Vítimas de Pedrógão Grande descontentes com as novas casas

António Cotrim / Lusa

Três meses depois do grande incêndio de Pedrógão Grande, a maioria das casas destruídas continua por recuperar e há proprietários descontentes com os projectos de obra que incluem redução das áreas das habitações e derrube de paredes de xisto.

O Jornal de Notícias apurou que a recuperação das casas ardidas no incêndio em Pedrógão Grande, que vitimou 64 pessoas, não está a decorrer com a celeridade desejada.

Por um lado, há empreiteiros que estão a cobrar o dobro dos preços habituais para recuperar as casas e, por outro, há proprietários incomodados porque “não conhecem as plantas de recuperação dos edifícios, ou não concordam com os projectos-tipo que lhes foram apresentados”, refere o JN.

Nalguns casos, os projectos implicam a demolição do que resta das casas, nomeadamente das típicas paredes de xisto, o que não agrada aos proprietários das habitações.

Algumas das recuperações projectadas também prevêem a redução da área das habitações, com casas que eram de tipologia T3 a transformarem-se em T2, por exemplo.

“Das cem casas de primeira habitação que vão agora arrancar, só três ficam piores do que estavam”, diz ao JN o vereador de Urbanismo da Câmara de Pedrógão Grande, Bruno Gomes.

O elemento da autarquia lembra também que “ninguém é obrigado a aceitar um projecto com o qual não concorda”. Mas nem todos os proprietários estão cientes disso, refere o JN. E nos casos em que os projectos foram recusados, os donos das casas continuam à espera de que lhes apresentem uma alternativa, nota o jornal.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Se têm direito a uma indemnização (casa nova) por via da calamidade, acho bem que possam escolher a que preferem, desde que fiquem dentro do orçamento ou cubram a diferença. Mas se o preço do m2 subiu especulativamente então não há grandes hipóteses para uma habitação conforme com as necessidades do agregado familiar. Talvez o melhor seja criar uma empresa estatal (municipal?) temporária de construção civil em regime especial, só para ajudar estas pessoas. Acho que seria mais útil que uma dúzia de comissões de inquérito. Ah! Depois vinha a corrupção. Se calhar é má ideia.

RESPONDER

Canadá. Indígena e neta de 12 anos detidos ao tentarem abrir conta em banco

Um indígena apresentou duas queixas por racismo após ter sido detido e algemado, juntamente com a sua neta de 12 anos, quando tentava abrir uma conta no BMO - Banco de Montreal, no Canadá. Em dezembro, …

ONG encontra alianças de casal de migrantes que sobreviveu a naufrágio

As alianças encontradas pela ONG espanhola pertencem a um casal de migrantes argelinos que sobreviveu, em outubro, a um naufrágio ao largo da costa de Lampedusa, em Itália. De acordo com o jornal The Guardian, foi no …

Turquia condena 337 pessoas a perpétua por ligação à tentativa de golpe

Mais de 300 pessoas foram condenadas a prisão perpétua, esta quinta-feira, na maioria oficiais e pilotos militares, no principal julgamento relacionado com a tentativa de golpe falhado de 2016. De acordo com o jornal Público, a …

Rangers 2-2 Benfica | "Power" das águias chega para empatar

Num último assomo, o Benfica conseguir empatar um jogo que parecia irremediavelmente perdido. No espaço de três minutos – dos 78 aos 81 -, um autogolo de Tavernier, com intervenção decisiva de Gonçalo Ramos, e …

Lulas gigantes estão a deixar enormes cicatrizes em tubarões brancos

Cientistas marinhos encontraram evidências que sugerem que grandes tubarões brancos (Carcharodon carcharias) estão a ser atacados por lulas gigantes no Oceano Pacífico. Uma equipa de investigadores encontrou 14 tubarões brancos (Carcharodon carcharias) com evidências de cicatrizes …

Twitter passa a alertar utilizadores que colocam "like" em informações incorretas

O Twitter passou a alertar os utilizadores quando estes tentam 'curtir' uma publicação que contenha informações consideradas incorretas, medida que faz parte da esforço da empresa para combater a desinformação. Esta mudança significa que os utilizadores …

Erosão causada por tempestade tropical revela naufrágio do século XIX na Florida

Depois da tempestade tropical Eta arrebatar o norte da Florida no início deste mês, um banhista fez uma descoberta inesperada enquanto caminhava na costa de St. Augustine. Ao caminhar pelas dunas de areia de Crescent Beach, …

Uma mentira de um trabalhador de uma pizzaria forçou o confinamento na Austrália do Sul

O estado da Austrália do Sul decretou um confinamento geral, no dia 18 de novembro, depois de um funcionário de uma pizzaria ter mentido. Segundo o Huff Post, o homem, de nacionalidade espanhola, estava infetado com …

Jogar Monopólio, Scrabble ou até bilhar pode ser (ainda) mais divertido com uma nova mesa touch

Por mais divertidos que sejam os jogos de tabuleiro, estes podem ser um passatempo caro pois quem realmente gosta não se cansa de os comprar. Agora, a empresa Arcade1Up criou o Infinity Game Table que …

A apreensão histórica de cetamina na Tailândia não foi assim tão histórica. Eram só aditivos alimentares

Análises laboratoriais revelaram que a apreensão "histórica" de cetamina anunciada pelo Governo da Tailândia há cerca de duas semanas foi, na verdade, uma apreensão de aditivos alimentares e agentes de limpeza. As autoridades tailandesas anunciaram, …