/

União Europeia continua a mobilizar meios para combater incêndios na Grécia e Mediterrâneo

Erdem Sahin / EPA

A União Europeia continua a mobilizar meios, através do seu Mecanismo de Proteção Civil, para ajudar a Grécia e outros países do Mediterrâneo a combaterem os incêndios florestais que continuam a atingir a região, anunciou esta segunda-feira a Comissão Europeia.

De acordo com os dados esta segunda-feira atualizados pelo executivo comunitário, no seguimento de pedidos de auxílio de Grécia, Macedónia do Norte, Albânia, Itália e Turquia, a UE ajudou a mobilizar 14 aviões de combate a incêndios, três helicópteros, cerca de 1.300 bombeiros e 250 veículos.

A caminho da Grécia, país que enfrenta a pior vaga de calor das últimas décadas, encontram-se nove aviões, perto de um milhar de bombeiros e 200 veículos, tendo as últimas ofertas, durante o fim de semana, sido originárias de França, Alemanha, Polónia, Áustria e Eslováquia, que estão a enviar unidades terrestres de combate aos fogos, precisa o executivo comunitário num comunicado hoje divulgado.

A Comissão Europeia assinala que estes apoios acrescem àqueles já enviados ao longo da semana passada para ajudar no combate aos incêndios florestais em Itália, Albânia e Macedónia do Norte.

Grécia e Turquia enfrentam hoje o 13.º dia de incêndios florestais que já causaram 10 mortos, depois de uma vaga de calor superior a 40 graus que tem afetado a região banhada pelo mar Egeu.

// Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.