/

Vacina da Johnson & Johnson administrada só a maiores de 50 anos

A vacina da Johnson & Jonhson contra a covid-19 será administrada só a pessoas com mais de 50 anos em Portugal, revelou esta sexta-feira o secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, durante uma visita ao Centro Hospitalar do Oeste, nas Caldas da Rainha.

Segundo noticiou a TVI24, António Lacerda Sales referiu que a Direção-Geral da Saúde (DGS) já publicou a norma e que a vacina da farmacêutica Janssen, do grupo Johnson & Jonhson, vai começar a ser agora administrada.

“Estes planos são ajustáveis e têm sempre uma adaptação permanente, progressiva, àquilo que a Ciência nos vai dando”, apontou, notando que autoridades de saúde estão a seguir “as recomendações internacionais”, “articulando-se” com outros países da Europa. “Se houver necessidade de fazer ajustes dentro de algum tempo, serão feitos”, garantiu.

A norma da DGS, publicada depois do secretário de Estado falar aos jornalistas, informa: “Em Portugal, recomenda-se, à data, que COVID-19 Vaccine Janssen seja utilizada em pessoas com 50 ou mais anos de idade. Os estudos em curso e os dados que continuam a ser analisados pela Agência Europeia de Medicamentos podem justificar a revisão desta recomendação a qualquer momento”.

“As pessoas com menos de 50 anos de idade, que assim o desejem podem ser vacinadas com a covid-19 Vaccine Janssen, desde que sejam devidamente informadas sobre os benefícios e os riscos, e concedam expressamente o seu consentimento informado”, lê-se na norma.

António Lacerda Sales indicou igualmente que, quem tomou a primeira dose da vacina da Astrazeneca, poderá optar por outra vacina na segunda dose. “A recomendação é que a segunda dose seja da Astrazeneca. Se, por qualquer motivo, não quiserem essa, terão possibilidade de optar por outra vacina, no seu devido tempo”, esclareceu.

O secretário de Estado da Saúde insistiu que ele próprio terá a segunda dose da Astrazeneca e que essa é a recomendação ao nível internacional.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.