“A única camisola que eu não dispo é a da Constituição”, diz Ferro Rodrigues

Pedro Nunes / Lusa

O presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues

O presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues

O presidente da Assembleia da República defendeu esta sexta-feira que o objeto da nova comissão de inquérito à CGD cumpre “em absoluto os termos regimentais e constitucionais”.

“Por aquilo que li, julgo que cumpre em absoluto os termos regimentais, constitucionais e que é um direito potestativo dos deputados. Não penso que vá haver qualquer problema. A única camisola que eu não dispo é a da Constituição da República Portuguesa”, afirmou Ferro Rodrigues à saída de um almoço com o Presidente da República.

O chefe de Estado recebeu para almoçar o Presidente do Parlamento e, seguidamente, recebeu em audiência a líder do CDS-PP, Assunção Cristas, que disse ter pedido o encontro com Marcelo Rebelo de Sousa para “denunciar o que se passa no Parlamento”, considerando que, no caso da comissão da Caixa, houve opressão dos direitos da oposição por parte da maioria de esquerda.

Ferro Rodrigues ressalvou ainda não ter tido conhecimento formal do objeto da nova comissão parlamentar de inquérito imposta de forma potestativa pelo PSD e o CDS-PP, e que foi esta sexta-feira anunciado será para apreciar a contratação, gestão e saída do anterior presidente do banco, António Domingues.

O Presidente do Parlamento quis sublinhar que “todas as instituições funcionam em absoluta regularidade”, da Assembleia ao Governo passando pela Presidência.

Segundo Ferro Rodrigues, tratou-se de um “almoço entre duas pessoas que se respeitam, entre duas pessoas que se estimam”, em que foram discutidas iniciativas que, até ao final do ano, haverá trabalho conjunto entre a Assembleia da República e a Presidência da República, entre as quais, comemorações e visitas de Estado, que não especificou.

“Imparcialidade é total”

A líder do CDS denunciou esta quarta-feira, no Parlamento, que “a maioria de esquerda unida oprime a direita“, com a conivência de Ferro Rodrigues, e por isso decidiu levar o tema ao Presidente da República.

“A nossa intenção foi deixar o registo daquilo que nos preocupa no funcionamento do Parlamento. Naturalmente, o senhor Presidente da República ouviu atentamente e agora fará o melhor uso desta informação”, afirmou Cristas aos jornalistas à saída da audiência.

Confrontada com as considerações de Ferro Rodrigues de que o objeto da nova comissão de inquérito à Caixa cumpre os termos regimentais de constitucionais, a líder centrista afirmou: “Parece-me muito bem que possa entrar em funcionamento”.

“Esta nova comissão só tem lugar porque o trabalho do CDS foi bloqueado na anterior comissão”, declarou.

Relativamente a Ferro Rodrigues, também o líder parlamentar do PSD, Luís Montenegro, afirmou esta semana, em entrevista ao jornal Público, que o presidente da Aseembleia “teve uma intervenção muito infeliz” no âmbito do processo sobre a Caixa.

O presidente da AR “começou por levantar obstáculos sem fundamento à delimitação do objeto inicial e chegou ao limite de, na conferência de líderes, dizer ao PSD e ao CDS que era um mau serviço ao Parlamento suscitar o assunto do boicote a que estamos a ser sujeitos”, afirmou Montenegro.

Perante este tipo de declarações, Ferro Rodrigues defendeu-se ontem, dizendo que a sua “imparcialidade é total”, que não é “condicionável a não ser pela Constituição, pelo Regimento e pelas leis” e que não é “condicionável nem por ameaças, nem por determinado tipo de pressões, venham elas de onde vierem”.

“É evidente que há pessoas que continuam a pensar que a maioria é a mesma de há um ano e meio, mas, infelizmente para elas, não é e, portanto, têm que se habituar às novas regras e às novas circunstâncias democráticas da Assembleia da República”, acrescentou.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Rui Rio vence segunda volta. Líder reeleito quer "estabilidade, lealdade e unidade"

O presidente social-democrata, Rui Rio, afirmou hoje que espera poder “trabalhar com estabilidade e lealdade”, recusou que o PSD esteja “partido” e vincou estar “a iniciar o momento para marcar a unidade” no partido. O líder …

Gatos não se importam de comer pessoas mortas (e há um estudo que mostra como o fazem)

Uma nova investigação analisou como é que dois gatos selvagens se alimentaram de cadáveres humanos. Os animais mostraram preferência por corpos específicos ao longo de vários dias. No Forensic Investigation Research Station, no estado norte-americano do …

"Árvores dinossauro". Bombeiros australianos conseguiram salvar floresta pré-histórica

Os bombeiros australianos conseguiram salvar dos incêndios uma floresta com árvores pré-históricas localizada no sudeste do país, anunciou o Governo. Em causa estão árvores da espécie Wollemia nobilis, vulgarmente conhecidas como Pinheiro de Wollemi, que se …

Príncipe Harry e Meghan renunciam aos títulos da realeza

O Palácio de Buckingham anunciou, este sábado, um acordo em que o príncipe Harry e a sua mulher renunciaram aos respetivos títulos, abandonando os deveres enquanto membros seniores da família real do Reino Unido e …

Polaris Slingshot chega ao mercado com um sistema de transmissão inovador

A nova versão do Polaris Slingshot vem equipado com um sistema de transmissão que mescla a condução do manual com o conforto do automático. Para quem não conhece o Polaris Slingshot, apresentado pela primeira vez em …

Turistas estão a invadir Hallstatt, a aldeia austríaca que terá inspirado "Frozen"

Considerado Património Mundial pela UNESCO desde 1997, Hallstatt, na Áustria, possui apenas 778 moradores e tem uma sequência de casas em estilo alpino. Em 2010, antes do lançamento do primeiro filme da Disney, "Frozen", a cidade …

Teerão vai enviar caixa negra do avião abatido para a Ucrânia

O Irão vai enviar para a Ucrânia as gravações da caixa negra do avião ucraniano que abateu acidentalmente, na semana passada, para que sejam sujeitas a análises adicionais. Hassan Rezaeifer, chefe de investigações de acidentes do …

António Folha já não é treinador do Portimonense

O treinador apresentou a demissão do comando técnico do Portimonense, este sábado, depois de perder na deslocação ao lanterna-vermelha Desportivo das Aves, por 3-0. "Antes de me fazerem qualquer pergunta sobre o jogo, queria transmitir que …

Há pombos cowboys em Las Vegas (e voluntários estão a tentar salvá-los)

Por alguma razão, alguém decidiu colar chapéus vermelhos minúsculos de cowboy em pombos de Las Vegas, nos Estados Unidos. Agora, a equipa do Lofty Hopes Pigeon Rescue está a tentar salvá-los. Há uma missão para resgatar …

Youtube encaminha milhões de utilizadores para desinformação climática

Os algoritmos do YouTube estão a encaminhar milhões de utilizadores de vídeos de empresas para a desinformação sobre as alterações climáticas, através de serviços de publicidade online, de acordo com uma investigação da comunidade virtual …