Empreiteiros cobram a dobrar para recuperar casas em Pedrógão Grande

António Cotrim / Lusa

Rescaldo do incêndio em Valongo, Pedrogao Grande

A reconstrução das casas que arderam em Pedrógão Grande, no âmbito do grande incêndio deste Verão, está a seguir lentamente e agora surge mais um problema no caminho: o elevado preço cobrado pelos empreiteiros.

O jornal Expresso apurou que há empreiteiros a pedirem valores que rondam quase o dobro do habitual para recuperar algumas das casas ardidas no incêndio de Pedrógão Grande que levou à morte de 64 pessoas.

A denúncia é feita ao semanário por várias instituições promotoras da reconstrução das casas e que apelam à renegociação dos preços praticados.

“Antes do fogo, os preços rondavam os 500 euros por metro quadrado, agora não se encontra nenhum empreiteiro local que aceite fazer uma obra por menos de 750 euros e alguns pedem até 950 euros por metro quadrado”, revela uma fonte não identificada.

Contactada pelo jornal, a Associação de Empresas de Construção, Obras Públicas e Serviços (AECOPS) refere que desconhece casos destes. E os empreiteiros da zona negam as alegações e falam em preços “normais”.

Até agora, só foram reconstruídas 18 casas que arderam no incêndio e decorrem obras em outras 26 habitações, segundo apurou o Expresso.

O semanário acrescenta que está previsto que a reconstrução arranque em mais 14 casas, restando outras 15 ainda sem intervenção.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Isto está cada vez pior….é o dinheiro das ajudas que não se sabe onde anda nem que chega aos que precisam, e agora os empreiteiros que pedem mais do que as casas supostamente valem! Moral da história, anda um povo a tentar ajudar as vitimas e acontece isto! Agora eu pergunto: isto não é quase uma alegada fraude? Não é uma fraude mas que roça a estupidez lá isso roça! Quem deu dinheiro para isto, já deve de estar arrependido! E com este exemplo, o povo deve começar a pensar duas vezes antes de doar dinheiro para este tipo de coisas! Enfim, Portugal no seu melhor! Tudo isto é triste! Como é possível, que depois de tanta ajuda, ainda existem pessoas que se aproveitam?!! Enfim…

RESPONDER

Cientistas explicam porque trabalhar à noite faz mal aos intestinos

As pessoas que trabalham à noite têm mais probabilidades de desenvolver inflamações intestinais, porque há células que contribuem para a saúde intestinal que deixam de receber informações vitais do cérebro, indica um estudo divulgado esta …

Marinha dos EUA admite que vídeos de OVNI's são verdadeiros (e não era suposto ninguém saber)

A Marinha dos EUA confirmou que imagens de OVNIs que surgiram nos últimos anos são reais e que nunca pretenderam que o vídeo fosse visto pelo público. As imagens que apareceram pela primeira vez online em …

O Pólo Norte vai ter um hotel de luxo (iluminado pelas auroras boreais)

https://vimeo.com/360873720 O hotel "mais a norte do mundo" só existirá durante um mês e o glamping de luxo será para muito poucos: o custo é de 95 mil euros por pessoa por três dias. Em 2020, o …

Whitney Houston vai regressar aos palcos (em holograma)

Whitney Houston vai "regressar" aos palcos, em formato holograma. Foi anunciada uma digressão da cantora por várias salas do Reino Unido, em 2020. Os planos para uma digressão de holograma de Whitney Houston têm sido discutidos …

Victor Vescovo diz que chegou ao ponto mais profundo dos oceanos. James Cameron não concorda

James Cameron levantou dúvidas sobre as recentes declarações de Victor Vescovo sobre ter quebrado o recorde do mergulho mais profundo no oceano, dizendo que o empresário não pode ter descido mais, uma vez que não …

Par de patinadores no gelo mais medalhado de sempre anuncia fim da carreira

Os canadianos Tessa Virtue e Scott Moir, o par de patinadores no gelo mais medalhado da história do olimpismo, anunciaram esta quarta-feira o fim da carreira. “Olá a todos. Temos novidades para todos os que nos …

Elon Musk é o líder mais inspirador da tecnologia da atualidade

Elon Musk foi nomeado o líder mais inspirador no setor da tecnologia, de acordo com um estudo publicado pela Hired, uma plataforma para contratação de pessoal em 14 cidades em todo o mundo. O estudo, chamado …

De portas abertas para quem precisa. Frigoríficos solidários crescem em Paris

A Cantina do 18.º bairro parisiense foi o primeiro espaço deste projeto solidário, inaugurado há dois anos. Atualmente existem 38 restaurantes em França que acolhem os frigoríficos solidários. Em dois anos, o projeto dos frigoríficos solidários …

Imigrante do Bangladesh em Itália encontra e devolve carteira com 2 mil euros

Mossan Rasal, um bangladeshiano de 23 anos que vive em Roma, encontrou na rua uma carteira com dois mil euros, documentos de identificação, cartões de crédito, carta de condução. Em vez de retirar o dinheiro e …

Austrália conclui que China foi responsável por ciberataque ao parlamento

A agência de inteligência cibernética da Austrália (ASD) concluiu que a China foi a responsável por um ataque informático, no início deste ano, contra o parlamento nacional. Os serviços de inteligência australianos (Australian Signals Directorate) concluíram …