Covid-19. No cluster do caos, o Uruguai mantém-se como exemplo do sucesso

Mário Cruz / Lusa

O Uruguai é um dos países com melhor desempenho no combate ao vírus da covid-19. Na região do epicentro do coronavírus do mundo, o país é uma lufada de ar fresco e esperança.

Daniel Salinas, ministro da Saúde Pública do Uruguai, explicou ao semanário Expresso que não há receita: “São adaptações permanentes a problemas novos com soluções diferentes”.

O governante explicou que o sucesso do Uruguai se baseia num sólido e universal sistema de saúde, no apego dos cidadãos às normas e na adoção de ferramentas próprias, lançadas por um Governo liberal que assumiu a 1 de março.

Testes, rastreamento e isolamento é o primeiro ingrediente do sucesso. “Além de diagnosticar muito, optamos sempre pelo teste de PCR e apontamos ao desenvolvimento nacional do teste. Assim, em quantidade de testes PCR em proporção à população, somos líderes em toda a América Latina”, explicou Salinas.

O responsável da Saúde Pública do país disse ainda ao matutino que o Uruguai tinha apenas um laboratório de biologia molecular, mas conta agora com 25. Neste mês, serão até 200 centros hospitalares com capacidade de processar testes. “Estamos sempre a procurar o vírus. Não esperamos que os casos venham.”

O sistema de saúde do país, integrado entre o público e o privado, também é uma das chaves, a par com o sistema expandido de atendimento hospitalar a domicílio. Assim, “evitamos que as pessoas se aglomerem nos centros assistenciais”, sustentou Daniel Salinas.

A rede de camas de Cuidados Intensivos, que já era uma das maiores da América Latina, foi ampliada em 40% e a vacinação contra a gripe passou de 450 mil doses para um milhão, abrangendo 35% da população.

Com uma população envelhecida (é o país com mais idosos da América Latina), o país designou um técnico de saúde que fica responsável por cada idoso. Em termos de mobilidade, só não estão permitidas festas e o uso de máscaras não é obrigatório nas ruas – só nos transportes públicos e no trabalho.

O Governo apostou, assim, na “quarentena voluntária“, sustentada na responsabilidade cidadã. Os cidadãos acataram a recomendação sem necessidade de proibições, a não ser aquelas que representassem aglomerações.

Com 3,4 milhões de habitantes, o número total de infetados é de 3.309 pessoas. Segundo o Expresso, são 434 os infetados ativos e os falecidos apenas 61.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Alguém que vá mostrar ao Bolsonaro e companhia como se deve governar um país – chamavam ao Uruguai um país comunista mas agora que olhem bem para indicadores de desenvolvimento do Uruguai e comparem com os seus as países!
    O Brasil, coitado, leva 15-0 em tudo!!

RESPONDER

Parlamento Europeu aprova novo estatuto do Provedor de Justiça

O Parlamento Europeu aprovou o novo estatuto do Provedor de Justiça Europeu que vai passar a trabalhar com novas regras, podendo avançar com os próprios inquéritos, prevendo-se também no novo regulamento medidas de proteção para …

Fernando Santos: "Estava a dizer à equipa para se chegar à frente"

Explicação do selecionador nacional, que esteve muito agitado durante os últimos minutos do Portugal-França. Uma primeira parte "excelente" e uma decisão duvidosa da equipa de arbitragem que alterou o resultado perto do intervalo. Fernando Santos começou …

Alemanha 2-2 Hungria | Goretzka salva germânicos no fim

Uma Alemanha impiedosa ao atrevimento da Hungria rendeu hoje um empate a duas bolas, selando a qualificação germânica para os ‘oitavos’ do Euro2020 e a despedida dos magiares no quarto e último lugar do Grupo …

Quase 900 funcionários dos Serviços Secretos dos EUA contraíram covid-19

Aproximadamente 900 funcionários dos Serviços Secretos dos Estados Unidos (EUA) testaram positivo para o coronavírus, de acordo com registos do governo obtidos por um grupo de vigilância. De acordo com os registos, obtidos pela Citizens for …

Portugal 2-2 França | Jogo louco vale empate com sabor a oitavos

A seleção portuguesa de futebol qualificou-se hoje para os oitavos de final do Euro2020, ao empatar 2-2 com a campeã mundial França, em encontro da terceira jornada do Grupo F do Euro2020, na Puskás Arena, …

Em 2020, mais de 8.500 crianças foram usadas como soldados

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), no ano passado, mais de 8.500 crianças foram usadas como soldados e quase 2.700 foram mortas devido à proximidade com vários conflitos existentes em todo o …

Portugal vs França: seleção empata 2-2 e está nos oitavos do Euro!

A seleção de Portugal jogou esta quarta-feira contra a França, num encontro que podia significar o apuramento para os Oitavos de Final do Euro 2020 ou o regresso a casa mais cedo e sem glória. …

Rússia nega investimento em IA para criação de microchips cerebrais

A Rússia negou as alegações de que estaria a investir em Inteligência Artificial que permitiria aos humanos controlar carros, aviões e usinas nucleares através de microchips implantados nos seus cérebros. O diário Kommersant relatou na terça-feira …

Bombeiro que socorreu a princesa Diana após o acidente revela as suas últimas palavras

Quase 24 anos depois da morte da princesa Diana, o chefe dos bombeiros que esteve no local na noite do acidente em Paris, revelou as suas últimas palavras. Amada por todo o mundo, a princesa do …

China inicia nova edição do festival de carne de cão em Yulin

Coincidindo com o solstício de verão, iniciou na segunda-feira em Yulin, no sul da China, o festival em que os participantes comem carne de cão. Segundo os moradores daquela zona, as autoridades suspenderam recentemente as viagens …