Ursula Von der Leyen foi a Estrasburgo tentar ganhar a confiança dos eurodeputados

Patrick Seeger / EPA

Ursula Von Der Leyen, ministra da Defesa alemã

A candidata indicada pelos líderes europeus para a presidência da Comissão Europeia deslocou-se a Estrasburgo, em França, para se apresentar aos eurodeputados. Os encontros com Socialistas e Verdes não se concretizaram.

Ursula von der Leyen foi o nome indicado na terça-feira pelos líderes dos 28 Estados-membros da União Europeia (UE) para suceder ao luxemburguês Jean-Claude Juncker na presidência da Comissão Europeia.

Para tentar ganhar a confiança do Parlamento Europeu, a atual ministra da Defesa alemã deslocou-se, esta quarta-feira, a Estrasburgo, em França, onde esta semana se sentaram pela primeira vez os eurodeputados eleitos nas eleições europeias de maio passado.

“É aqui que bate o coração da democracia europeia”, afirmou a ministra alemã, depois de um breve encontro com o italiano David Sassoli, que ontem foi eleito presidente do PE.

Tenciono ouvir muito, de forma a desenvolver, nas próximas duas semanas, um diálogo com o Conselho e o Parlamento, uma visão para os próximos cinco anos para a Europa”, declarou von der Leyen em declarações à imprensa.

Após uma campanha para as eleições europeias “longa e difícil”, é agora “decisivo mostrar a nossa unidade e paixão comum pela Europa, que é tão importante neste mundo e que deve ser audível e visível”, disse ainda.

Durante um encontro com os deputados do Partido Popular Europeu (PPE), a sua família política, a alemã “foi principalmente apresentada, e também explicou a respetiva carreira”, disse uma fonte parlamentar, citada pelas agências internacionais. “Falou em três línguas [alemão, inglês e francês]” e “respondeu a algumas perguntas”, afirmou a mesma fonte.

A alemã, que chegou a ser considerada como a sucessora da chanceler Angela Merkel, tentou também contactar com os Socialistas e os Verdes, no entanto, segundo apurou o Expresso junto de fonte parlamentar, os dois grupos não se mostraram disponíveis.

Para se tornar a primeira mulher presidente da Comissão Europeia, a vice-presidente da União Democrata-Cristã (CDU) terá de conseguir a aprovação do Parlamento Europeu numa votação prevista para 17 de julho. Se não tiver pelo menos 376 votos dos 751 eurodeputados, não será eleita e os líderes europeus terão de apresentar um outro nome.

No acordo alcançado pelos Vinte e Oito, ficou ainda decidido que o belga Charles Michel assumirá a presidência do Conselho Europeu, o espanhol Josep Borrell o cargo de Alto Representante da UE para a Política Externa e a francesa Christine Lagarde o Banco Central Europeu (BCE).

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Líderes políticos e religiosos ultraconservadores reunidos secretamente em Fátima

A reunião foi promovida pela International Catholic Legislators Network (ICLN). O encontro começou na quinta e termina este domingo. Entre muitos, conta com a participação do primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán. Vários líderes políticos e religiosos ultraconservadores …

Rio alerta para "divórcio violento" e medo de Costa em perder votos para o BE

O líder do PSD, Rui Rio, disse este sábado que as críticas de António Costa ao Bloco de Esquerda refletem "ingratidão" e o "medo" que o Partido Socialista tem em "perder" votos para os bloquistas …

Trump diz que Boris é "o homem certo" e promete "grande acordo comercial"

Os dois líderes estiveram reunidos à margem da cimeira do G7. Trump elogiou Boris e garantiu que o acordo comercial com o Reino Unido será rápido depois do Brexit. Johnson diz que será "fantástico". O Presidente …

Uma impressora 3D construiu uma casa em apenas 12 horas

A impressora 3D S-Squared (SQ3D) construiu um protótipo básico de uma casa em cerca de 12 horas. A estrutura tem 46 metros quadrados e foi construída através de uma mistura de cimento em camadas. O trabalho …

Uma estrela supermassiva explodiu e aniquilou tudo à sua volta

Uma estrela renegada, que explodiu numa galáxia distante, forçou os astrónomos a colocar de lado décadas de investigação e a concentraram-se num novo tipo de supernova que pode aniquilar completamente a sua estrela-mãe - não …

G7: Macron e Trump com "elementos de convergência" sobre Amazónia, Irão e comércio

O Presidente francês, Emmanuel Macron, conversou este sábado com o Presidente norte-americano, Donald Trump, durante o almoço, que durou duas horas, sobre "elementos de convergência" relativos ao comércio, ao Irão e aos fogos na Amazónia, …

Dieta com poucos hidratos de carbono pode acabar com as enxaquecas

Pessoas que têm enxaquecas frequentes sabem que qualquer dica é bem-vinda. Aqui vai uma nova: uma dieta com poucos hidratos de carbono pode ser uma boa arma para evitar estas crises. Desde 1920 que os …

Encontrado o estaleiro mais antigo do mundo. Estava afundado na costa de Inglaterra

https://vimeo.com/355759312 Arqueólogos descobriram uma estrutura de madeira com 8.000 anos de idade — que será o local de construção de barcos mais antigo do mundo. A arquitetura estava particularmente bem preservada considerando o facto de estar 11 …

Astrónomos treinam IA para encontrar antigas colisões de galáxias

Há luzes brilhantes em todo o Universo que representam as colisões de galáxias. Os astrónomos encontraram agora uma nova forma de as encontrar. Há luzes brilhantes em todo o Universo que representam as colisões de galáxias. …

Inteligência Artificial está a reviver jogos de tabuleiro ancestrais

A Inteligência Artificial consegue descobrir, com um grande grau de precisão, o conjunto de regras de vários jogos de tabuleiro ancestrais. Jogos de tabuleiro com centenas de anos são, por vezes, encontrados em escavações arqueológicas. Sem …