Portugaaaaaaaaaaalll!

Portugal inscreveu, finalmente, o seu nome na lista dos ‘imortais’, dos vencedores.

Noventa e quatro anos, seis meses e 23 dias depois do seu primeiro jogo, com um desaire por 3-1 em Espanha, num embate particular, a seleção portuguesa de futebol conquistou o seu primeiro grande título.

Portugal sagrou-se campeão da Europa de futebol pela primeira vez na sua história, ao bater na final a anfitriã França por 1-0, após prolongamento, em encontro disputado no Stade de France, em Saint-Denis.

Um golo do suplente Éder, aos 109 minutos, selou o triunfo da formação das ‘quinas’, que perdeu por lesão, aos 25, o ‘capitão’ Cristiano Ronaldo, substituído por Ricardo Quaresma, depois de uma falta dura de Dimitri Payet, logo aos oito.

Depois das inúmeras críticas ao seu estilo de jogo, que foi até considerado nojento por um jornal gaulês, a equipa portuguesa controlou sempre a sua congénere francesa, com um jogo irrepreensível, no qual repartiu até as oportunidades de golo.

Hoje, Portugal vergou a sua besta negra de sempre, arrancando a ferros, de forma categórica, a sua primeira competição internacional. Limpinho, limpinho,

A vitória lusa foi feita de 14 nobres heróis do mar – desde Rui Patrício, que segurou o nulo na sua baliza com uma mão-cheia de defesas enormes, até ao capitão Ronaldo, atirado aos 20m para fora do jogo por uma violenta entrada de Payet.

Por fim, o herói improvável Éder deu um pontapé de chuteira branca a todos os que subestimaram a selecção nacional, com o golo que só não calou a França porque hoje ela era Portuguesa.

E Portugal inscreveu, finalmente, o seu nome na lista dos ‘imortais’, dos vencedores.

A seleção lusa tornou-se a segunda na história a vencer a equipa da casa na final, 12 anos depois de ter perdido por 1-0 com a Grécia a do Euro2004, no Estádio da Luz, em Lisboa.

Depois de sucessivas frustrações, com cinco eliminações em meias-finais, dos Mundiais de 1966 e 2006 e dos Europeus de 1984, 2000 e 2012, e da tristemente inesquecível derrota caseira com a Grécia, em pleno Estádio da Luz, em Lisboa, Portugal tornou-se o 10.º país campeão europeu.

Filip Singer / EPA

João Mário lamenta-se de uma das muitas oportunidades perdidas pela selecção durante a final do Campeonato Europeu de Futebl sub-21 contra a Suécia

Portugal ainda não falhou qualquer fase final este século e foi acumulando bons resultados, com nova meia-final de um Europeu, em 2000, e a presença na fase final do seguinte, que decorreu em solo luso.

A formação das ‘quinas’, então comandada pelo brasileiro Luiz Felipe Scolari, começou com um desaire com a Grécia, mas, depois, bateu Rússia, Espanha, Inglaterra (nos ‘quartos’) e Holanda e chegou à tão primeira ansiada final.

A jogar em casa, perante uma Grécia que chegara a Portugal sem qualquer triunfo em fases finais, a formação das ‘quinas’ parecia destinada a chegar ao título, mas os helénicos escreveram a mias triste derrota lusa, em plena Luz.

Apesar desta deceção, a seleção das ‘quinas’ voltou a fazer figura no Mundial de 2006 (meias-finais) e no Europeu de 2012 (meias-finais), mas teve que esperar por 2016 para, finalmente, conseguir o seu primeiro título.

Os ‘deuses’ abriram caminho até à final (Islândia, Áustria e Hungria na primeira fase e Croácia, Polónia e País de Gales a eliminar) e, em Saint-Denis, Portugal aproveitou a oportunidade e ‘vingou-se’ da França, que havia sido sua carrasca em três meias-finais (1984, 2000 e 2006).

No Stade de France, frente a um conjunto que havia vencido as anteriores finais disputadas em casa (2-0 à Espanha, no Euro84, e 4-0 ao Brasil, no Mundial98), o suplente Éder ‘mascarou-se’ de Ronaldo, que saiu lesionado aos 25 minutos, e ‘escreveu’ o título português, o primeiro de sempre, 34.537 dias depois do primeiro jogo.

