estão parados e desertos. Esta foi uma solução encontrada para reavivar o setor. A pandemia de covid-19 está a fazer com que, genericamente, …

Todas as pensões mais baixas vão ter aumento extra de dez euros

As pensões mais baixas, até aos 658 euros, vão ter um aumento extraordinário de dez euros no próximo ano. O Governo confirmou a informação avançada pelo PCP. A ministra do Trabalho e Segurança Social, Ana Mendes …

Na fase inicial da pandemia, o setor privado "não quis e não entrou no combate à pandemia"

A antiga ministra da Saúde Ana Jorge considera que os privados podem ser envolvidos na luta contra a pandemia, recebendo doentes não covid-19, mas avisa que é preciso um “equilibro” nessa ação, depois de estes …

Uso de máscara pode salvar 130 mil vidas nos EUA até final de fevereiro, revela estudo

As medidas de distanciamento social, principalmente o uso de máscaras em público, podem salvar até 130 mil vidas nos Estados Unidos (EUA), revelou um novo estudo divulgado na sexta-feira. Em abril, o Presidente dos Estados Unidos …

A guerra contra o plástico está a distrair-nos da poluição invisível

O atual foco na poluição de plástico está a fazer com que as pessoas descurem o tipo de poluição que não é possível ver, alerta uma equipa de investigadores. O plástico é um material incrivelmente útil …