União Europeia poderá adiar prazo do Brexit até julho

Julien Warnand / EPA

A União Europeia poderá prolongar o prazo para a concretização do Brexit, marcado para 29 de março, pelo menos até julho.

A instabilidade interna no Reino Unido, onde a primeira-ministra Theresa May está a ter dificuldades em fazer aprovar no parlamento britânico o acordo alcançado com os responsáveis europeus, torna improvável que o país cumpra o prazo, pelo que a UE está disposta a prolongá-lo até julho através de uma “extensão técnica” da data limite.

“Se a primeira-ministra continuar no cargo e nos informar de que precisa de mais tempo para aprovar o acordo no parlamento, será oferecida uma prorrogação técnica até julho”, disse ao jornal britânico The Guardian um alto funcionário da União Europeia.

O prazo poderá ser posteriormente alargado ainda mais no caso de haver eleições antecipadas ou um segundo referendo no Reino Unido.

No caso de a União Europeia receber um pedido por parte do Reino Unido para prolongar o prazo — cenário que parece altamente provável —, será convocado um Conselho Europeu extraordinário para discutir o assunto.

A complicar as contas estão as eleições para o Parlamento Europeu, em maio. O novo parlamento vai reunir-se pela primeira vez em julho e é preciso saber se o Reino Unido ainda é ou não um Estado-membro da União Europeia. Se for, é preciso eleger eurodeputados britânicos.

Um dos grandes obstáculos continua a ser a fronteira entre a Irlanda e a Irlanda do Norte. Para segunda-feira é esperada a publicação de uma carta da Comissão Europeia sobre o assunto, na qual serão dadas novas garantias na expectativa de ajudar os deputados britânicos a aceitar o acordo.

O acordo para o Brexit vai ser votado na terça-feira no Parlamento britânico, depois de ter sido adiado em dezembro por Theresa May.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Será difícil não voltar a adiar a abertura" dos centros comerciais na região de Lisboa

O presidente da Associação dos Médicos de Saúde Pública, Ricardo Mexia, considerou que "será difícil não voltar a adiar a abertura" dos centros comerciais na Grande Lisboa, tendo em conta os números da região nos …

Atraso na partilha de informação. Responsáveis da OMS recusam responder a perguntas sobre China

Os mais altos responsáveis da Organização Mundial de Saúde (OMS) recusaram-se esta quarta-feira a responder diretamente a perguntas sobre um atraso da China na partilha do mapa genético do novo coronavírus com a agência. Três perguntas …

Espanha reabre fronteiras a 22 de junho. Portugal diz que ainda não há uma decisão tomada

Espanha vai reabrir as fronteiras com Portugal e França a 22 de junho. O país tinha planeado abrir as fronteiras ao turismo estrangeiro a 1 de julho, mas decidiu adiantar a data. Porém, Portugal diz …

Conceição critica arbitragem, mas em Espanha fala-se de penálti de Pepe "que roça o escândalo"

Os 'dragões' perderam no primeiro jogo após a retoma do campeonato. Sérgio Conceição deixou críticas à arbitragem, mas em Espanha fala-se de um penálti escandaloso... de Pepe. O FC Porto ficou com a liderança da I …

Redução do IVA, abono para crianças e incentivos para comprar elétricos. O plano de 130 mil milhões de Merkel

A chanceler alemã, Angela Merkel, anunciou esta quinta-feira um pacote de estímulo de 130 mil milhões de euros para este ano e 2021, para impulsionar a economia do país, duramente atingida pela pandemia de covid-19. Entre …

De Jorge Jesus a Bruno de Carvalho. Rui Pinto terá espiado 72 pessoas e entidades

O português Rui Pinto terá espiado 72 pessoas e entidades, acusa o Tribunal da Relação de Lisboa. A defesa do denunciante criticou a manutenção da prisão preventiva. De acordo com o acórdão do Tribunal da Relação …

Empresas podem manter lay-off até ao fim de setembro. Trabalhadores podem receber 85% do salário

Os traços gerais do plano do Governo para a retoma da economia e para tentar travar a escalada do desemprego foram apresentados aos parceiros sociais, esta terça-feira, por Ana Mendes Godinho, ministra do Trabalho, Solidariedade …

O próximo Wolves? Charlton pode tornar-se "português"

O consórcio português Corporate Football Organisation Portugal (CFO), liderado por Fernando Côrte-Real, está a estudar a compra do Charlton, clube que milita no Championship, o segundo escalão inglês. "A CFO Portugal já existe há pelo menos …

PJ prossegue investigação e confirma envolvimento de alemão no desaparecimento de Maddie

A Polícia Judiciária adiantou esta quarta-feira que prosseguem em Portugal diligências no âmbito da investigação ao desaparecimento da criança inglesa Madeleine McCann, no Algarve, em 2007, confirmando as suspeitas de envolvimento de um cidadão alemão …

Benfica critica presença de Rui Moreira na lista de Pinto da Costa

O diretor de comunicação do SL Benfica, Luís Bernardo, criticou, esta quarta-feira, a presença de Rui Moreira na lista de Pinto da Costa às eleições para a presidência do FC Porto. "Já não bastava o nível …