Visão de Rio sobre crise da direita “não é assim tão distante” da de Marcelo

PSD / Flickr

Rui Rio, Marcelo Rebelo de Sousa

O Presidente da República alertou para “uma forte possibilidade de haver uma crise na direita portuguesa nos próximos anos”. Rui Rio diz que a sua visão “não é assim tão distante”.

O presidente do PSD, Rui Rio, afirmou esta quinta-feira que a sua visão sobre a crise do sistema político “não é assim tão distante” do diagnóstico feito pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

No final de uma audiência de cerca de uma hora com Marcelo, no Palácio de Belém, Rui Rio admitiu que o recente alerta do chefe de Estado para “uma forte possibilidade de haver uma crise na direita portuguesa nos próximos anos” foi abordado na reunião. “Falámos sobre isso, aquilo que é a nossa leitura não é assim tão distante daquilo que é a leitura do Presidente da República”, afirmou.

“Se nós dissermos que há uma crise na direita, ponto final, essa não é a minha leitura, mas também não é exatamente aquilo que ouvi o Presidente dizer”, acrescentou.

Para Rio, o que existe “é uma crise no sistema político” e, ainda mais vasta, no regime. “Então se há uma crise no regime, há seguramente na direita como há na esquerda, como há também na justiça”, apontou.

Além disso, o líder social-democrata considerou que a crise do regime incide sobre o sistema político e, logo, sobre “todos os partidos, da esquerda à direita”.

“Aquilo que mais nos preocupa é a situação em que se encontram os serviços públicos. Desde que este Governo entrou em funções, os serviços públicos tiveram uma degradação brutal”, acusou, citado pela TVI24, apontando como exemplos o Serviço Nacional de Saúde (SNS), os atrasos na atribuição de reformas pela Segurança Social ou a degradação nos transportes.

Rio acusou o Partido Socialista de tomar “medidas desgarradas” que, mesmo quando são “boas ideias” – como a dos passes sociais – depois são “mal executadas e revertem em pior qualidade de vida para as pessoas”.

“Temos problemas claros no presente, e temos problemas no futuro, por força da inação do presente e das políticas que estão a ser seguidas”, alertou, sublinhando ainda sinais “preocupantes” também na balança de pagamentos, com as importações a crescerem mais do que as exportações.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

"Alto risco". África do Sul proíbe entrada de turistas de Portugal

Os turistas oriundos de Portugal não vão ser autorizados a entrar na África do Sul, quando o país africano reabrir as fronteiras internacionais na quinta-feira, anunciou esta quarta-feira o ministro do Interior sul-africano. Portugal consta de …

Descoberta rara. Encontrado vapor de água salgada em torno de duas estrelas bebé gigantes

Uma equipa de investigadores descobriu um par de estrelas bebé massivas rodeadas por vapor de água e sal de cozinha, de acordo com um novo estudo. As duas estrelas bebé têm uma massa combinada 25 vezes …

Sonda da NASA deteta nanojatos na coroa solar (e desmistifica a sua extrema temperatura)

Uma equipa de cientistas, liderada pelas Universidades de Northumbria e St. Andrews, em cooperação com a NASA, descobriu um novo tipo de atividade dentro da atmosfera do Sol que poderia explicar como é que a …

Barry Jenkins vai realizar sequela de "O Rei Leão"

O realizador e argumentista de Moonlight foi escolhido pela Walt Disney Studios para realizar a sequência do blockbuster de 2019, O Rei Leão. Ainda não há uma data de lançamento prevista para o segundo filme, mas …

"Não me sinto seguro sem uma". Venda de armas aumentou drasticamente nos EUA

Os EUA continuam a ser um dos países onde os cidadãos comuns têm mais facilidade em comprar armas de fogo. Esta é uma prática recorrente, e mais de um terço das famílias norte-americanas têm uma …

Pássaros de São Francisco aprenderam uma nova (e mais complexa) melodia durante a pandemia

Uma nova investigação científica relata que os pardais-de-coroa-branca de São Francisco, ave que vive nas zonas urbanas e rurais da cidade norte-americana, aprenderam uma nova e mais complexa melodia durante a pandemia. De acordo com …

Enorme espinha dorsal de tubarão-branco dá à costa em Massachusetts depois de uma tempestade

A espinha dorsal que se acredita pertencer a um espécime de tubarão-branco (Carcharodon carcharias) deu à costa numa praia em Massachusetts, nos Estados Unidos, depois de uma tempestade ter atingido a região. A espinha foi encontrada …

A China está a tornar-se o país com maior influência na ONU

Há dez anos, a China começou uma operação que lhe tem vindo a garantir mais influência nas Nações Unidas. Agora, o poder que possui na organização mundial protege o país asiático do escrutínio internacional. De acordo …

Uma droga pode tratar o nanismo (mas há quem defenda o "orgulho anão")

Um estudo vem agora revelar que uma droga pode tratar o nanismo. Porém, a possibilidade de haver um tratamento para esta condição clínica não é consensual. Um novo estudo, financiado pela BioMarin Pharmaceutical e publicado no …

Meghan Markle perde batalha judicial. Em causa está carta que enviou ao pai (divulgada por jornal britânico)

Depois de no passado mês de agosto, Meghan Marke vencer uma batalha judicial contra o Mail on Sunday, desta vez a Duquesa de Sussex não pode festejar mais uma vitória. A norte-americana perdeu a última …