Governo ucraniano volta a pedir caixa negra de avião comercial derrubado no Irão

Abedin Taherkenareh / EPA

Queda de um Boeing 737-800 no Irão

O ministro ucraniano dos Negócios Estrangeiros, Dmitri Kuleba, insistiu esta segunda-feira junto do homólogo iraniano para que o Irão entregue as caixas negras do avião comercial da Ucrânia derrubado há três meses em Teerão e que Kiev nunca recebeu.

Num contacto telefónico com o ministro dos Negócios Estrangeiros do Irão, Mohammad Javad Zarif, Kuleba “insistiu na entrega das caixas negras à Ucrânia, no cumprimento da Convenção de Chicago (sobre a aviação civil internacional)”, refere uma nota da diplomacia de Kiev.

No passado mês de fevereiro, o ministro iraniano da Defesa, Amir Hatani, disse que a caixa negra do avião que foi derrubado por um míssil “estava gravemente danificada” e que tinha de ser reparada antes de ser descodificada.

Zarif indicou a Kuleba que Teerão pretende investigar a tragédia “o mais depressa possível” para que sejam esclarecidas todas as circunstâncias do incidente, apontar os responsáveis para que sejam julgados.

O chefe da diplomacia do Irão recordou que várias pessoas foram detidas durante as investigações. Kubela insistiu também na necessidade de indemnizar as famílias das vítimas.

A bordo do Boeing 737 da UIA viajavam 176 pessoas: 82 iranianos, 63 canadianos e 11 ucranianos (dois passageiros e nove tripulantes), dez suecos, quatro afegãos, três alemães e três britânicos.

O aparelho despenhou-se no sul de Teerão no passado dia 8 de janeiro, atingido por um míssil iraniano depois de ter descolado do aeroporto internacional Imã Komeni, com destino a Kiev.

O derrube do avião comercial ucraniano, que o Irão qualificou de acidental, ocorreu depois do ataque com mísseis contra bases aéreas onde estão instalados militares norte-americanos no Iraque.

Segundo Teerão, tratou-se de uma resposta contra o assassínio do general Suleiman que comandava a Guarda Revolucionária, dias antes, em Bagdad. O oficial iraniano foi morto por um míssil disparado pelos Estados Unidos.

Lusa // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Hulk marcou num jogo que foi interrompido... cinco vezes

Muitas pausas na partida entre América de Cali e Atlético Mineiro. Protestos na Colômbia também afetaram o jogo Atlético Nacional-Nacional. Grupo H da Taça Libertadores, quarta jornada. Em Barranquilla, América de Cali e Atlético Mineiro entraram …

Festa leonina, OE e política. Marcelo poupa Cabrita, mas não põe de lado uma remodelação

Em entrevista à RTP, a primeira deste mandato, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, poupou Cabrita, culpou os adeptos pelo que se passou nos festejos do Sporting, sublinhou que acredita que o Orçamento …

Governo prometeu a Bruxelas reforma de serviços do Estado. Sindicatos não sabiam

O Governo prometeu a Bruxelas arrancar com uma “reforma funcional e orgânica da administração pública (AP)” sob pena de não receber os cheques da bazuca europeia. “A reforma iniciar-se-á no segundo trimestre de 2021, com a …

Implante neural permite que pessoas paralisadas escrevam. Basta imaginar as letras

Pela primeira vez, uma equipa de investigadores descodificou os sinais neurais associados à escrita de letras e, em seguida, exibiu versões digitadas dessas letras em tempo real. Quando uma lesão ou doença priva uma pessoa da …

Presidente do PSD Oeiras demite-se depois de Rio rejeitar apoiar Isaltino Morais

O presidente da Comissão Política do PSD de Oeiras, estrutura que declarou apoio à candidatura do independente Isaltino Morais à liderança do município, demitiu-se, conforme anunciou esta quinta-feira o próprio, depois de a Comissão Política …

Revolta nas Forças Armadas. Ramalho Eanes entre os 28 ex-chefes militares contra reforma Cravinho

Vinte e oito ex-chefes de Estado-Maior dos três ramos, incluindo o general Ramalho Eanes, assinaram uma carta a contestar o processo da reforma das Forças Armadas em curso e apelaram a um debate alargado à …

Israel reforça presença militar na fronteira com Gaza. "Última palavra ainda não foi dita"

O Exército israelita tinha anunciado, esta quinta-feira à noite, que os seus soldados tinham entrado na Faixa de Gaza. Depois veio negar essa informação, atribuindo a confusão a um problema de "comunicação interna". Na noite desta …

Carta de 1949 revela que Einstein já suspeitava do "super sentido" dos pássaros

Muitas décadas antes de sabermos que alguns animais têm "super sentidos", como é o caso dos pássaros, já o Nobel da Física discutia esse assunto com outros investigadores. Embora não se conheça o conteúdo da primeira …

Ferro empossa comissão de revisão constitucional por três meses. Iniciativa Liberal retira projeto

O presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, deu esta quinta-feira posse à comissão de revisão constitucional por três meses (90 dias), desejando “votos de muito bom trabalho”, na sala do Senado do Palácio de …

Serena Williams: "A prioridade é a minha filha, não os Jogos Olímpicos"

Recordista do ténis feminino deixa a entender de que não vai a Tóquio. Naomi Osaka coloca dúvidas à volta do próprio evento. "Sou atleta e, por isso, é claro que o meu pensamento imediato é: quero …