David-Maria Sassoli é o novo presidente do Parlamento Europeu

Patrick Seeger / EPA

O italiano David-Maria Sassoli, novo presidente do Parlamento Europeu

O socialista italiano venceu, esta quarta-feira, a eleição para a presidência do Parlamento Europeu (PE) com uma maioria absoluta de 345 votos.

David-Maria Sassoli é o novo presidente do Parlamento Europeu, saúdo-o e convido-o a assumir a presidência”, declarou o ainda presidente da assembleia europeia e também italiano, Antonio Tajani.

O socialista, do partido Socialistas & Democratas (centro-esquerda), de que faz parte o PS português, obteve 345 votos na segunda volta, uma maioria absoluta dos 667 totais, ocupando o cargo durante os próximos dois anos e meio.

Sassoli foi eleito na segunda votação, depois de ter ficado aquém da maioria absoluta na primeira volta por apenas sete votos, obtendo 325 votos dos 332 necessários.

A concorrer ao lugar estavam também o checo Jan Zarahdil, dos Conservadores e Reformistas (ERC), com 160 votos, seguido da alemã Ska Keller, dos Verdes, família política a que pertence o português PAN, com 119 votos, e da espanhola Sira Rego, candidata da Esquerda Unitária (a que pertencem BE e PCP), com 43 votos.

“A Europa baseia-se nas suas instituições que são imperfeitas, mas é com elas que podemos responder a quem nos quis dividir. O PE será o garante do nosso destino“, declarou Sassoli, citado pelo Expresso.

O antigo jornalista, de 63 anos, é deputado do Parlamento Europeu desde julho de 2009. Depois de assumir funções, presidirá à eleição dos 14 vice-presidentes. As candidaturas seguem as mesmas regras que as aplicáveis à presidência e a votação começa hoje, a partir das 15h00.

O eurodeputado português Pedro Silva Pereira foi indicado na reunião de terça-feira como um dos quatro candidatos socialistas às vice-presidências do PE, o que à partida lhe garante a eleição. O socialista e antigo ministro da Presidência durante os Governos de José Sócrates é o único português candidato à vice-presidência.

Esta terça-feira, depois de vários dias de negociações, os 28 chefes de Estado da UE chegaram finalmente a acordo sobre as nomeações para os cargos institucionais de topo.

A ministra da Defesa alemã, Ursula von der Leyen, foi escolhida para a presidência da Comissão Europeia, a ex-diretora do FMI, Christine Lagarde, fica com o Banco Central Europeu (BCE), o primeiro-ministro belga, Charles Michel, ocupa a presidência do Conselho Europeu e o ministro espanhol dos Negócios Estrangeiros, Josep Borrell, foi escolhido para o cargo de Alto Representante da UE para a Política Externa.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Agosto é o mês ideal para ver o "Senhor dos Anéis" do céu

As noites do início de agosto podem ser reservadas para o espetáculo que o "Senhor dos Anéis" nos vai oferecer: este ano, o hemisfério norte de Saturno está inclinado em nossa direção, uma inclinação que …

A "Capela Sistina" está a chegar aos EUA (e vai ser possível ver de perto os frescos de Michelangelo)

A famosa Capela Sistina de Michelangelo está a chegar a várias cidades dos Estados Unidos, graças a reproduções de alta resolução, quase em escala real, dos famosos quadros do artista. Michelangelo’s Sistine Chapel: The Exhibition é …

Há uma nova Barbie inspirada na cientista que criou uma das vacinas contra a covid-19. Mas não é a única

Sarah Gilbert, uma das cientistas que desenvolveu a vacina britânica contra a covid-19, juntou-se a Beyoncé, Marilyn Monroe e Eleanor Roosevelt — há uma Barbie que foi inspirada em si. Sarah Gilbert, professora da Universidade de …

Bangladesh. Trabalhadores retornam às confeções, apesar do recorde de mortes por covid-19

Centenas de milhares de trabalhadores regressaram às confeções em Bangladesh, após o governo permitir a sua reabertura, apesar do elevado número de mortes por covid-19. As autoridades ordenaram o encerramento de fábricas, escritórios, transportes e lojas …

Harry Kane falha jogo do Tottenham contra...o Manchester City

Nuno Espírito Santo ainda não conta com o avançado, que agora decidiu prolongar as suas férias. Foi recordado o caso de Steven Gerrard. Harry Kane estará a forçar a sua saída do Tottenham, clube que representa …

Bill e Melinda Gates oficializam divórcio sem divulgar partilha de bens

Um juiz do Tribunal Superior do condado de King, no estado norte-americano de Washington, assinou na terça-feira o decreto de dissolução do casamento de Bill e Melinda Gates, sem divulgar detalhes sobre como o casal …

Mais do que um robô de duas rodas. A mota Da Vinci DC100 equilibra-se sozinha

A empresa chinesa Da Vinci Dynamics revelou recentemente a DC100, uma mota elétrica com um amplo alcance, muitos recursos e a impressionante capacidade de se auto-equilibrar. O New Atlas escreve que a Da Vinci DC100 é …

Spartak 0 - 2 Benfica | Gaiola russa pequena demais para águia

O Benfica deu um passo importante, mas não decisivo, para chegar ao “play-off” de acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões. No duelo de treinadores portugueses (Rui Vitória e Jorge Jesus), a formação “encarnada” foi …

Em Lisboa, há portas a mais de um metro do chão (e já foram motivo de picardia entre Medina e Rio)

O presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina, disse a Rui Rio para prosseguir com a "silly season" — época da parvoíce, em tradução livre. Em causa está uma publicação do líder do PSD sobre …

Crianças "raramente" são afetadas por sintomas prolongados da Covid-19

Apenas 4.4% das crianças que integraram o estudo manifestavam sintomas da doença quatro semanas após o diagnóstico. Investigadores encontraram uma relação entre os sintomas prolongados e a idade das crianças, já que a duração dos …