Covid-19. No cluster do caos, o Uruguai mantém-se como exemplo do sucesso

Mário Cruz / Lusa

O Uruguai é um dos países com melhor desempenho no combate ao vírus da covid-19. Na região do epicentro do coronavírus do mundo, o país é uma lufada de ar fresco e esperança.

Daniel Salinas, ministro da Saúde Pública do Uruguai, explicou ao semanário Expresso que não há receita: “São adaptações permanentes a problemas novos com soluções diferentes”.

O governante explicou que o sucesso do Uruguai se baseia num sólido e universal sistema de saúde, no apego dos cidadãos às normas e na adoção de ferramentas próprias, lançadas por um Governo liberal que assumiu a 1 de março.

Testes, rastreamento e isolamento é o primeiro ingrediente do sucesso. “Além de diagnosticar muito, optamos sempre pelo teste de PCR e apontamos ao desenvolvimento nacional do teste. Assim, em quantidade de testes PCR em proporção à população, somos líderes em toda a América Latina”, explicou Salinas.

O responsável da Saúde Pública do país disse ainda ao matutino que o Uruguai tinha apenas um laboratório de biologia molecular, mas conta agora com 25. Neste mês, serão até 200 centros hospitalares com capacidade de processar testes. “Estamos sempre a procurar o vírus. Não esperamos que os casos venham.”

O sistema de saúde do país, integrado entre o público e o privado, também é uma das chaves, a par com o sistema expandido de atendimento hospitalar a domicílio. Assim, “evitamos que as pessoas se aglomerem nos centros assistenciais”, sustentou Daniel Salinas.

A rede de camas de Cuidados Intensivos, que já era uma das maiores da América Latina, foi ampliada em 40% e a vacinação contra a gripe passou de 450 mil doses para um milhão, abrangendo 35% da população.

Com uma população envelhecida (é o país com mais idosos da América Latina), o país designou um técnico de saúde que fica responsável por cada idoso. Em termos de mobilidade, só não estão permitidas festas e o uso de máscaras não é obrigatório nas ruas – só nos transportes públicos e no trabalho.

O Governo apostou, assim, na “quarentena voluntária“, sustentada na responsabilidade cidadã. Os cidadãos acataram a recomendação sem necessidade de proibições, a não ser aquelas que representassem aglomerações.

Com 3,4 milhões de habitantes, o número total de infetados é de 3.309 pessoas. Segundo o Expresso, são 434 os infetados ativos e os falecidos apenas 61.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Alguém que vá mostrar ao Bolsonaro e companhia como se deve governar um país – chamavam ao Uruguai um país comunista mas agora que olhem bem para indicadores de desenvolvimento do Uruguai e comparem com os seus as países!
    O Brasil, coitado, leva 15-0 em tudo!!

RESPONDER

44 jogos seguidos sem ganhar. Mas o presidente não está preocupado

O Atlético Mogi não vence qualquer jogo oficial há mais de quatro anos. Perdeu em 42 desses 44 duelos. 17 de Junho de 2017 foi o último dia em que o Atlético Mogi venceu um jogo …

Autárquicas: António Costa promete que os municípios terão mais mil milhões de euros

O secretário-geral do PS, António Costa, indicou hoje, em Celorico de Basto, no distrito de Braga, que os municípios “vão passar a ter, a partir de abril, mais mil milhões de euros que acompanham a …

Mais de trinta anos após ter sido lançada ao mar no Japão, mensagem em garrafa é encontrada no Hawaii

Durante uma viagem ao Hawaii, uma jovem de apenas 9 anos encontrou uma garrafa que foi lançada ao mar há mais de trinta anos. Esta continha uma mensagem que, posteriormente, acabou por revelar uma experiência …

Mais 939 infeções, sete mortes e nova redução nos internamentos

Portugal registou nas últimas 24 horas mais 939 casos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2, sete mortes atribuídas à covid-19 e nova redução nos internamentos em enfermaria e cuidados intensivos. De acordo com o boletim epidemiológico da …

Milionário norte-americano Robert Durst condenado por matar melhor amiga

O milionário norte-americano Robert Durst, tornado famoso por um documentário do canal HBO, foi condenado na sexta-feira num tribunal de Los Angeles, nos Estados Unidos, por matar a melhor amiga, um crime que remonta a …

Em Inglaterra, há crianças de 16 anos que vão passar a viver em alojamentos não regulamentados

A 9 de setembro, foi aprovada uma nova lei em Inglaterra, segundo a qual as crianças com 16 e 17 anos podem ser colocadas em alojamentos não regulamentados. O sistema de acolhimento de crianças inglês está …

Suspeitos numa mota sem matrícula dispararam na direcção de candidata do CDS

A candidata do CDS à Junta de Freguesia de Palmela, em Setúbal, foi surpreendida, na noite de sexta-feira, por disparos de caçadeira, protagonizados por "duas pessoas sem capacete", numa mota sem luzes, nem matrícula. O incidente …

Jerónimo diz que conquista de Guimarães só é possível "milho a milho"

O secretário-geral do PCP defendeu, esta sexta-feira, que a presença da CDU na autarquia de Guimarães só pode ser reconquistada “milho a milho”, na noite em que a dirigente do PEV Heloísa Apolónia integrou a …

Parlamento aprovou Constitucional em Coimbra (mas PS ainda pode chumbar a saída de Lisboa)

O Parlamento aprovou, na generalidade, a proposta do PSD para transferir o Tribunal Constitucional (TC) e o Supremo Tribunal Administrativo (STA) de Lisboa para Coimbra. Mas a mudança só poderá ser concretizada depois da votação …

Concluídas obras de segurança e consolidação da catedral de Notre-Dame em Paris

A fase de segurança e consolidação da catedral de Notre-Dame, em Paris, quase destruída num incêndio há mais de dois anos, terminou, dando lugar à etapa de restauro, anunciaram este sábado as autoridades. Em 15 de …