Com a vacinação dos maiores de 60 anos, até 23 de maio, Portugal terá novas regras

Durante a conferência que sucedeu ao Conselho de Ministros, Costa disse que pediu aos especialistas para prepararem um novo plano para o Governo gerir o combate à pandemia de covid-19, quando estiver completa a vacinação de “todos com mais de 60 anos”.

Ainda sem querer antecipar o que os especialistas Raquel Duarte e Óscar Felgueiras vão estipular, o primeiro-ministro apontou esse momento para fim de maio.

De recordar que o calendário do plano de vacinação indica que a 23 de maio todas as pessoas com mais de 60 anos já devem ter tomado, pelo menos, uma dose da vacina.

No entanto, o primeiro-ministro não quis avançar com nenhuma hipótese de medida, nem nesse momento, nem mesmo quando for atingida a imunidade de grupo, prevista para setembro. Apenas afirmou que os “especialistas dirão” o que deve ser feito.

Por outro lado, Costa confirmou que, com o fim estado de emergência, às 24h desta sexta-feira, o país entra em situação de calamidade e que é antecipada para as zero horas de 1 de maio a entrada em vigor da quarta fase do plano de desconfinamento, que estava prevista para 3 de maio, segunda-feira.

A antecipação da última fase de desconfinamento é vista como uma lufada de ar fresco para a economia, mas irão manter-se medidas como o dever cívico de recolhimento domiciliário e as regras de distanciamento social e proteção sanitária, como o uso de máscaras.

O primeiro-ministro considerou mesmo que o uso de máscara deverá ser obrigatório até ser atingida a imunidade de grupo.

21% dos portugueses por convencer

A maio­ria dos portugueses considera que o processo de vacinação está a correr bem (49%) ou muito bem (mais 3%).

São 52% no total, mas próximo de 40% dizem o contrário (34% mal, 6% muito mal), de acordo com a sondagem realizada pelo ISCTE e ICS para o Expresso e a SIC.

O facto é que a maioria dos portugueses diz já ter tomado ou estar disposto a tomar a vacina contra a covid-19.

São 79% das respostas face ao total da amostra, permitindo ao país cumprir a meta da imunidade de grupo – prevista para entre julho e final de agosto, dependendo do ritmo a que chegarem as doses contratualizadas.

Contudo, da sondagem resulta que há 21% de portugueses por convencer: 6% recusam-na, 8% hesitam, respondendo que “depende da vacina”, e 7% optam por não responder à pergunta.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Faço a 15 de maio 66 anos, inscrevi me na plataforma da Vacina num local vizinho, Mealhada,e agendei para 29 de Abril, nunca recebi. A minha residência e no concelho de Cantanhede, que eu havia tentado primeiro e não entrei.
    Afinal para que servem as plataformas?
    tenho Lúpus, sou hipertenso, problemas crónicos renais, pre diabético e problemas cardíacos. Afinal quando vou tomar as vacinas?

  2. Falam,falam, falam, para criticar todas as decisões dos decisores, mas na hora de decidir o que relativamente a si devem fazer, não sabem sequer, o que devem fazer por si próprios.

RESPONDER

Cotrim Figueiredo diz que "foi um excelente arraial". PCP diz que IL "mordeu a língua"

O líder da Iniciativa Liberal (IL), João Cotrim Figueiredo, não acata as críticas feitas ao arraial do partido, que diz ter sido "excelente". Aliás, até já está a pensar no próximo. "Vou dizer aqui uma coisa …

Portugal vai seguir a "lógica da escada" no Euro 2020?

Há 25 anos, a seleção nacional iniciou uma sequência curiosa em fases finais de Europeus de futebol. Se prolongar essa sequência, não vai passar dos quartos-de-final neste torneio. Ou só chegará aos oitavos-de-final. Portugal participou até …

Há pelo menos 8.700 alunos em isolamento por causa da covid-19

Há pelo menos 8.700 alunos em isolamento profilático por causa da covid-19. Só na região de Lisboa e Vale do Tejo são 6.407. Há, neste momento, pelo menos 8.700 alunos de quarentena, dos quais mais …

Sporting: equipa de futsal disputou 48 jogos e perdeu...zero

Turma de Alvalade recuperou o título nacional, na época em que foi campeão europeu e em que também venceu a Taça da Liga. Em 40 minutos, nunca perdeu. O Sporting é o novo campeão nacional de …

Produtos químicos presentes em alimentos e cosméticos reduzem fertilidade

As taxas de natalidade estão a diminuir no mundo inteiro. Em todos os países europeus, estão a cair os chamados "níveis de reposição populacional", ou seja, o número de filhos necessários por mulher para manter …

"Surreal". Problema informático na DGS atrasa resultados dos eventos-teste

Para já, ainda não foram tiradas conclusões dos quatro eventos-piloto de abril e maio, organizados pelo Governo em articulação com a DGS. Um problema informático pode estar na origem do atraso. Há uns meses foi avançado …

Costa contraria Marcelo, mas este avisa que o "Presidente nunca é desautorizado pelo primeiro-ministro”

O Presidente da República disse na segunda-feira que “por definição, o Presidente nunca é desautorizado pelo primeiro-ministro”, depois de António Costa ter dito que ninguém pode garantir que não se volta atrás no processo de …

Um em cada quatro portugueses deixou de recorrer ao SNS por receio da pandemia

Um em cada quatro portugueses deixou de recorrer ao Serviço Nacional de Saúde no ano passado, por medo de contagio com o novo coronavírus, e mais de dois terços consideram que o SNS tem respondido …

Evolução genética pode estar a tornar-se cada vez mais obsoleta

Um novo estudo sugere que a evolução humana já não está estritamente ligada aos genes e supõe que a cultura pode estar a conduzir a evolução mais rápido do que as mutações genéticas podem funcionar. Tendo …

ALMA descobre a primeira gigantesca tempestade de buracos negros

O telescópio Atacama Large Millimeter Array (ALMA) detetou um forte vento galático impulsionado por um buraco negro supermassivo há 13,1 mil milhões de anos. Os investigadores salientam que este é o exemplo mais antigo alguma vez …