No arranque do 3.º dia, vacina chega a hospitais e centros do Sul do país

José Coelho /Lusa

A campanha de vacinação chega, esta terça-feira, aos hospitais e centros do Sul do país. Os Açores terão de esperar até quarta-feira à noite para receber as primeiras quase 10 mil doses.

Depois de Lisboa, Porto e Coimbra, o processo de vacinação arranca esta terça-feira no hospital de Évora e no Centro Hospitalar Universitário do Algarve. De acordo com a Administração Regional de Saúde, os hospitais e agrupamentos dos centros de Saúde do Alentejo já receberam “as primeiras vacinas” e iniciam hoje a primeira fase da vacinação.

O arranque do processo no Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE) vai ser acompanhado de perto pelos secretários de Estado adjuntos da Saúde e da Defesa Nacional, António Lacerda Sales e Jorge Seguro Sanches, respetivamente.

Lacerda Sales e Seguro Sanches, que é também o coordenador no Alentejo das medidas de combate à covid-19, vão acompanhar a vacinação dos profissionais de Saúde do HESE, a partir das 09:00, e do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Alentejo Central, 45 minutos depois, na Escola Superior de Enfermagem São João de Deus.

Ao início da noite desta segunda-feira, em comunicado, o HESE já tinha anunciado a receção das primeiras “cerca de 350 vacinas”, indicando as 09:00 de hoje para o começo da vacinação, cuja 1.ª fase deverá estar concluída “até dia 31 de dezembro”.

A TVI noticiou, também na segunda-feira à noite, que “um conflito de interesses entre PSP e GNR” alegadamente impediu, durante algum tempo, “a saída” do HESE da carrinha que fazia a distribuição da vacina na região Sul do país, acabando a situação por ser resolvida “com uma escolta partilhada” entre as duas forças da autoridade.

O ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, anunciou ter determinado a abertura de um inquérito urgente por parte da Inspeção-Geral da Administração Interna (IGAI) sobre estes “incidentes” em Évora no acompanhamento das vacinas.

A vacinação também arranca às 09:00 desta terça-feira na Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA), que, nesta 1.ª fase, vai vacinar um total de 180 profissionais de Saúde, entre médicos, enfermeiros e assistentes operacionais, revelou o respetivo conselho de administração, em comunicado enviado à Lusa.

“Uma médica internista, um enfermeiro do Serviço de Urgência e uma assistente operacional do Serviço de Medicina, desde o início a trabalharem na linha da frente de combate à covid-19, serão os primeiros profissionais de saúde a serem vacinados no Hospital José Joaquim Fernandes, em Beja”, o que marca o “pontapé de saída” do processo na ULSBA, indicou.

Açores recebem vacina na quarta à noite

Segundo a Rádio Renascença, a Região Autónoma dos Açores vai receber as primeiras vacinas contra a covid-19 na noite da próxima quarta-feira. A vacinação arranca no dia seguinte, 31 de dezembro.

“Foi confirmado esta tarde – quer pela Pfizer, quer pelo secretário de Estado da Saúde – que [o primeiro lote] chegará às 22h30 do próximo dia 30“, confirmou ao matutino Clélio Meneses, secretário regional da Saúde.

A primeira remessa de 9.750 doses vai chegar à ilha Terceira e será armazenado no hospital de Espírito Santo, em Angra do Heroísmo. “No outro dia, pelas 05h30 da manhã, [as vacinas] vão ser deslocadas para o aeroporto das Lajes, no sentido de irem para São Miguel, as que se destinam àquela ilha, num voo que sai da ilha Terceira pelas 06h55 e que chega a Ponta Delgada por volta das 07h30”, explicou.

As vacinas serão administradas nos lares de idosos e a profissionais de saúde dos hospitais das ilhas Terceira e de São Miguel. Para já, ainda não há data prevista para a chegada das vacinas às restantes sete ilhas do arquipélago.

Gustavo Tato-Borges, coordenador de saúde pública dos Açores, admitiu à Renascença que há ilhas que poderão ter mais dificuldades no processo de vacinação devido à falta de recursos humanos. Garantiu, contudo, que o transporte “está perfeitamente assegurado”.

