União Europeia poderá adiar prazo do Brexit até julho

Julien Warnand / EPA

A União Europeia poderá prolongar o prazo para a concretização do Brexit, marcado para 29 de março, pelo menos até julho.

A instabilidade interna no Reino Unido, onde a primeira-ministra Theresa May está a ter dificuldades em fazer aprovar no parlamento britânico o acordo alcançado com os responsáveis europeus, torna improvável que o país cumpra o prazo, pelo que a UE está disposta a prolongá-lo até julho através de uma “extensão técnica” da data limite.

“Se a primeira-ministra continuar no cargo e nos informar de que precisa de mais tempo para aprovar o acordo no parlamento, será oferecida uma prorrogação técnica até julho”, disse ao jornal britânico The Guardian um alto funcionário da União Europeia.

O prazo poderá ser posteriormente alargado ainda mais no caso de haver eleições antecipadas ou um segundo referendo no Reino Unido.

No caso de a União Europeia receber um pedido por parte do Reino Unido para prolongar o prazo — cenário que parece altamente provável —, será convocado um Conselho Europeu extraordinário para discutir o assunto.

A complicar as contas estão as eleições para o Parlamento Europeu, em maio. O novo parlamento vai reunir-se pela primeira vez em julho e é preciso saber se o Reino Unido ainda é ou não um Estado-membro da União Europeia. Se for, é preciso eleger eurodeputados britânicos.

Um dos grandes obstáculos continua a ser a fronteira entre a Irlanda e a Irlanda do Norte. Para segunda-feira é esperada a publicação de uma carta da Comissão Europeia sobre o assunto, na qual serão dadas novas garantias na expectativa de ajudar os deputados britânicos a aceitar o acordo.

O acordo para o Brexit vai ser votado na terça-feira no Parlamento britânico, depois de ter sido adiado em dezembro por Theresa May.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Alegado escritor-fantasma confessa que recebeu pagamentos de Sócrates

Domingos Farinho, alegado escritor-fantasma do livro de José Sócrates "A Confiança no Mundo", confessou que recebeu pagamentos do ex-primeiro-ministro através da RMF Consulting. No requerimento de abertura de instrução que apresentou em janeiro de 2020, o …

Os cavalos perdem quatro dedos no útero

Os cavalos têm apenas um dedo em cada pata, sendo os cascos o equivalente à falange dos nossos dedos médios. No entanto, os seus ancestrais tinham mais dedos em cada pata, variando entre três e …

"Década perdida". Novo Banco com prejuízos de 1.058,8 milhões em 2019

O presidente executivo do Novo Banco disse esta sexta-feira que os últimos dez anos foram uma "década perdida" para a empresa que começou por ser BES e passou em 2014 a Novo Banco, mas …

Estados Unidos assinam acordo de paz com os talibãs no Afeganistão

O presidente norte-americano, Donald Trump, pediu esta sexta-feira aos afegãos para "aproveitar a oportunidade de paz", ao abrigo do acordo de paz que os Estados Unidos vão assinar no sábado com os rebeldes talibãs. A …

Portugal poderá ter um milhão de infetados (e ser decretada quarentena obrigatória)

A diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, admite que poderá haver um milhão de portugueses infetados pelo Covid-19, 21.000 na semana mais crítica, assegurando que as autoridades de saúde estão a preparar-se para esta possibilidade. “Estamos a …

Descobertos na Sibéria vestígios do Evento de Tunguska, um dos maiores impactos na Terra

Um grupo de investigadores russos que investigam o fenómeno de Tunguska de 1908, o maior impacto terrestre registado na história moderna, descobriu camadas em sedimentos locais que podem conter substâncias de origem extraterrestre. A 30 de …

Exoplaneta gigante pode ter as condições ideais para abrigar vida

Uma equipa de cientistas da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, descobriu que o enorme exoplaneta K2-18b - tem duas vezes o tamanho da Terra - pode reunir as condições ideais para abrigar vida. Depois de …

A Terra pode ter uma nova (e temporária) mini-lua

A Terra pode ter um novo vizinho, ainda que temporário. Astrónomos do Catalina Sky Survey, programa financiado pela NASA, acreditam ter identificado um asteróide que ficou preso na gravidade da Terra - pode ser a …

Príncipe italiano vende massa fresca numa roulote nos Estados Unidos

O príncipe italiano Emanuele Filiberto é dono da "Princípe de Veneza", a única roulote que vende massa fresca em Los Angeles, nos Estados Unidos. Harry e Meghan Markle podem bem pôr os olhos neste exemplo de …

Há 140 anos, "choveu" carne nos Estados Unidos (e ainda não se sabe porquê)

Há 140 anos, em 1876, uma quinta no estado norte-americano de Kentucky testemunhou uma "chuva" de carne cuja origem permanece um mistério. Tudo começou quando, em 3 de março de 1876, a mulher do agricultor Allen …