/

Ventura garante que vai abandonar empresa de consultoria em junho

2

Tiago Petinga / Lusa

O deputado do partido Chega, André Ventura

O deputado único do Chega, André Ventura, garatiu esta semana que vai deixar a sua atividade profissional como consultor na Finpartner, uma empresa de consultadoria e aconselhamento fiscal, no próximo mês de junho.

Em entrevista ao Observador, André Ventura foi confrontado com o facto de exercer outras atividades profissionais fora do âmbito político depois de ter defendido que os deputados da Assembleia de República deveriam exercer a sua atividade em regime de exclusividade.

O líder do Chega, que recentemente anunciou que se vai candidatar às eleições Presidenciais, garantiu que vai abandonar o cargo em junho, considerando que esta é uma atividade “complementar” à sua função de deputado.

“Já tinha explicado, mas vou voltar a clarificar. De facto, nessa entrevista televisiva [à Kuriakos TV] eu disse isso, falei em exclusividade. Três dias depois esclareci, em entrevista, que não iria sair da televisão e falei da exclusividade e esclareci. Via-o como complementar à minha atividade como deputado. Complementar em termos de atividade pública, como expressão pública. (…) Disse a todos que me entrevistaram que esperava e queria manter-me na televisão, deixei isso clarissímo”, disse quando confrontado pelo Observador sobre se estaria a “a ter uma cara em público e outra em privado”

E continuou: “Disse também que iria deixar todas as minhas outras atividades: foi possível deixar logo as aulas porque estávamos em outubro e como tinha a mudança de semestre, sai logo. Esta outra função [a de consultor da Finpartner], deixo aqui assegurado, que estava acordada até junho, por isso sairei também”.

O deputado disse ainda que não deixou de imediato as suas funções como consultor devido a “dois projetos que tinha de completar”, dando conta que estes “em nada chocam com a Assembleia da República, é completamente fora de conflito de interesses”.

No manifesto político do Chega sob o título “70 medidas para reerguer Portugal”, recorde-se, o partido propôs implementar a obrigatoriedade da exclusividade da atividade no exercício do mandato de deputado.

A bloquista Mariana Mortágua teceu duras críticas ao deputado único do Chega, André Ventura, durante o debate no Parlamento sobre alterações à legislação fiscal.

Mortágua falou das “incoerências” de André Ventura por ter prometido ser “deputado em exclusividade” enquanto continua a fazer consultoria fiscal numa empresa.

No seu entender “é surpreendente” que Ventura faça consultoria fiscal para a empresa Finparter depois de ter prometido que “ia exercer as funções de deputado em exclusividade”. Apesar da promessa pré-eleitoral, continuou a bloquista, André Ventura “presta serviços remunerados” para que “as empresas fujam ao fisco e paguem menos impostos“, acusou Mariana Mortágua.

ZAP //

2 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.