/

Portugal regista mais uma morte e 220 novos casos de covid-19

Portugal registou, esta segunda-feira, mais uma morte e 220 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS).

De acordo com o último boletim da DGS, dos 220 novos casos, 97 são na região Norte. Na região de Lisboa e Vale do Tejo há mais 56 infetados do que nas últimas 24 horas, no Centro há mais 24, no Alentejo há mais nove, no Algarve há mais cinco e nos Açores e na Madeira há mais 14 e 15 casos, respetivamente.

No total, o número de pessoas infetadas pela doença desde o início da pandemia é agora de 831.221. Há, neste momento, 25.059 casos ativos, menos 328 do que no domingo.

Estão também confirmadas 16.946 mortes devido à covid-19, mais um óbito relativamente às últimas 24 horas, que ocorreu no arquipélago dos Açores. Trata-se de uma mulher que estava na faixa etária dos 80 anos ou mais.

Neste momento, existem 454 doentes internados em Portugal (mais 26 do que ontem), dos quais 112 nos cuidados intensivos (mais três do que ontem).

O boletim da DGS também aponta para mais 547 doentes recuperados, verificando-se já um total de 789.216 pessoas. Há ainda 20.823 pessoas em vigilância pelas autoridades de saúde, mais 111 em relação ao dia de ontem.

Na chamada matriz de risco, Portugal encontra-se na zona amarela. O país tem uma média de 71,8 casos de infeção por 100 mil habitantes e o Rt (risco de transmissibilidade) desceu para 1.

Esta segunda-feira, avançou a terceira fase do desconfinamento na generalidade do país. A retoma do ensino presencial para os alunos do Ensino Secundário e do Ensino Superior avança em todo o território continental, independentemente do nível de risco de cada concelho.

Os restaurantes, cafés e pastelarias poderão abrir o serviço de mesa no interior, limitado a grupos de quatro pessoas, para além do serviço de esplanada que já estava autorizado, mas que passa agora a ter um limite de seis pessoas. Os centros comerciais e todas as lojas, independentemente da sua dimensão, podem reabrir esta segunda-feira, cumprindo a lotação fixada pela DGS.

A pandemia do novo coronavírus já matou pelo menos 3.020.765 pessoas em todo o mundo desde que foram detetados os primeiros casos, no final de 2019, segundo um levantamento realizado pela agência France-Presse a partir de fontes oficiais.

Filipa Mesquita, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.