/

Ucrânia: UE vai alargar lista de pessoas alvo de sanções

EPP / wikimedia

A chanceler alemã, Angela Merkel

A chanceler alemã, Angela Merkel

A União Europeia vai alargar a lista de personalidades russas e ucranianas pró-russas com proibição de vistos e congelamento de bens, anunciou hoje a chanceler alemã, Angela Merkel, admitindo a possibilidade de sanções económicas em caso de escalada.

“No Conselho Europeu que começa hoje, os chefes de Estado e de governo da União Europeia vão determinar as sanções (da fase 2) decididas há duas semanas (…) Entre elas, o alargamento da lista das pessoas afetadas pela proibição de vistos e congelamento de ativos”, disse Merkel, perante os deputados do Bundestag.

“Em caso de escalada (…) estamos prontos a todo o momento a avançar para a terceira fase das sanções e tratar-se-á sem dúvida de sanções económicas”, adiantou, algumas horas antes da reunião do conselho em Bruxelas.

A anexação da península da Crimeia à Rússia exige “uma resposta firme e unida da Europa e dos seus parceiros”, insistiu.

Sobre o futuro da Rússia no G8, que tem prevista uma cimeira em junho, a chanceler declarou: “enquanto não estiverem reunidas as condições políticas para um encontro destes não há G8, nem cimeira, nem o formato enquanto tal”.

Os encontros preparatórios para a cimeira do G8 na cidade russa de Sochi foram suspensos devido à situação na Crimeia.

Em relação às consultas governamentais germano-russas previstas para o final de abril, ainda não há decisão.

“O Governo alemão decidirá se se realizarão ou não e sob que forma”, disse Merkel.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.