Pedro Silva Pereira candidato a vice-presidente do Parlamento Europeu

O eurodeputado socialista é candidato a vice-Presidente do Parlamento Europeu (PE), sendo o único português candidato ao cargo.

Pedro Silva Pereira é candidato a vice-Presidente do Parlamento Europeu (PE). A informação foi confirmada pelo Público junto da assessoria do PS, no dia em que o PE se prepara para votar o nome do seu presidente, o italiano David-Maria Sassoli, que falhou a eleição à primeira volta por sete votos (obtendo 325 votos dos 332 necessários).

Há mais três candidatos à presidência do PE: Jan Zahradil, da ECR (162 votos); Ska Keller, dos Verdes (133 votos) e Sira Rego, do GUE/NGL (42 votos), mas o favorito é o socialista italiano, uma vez que faz parte do acordo fechado ontem em Bruxelas.

O eurodeputado socialista e antigo ministro da Presidência durante os Governos de José Sócrates é o único português candidato a uma vice-presidência. O grupo dos Socialistas e Democratas (S&D) pode ocupar até cinco lugares, mas como já detém a presidência, ficará apenas com quatro vices.

De acordo com a carta na qual anunciou a sua candidatura, a que o jornal teve acesso, Silva Pereira diz que “não vê a vice-presidência do Parlamento como um mero trabalho burocrático, mas antes uma posição política para defesa do projeto europeu e de uma democracia forte” e que quer ver o papel do Parlamento europeu fortalecido para que “a vontade política dos nossos cidadãos possa ser totalmente respeitada”.

Silva Pereira afirmou ainda ter estado “à frente de vários dossiês sensíveis: a recomposição do Parlamento para esta legislatura, a reforma do mecanismo de estabilidade europeu, os acordos comerciais com o Japão e financiamento para os objetivos do desenvolvimento sustentável, para nomear alguns”.

Recorde-se que, durante a última legislatura, o socialista esteve no comité AFCO sobre assuntos constitucionais, foi membro da ECON sobre assuntos económicos e monetários e do DEVE sobre desenvolvimento e foi ainda membro substituto da INTA para o comércio internacional.

“Em todas essas difíceis negociações, penso ter mostrado capacidade política de alcançar compromissos, mobilizar toda a gente e avançar com a agenda europeia. Tenho a certeza que vamos precisar mais disto nos próximos anos”, cita ainda o Público.

O processo de votação dos vice-presidentes começa hoje, a partir das 15h00. Esta terça-feira, depois de vários dias de negociações, os 28 chefes de Estado da União Europeia chegaram finalmente a acordo sobre as nomeações para os cargos institucionais de topo.

A ministra da Defesa alemã, Ursula von der Leyen, foi escolhida para a presidência da Comissão Europeia, a ex-diretora do FMI, Christine Lagarde, fica com o Banco Central Europeu (BCE), o primeiro-ministro belga, Charles Michel, ocupa a presidência do Conselho Europeu e o ministro espanhol dos Negócios Estrangeiros, Josep Borrell, foi escolhido para o cargo de Alto Representante da UE para a Política Externa.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Bruxelas abre processo de infração contra Reino Unido por não nomear comissário europeu

A Comissão Europeia anunciou esta quinta-feira a abertura de um procedimento de infração contra o Reino Unido por este Estado-membro, que está em processo de saída da União Europeia (UE), não ter nomeado um comissário. “Enquanto …

Urgência pediátrica do Garcia de Orta encerra à noite a partir de segunda-feira

O serviço de urgência pediátrica do Hospital Garcia de Orta, em Almada, vai fechar à noite a partir de segunda-feira, disse a ministra da Saúde, que prolongou o horário de duas unidades de saúde para …

Hipercarro elétrico da Aspark pulveriza recorde de aceleração

O novo hipercarro elétrico Aspark Owl vai começar a sua produção já no próximo ano e conta já com o recorde de aceleração. O carro vai dos 0 aos 100 km/h em 1,69 segundos. Depois de …

Pelé desafia Ronaldo a bater o seu recorde de 1.283 golos

O ex-futebolista internacional brasileiro Pelé desafiou esta quinta-feira o avançado português Cristiano Ronaldo a superar o seu recorde de 1.283 golos. “Espero que, com a quantidade de golos que já marcou, e foram muitos, tenha saúde …

A automatização pode acabar com 800 milhões de empregos em cerca de 15 anos

Uma análise do Bank of America Merrill Lynch revelou que cerca de 800 milhões de empregos podem desaparecer em todo o mundo até 2035. Esse resultado deve-se à diminuição do custo de automatização. Segundo noticiou o …

Portugueses que ganham até 660 euros mensais podem ficar isentos de IRS em 2020

Os portugueses que auferem até 660 euros mensais, num total de 14 meses, alcançando um máximo anual de 9.224,2 euros podem ficar isentos de IRS em 2020, avança o Jornal de Negócios. De acordo com o …

Milhares de aves encontradas mortas junto a lago na Índia. Desconhecem-se ainda as razões

No passado domingo, 2.400 pássaros - incluindo 20 espécies migratórias - foram encontrados mortos perto do Sambhar Salt Lake, na Índia. Os locais alertaram as autoridades florestais, que esperam os resultados das análises para determinar …

João Félix deve regressar aos relvados na próxima semana

O internacional português João Félix deve regressar aos relvados na próxima semana e pode mesmo vir a ser opção do Atlético de Madrid para o jogo frente ao Granada, marcado para o próximo dia 23 …

Vítimas do franquismo pedem investigação à origem das jóias que a família Franco vai leiloar

A Associação para a Recuperação da Memória Histórica (ARMH), que inclui familiares das vítimas do franquismo, pediu ao Governo espanhol que investigue a origem das jóias que a família Franco vai leiloar. De acordo com …

"Sem dúvida". Montenegro diz que era capaz de derrotar Costa

O antigo líder parlamentar do PSD Luís Montenegro, que é agora candidato à liderança do partido, afirmou, em entrevista ao jornal Público e à Rádio Renascença, que era capaz de derrotar António Costa.  "Acho que era …