Vitória no Euro rende 609 milhões à economia portuguesa

A conquista do Euro 2016 pela Selecção Portuguesa vai ter um impacto de 609 milhões de euros na economia portuguesa.

Num estudo realizado para o Diário Económico, o IPAM – Instituto Português de Administração de Marketing prevê que a vitória de Portugal na final do Euro 2016, no jogo contra a França, em Paris, vai render à economia portuguesa 609 milhões de euros de receitas.

Estes lucros vão favorecer as actividades de “federações, agências de publicidade, agências de meios, empresas de catering, transportes, hotelaria, cafés, restaurantes, segurança, limpeza, polícia, empresas de apostas, jornais, canais de televisão, rádio, gasolineiras, marcas desportivas, cervejeiras, hipermercados, entregas de comida ao domicílio, tabaqueiras, agências de viagens e hotelaria entre muitos outros” sectores, conforme cita o Económico.

Segundo o relatório do IPAM, há quatro anos, com menos equipas presentes na fase final do Europeu de 2012, na Ucrânia e na Polónia, o apuramento com eliminação na fase de grupos equivalia a 420 milhões de euros, enquanto uma vitória na competição possibilitava chegar aos 551 milhões.

Costa fala de “acerto de contas no Euro” enquanto tenta evitar sanções

É mais uma boa notícia para Portugal, para lá da vitória e do entusiasmo futebolísticos, e que chega numa altura em que se espera que as autoridades europeias apliquem sanções a Portugal, pelo défice excessivo de 2015.

António Costa, que se tem desdobrado em contactos nos bastidores da União Europeia, com vista a tentar evitar as sanções, considerou, depois da vitória de Portugal em Paris, que “só ir à final já era grande prémio, mas ganhar é único”.

“Nunca tivemos uma pontinha de sorte, mas está feito o acerto de contas”, disse ainda o primeiro-ministro ainda no Estádio de França, onde se disputou o jogo.

Agora é preciso esperar pela reunião do Ecofin, o Conselho de Ministros das Finanças da zona Euro, que se realiza nesta terça-feira para discutir o tema das sanções a Portugal e Espanha.

O ministro das Finanças de França já defendeu que Portugal “não merece” ser penalizado e os portugueses esperam que as contas em Bruxelas também resultem numa vitória.

ZAP

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Isso não nos vai safar de um novo resgate.
    Este governo tem andado a endividar o Estado Português em 1500 milhões de Euros por mês…

    • É claríssimo de que lado está o subscritor de tão doutas palavras!… Se lá tivesse continuado como ministra aquela que de si própria afirmou publicamente a imprescindibilidade, naquele despudorado exercíco de narcisismo no feminino, “outro galo cantaria”, não era, Tiago?!…
      Abençoado Antonio Obama (alusão/brincadeira “carinhosa” meu caro Antonio, e já agora aproveito para te dizer que me surpreendeste pela positiva, estou-te muito grato por isso!) que ao meteres os Steps Rabbitts na jaula que merecem, vais tirando da cartola verdadeiros e bons coelhos todos os dias! Grande António, Salut Les Copains!…

  2. um daqueles numeros atirados para o ar que valem o que valem o que será muito pouco….

    espero que descontem o que a economia perde durante o dia de hoje! 😉

RESPONDER

Refugiado detido que escreveu um livro pelo Whatsapp conquista a liberdade

O jornalista e escritor curdo-iraniano Behrouz Boochani, que estava detido há seis anos num centro de imigrantes na Austrália, conquistou a liberdade. Boochani escreveu, através de mensagens da rede social Whatsapp, o livro “No Friend But …

Pinto Luz não se resigna a disputar "campeonato dos pequeninos"

O candidato à liderança social-democrata afirmou, esta segunda-feira, não se resignar a um partido que disputa o "campeonato dos pequeninos" ou é "uma segunda escolha do PS", pedindo a "quem não gosta deste PSD" que …

Militares portugueses já salvaram mais de 14 mil migrantes no Mediterrâneo

Marinha, Polícia Marítima e Unidade de Controlo de Costa da GNR, ao serviço da agência Frontex, no sul de Espanha e de Itália, já resgataram 14.151 migrantes no Mediterrâneo desde 2014. As equipas militares portuguesas, a …

Estudantes de Medicina dizem adeus ao "terrível" Harrison

Mais de 2.700 recém-licenciados de Medicina realizaram, esta segunda-feira, a Prova Nacional de Acesso (PNA), que substitui o "terrível" Harrison. Esta segunda-feira, mais de 2.700 candidatos responderam pela primeira vez a 150 questões da Prova Nacional …

Vítimas de legionella de Vila Franca de Xira reclamam 2,6 milhões ao Estado

A Associação de Apoio às Vítimas do Surto de Legionella de Vila Franca de Xira reclama uma indemnização de 2,6 milhões de euros por falhas e omissões de entidades públicas em relação às vítimas que ficaram …

Pelo menos três mortos em tiroteio em supermercado no Oklahoma

Pelo menos três pessoas morreram, esta segunda-feira, num tiroteio num supermercado da cadeia Walmart em Duncan, cidade do Estado norte-americano Oklahoma. O responsável da polícia de Duncan, Danny Ford, citado pela televisão local TNN-ABC, indicou que …

Benfica tem 125 jogadores com contrato profissional. Sporting tem 123 e o FC Porto só 80

O Benfica tem assinado contratos profissionais com cada vez mais jogadores, ao longo dos últimos anos. Actualmente, o clube da Luz tem contrato com 125 atletas. O Sporting está lá perto, com vínculos profissionais com …

Rússia está a negociar a troca de espiões ao estilo do que acontecia na Guerra Fria

A Rússia, a Noruega e a Lituânia realizaram recentemente uma troca de espiões, garantindo o retorno de vários agentes capturados aos seus países de origem. De acordo com chefe da contrainteligência lituana, citado pelo Moscow Times, …

"Totalmente depauperado". Bruno de Carvalho pede dispensa das sessões de julgamento

O ex-presidente do Sporting, que disse ser comentador desportivo, pediu dispensa das sessões, alegando não ter meio de transporte e estar completamente "depauperado". Arrancou, esta segunda-feira, no Tribunal de Monsanto, em Lisboa, o julgamento de 44 …

Nike deixa de vender produtos através da Amazon

A marca desportiva Nike vai deixar de vender as suas peças de roupa e calçado diretamente através da Amazon, acabando com um contrato firmado em 2017, no qual concordava em vender uma variedade limitada de produtos …