/

PSP e GNR desentendem-se na escolta da vacina. Eduardo Cabrita pede inquérito urgente

22

António Cotrim / Lusa

O ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita

O ministro da Administração Interna determinou, esta segunda-feira, a abertura de um inquérito urgente por parte da Inspeção-Geral da Administração Interna (IGAI) sobre os “incidentes” em Évora no acompanhamento de vacinas contra a covid-19.

“Face aos incidentes ocorridos hoje no acompanhamento da distribuição de vacinas da covid-19 em Évora“, entre a PSP e GNR, Eduardo Cabrita determinou a abertura de um inquérito urgente” pela IGAI, pode ler-se no comunicado divulgado pelo Ministério da Administração Interna (MAI).

Além disso, acrescentou a mesma nota, enviada à agência Lusa, Eduardo Cabrita “solicitou à Secretária-Geral do Sistema de Segurança Interna informação sobre quais as regras de acompanhamento e desembaraçamento do trânsito definidas para concretizar essa distribuição”.

A TVI noticiou que “um conflito de interesses entre PSP e GNR acabou por impedir a saída da carrinha que está a fazer a distribuição da vacina na região Sul do país”.

“É à GNR que cabe a segurança destas carrinhas em todo o país, mas a PSP de Évora teve outro entendimento, por considerar que é a sua área de jurisdição”, refere a notícia publicada pela estação de televisão.

Segundo a TVI, “a PSP acabou por bloquear e impedir a saída da carrinha que transportava o fármaco”. Entretanto, “o conflito acabou por ser resolvido com uma escolta partilhada entre a GNR e a PSP”.

Contactadas pela Lusa, a Direção Nacional da PSP e o Comando-Geral da GNR escusaram-se a comentar o sucedido em Évora.

O Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE) anunciou ter recebido, às 18h40, cerca de 350 vacinas contra a covid-19, para iniciar o processo de vacinação dos profissionais de saúde.

Esta primeira fase da vacinação no hospital alentejano está prevista para começar às 09h00 de terça-feira, prevendo-se que esteja concluída “até dia 31 de dezembro”, isto é, até quinta-feira, indicou o HESE.

“Este é um sinal de esperança e uma notícia muito positiva que todos aguardávamos”, congratulou-se a presidente do conselho de administração do HESE, Maria Filomena Mendes.

A responsável destacou ainda que, “após quase um ano de combate a esta pandemia” provocada pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, a qual “continua ativa, este é um momento de alento”. Um momento que “reforça as nossas energias para continuar”, acrescentou.

Portugal contabiliza 6677 mortos associados à covid-19, em 396.666 casos confirmados de infeção, segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS).

  // Lusa

22 Comments

  1. Isto são as EgoPolícias de Portugal. Que coisa mais absurda. Livram-nos desta gente maluca, por favor. Não admira a qualidade da PSP. Felizmente não há criminosos competentes, ou talvez até há, mas a PSP prefere ir atras da GNR 🙂 🙂
    Adoro viver neste país
    Depois do Exército e o Assalto a Tancos e dos Assassinos Malucos do SEF, temos os Keystone Cops da PSP.
    A GNR não pode ficar para trás e deve estar a tramar algo.

  2. Isto só é possível porque este ministro já não o deveria ser há muito. Não tem autoridade, moral nem nunca teve competências ou conhecimento para esta função. O princípio de Peter neste caso já se verificou há muito.

    • Plenamente de acordo… Mas o Costa continua a dar-lhe apoio…
      O Ministro da TAP ainda percebo, porque a melhor maneira de controlar os inimigos é mantê-los por perto. Mas este é um amigo, ou será por isso que afinal o Costa precisa dele no governo?

      • O “ministro da TAP” não é demitido porque o Costa tem medo. Sabe que ele representa uma grande franja do PS. Ele tem muito peso atualmente no PS.

    • Completamente de acordo, este ministro é um incompetente, e incompetente também é quem lhe continua a dar forças para continuar, ou seja, o Kostaline.

  3. De que está à espera o Cabrita. Ou se demite ele ou então que o Comandante Geral da PSP vá à vida.
    Foi vergonhoso o que se passou, se é que estamos em democracia e não na Venezuela.

  4. Ambas as polícias têm razão! Quando o chefe não manda o trabalho é de quem o quer fazer. Quem mais uma vez andou a reboque dos acontecimentos (e sabe-se lá que mais), foi o ministro Cabrita que é o exemplo perfeito da incompetencia do chefe dele que pelos vistos resulta do ponto de vista eleitoral , com os neo-analfabetos que temos.

  5. Este país começa a ser cada vez mais uma comédia europeia! Então os senhores da PSP de Évora foram embirrar com os seus colegas da GNR por transportarem até lá as vacinas tão desejadas pela maioria da população, detetaram tudo isso facilmente, possivelmente alguns dias atrás os vizinhos espanhóis passaram pela autoestrada “bem armados”, vinda e volta e esta já com centenas de animais de grande porte mortos e não deram por nada, têm um faro muito mal apurado, precisam de levar o nariz afinado! O cabrita se chegasse a bode ainda poderia ser que tivesse tomates para pôr isto tudo no sítio, mas já deu várias provas de que é o elo mais fraco, portanto o folclore vai continuar!

    • Xiii… que grande filme!…
      Imagino o que disseste quando o Trump mandou agentes federais fortemente armados (e sem identificação!) passar “por cima” da polícia de Portland…
      .
      A PSP não patrulha autoestradas e, em princípio, as armas dos caçadores estariam legais….
      O Cabrita é (e sempre foi!) um totó, mas isto NADA tem a ver com ele…

      • Este “Eu!” é muito engraçado nos seus contorcionismos! Por isso é que todos o parodiam. O seu último parágrafo é paradigmático. Chama nomes ao Zé das Golas mas, simultaneamente defende-o.

        • Quase que fico comovido por saber que, embora eu seja completamente anónimo, os meus comentários são tão importantes para tantos admiradores…
          .
          Não defendi ninguém – muito menos um totó que nunca deveria ter chegado a ministro – mas, se foi isso que conseguiste perceber do meu comentário, paciência; pode ser que no próximo ano consigas melhorar na leitura/interpretação de textos!…

      • Tens sempre resposta pronta e mais uma vez foste até às Américas, deve ser tendência ideológica, por acaso não pensas-te no Putin ou no Kim-Jong-un que devem ter tanto a ver com o que se passa por cá como o Tramp. Isto a mim tudo me parece brincadeiras e birras de polícias que possivelmente por andarem um pouco afastados dos seus deveres em proteger a sociedade e há falta de um comando a sério, se dão ao luxo de se entreterem com disputas entre eles como galos arrufados.

        • As “Américas” do Trump são o bastião da democracia e “tem muito a ver” com a notícia, porque por lá acontecem situações semelhantes quase todos o dias!…
          Nas ditaduras do Putin ou do Kim da Coreia não se sabe o que acontece porque não há liberdade de informação e isto nunca seria notícia…
          .
          Foi apenas uma birra sem grande importância ou consequência – mas que serve sempre para entreter os “apalermados indignados”!…

  6. Que Situaçao Infantil ,demostra bem o Nivel Psicologico destas pessoas , Acho que deviam Rever os PSicotecnicos para Ingressar na PSP ! alguma coisa esta Mal ,estes senhores tem uma alta taxa de suicidios ,violencia domestica , alcoolismo e pelos vistos tambem de Egocentrismo

  7. O melhor é a acabar com a PSP e com o SEF e fica só a GNR e empresas de segurança, já que estamos numa de extinguir instituições por erros individuais.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.