Visão de Rio sobre crise da direita “não é assim tão distante” da de Marcelo

PSD / Flickr

Rui Rio, Marcelo Rebelo de Sousa

O Presidente da República alertou para “uma forte possibilidade de haver uma crise na direita portuguesa nos próximos anos”. Rui Rio diz que a sua visão “não é assim tão distante”.

O presidente do PSD, Rui Rio, afirmou esta quinta-feira que a sua visão sobre a crise do sistema político “não é assim tão distante” do diagnóstico feito pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

No final de uma audiência de cerca de uma hora com Marcelo, no Palácio de Belém, Rui Rio admitiu que o recente alerta do chefe de Estado para “uma forte possibilidade de haver uma crise na direita portuguesa nos próximos anos” foi abordado na reunião. “Falámos sobre isso, aquilo que é a nossa leitura não é assim tão distante daquilo que é a leitura do Presidente da República”, afirmou.

“Se nós dissermos que há uma crise na direita, ponto final, essa não é a minha leitura, mas também não é exatamente aquilo que ouvi o Presidente dizer”, acrescentou.

Para Rio, o que existe “é uma crise no sistema político” e, ainda mais vasta, no regime. “Então se há uma crise no regime, há seguramente na direita como há na esquerda, como há também na justiça”, apontou.

Além disso, o líder social-democrata considerou que a crise do regime incide sobre o sistema político e, logo, sobre “todos os partidos, da esquerda à direita”.

“Aquilo que mais nos preocupa é a situação em que se encontram os serviços públicos. Desde que este Governo entrou em funções, os serviços públicos tiveram uma degradação brutal”, acusou, citado pela TVI24, apontando como exemplos o Serviço Nacional de Saúde (SNS), os atrasos na atribuição de reformas pela Segurança Social ou a degradação nos transportes.

Rio acusou o Partido Socialista de tomar “medidas desgarradas” que, mesmo quando são “boas ideias” – como a dos passes sociais – depois são “mal executadas e revertem em pior qualidade de vida para as pessoas”.

“Temos problemas claros no presente, e temos problemas no futuro, por força da inação do presente e das políticas que estão a ser seguidas”, alertou, sublinhando ainda sinais “preocupantes” também na balança de pagamentos, com as importações a crescerem mais do que as exportações.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas identificam fóssil do inseto mais antigo do mundo

Um fóssil de um milípede descoberto em 1899 é o inseto mais antigo do mundo, concluiu um novo estudo. O espécime em causa tem 425 milhões de anos. Uma equipa de investigadores da Universidade do Texas …

Jorge Jesus renova com o Flamengo por mais uma época

O treinador português anunciou, esta quarta-feira, que vai ficar mais uma época nos brasileiros do Flamengo, até junho de 2021. "Digam à nação que fico!". É esta a frase que acompanha a fotografia publicada, esta quarta-feira, …

Governo deixa cair lay-off simplificado. Novo apoio vai variar em função da quebra de faturação

O apoio às empresas em lay-off que retomarem a atividade será diferenciado em função da quebra de faturação, com vista a direcionar as ajudas públicas “a quem mais precisa”, afirmou esta terça-feira a ministra do …

Grupo de precários da Casa da Música dispensado de serviço via e-mail "meia hora depois" de uma vigília de protesto

Cerca de 13 trabalhadores "precários" da Casa da Música, no Porto, foram dispensados dos concertos que tinham alocados para o mês de junho. Em declarações à Lusa, Hugo Veludo, um dos 13 assistentes de sala …

Sete detidos em operação na Quinta da Fonte ficam em prisão preventiva

Os sete homens que foram detidos numa operação policial no bairro da Quinta da Fonte, em Loures, na segunda-feira, ficaram em prisão preventiva, a medida de coação mais gravosa, revelou à agência Lusa a Polícia …

O parasita da malária tem o seu próprio relógio interno

Um novo estudo acaba de revelar que, mesmo quando cultivados fora do corpo, os parasitas da malária conseguem manter o seu ritmo. Quando uma pessoa contrai malária, acontece uma dança rítmica dentro do corpo. Os sinais …

Maduro e Guaidó juntam-se na luta contra a pandemia. EUA acusam país de impedir voos humanitários

O governo do Presidente venezuelano e o líder da oposição Juan Guaidó acordaram procurar conjuntamente fundos para combater a pandemia da covid-19 na Venezuela, de acordo com um documento divulgado esta terça-feira na televisão oficial. No …

Marítimo "aplaude" Costa no espectáculo de Bruno Nogueira e pede adeptos nos Estádios

Com recurso a fotografias de António Costa no Campo Pequeno, a assistir ao espectáculo "Deixem o pimba em paz" de Bruno Nogueira, o Marítimo "aplaude" o gesto do primeiro-ministro e apela a que o futebol …

Sexta extinção em massa cada vez mais próxima. Mais de 500 vertebrados estão em risco

Uma sexta extinção em massa está cada vez mais perto, alertam os cientistas. Mais de 500 espécies de vertebrados estão sob ameaça de extinção devido aos seres humanos. Em 2015, o biólogo da Universidade de Stanford …

O Oumuamua pode ser um icebergue de hidrogénio (e um dos objetos mais raros do Universo)

Uma equipa de astrónomos da Universidade de Yale e da Universidade de Chicago propôs uma nova descrição para o Oumuamua, o primeiro objeto interestelar a passar pelo nosso Sistema Solar. De acordo com a nova teoria …