Pedro Silva Pereira candidato a vice-presidente do Parlamento Europeu

O eurodeputado socialista é candidato a vice-Presidente do Parlamento Europeu (PE), sendo o único português candidato ao cargo.

Pedro Silva Pereira é candidato a vice-Presidente do Parlamento Europeu (PE). A informação foi confirmada pelo Público junto da assessoria do PS, no dia em que o PE se prepara para votar o nome do seu presidente, o italiano David-Maria Sassoli, que falhou a eleição à primeira volta por sete votos (obtendo 325 votos dos 332 necessários).

Há mais três candidatos à presidência do PE: Jan Zahradil, da ECR (162 votos); Ska Keller, dos Verdes (133 votos) e Sira Rego, do GUE/NGL (42 votos), mas o favorito é o socialista italiano, uma vez que faz parte do acordo fechado ontem em Bruxelas.

O eurodeputado socialista e antigo ministro da Presidência durante os Governos de José Sócrates é o único português candidato a uma vice-presidência. O grupo dos Socialistas e Democratas (S&D) pode ocupar até cinco lugares, mas como já detém a presidência, ficará apenas com quatro vices.

De acordo com a carta na qual anunciou a sua candidatura, a que o jornal teve acesso, Silva Pereira diz que “não vê a vice-presidência do Parlamento como um mero trabalho burocrático, mas antes uma posição política para defesa do projeto europeu e de uma democracia forte” e que quer ver o papel do Parlamento europeu fortalecido para que “a vontade política dos nossos cidadãos possa ser totalmente respeitada”.

Silva Pereira afirmou ainda ter estado “à frente de vários dossiês sensíveis: a recomposição do Parlamento para esta legislatura, a reforma do mecanismo de estabilidade europeu, os acordos comerciais com o Japão e financiamento para os objetivos do desenvolvimento sustentável, para nomear alguns”.

Recorde-se que, durante a última legislatura, o socialista esteve no comité AFCO sobre assuntos constitucionais, foi membro da ECON sobre assuntos económicos e monetários e do DEVE sobre desenvolvimento e foi ainda membro substituto da INTA para o comércio internacional.

“Em todas essas difíceis negociações, penso ter mostrado capacidade política de alcançar compromissos, mobilizar toda a gente e avançar com a agenda europeia. Tenho a certeza que vamos precisar mais disto nos próximos anos”, cita ainda o Público.

O processo de votação dos vice-presidentes começa hoje, a partir das 15h00. Esta terça-feira, depois de vários dias de negociações, os 28 chefes de Estado da União Europeia chegaram finalmente a acordo sobre as nomeações para os cargos institucionais de topo.

A ministra da Defesa alemã, Ursula von der Leyen, foi escolhida para a presidência da Comissão Europeia, a ex-diretora do FMI, Christine Lagarde, fica com o Banco Central Europeu (BCE), o primeiro-ministro belga, Charles Michel, ocupa a presidência do Conselho Europeu e o ministro espanhol dos Negócios Estrangeiros, Josep Borrell, foi escolhido para o cargo de Alto Representante da UE para a Política Externa.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Uma mão cheia de nada". PSD diz que OE2021 é um strogonoff-vegan para pescar votos

O PSD disse esta quarta-feira que a proposta de Orçamento do Estado para 2021 é uma espécie de "strogonoff-vegan", procurando assim o apoio de PCP e PAN. Pela voz do deputado Duarte Pacheco, no na abertura …

Recolher obrigatório, centros comerciais a fechar mais cedo e ensino à distância. Cenário pode estar próximo no Norte

Numa altura em que os especialistas alertam que a região do norte pode atingir os 7.000 casos diários na próxima semana, são muitos os autarcas que se antecipam e começam a planear medidas mais restritas …

SNS já está a enviar doentes covid-19 para o privado. Hospital de Penafiel à beira da rutura

O jornal Público avança esta quarta-feira que o Serviço Nacional de Saúde (SNS) já está a encaminhar doentes com covid-19 para os hospitais privados. De acordo com o matutino, há pelo menos uma unidade privada …

Estes dinossauros acabaram por ser extintos porque tinham asas, mas não sabiam voar

Apesar de terem asas de morcego, os dois pequenos dinossauros, Yi e Ambopteryx, só conseguiam deslizar entre as árvores. Yi e Ambopteryx, que viviam no norte da região onde se situa atualmente a China, lutavam para voar …

Champions à portuguesa. FC Porto soma primeira vitória, João Félix e Jota brilham

O FC Porto arrecadou esta quarta-feira a primeira vitória na Liga dos Campeões de futebol, na receção ao Olympiacos (2-0), numa segunda jornada em que João Félix e Diogo Jota brilharam por Atlético de Madrid …

Uso de máscara na rua já é obrigatório. Saiba tudo o que muda nos próximos dias

O uso de máscara na rua passa a ser obrigatório a partir de hoje, com exceções, e o não cumprimento desta imposição é punido com multas que vão até aos 500 euros. Conheça tudo o …

Ronaldo volta a testar positivo (e falha reencontro com Messi na Champions)

O internacional português Cristiano Ronaldo voltou a testar positivo ao novo coronavírus e vai por isso falhar o jogo entre a Juventus e o Barcelona de Lionel Messi a contar para a Liga dos Campeões. …

Costa convoca partidos e Conselho de Ministros extraordinário para "ações imediatas"

O primeiro-ministro marcou reuniões com os partidos na sexta-feira e convocou para sábado um Conselho de Ministros extraordinário para definir novas "ações imediatas" para o controlo da pandemia de covid-19 em Portugal. Fonte do Governo disse, esta …

De Jong: "O treinador avisou-me: cuidado com a boa vida em Barcelona"

O jovem médio contou a conversa que teve com Ronald Koeman, quando Koeman não era treinador do Barcelona. Messi é o "melhor do mundo". Frenkie de Jong chegou a Barcelona no verão de 2019 mas, antes …

Produtos de limpeza perfumados podem ser prejudiciais para a saúde

Os produtos de limpeza perfumados podem ser prejudiciais para a saúde, causando problemas que vão desde dores de cabeça e erupções cutâneas até asma, disfunção do sistema imunitário e problemas cardíacos. A pandemia de covid-19 fez …