Vestidos de noiva, anéis e cinzas mortuárias pagam dívidas ao Fisco

Na hora de recuperar impostos não pagos, a Autoridade Tributária aproveita todo o tipo de bens – vestidos de noiva, objetos pessoais e até máquinas industriais.

Quando é preciso recuperar impostos em atraso, até as coisas menos esperadas são penhoradas pelo Fisco e fazem parte da lista de bens que podem ser comprados no site da Autoridade Tributária através de leilão eletrónico, com um valor base de apenas um euro, ainda que haja exceções.

De acordo com o site da AT, citado pelo Correio da Manhã, há 368 bens que foram penhorados a incumpridores e que podem ser arrematados. Para poder participar, os contribuintes têm de estar registados no Portal das Finanças. Uma parte significativa dos bens que se encontram à venda no site foram penhorados a empresas, como restaurantes ou salas de estudo.

Mas há também muitas máquinas industriais e de construção civil. Além de móveis propriamente ditos, como mesas e cadeiras, ou eletrodomésticos, como micro-ondas, resultantes da execução sobre recheios de casas, encontram-se ainda lotes de vários produtos como livros, peças de roupa e calçado. Mas ainda há vestidos de noiva, relógios, óculos e potes com cinzas mortuárias.

Mas as penhoras a empresas e particulares não ficam por aqui, com o Fisco a mostrar não ser esquisito. O Portal das Finanças tem ainda publicados quatro anéis que podem ser adquiridos — através de leilão eletrónico — “pela melhor oferta”.

Os bens móveis penhorados a particulares e empresas só podem ser vendidos depois da devida comunicação aos contribuintes e da verificação que a dívida não está a ser cobrada em tribunais. O Fisco aconselha a que os interessados verifiquem previamente o estado dos bens, indicando para isso o endereço do chamado fiel depositário.

No ano passado, o Fisco concretizou mais de 303 mil penhoras de bens e direitos, dos quais 18 mil foram imóveis. Houve ainda 13 penhoras sobre certificados de Aforro e mais de 98 mil contas bancárias privadas.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Plano de testagem em massa. Pessoas assintomáticas ou sem exposição também vão ser testadas

O Instituto de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA) divulgou, esta terça-feira, o plano de promoção da operacionalização da estratégia de testagem em Portugal. De acordo com o jornal Público, a estratégia de testagem em Portugal vai …

Fim das moratórias teve "impacto reduzido". Possibilidade de extensão é "muito escassa"

Faria de Oliveira, presidente da Associação Portuguesa de Bancos (APB), disse no Parlamento que o fim das moratórias teve um "impacto muito reduzido" nas famílias no mês de março, tendo registado um número "muito baixo" …

A água é cada vez mais escassa (e a culpa é de alguns destes alimentos)

Um novo estudo mediu o impacto do uso de água em várias dietas habituais nos Estados Unidos. O consumo de carne é o que mais contribui para este problema. O sistema alimentar precisa de água para …

Desfile do 25 de Abril vai voltar à Avenida da Liberdade. Participantes têm de registar-se

O tradicional desfile comemorativo do 25 de Abril de 1974 vai regressar à Avenida da Liberdade, com algumas regras definidas pela Direção-Geral da Saúde (DGS), confirmou esta terça-feira à Lusa o coronel Vasco Lourenço. O presidente …

MP e Sócrates pedem anulação da decisão de Ivo Rosa na Operação Marquês

O Ministério Público (MP) e a defesa de José Sócrates pedem a nulidade da decisão instrutória do juiz Ivo Rosa no processo judicial da Operação Marquês, considerando que houve uma "alteração substancial dos factos". Os procuradores …

Físicos criaram um novo e extremamente raro tipo de urânio

Físicos criaram um novo e extremamente raro tipo de urânio, considerada a versão mais leve de um átomo daquele elemento. Os investigadores realçam que a sua produção "é muito difícil". Uma equipa de investigadores produziu a …

Uma das estrelas mais próximas da Terra pode ser uma fábrica de matéria escura

A estrela vermelha gigante Betelgeuse pode estar a produzir toneladas de partículas hipotéticas de matéria escura chamadas axiões que, se existirem, emitirão um sinal revelador. Sendo um ponto vermelho brilhante na constelação de Órion, Betelgeuse é …

Quem bebe café tem melhor controlo motor e maior nível de atenção, diz estudo

Um investigador da Universidade do Minho (UMinho) concluiu que consumidores de café têm melhor controlo motor, maiores níveis de atenção e alerta e que a cafeína tem "benefícios na aprendizagem e na memória", divulgou esta …

Pas de Deux cósmico. NASA mostra dois buracos negros a distorcer a luz à sua volta

A NASA publicou um vídeo em que mostra um par de buracos negros com milhões de vezes a massa do Sol que executam um pas de deux hipnótico. A visualização da NASA mostra como os buracos …

Inteligência Artificial recriou a voz de Einstein (e é possível fazer-lhe perguntas)

Graças à Inteligência Artificial, os fãs do Nobel da Física Albert Einstein podem agora "falar" com o físico alemão online. Segundo o site IFLScience, a ideia partiu das empresas Aflorithmic e UneeQ, sediadas no Reino Unido …