Único caso semelhante a doença de Kawasaki em Portugal já recuperou

Tiago Petinga / Lusa

O único caso de síndrome inflamatória associado à covid-19 em Portugal foi uma criança que já recuperou, afirmou, esta sexta-feira, a diretora-geral da Saúde.

Portugal contabiliza 1190 mortos e 28.583 casos confirmados de covid-19, segundo o último boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS). Relativamente ao dia anterior, há mais seis mortos (+0,5%) e mais 264 casos de infeção (+0,9%).

Na habitual conferência de imprensa para a atualização dos números da pandemia em Portugal, o secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, declarou que já foram feitos 600 mil testes de diagnóstico, logo, “o desconfinamento não significou uma desaceleração na contagem”.

Relativamente ao números de doentes internados, o governante confirma que, desde 4 de maio, se assistiu a “uma redução de mais de 17% do número de doentes em internamento hospitalar e de 16% nos internamentos nos cuidados intensivos”, porém, “isto não significa que vamos relaxar as medidas de distanciamento e de higiene”.

Sobre o índice de transmissão (RT), a diretora-geral da DGS, Graça Freitas, diz que se encontra atualmente em 0,97, com “diferenças muito pouco significativas entre regiões”.

No que toca aos óbitos, a responsável declara que 86,6% foi acima dos 70 anos e 14,4% abaixo dos 70, destacando que a grande maioria  tinha “doenças prévias associadas ao óbito”. A pessoa mais nova estava no grupo etário dos 20 aos 29 anos e, pela primeira vez, não se registou qualquer óbito entre os homens.

Questionado sobre o estudo da Fundação Champalimaud, que indica que pode haver dez vezes mais profissionais de saúdes infetados em Lisboa e no Porto, Lacerda Sales disse não querer comentar, por desconhecer os métodos usados na investigação, mas explica que “sempre que um doente testou positivo, todos os contactos profissionais próximos foram testados exaustivamente“.

Único caso parecido a doença de Kawasaki já recuperou

Graça Freitas indicou ainda que o único caso em Portugal de síndrome semelhante à doença de Kawasaki, caracterizada por uma inflamação dos vasos sanguíneos, num caso de covid-19 foi comunicada ao Centro Europeu de Controlo de Doenças e já apareceu nas suas estatísticas internacionais.

“Tivemos um caso. Felizmente, é uma criança que evoluiu bem e já teve alta. Estamos alerta nos serviços de pediatria e estamos prontos para diagnosticar e tratar qualquer situação”, garantiu.

Esta sexta-feira, uma criança de nove anos morreu em França após registar sintomas semelhantes aos desta doença, descritos em jovens que tiveram contacto com o coronavírus, sendo a primeira morte deste tipo no país.

Nas últimas três semanas, vários países assinalaram casos de crianças com uma doença inflamatória com sintomas semelhantes aos da rara doença de Kawasaki, provavelmente relacionados com a covid-19.

Os sintomas são febre alta, dores abdominais e problemas digestivos, erupção cutânea, conjuntivite e língua avermelhada, que incha e que fica com o aspeto de framboesa.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Ministério da Saúde indiano sem dados sobre médicos que morreram de covid-19. Associação fala em 382 óbitos

Depois de o Ministério da Saúde indiano ter afirmado esta semana que o não dispõe dos dados sobre os profissionais de saúde que morreram devido à covid-19, a Associação Médica do país publicou uma lista …

Chega apresenta proposta que prevê castração química para pedófilos

O projeto de revisão constitucional do Chega, entregue hoje no parlamento, prevê a remoção dos órgãos genitais a criminosos condenados por violação de menores, algo que em si mesmo encerra dúvidas de conformidade com a …

Fluminense: as derrotas pós-Evanilson e as quatro ausências de Fred

O reforço do FC Porto deixou a equipa brasileira que, desde essa transferência, contabiliza mais derrotas do que vitórias. A instabilidade de Fred não ajuda. Portugal continua mais atento ao Flamengo do que ao Fluminense, mesmo …

MP suíço pede 28 meses de prisão para presidente do PSG e 3 anos para Valcke

O Ministério Público suíço pediu, esta terça-feira, uma pena de 28 meses de prisão para Nasser Al-Khelaïfi, presidente do Paris Saint-Germain, e de três anos para Jérôme Valcke, antigo número dois da FIFA. Trata-se dos primeiros …

Empresa japonesa cria lâmpada UV inócua para humanos que inativa coronavírus

Uma empresa japonesa desenvolveu uma lâmpada de radiação ultravioleta que inativa o novo coronavírus, recorrendo a um comprimento de onda que um estudo científico diz ser inócuo para os seres humanos. A lâmpada Care 222 foi …

Trump pede à ONU atribuição de sanções à China por ter "ocultado factos relevantes"

O Presidente dos EUA, Donald Trump, exortou hoje as Nações Unidas a “pedirem responsabilidades à China” pela sua atuação na fase inicial da expansão da pandemia de covid-19. Na sua intervenção durante o debate geral da …

Há um "clima de medo e insatisfação" nas Forças Armadas, diz Associação de Sargentos

O presidente da Associação Nacional de Sargentos (ANS), Lima Coelho, disse à Rádio Renascença que se vive um "clima de medo e insatisfação nas Forças Armadas", que inclui ameaças, avaliações injustas, demora excessiva das reclamações …

Teletrabalho e questões ambientais são prioridade para o PS no início da sessão legislativa

A líder parlamentar do PS afirma que duas das principais prioridades da sua bancada no início da presente sessão legislativa vão passar pela regulamentação do teletrabalho e pela aprovação de uma lei de bases do …

Justiça alemã abre novo inquérito contra suspeito do desaparecimento de Maddie

A justiça alemã abriu um novo inquérito contra o principal suspeito do desaparecimento de Maddie McCann, relativo à violação de uma jovem irlandesa, em 2004, anunciou, esta terça-feira, o procurador de Brunswick. "Posso confirmar que investigamos …

Mais de metade dos portugueses acredita que os fundos europeus vão ser mal geridos

Mais de metade dos portugueses (60,6%) acredita que os fundos europeus que Portugal vai receber para fazer face à pandemia vão ser mal geridos, revela uma sondagem da Intercampus para o Jornal de Negócios e …