ZAP / Futebol 365

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Só pecou pela atitude por parte dos emigrantes de ao fazerem um cordão humano de apoio à selecção terem posto Bandeiras de Portugal no chão e ainda por cima com os pés em cimas das mesmas:
    http://img0.rtp.pt/icm/thumb/phpThumb.php?src=/noticias/images/eb/eb11250fbc5c4a0057c2eac51db94439_N.jpg&sx=190&sy=5&sw=737&sh=403&w=800&q=30&maxb=40000&w=800&q=30&maxb=40000
    Nunca percebi porque a Bandeira Nacional é tão negligenciada e confundida com um mero trapo como é o caso de inauguração de placas em edifícios onde depois de retirado o símbolo máximo da nação é enrolado e posto no bolso ou embrulhado como um simples pano.

RESPONDER

Dez rinocerontes brancos assassinados por caçadores furtivos em reserva queniana

Dez rinocerontes brancos foram assassinados por caçadores furtivos na reserva queniana de Lewa, no condado de Neru, segundo um comunicado publicado na segunda-feira pelo parque. Os caçadores furtivos atacaram na noite do passado sábado a reserva …

Inscrições nas pinturas rupestres de Foz Côa custam 125 mil euros a ciclistas

O Ministério Público (MP) deduziu acusação contra dois indivíduos que fizeram várias inscrições numa rocha do Parque Arqueológico do Vale do Côa classificado como Património Mundial pela UNESCO. O caso aconteceu durante um passeio de BTT …

Governo lança em 2020 campanha de sensibilização para o consumo de "informação séria"

O Governo anunciou na segunda-feira o lançamento, no início de 2020, de uma campanha de sensibilização que visa a convivência democrática entre uma "comunicação social livre e uma população formada e capaz de exigir e …

Novo Star Wars pode causar ataques epilépticos

A Walt Disney Studios e Epilepsy Foundation publicaram na sexta-feira passada um aviso a dar conta de que Star Wars: Rise of Skywalker contém "várias sequências de imagens com luzes intermitentes que podem afetar quem …

Arqueólogos ativaram (acidentalmente) as "bombas de mau cheiro" mais antigas do mundo

Arqueólogos do Reino Unido lançaram acidentalmente as "bombas de cheiro mais antigas do mundo" quando descobriram ovos de galinha com cerca de 1.700 anos. Durante o longo trabalho de escavação na cidade de Aylesbury, no condado …

Timor atribui nacionalidade a Max Stahl. Jornalista é reconhecido por luta pela libertação do país

O Parlamento Nacional timorense deliberou esta terça-feira, por unanimidade, atribuir a nacionalidade ao jornalista britânico Max Stahl, que filmou o massacre de Santa Cruz, em reconhecimento pelo seu papel na luta pela libertação de Timor-Leste. "É …

Benfica 3 - 0 Zenit | “Pizzão” aos russos vale Liga Europa

O Benfica garantiu o apuramento para a Liga Europa. A formação “encarnada” precisava de um enquadramento especial de resultados e tal acabou por acontecer. O Lyon empatou em casa com o Leipzig, enquanto a formação portuguesa …

Aldeia francesa proíbe habitantes de "morrer em suas casas aos sábados, domingos e feriados"

A presidente da junta de La Gresle, Isabelle Dugelet, assinou um decreto improvável que impede que os habitantes da aldeia francesa de morrer em casa aos fins de semana e feriados. "É proibido que os habitantes …

Lisboa-Porto por cinco euros. CP oferece 80% de desconto no Natal

A CP - Comboios de Portugal está a oferecer descontos de 80% em mais de 4.500 viagens de comboio até 15 de janeiro. Quem viajar de comboio no período de Natal e Ano Novo terá …

Transformer da vida real. Aquanaut é o robô que se transforma em submarino debaixo de água

https://vimeo.com/378556715 Um transformer da vida real: o novo robô autónomo Aquanaut consegue mudar de fisionomia num abrir e fechar de olhos. Num momento assume uma forma humanóide, semelhante a uma sereia, e no outro uma forma …