Depois do fogo, vizinhos da Notre-Dame estão em risco de contaminação com chumbo

(h) Benoit Moser, BSPP / EPA

Os vizinhos da catedral de Notre-Dame, atingida há duas semanas por um devastador incêndio, foram aconselhados a usar lenços húmidos para limpar as superfícies das suas habitações onde a poeira do fogo, carregada de chumbo, se pode ter instalado.

Testes realizados mostraram que o incêndio de 15 de abril libertou partículas do metal tóxico que estavam integradas na estrutura da igreja, disse a polícia de Paris. Os investigadores descobriram que o chumbo nas áreas próximas à igreja é “muito localizado”, e resume-se “sobretudo a locais que podiam estar abertos no momento em que ocorreu o incêndio e onde a poeira pode ter assentado”.

A ameaça é limitada, observou a polícia de acordo com o Diário de Notícias, já que o envenenamento por chumbo geralmente só acontece após anos de exposição. Até agora, não houve relatos de envenenamento por chumbo desde o inferno que destruiu o telhado do monumento com 850 anos.

“No que diz respeito a casas ou instalações particulares, recomenda-se que os moradores nas imediações da Notre-Dame procedam à limpeza dos móveis e outros objetos, usando lenços húmidos para eliminar a poeira”, diz o comunicado da polícia.

As áreas públicas que podem representar um risco de exposição ao chumbo, como os jardins em redor da catedral, foram fechadas e não serão reabertas até que os níveis de chumbo voltem ao normal, acrescenta a polícia.

Na semana passada, o grupo ambientalista francês Robin des Bois disse que cerca de 300 toneladas de chumbo do telhado e do campanário da catedral derreteram no incêndio. O fogo, segundo as autoridades, atingiram os 800º C no seu auge. “A catedral foi reduzida ao estado de lixo tóxico”, disse a associação em comunicado, instando as autoridades a desintoxicar as toneladas de entulho, cinzas e águas residuais produzidas com o desastre.

A Airparif, que monitoriza a qualidade do ar em Paris, disse que a poluição não ultrapassou os níveis normais no dia seguinte ao incêndio. Quase duas semanas depois, um cordão policial ainda mantém o público longe do local.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Quartel da Graça vai ser um hotel de luxo

A concessão do Quartel da Graça, em Lisboa, vai ser entregue ao grupo Sana, no âmbito do programa Revive, estando previsto um investimento de 30 milhões de euros, para a instalação de um hotel, foi …

Infarmed retira do mercado protetor solar infantil

O Infarmed disse esta sexta-feira que está acompanhar as precauções da agência espanhola do medicamento em relação aos produtos de proteção solar ISDIN, indicando que em novos testes detetou variabilidade e inconsistência no fator de …

Com 13 anos, herdeira da Coroa de Espanha discursa pela primeira vez

O rei Filipe VI transmitiu esta sexta-feira à princesa Leonor o compromisso "pessoal e institucional" que possui como herdeira da Coroa na entrega dos Prémios Princesa de Astúrias 2019, cerimónia acompanhada no exterior por uma …

"El Mencho" quer ser o próximo "El Chapo" (e está a matar polícias para o conseguir)

"El Mencho", líder de um dos cartéis mais influentes do México, foi responsável pelo massacre de 14 polícias. O barão da droga quer ser o próximo "El Chapo". No México, Nemesio Oseguera Cervantes, conhecido como "El …

Marcelo promulga regime de acolhimento residencial para crianças e jovens em perigo

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou esta sexta-feira o diploma governamental que estabelece o regime de execução do acolhimento residencial, medida de promoção dos direitos e de proteção das crianças e jovens …

Lenny Kravitz regressa a Lisboa para um concerto em 2020

Lenny Kravitz regressa a Portugal em 2020. O músico irá atuar na Altice Arena, em Lisboa, no dia 25 de julho do próximo ano. Este concerto faz parte da digressão "Here to Love", de apoio ao …

Conspirador condenado a pagar 450.000 dólares por negar massacre de Sandy Hook

Um tribunal de Wisconsin, nos Estados Unidos, condenou um conspirador a indemnizar o pai de uma das crianças que morreu no tiroteio de Sandy Hook, em 2012, com 450.000 dólares depois de este afirmar que …

Adepto do Nápoles acusado da morte de apoiante do Inter

  O adepto do Nápoles tem antecedentes criminais e, segundo a investigação, poderá estar ligado à camorra, uma organização criminosa italiana. Um adepto radical do Nápoles foi esta sexta-feira detido sob a acusação de homicídio de um …

As temperaturas no Qatar estão tão altas que já há ar condicionado nas ruas

As temperaturas no Qatar, um dos lugares mais quentes do planeta, aumentaram tanto que as autoridades estão a instalar equipamentos de ar condicionado no exterior dos edifícios, nas ruas e nos mercados. O país, onde as …

Quadro de Nicolas de Staël vendido em Paris por valor recorde de 20 milhões de euros

Um quadro do pintor francês, de origem russa, Nicolas de Staël, foi vendido por 20 milhões de euros, um recorde para o artista, num leilão que decorreu em Paris e que foi organizado pela casa …