Único caso semelhante a doença de Kawasaki em Portugal já recuperou

Tiago Petinga / Lusa

O único caso de síndrome inflamatória associado à covid-19 em Portugal foi uma criança que já recuperou, afirmou, esta sexta-feira, a diretora-geral da Saúde.

Portugal contabiliza 1190 mortos e 28.583 casos confirmados de covid-19, segundo o último boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS). Relativamente ao dia anterior, há mais seis mortos (+0,5%) e mais 264 casos de infeção (+0,9%).

Na habitual conferência de imprensa para a atualização dos números da pandemia em Portugal, o secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, declarou que já foram feitos 600 mil testes de diagnóstico, logo, “o desconfinamento não significou uma desaceleração na contagem”.

Relativamente ao números de doentes internados, o governante confirma que, desde 4 de maio, se assistiu a “uma redução de mais de 17% do número de doentes em internamento hospitalar e de 16% nos internamentos nos cuidados intensivos”, porém, “isto não significa que vamos relaxar as medidas de distanciamento e de higiene”.

Sobre o índice de transmissão (RT), a diretora-geral da DGS, Graça Freitas, diz que se encontra atualmente em 0,97, com “diferenças muito pouco significativas entre regiões”.

No que toca aos óbitos, a responsável declara que 86,6% foi acima dos 70 anos e 14,4% abaixo dos 70, destacando que a grande maioria  tinha “doenças prévias associadas ao óbito”. A pessoa mais nova estava no grupo etário dos 20 aos 29 anos e, pela primeira vez, não se registou qualquer óbito entre os homens.

Questionado sobre o estudo da Fundação Champalimaud, que indica que pode haver dez vezes mais profissionais de saúdes infetados em Lisboa e no Porto, Lacerda Sales disse não querer comentar, por desconhecer os métodos usados na investigação, mas explica que “sempre que um doente testou positivo, todos os contactos profissionais próximos foram testados exaustivamente“.

Único caso parecido a doença de Kawasaki já recuperou

Graça Freitas indicou ainda que o único caso em Portugal de síndrome semelhante à doença de Kawasaki, caracterizada por uma inflamação dos vasos sanguíneos, num caso de covid-19 foi comunicada ao Centro Europeu de Controlo de Doenças e já apareceu nas suas estatísticas internacionais.

“Tivemos um caso. Felizmente, é uma criança que evoluiu bem e já teve alta. Estamos alerta nos serviços de pediatria e estamos prontos para diagnosticar e tratar qualquer situação”, garantiu.

Esta sexta-feira, uma criança de nove anos morreu em França após registar sintomas semelhantes aos desta doença, descritos em jovens que tiveram contacto com o coronavírus, sendo a primeira morte deste tipo no país.

Nas últimas três semanas, vários países assinalaram casos de crianças com uma doença inflamatória com sintomas semelhantes aos da rara doença de Kawasaki, provavelmente relacionados com a covid-19.

Os sintomas são febre alta, dores abdominais e problemas digestivos, erupção cutânea, conjuntivite e língua avermelhada, que incha e que fica com o aspeto de framboesa.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Ventura reforça poder no Chega. Direção pode suspender militantes

No dia 30 de maio, foram aprovados dois regulamentos que dão poder à direção do Chega para suspender militantes do partido. Segundo avança a revista Sábado, no passado fim de semana, o Conselho Nacional do partido …

Egípcio submeteu as três filhas a mutilação genital feminina. Agora, vai ser julgado

Um pai terá dito às três filhas que iam ser vacinadas contra a covid-19, mas, quando acordaram, tinham sido mutiladas. Um cidadão egípcio vai ser julgado por, alegadamente, ter forçado as três filhas menores a serem …

Vacina da Universidade de Oxford para a covid-19 será testada no Brasil

A vacina contra a covid-19 em que trabalham os cientistas da Universidade de Oxford será testada no Brasil, pelo nível de infeção naquele país, revelou esta sexta-feira o Times. Com o declínio nos casos de coronavírus …

Esta noite há um eclipse penumbral da Lua

Esta noite tem bons motivos para atrasar o jantar: ao início da noite desta sexta-feira, haverá um eclipse penumbral da Lua. A Lua vai ficar na penumbra na noite desta sexta-feira. Pouco antes das 21h, em …

Depois de Latifa e Haya, mais uma princesa pediu ajuda para fugir do Dubai (e está desaparecida)

Depois da fuga da princesa Latifa e da princesa Haya do Dubai, outra jovem gravou um vídeo a pedir ajuda para escapar dos seus pais. Agora, está desaparecida. De acordo com o jornal espanhol El País, …

Caso Maddie. Suspeito alemão alvo de nova investigação por crime semelhante na Alemanha

Christian B., de 43 anos, poderá estar associado ao desaparecimento de uma menina de cinco anos, em 2015, na Alemanha. De acordo com a agência DPA, o Ministério Público alemão abriu uma nova investigação sobre o …

À espera de propostas concretas, Jerónimo quer salário pago a 100%

Jerónimo de Sousa admite que só tomará uma posição quanto ao Orçamento Suplementar quando souber as "propostas concretas". Esta sexta-feira, o secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, disse que só tomará uma posição quanto ao Orçamento …

Do ruído à reciclagem. No Dia Mundial do Ambiente, associação Zero divulga dados preocupantes

As principais preocupações da associação ambientalista Zero em Portugal são ao nível do desperdício de água, do ruído e da reciclagem. Do excesso de lixo produzido por cada habitante ao ruído em excesso provocado pelo …

Esferográfica pessoal e máscara obrigatórios nas eleições do FC Porto

As eleições do FC Porto estão agendadas para este fim de semana e os sócios que quiserem exercer o seu direito de voto terão de levar uma máscara de proteção individual e uma esferográfica. No comunicado …

Açores sem infetados por covid-19. Último paciente internado recuperou

Os Açores estão oficialmente livres de covid-19. Dois meses e meio depois do primeiro caso na região, os Açores não têm qualquer registo de infetados por covid-19. Vasco Cordeiro, presidente do Governo Regional, anunciou no Facebook …