Madeira não sabe quando irá receber vacinas

O Governo da Madeira não tem ainda uma data exata para receber o primeiro lote de vacinas, de acordo co o presidente do Executivo, Miguel Albuquerque. O governante estima, no entanto, que a chegada possa ocorrer quarta-feira, dia 30 de dezembro, ou quinta-feira, 31 de dezembro.

Não sei quando chegam. As vacinas estavam previstas chegar esta segunda-feira (28), mas o técnico da Pfizer já está cá a dar instruções e neste momento a Pfizer é que dirá quando vêm. Estamos à espera dessa informação”, disse à comunicação social Miguel Albuquerque, à margem de uma visita ao Serviço Regional de Proteção Civil.

No sábado, Miguel Albuquerque tinha dito aos jornalistas que a chegada das vacinas estava prevista para esta segunda-feira 28 de dezembro. “Nós temos seis horas para o descongelamento das vacinas e começar a administrá-las. Só estamos a aguardar informação da Pfizer”, acrescentou, esta segunda-feira.

“Aquilo que posso dizer, para tranquilizar a população, é que a Madeira está em condições de iniciar o seu plano de vacinação. Só estamos à espera das vacinas”, acrescentou. A Madeira estima vacinar 50 mil pessoas na primeira fase.

Liliana Malainho, ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

"Estou com vergonha, fui uma deceção": a chorar, Rochele pediu desculpa a Portugal

Judoca nascida no Brasil, que se naturalizou por Portugal a pensar nos Jogos Olímpicos, só venceu um combate em Tóquio. Rochele Nunes chegou aos Jogos Olímpicos com o objetivo de subir ao pódio mas só venceu …

Vladimiro Feliz concorre ao Porto com o apoio de cinco independentes

Vladimiro Feliz concorre à Câmara do Porto pelo PSD, contando com o apoio de cinco independentes numa lista de 13 pessoas. "Rui Moreira tornou-se um autarca vulgar", disse Vladimiro Feliz numa recente entrevista ao jornal Público. …

Rui Costa "jamais aceitaria ser príncipe herdeiro" (e deixa candidatura em aberto)

O presidente do Benfica, Rui Costa, disse que seria uma cobardia a si próprio e aos benfiquistas se não assumisse o cargo e que ignorou Luís Filipe Vieira porque ninguém está acima do clube. “Não podia …

Emprego recupera para níveis históricos, mas jovens não acompanham tendência

Números provisórios do INE correspondentes a junho indicam uma retoma do emprego, com 17 mil novos postos de trabalho criados — numa sequência de cinco meses consecutivos de melhoria. Trata-se do mês mais forte desde …

Desconfinamento: A satisfação de uns, continua a ser a angústia de outros

Há vários meses que muitas áreas de atividade económica desejavam o anúncio de um desconfinamento generalizado. Numa altura altura em que a taxa de vacinação está a aumentar progressivamente, o Governo fez-lhes a vontade, mas …

Hospitais privados acusados de acordo anticoncorrencial com a ADSE e IASFA

A Autoridade da Concorrência (AdC) acusou esta quinta-feira cinco grupos hospitalares privados e a respetiva associação empresarial por acordo anticoncorrencial, pelo menos durante cinco anos, quando organizaram uma estratégia no âmbito das negociações comerciais com …

Santos explica por que falharam as negociações com o Benfica por Kaio Jorge

O consultor de mercado do Santos, Sergio Canozzi, explica que a crise interna do Benfica prejudicou as negociações por Kaio Jorge. O Benfica apresentou uma proposta pela contratação de Kaio Jorge, com pagamento e cedência de …

Descoberta incomum feita na antiga capital asteca terá de ser novamente enterrada

Uma equipa de arqueólogos mexicanos anunciou que iria reconstruir um monumento arqueológico incomum encontrado nos arredores da Cidade do México. Porém, este processo terá de ser adiado. Trata-se de um túnel construído há vários séculos como …

Portugal na NBA: Neemias Queta foi escolhido

Momento inédito na história do deporto português. O jovem poste foi contratado pelos Sacramento Kings, equipa que ganhou 10 milhões de adeptos. Se já havia muitos portugueses a ficarem acordados de madrugada para ver em direto …

Inflação aumenta para 1,5% em julho

A inflação terá atingido os 1,5% em julho, um aumento de 1,0 pontos percentuais face ao registado em junho, de acordo com a informação já apurada pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). “Tendo por base a …