Ursula Von der Leyen foi a Estrasburgo tentar ganhar a confiança dos eurodeputados

Patrick Seeger / EPA

Ursula Von Der Leyen, ministra da Defesa alemã

A candidata indicada pelos líderes europeus para a presidência da Comissão Europeia deslocou-se a Estrasburgo, em França, para se apresentar aos eurodeputados. Os encontros com Socialistas e Verdes não se concretizaram.

Ursula von der Leyen foi o nome indicado na terça-feira pelos líderes dos 28 Estados-membros da União Europeia (UE) para suceder ao luxemburguês Jean-Claude Juncker na presidência da Comissão Europeia.

Para tentar ganhar a confiança do Parlamento Europeu, a atual ministra da Defesa alemã deslocou-se, esta quarta-feira, a Estrasburgo, em França, onde esta semana se sentaram pela primeira vez os eurodeputados eleitos nas eleições europeias de maio passado.

“É aqui que bate o coração da democracia europeia”, afirmou a ministra alemã, depois de um breve encontro com o italiano David Sassoli, que ontem foi eleito presidente do PE.

Tenciono ouvir muito, de forma a desenvolver, nas próximas duas semanas, um diálogo com o Conselho e o Parlamento, uma visão para os próximos cinco anos para a Europa”, declarou von der Leyen em declarações à imprensa.

Após uma campanha para as eleições europeias “longa e difícil”, é agora “decisivo mostrar a nossa unidade e paixão comum pela Europa, que é tão importante neste mundo e que deve ser audível e visível”, disse ainda.

Durante um encontro com os deputados do Partido Popular Europeu (PPE), a sua família política, a alemã “foi principalmente apresentada, e também explicou a respetiva carreira”, disse uma fonte parlamentar, citada pelas agências internacionais. “Falou em três línguas [alemão, inglês e francês]” e “respondeu a algumas perguntas”, afirmou a mesma fonte.

A alemã, que chegou a ser considerada como a sucessora da chanceler Angela Merkel, tentou também contactar com os Socialistas e os Verdes, no entanto, segundo apurou o Expresso junto de fonte parlamentar, os dois grupos não se mostraram disponíveis.

Para se tornar a primeira mulher presidente da Comissão Europeia, a vice-presidente da União Democrata-Cristã (CDU) terá de conseguir a aprovação do Parlamento Europeu numa votação prevista para 17 de julho. Se não tiver pelo menos 376 votos dos 751 eurodeputados, não será eleita e os líderes europeus terão de apresentar um outro nome.

No acordo alcançado pelos Vinte e Oito, ficou ainda decidido que o belga Charles Michel assumirá a presidência do Conselho Europeu, o espanhol Josep Borrell o cargo de Alto Representante da UE para a Política Externa e a francesa Christine Lagarde o Banco Central Europeu (BCE).

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Cartel de Sinaloa abre fogo e obriga polícia a libertar filho de “El Chapo”

O filho de El Chapo, Ovidio Guzmán López, foi libertado depois de várias horas de violência que se seguiram à sua detenção e o ministro da Defesa argumentou com medidas de segurança para o fazer. O …

Portugal tem 796 mil “eleitores-fantasma”

Portugal tem mais 796 mil eleitores do que população residente com 18 e mais anos. O número de inscritos nos cadernos eleitorais, em território nacional, apresenta uma diferença de 9,3% face ao número de residentes …

Lenine Cunha e Ana Filipe conquistam mais duas medalhas nos INAS Global Games

Os portugueses Lenine Cunha e Ana Filipe conquistaram esta quinta-feira medalhas de prata e bronze, respetivamente, nos INAS Global Games, competição mundial para atletas com deficiência intelectual, que decorre em Brisbane, na Austrália. Os dois pódios …

Homem detido em França por ameaça de ataque inspirado no 11 de setembro

Um indivíduo identificado como sendo um radical islâmico foi detido em França acusado de terrorismo devido a uma ameaça de sequestro e ataque inspirado no atentado às Torres Gémeas, nos Estados Unidos, em 2001, anunciaram …

Nick Cave and The Bad Seeds regressam a Portugal em 2020

Dois anos depois do concerto no NOS Primavera Sound, no Porto, Nick Cave and The Bad Seeds vão regressar a Portugal no Campo Pequeno, em Lisboa. Os dois concertos, marcados para 22 e 23 de abril, …

Retirar amianto é 50 vezes mais barato do que tratar doente de cancro

A Quercus alertou esta sexta-feira que retirar uma cobertura de amianto de uma escola fica 50 vezes mais barato do que tratar um doente com mesotelioma, o cancro da pleura do pulmão provocado pela exposição …

Sócrates critica recusa do PS em fazer acordo escrito com o Bloco de Esquerda

O antigo primeiro-ministro José Sócrates critica a recusa do PS em fazer um acordo escrito de legislatura com o Bloco de Esquerda, considerando que revela "uma visão meramente utilitária" e que pode gerar "ressentimento" à …

Pelo menos 28 mortos e 55 feridos em explosão de uma mesquita no Afeganistão

Pelo menos 28 pessoas morreram e 55 ficaram feridas devido a uma explosão numa mesquita na província de Nangarhar, no leste do Afeganistão, durante o período de oração desta sexta-feira, anunciaram as autoridades locais. "Os números …

Pedro Alves escolhido para a presidência executiva do Banco Montepio

Pedro Gouveia Alves, atual presidente do Montepio Crédito, foi escolhido para novo CEO do Banco Montepio. O nome reuniu o consenso de Carlos Tavares e de Tomás Correia. O Banco Montepio escolheu Pedro Alves como novo …

Tancos. Sindicato dos procuradores sugere que ordem para não inquirir Costa e Marcelo é ilegal

O Sindicato dos procuradores sugere que a ordem do diretor do Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) que travou a inquirição de António Costa e de Marcelo Rebelo de Sousa, como testemunhas no …