Empreiteiros cobram a dobrar para recuperar casas em Pedrógão Grande

António Cotrim / Lusa

Rescaldo do incêndio em Valongo, Pedrogao Grande

A reconstrução das casas que arderam em Pedrógão Grande, no âmbito do grande incêndio deste Verão, está a seguir lentamente e agora surge mais um problema no caminho: o elevado preço cobrado pelos empreiteiros.

O jornal Expresso apurou que há empreiteiros a pedirem valores que rondam quase o dobro do habitual para recuperar algumas das casas ardidas no incêndio de Pedrógão Grande que levou à morte de 64 pessoas.

A denúncia é feita ao semanário por várias instituições promotoras da reconstrução das casas e que apelam à renegociação dos preços praticados.

“Antes do fogo, os preços rondavam os 500 euros por metro quadrado, agora não se encontra nenhum empreiteiro local que aceite fazer uma obra por menos de 750 euros e alguns pedem até 950 euros por metro quadrado”, revela uma fonte não identificada.

Contactada pelo jornal, a Associação de Empresas de Construção, Obras Públicas e Serviços (AECOPS) refere que desconhece casos destes. E os empreiteiros da zona negam as alegações e falam em preços “normais”.

Até agora, só foram reconstruídas 18 casas que arderam no incêndio e decorrem obras em outras 26 habitações, segundo apurou o Expresso.

O semanário acrescenta que está previsto que a reconstrução arranque em mais 14 casas, restando outras 15 ainda sem intervenção.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Isto está cada vez pior….é o dinheiro das ajudas que não se sabe onde anda nem que chega aos que precisam, e agora os empreiteiros que pedem mais do que as casas supostamente valem! Moral da história, anda um povo a tentar ajudar as vitimas e acontece isto! Agora eu pergunto: isto não é quase uma alegada fraude? Não é uma fraude mas que roça a estupidez lá isso roça! Quem deu dinheiro para isto, já deve de estar arrependido! E com este exemplo, o povo deve começar a pensar duas vezes antes de doar dinheiro para este tipo de coisas! Enfim, Portugal no seu melhor! Tudo isto é triste! Como é possível, que depois de tanta ajuda, ainda existem pessoas que se aproveitam?!! Enfim…

RESPONDER

Super-vulcão Yellowstone registou 91 terramotos em apenas 24 horas

Os vulcanólogos têm andado atentos ao super-vulcão localizado no Parque Nacional de Yellowstone, nos Estados Unidos. O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) relatou recentemente a ocorrência de 91 terremotos em apenas 24 horas. Estes …

Cartoonista alemão Frank Hoppmann é o vencedor do 15.º World Press Cartoon

O 'cartoonista' alemão Frank Hoppmann, com a caricatura do primeiro-ministro britânico Boris Johnson, é o vencedor da 15.ª edição do World Press Cartoon, foi hoje anunciado nas Caldas da Rainha, na cerimónia de entrega de …

Pequena e funcional. Assim se carateriza a Tiny House (que ainda evita dores de joelhos)

Esta pequena casa móvel pode ser a solução que procura. Devido à sua arquitetura dinâmica é ótima para pessoas com problemas de articulações e que sofrem com dores joelhos, pernas cansadas ​​ou dores nas costas. Hoje …

Chama-se Elios, é um drone e vai explorar as profundezas das cavernas de gelo da Gronelândia

Elios é o drone que está a ajudar os investigadores a descobrirem mais sobre os mistérios da Gronelândia. Inserido numa estrutura própria, tem explorado as cavernas de gelo, facilitando assim o acesso a locais mais …

Milhares de pássaros migratórios estão (misteriosamente) a morrer no Novo México

Um elevado número de pássaros migratórios está a morrer em todo o Novo México, numa misteriosa mortalidade em massa que está a preocupar os cientistas. Estima-se que o número de pássaros mortos seja de centenas de …

Crianças inspiram Lego a livrar-se de todas as embalagens de plástico

As peças da Lego podem acabar no oceano durante mais de mil anos, mas os fabricantes dinamarqueses estão a tentar tornar a empresa ecologicamente correta. Na sua última promessa, a Lego vai começar a usar sacos …

Uma cidade chamada "amianto" está a tentar mudar o nome (e a discussão tornou-se tóxica)

Há uma cidade no Canadá chamada Asbesto - um material de construção altamente tóxico. Os habitantes da cidade não estão felizes com este nome, mas a sua mudança também não está a ser fácil. De acordo …

FC Porto 3-1 Braga | Entrada de “dragão”

O FC Porto iniciou a defesa do título nacional com uma vitória importante sobre o Sporting de Braga por 3-1. Os minhotos marcaram primeiro no Dragão, por um ex-portista, mas os descontos do primeiro tempo foram …

Barco navega em forma de coração para agradecer aos habitantes da Nova Escócia

A escuna Bluenose II navegou de forma bastante original no último dia da temporada de 2020. A rota seguida criou a forma de um coração no porto de Lunenburg, na Nova Escócia. De acordo com o …

França bate recorde com 13.498 novos casos. Espanha não vai confinar

A França registou este sábado um recorde diário de casos de covid-19, com 13.498 novos infetados nas últimas 24 horas, anunciou a Agência Nacional de Saúde, acrescentando que, no mesmo período, morreram mais 26 pessoas. No …