Único caso semelhante a doença de Kawasaki em Portugal já recuperou

Tiago Petinga / Lusa

O único caso de síndrome inflamatória associado à covid-19 em Portugal foi uma criança que já recuperou, afirmou, esta sexta-feira, a diretora-geral da Saúde.

Portugal contabiliza 1190 mortos e 28.583 casos confirmados de covid-19, segundo o último boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS). Relativamente ao dia anterior, há mais seis mortos (+0,5%) e mais 264 casos de infeção (+0,9%).

Na habitual conferência de imprensa para a atualização dos números da pandemia em Portugal, o secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, declarou que já foram feitos 600 mil testes de diagnóstico, logo, “o desconfinamento não significou uma desaceleração na contagem”.

Relativamente ao números de doentes internados, o governante confirma que, desde 4 de maio, se assistiu a “uma redução de mais de 17% do número de doentes em internamento hospitalar e de 16% nos internamentos nos cuidados intensivos”, porém, “isto não significa que vamos relaxar as medidas de distanciamento e de higiene”.

Sobre o índice de transmissão (RT), a diretora-geral da DGS, Graça Freitas, diz que se encontra atualmente em 0,97, com “diferenças muito pouco significativas entre regiões”.

No que toca aos óbitos, a responsável declara que 86,6% foi acima dos 70 anos e 14,4% abaixo dos 70, destacando que a grande maioria  tinha “doenças prévias associadas ao óbito”. A pessoa mais nova estava no grupo etário dos 20 aos 29 anos e, pela primeira vez, não se registou qualquer óbito entre os homens.

Questionado sobre o estudo da Fundação Champalimaud, que indica que pode haver dez vezes mais profissionais de saúdes infetados em Lisboa e no Porto, Lacerda Sales disse não querer comentar, por desconhecer os métodos usados na investigação, mas explica que “sempre que um doente testou positivo, todos os contactos profissionais próximos foram testados exaustivamente“.

Único caso parecido a doença de Kawasaki já recuperou

Graça Freitas indicou ainda que o único caso em Portugal de síndrome semelhante à doença de Kawasaki, caracterizada por uma inflamação dos vasos sanguíneos, num caso de covid-19 foi comunicada ao Centro Europeu de Controlo de Doenças e já apareceu nas suas estatísticas internacionais.

“Tivemos um caso. Felizmente, é uma criança que evoluiu bem e já teve alta. Estamos alerta nos serviços de pediatria e estamos prontos para diagnosticar e tratar qualquer situação”, garantiu.

Esta sexta-feira, uma criança de nove anos morreu em França após registar sintomas semelhantes aos desta doença, descritos em jovens que tiveram contacto com o coronavírus, sendo a primeira morte deste tipo no país.

Nas últimas três semanas, vários países assinalaram casos de crianças com uma doença inflamatória com sintomas semelhantes aos da rara doença de Kawasaki, provavelmente relacionados com a covid-19.

Os sintomas são febre alta, dores abdominais e problemas digestivos, erupção cutânea, conjuntivite e língua avermelhada, que incha e que fica com o aspeto de framboesa.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Twitter oferece 3.000 euros a quem ajudar a resolver o enviesamento racial do seu algoritmo

A rede social Twitter anunciou um novo concurso destinado a investigadores e hackers para identificar e resolver o enviesamento racial do algoritmo usado para cortar as imagens que são carregadas pelos utilizadores. Segundo anunciou no Twitter, …

EUA. Universidade na Florida perdoa milhões em propinas

A Florida A&M University, nos Estados Unidos (EUA), perdoou aos estudantes as dívidas relativas ao ano académico de 2020 a 2021, no valor total de 16 milhões de dólares (cerca de 13,5 milhões de euros). "Esta …

Startup cria saco para lavar roupa que evita envio de microplásticos para oceanos

A startup Skizo, incubada na UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto, criou um saco para lavagem de roupa que recolhe os microplásticos libertados pelas fibras e evita o envio dos …

Pegasus. Advogado que luta para libertar a princesa Latifa do Dubai também foi espiado

O ativista de direitos humanos David Haigh — envolvido na libertação da princesa Latifa — é a primeira vítima britânica de espionagem confirmada através do software israelita Pegasus. O advogado britânico e ativista de direitos humanos …

Autor de ataque com faca em Londres queria "matar a rainha"

O autor do ataque extremista com uma faca, em 2020, em Londres, que acabou por morto pela polícia, era conhecido quando esteve na prisão pelo seu radicalismo e por querer "matar a rainha", segundo um …

Crise alimentar leva Coreia do Norte a distribuir reservas militares de arroz

A Coreia do Norte está a destribuir reservas militares de arroz para enfrentar a atual crise alimentar, ao mesmo tempo que uma onda de calor e a seca atingem o país, revelou na terça-feira a …

Jogos Olímpicos: a terra tremeu durante o Brasil-México

Primeira meia-final do torneio masculino de futebol não teve direito a golos durante 120 minutos, mas teve direito a um sismo. Final será entre Brasil e Espanha. O Brasil estará novamente na final dos Jogos Olímpicos, …

A turbina de marés mais potente do mundo já está a funcionar

A mais poderosa turbina de marés do mundo está em funcionamento desde a passada quarta-feira no arquipélago escocês de Orkney. A turbina O2, que pesa 680 toneladas métricas, começou a funcionar na passada quarta-feira, 28 de …

Vacinação Casa Aberta já está disponível para maiores de 30 anos

A modalidade de vacinação Casa Aberta está desde esta terça-feira disponível para as pessoas com idade igual ou superior a 30 anos. De acordo com um comunicado enviado esta terça-feira pela task force, “a modalidade Casa …

Governo motivado para executar PRR "de forma célere"

O ministro das Finanças, João Leão, afirmou esta terça-feira que o Governo está muito motivado “para executar de forma célere” o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), depois de Bruxelas ter desembolsado 2,2 mil milhões …