Empreiteiros cobram a dobrar para recuperar casas em Pedrógão Grande

António Cotrim / Lusa

Rescaldo do incêndio em Valongo, Pedrogao Grande

A reconstrução das casas que arderam em Pedrógão Grande, no âmbito do grande incêndio deste Verão, está a seguir lentamente e agora surge mais um problema no caminho: o elevado preço cobrado pelos empreiteiros.

O jornal Expresso apurou que há empreiteiros a pedirem valores que rondam quase o dobro do habitual para recuperar algumas das casas ardidas no incêndio de Pedrógão Grande que levou à morte de 64 pessoas.

A denúncia é feita ao semanário por várias instituições promotoras da reconstrução das casas e que apelam à renegociação dos preços praticados.

“Antes do fogo, os preços rondavam os 500 euros por metro quadrado, agora não se encontra nenhum empreiteiro local que aceite fazer uma obra por menos de 750 euros e alguns pedem até 950 euros por metro quadrado”, revela uma fonte não identificada.

Contactada pelo jornal, a Associação de Empresas de Construção, Obras Públicas e Serviços (AECOPS) refere que desconhece casos destes. E os empreiteiros da zona negam as alegações e falam em preços “normais”.

Até agora, só foram reconstruídas 18 casas que arderam no incêndio e decorrem obras em outras 26 habitações, segundo apurou o Expresso.

O semanário acrescenta que está previsto que a reconstrução arranque em mais 14 casas, restando outras 15 ainda sem intervenção.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Isto está cada vez pior….é o dinheiro das ajudas que não se sabe onde anda nem que chega aos que precisam, e agora os empreiteiros que pedem mais do que as casas supostamente valem! Moral da história, anda um povo a tentar ajudar as vitimas e acontece isto! Agora eu pergunto: isto não é quase uma alegada fraude? Não é uma fraude mas que roça a estupidez lá isso roça! Quem deu dinheiro para isto, já deve de estar arrependido! E com este exemplo, o povo deve começar a pensar duas vezes antes de doar dinheiro para este tipo de coisas! Enfim, Portugal no seu melhor! Tudo isto é triste! Como é possível, que depois de tanta ajuda, ainda existem pessoas que se aproveitam?!! Enfim…

RESPONDER

O titanossauro mais antigo do mundo foi descoberto na Patagónia

Ninjatitan zapatai viveu há aproximadamente 140 milhões de anos, no início do Cretáceo, na atual Patagónia, na Argentina. Segundo os cientistas, o novo espécime fóssil de tiranossauro pode ser o mais antigo do mundo. Com cerca …

Volvo prepara mudança estratégica e apresenta o seu novo modelo 100% elétrico: o C40 Recharge

A marca de automóveis sueca apresentou o seu novo modelo 100% elétrico: o C40 Recharge. O modelo representa mais um passo no caminho para a eletrificação total da Volvo, já que esta semana a marca …

Benfica 2-0 Estoril | Águia carimba presença na final

O Benfica venceu o Estoril Praia por 2-0, no Estádio da Luz, e apurou-se para a final da Taça de Portugal, a segunda consecutiva do emblema “encarnado”. Os comandados de Jorge Jesus confirmaram a superioridade …

Um reator nuclear pode ajudar a resolver o mistério do desaparecimento de Amelia Earhart

Uma equipa de investigadores da Universidade Estadual da Pensilvânia, nos Estados Unidos, vai submeter uma folha de alumínio velha e gasta a um feixe de partículas do coração de um reator nuclear na esperança de …

Musk quer criar uma nova cidade no local de lançamento da SpaceX. Vai chamar-se Starbase

O empresário norte-americano Elon Musk está a tentar criar uma nova cidade chamada Starbase nas instalações de lançamento da SpaceX no Texas, nos Estados Unidos. As instalações da SpaceX no Texas estão localizadas em Boca Chica …

Chatbots: A tecnologia que "ressuscita" os mortos é cada vez mais uma realidade

Foi recentemente revelado que em 2017 a Microsoft patenteou um chatbot que, se construído, ressuscitaria digitalmente os mortos. Usando Inteligência Artificial e machine learning, o chatbot proposto traria o nosso ente querido de volta à …

Casal acertou no jackpot de 210 milhões de euros do Euromilhões (mas não registou o boletim)

Dois jovens britânicos pensaram que tinham ganho 182 milhões de libras (cerca de 210 milhões de euros), mas afinal o boletim não tinha sido registado por falta de dinheiro na conta online. Rachel Kennedy, de 19 …

A Islândia foi atingida por 17 mil terramotos na semana passada (e uma erupção pode estar iminente)

Mesmo para uma ilha vulcânica acostumada a tremores ocasionais, esta foi uma semana incomum para a Islândia. De acordo com o Escritório Meteorológico da Islândia, cerca de 17 mil terramotos atingiram a região sudoeste de …

Mulheres portuguesas trabalham mais uma hora e 13 minutos que os homens

As mulheres portuguesas trabalham em cada dia útil mais uma hora e 13 minutos do que os homens, entre trabalho pago e não pago, continuando a ter maior dificuldade em conciliar a profissão com a …

Três sismos acima de 7 na escala de Richter abalam a Nova Zelândia. Autoridades alertam para tsunami

A costa nordeste da Nova Zelândia foi esta quinta feira atingida por três sismos de magnitude acima de 7 na escala de Richter. A proteção civil emitiu um alerta de tsunami após o primeiro terramoto, …