Valentim Loureiro acusado de sustentar segunda família com dinheiro público

José Coelho / Lusa

Valentim Loureiro, ex-presidente da Câmara de Gondomar

O Ministério Público acusa Valentim Loureiro de arrendar imóveis em benefício da mãe dos dois filhos, enquanto exercia funções de presidente da Câmara.

O ex-presidente da Câmara de Gondomar, Valentim Loureiro, está acusado pelo Ministério Público (MP) de um crime de participação económica em negócio.

Segundo uma nota publicada no site da Procuradoria-Geral Distrital do Porto, em Novembro de 2001, enquanto desempenhava as funções de presidente da Câmara, terá arrendado em nome do município dois imóveis em Nevogilde, no Porto, “à mãe de dois filhos seus”.

Os imóveis foram, alegadamente, arrendados pelo valor mensal de 1396,64 euros e destinavam-se ao alojamento, pela autarquia, de estudantes universitários provindos de Cabo Verde, no âmbito de um protocolo de cooperação e geminação.

A PGD acrescenta que o arrendamento terá durado 12 anos, até agosto de 2013. O autarca acabaria por sair do poder meses depois, impedido pela lei da limitação de mandatos de se recandidatar a um sexto mandato.

“O arguido agiu com o intuito de beneficiar a proprietária dos apartamentos em prejuízo do Município de Gondomar, uma vez que o arrendamento desrespeitava os critérios estabelecidos pela assembleia municipal, era desadequado em termos de localização e desconsiderava opções mais vantajosas e os inferiores valores médios de mercado para arrendamentos similares”, salienta a acusação.

Ao Público, Valentim Loureiro não quis prestar esclarecimento adicionais sobre a acusação do Ministério Público. “Digo apenas que tudo o que fiz foi legal.”

Valentim Loureiro completou cinco mandatos como presidente da Câmara Municipal de Gondomar, entre 1993 e 2013. Nos três primeiros, o autarca candidatou-se pelo PSD. Nos restantes dois mandatos – depois de o PSD lhe ter retirado a confiança política, em 2005, na sequência do seu envolvimento no processo judicial “Apito Dourado” – apresentou-se como candidato independente.

Em 2017, Loureiro recandidatou-se à presidência da autarquia em 2017, mas acabou derrotado pelo PS, conseguindo, contudo, eleger dois vereadores.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Não escapa nenhum, não ha um que seja sério, uns de uma forma, outros de outra… são todos iguais.Não admira Portugal ter batido no fundo economicamente, mas há quem diga que foi dos Portugueses viverem acima das possibilidades, será????

    • Portugal bateu no fundo com Passos Coelho. E não concordo com o discurso que os políticos são todos iguais. Há políticos honestos e em último caso a culpa é dos eleitores que elegem corruptos e dos que se omitem de votar.

      • Car MF

        Desafio o a nomear me so 2 desses politicos honestos, só lhe peço que tenha em conta que não ha semana nenhuma que não apareçam noticias sobre novas suspeitas de corrupção e de desvios de dinheiros entre outras coisas.
        Fico à espera….

      • os eleitores nao votam nas pessoas mas sim no partido (é diferente para as eleiçoes do presidente da republica, ai sim votamos na pessoa).
        os partidos têm uma lista dos deputados que vao ser eleitos consoante o nº de votos.
        sendo assim, os culpados sao os presidentes/secretarios gerais, etc que estao à frente dos partidos que fecham os olhos aos amigos.
        quanto a este politico, reza a historia e dizem que ele ja roubava na tropa para vender aos outros. por isso foi expulso do exercito e quando se deu o 25 de abril ele mexeu os cordelinhos e regressou, mas nunca passou de major

RESPONDER

A Evolução mostra que podemos ser a única forma de vida inteligente no Universo

As reduzidas probabilidades que acompanham a nossa evolução ao longo da história podem ser uma pista que talvez sejamos a única forma de vida inteligente no Universo. Será que estamos sozinhos no Universo? Tudo se resume …

A China está a usar a educação como arma para controlar o Tibete

A China quer obrigar crianças tibetanas a abandonarem as escolas da região e mudarem-se para escolas chinesas. O objetivo, segundo uma especialista, é "tirar o tibetano da criança". A batalha geopolítica entre a China e o …

Revelada explosão violenta no coração de um sistema que alberga um buraco negro

Uma equipa de astrónomos, liderada pela Universidade de Southampton, usou câmaras de última geração para criar um filme com alta taxa de quadros de um sistema com um buraco negro em crescimento e a um …

"É altura de dizer basta". Sporting corta com as claques

O Sporting rescindiu “com efeitos imediatos” os protocolos que celebrou em 31 de julho com a Associação Juventude Leonina e com o Diretivo Ultras XXI – Associação, anunciou hoje o clube, devido à “escalada de …

Poluição atmosférica associada a abortos espontâneos

Elevados níveis de poluição atmosférica foram associados a abortos espontâneos num estudo feito com mulheres grávidas a viver e trabalhar em Beijing, na China. A China é um dos países que mais sofre com a poluição …

Empresas espanholas dominam obras públicas na ferrovia

As empresas espanholas dominam as obras públicas na ferrovia em Portugal, ascendendo a sua quota a 70%, avança o Expresso na sua edição deste sábado. Para presidente da Associação de Empresas de Construção e Obras …

Cada vez mais mulheres denunciam abusos médicos durante o parto

Um número crescente de mulheres tem vindo a denunciar casos de abuso durante o trabalho de parto. No entanto, pouco está a ser feito para mudar isto. Durante o parto, as mulheres ficam numa posição vulnerável …

Já podemos explorar "Melckmeyd", naufrágio holandês do século XVII

Nas profundezas do Oceano Atlântico, perto da costa da Islândia, encontram-se os destroços de um navio holandês que afundou há 360 anos, no qual agora podemos "mergulhar" graças a uma experiência de realidade virtual. Quando a …

Os furacões podem provocar atividade sísmica tal como um terramoto

Uma equipa de cientistas descobriu um novo fenómeno geofísico no qual furacões ou fortes tempestades podem produzir vibrações no fundo do oceano tão fortes quanto um terramoto de magnitude 3.5. "As tempestades, furacões ou ciclones extratropicais …

Quem anda mais devagar pode envelhecer mais rapidamente

A velocidade a que caminham as pessoas aos 45 anos pode ser um indicador de como é que o cérebro e o corpo envelhecem, revela um novo estudo levado a cabo por uma equipa de …