Turquia deporta 40 vacas holandesas numa demonstração de apoio a Erdogan

UNAOC / Flickr

Recep Tayyip Erdogan, Presidente da Turquia

Recep Tayyip Erdogan, Presidente da Turquia

A associação de produtores de carne vermelha da Turquia afirmou que vai devolver gado holandês de volta ao seu local de origem devido à crise diplomática entre os dois países.

“As vacas holandesas tornaram-se muito comuns no nosso país, mas esta raça está a começar a causar sérios problemas. No futuro, não queremos produtos de origem animal da Holanda “, disse o chefe da associação turca de produtores de carne vermelha, Bulent Tunc, citado pela agência AFP.

“Temos as nossas próprias crias de qualidade”, disse o responsável, sublinhando que a Turquia deveria começar a focar-se na criação do seu próprio gado.

Esta situação já gerou várias publicações no Twitter, onde vários utilizadores têm feito piadas sobre esta atitude “bizarra”.

Tunc afirmou ao jornal Hurriyet que uma manada de 40 bovinos já foi carregada e enviada à Holanda a partir de uma produção do oeste da província de Canakkale.

“Se não aceitarem os animais de volta, então distribuiremos os pedaços depois de terem sido abatidos”, acrescentou.

A tensão entre a Turquia e a Holanda tem vindo a aumentar após a exigência da realização de reuniões com a comunidade turca residente na Holanda para promover o voto na reforma constitucional que confere acrescidos poderes executivos ao Presidente Erdogan, pedido esse que foi negado.

O objetivo dos governantes da Turquia é que os seus cidadãos na diáspora votem, no referendo de 16 de abril,  “sim” ao reforço dos poderes do presidente do país.

No sábado, as autoridades holandesas impediram a aterragem do avião onde viajava o chefe da diplomacia turca, Mevlüt Çavusoglu, enquanto a ministra dos Assuntos Familiares, Fatma Betul Sayan Kaya, foi expulsa da Holanda para a Alemanha.

A Turquia também decidiu, esta terça-feira, suspender as relações ao mais alto nível com a Holanda e ameaçou ainda rever o acordo estabelecido com a União Europeia para conter o fluxo de refugiados a entrar na Europa.

ZAP //

7 COMENTÁRIOS

    • Vai tu primeiro! Assim indicas-lhes o caminho. Já agora manda-os de volta, mas fica lá, que aqui não fazes falta… xenófobo.

RESPONDER

Adeus, Mr. Charles Bradley

Foi através das redes sociais de Charles Bradley que o mundo ficou a saber da morte do músico norte-americano, aos 68 anos. O dono da marcante voz do soul morreu, vítima de cancro no estômago. Há …

Relatório sobre Tancos é tão secreto que ninguém sabe quem o fez

O primeiro-ministro, António Costa, reiterou esta noite desconhecer o relatório noticiado pelo Expresso sobre o furto de armas em Tancos, sublinhando que o documento não pertence a "nenhum organismo oficial" do Estado. “Não sei a que …

Benfica vs P. Ferreira | Artilharia com excesso de pontaria

O Benfica regressou às vitórias, após três jogos sem vencer. A vítima foi o Paços de Ferreira, que perdeu por 2-0 no Estádio da Luz, perante uma “águia” a querer responder à “crise” com muito …

Moreirense vs Sporting | Machadada na série leonina

O Sporting perdeu os primeiros pontos no campeonato ao empatar, por 1-1, na deslocação ao terreno do Moreirense. Sem Acuña, a equipa “leonina” revelou grandes dificuldades durante toda a partida, acabando por marcar apenas num autogolo, …

México registou 4287 réplicas do sismo de dia 7

O Serviço Sismológico Nacional (SSN) do México registou 4.287 réplicas do terramoto de dia 07, que abanou o centro e sul do país, informou hoje a diretora do centro, Xyoli Pérez Campos. Em conferência de imprensa, …

Autocarro eléctrico fez 1772km com uma só carga

Para que a transição para os veículos eléctricos seja total é necessário demonstrar a sua viabilidade como alternativa para todo o tipo de veículos, e a Proterra acaba de demonstrar que a autonomia não é …

TAP cancela Londres/Porto por falta de tripulação

A TAP cancelou hoje um voo entre Londres e o Porto, por não ter tripulação suficiente, confirmou à Lusa fonte oficial da companhia aérea, após relatos de passageiros que não puderam voar. A empresa explicou que …

Vice-presidente angolano arrasa Portugal e deixa relações por um fio

A defesa de Manuel Vicente, vice-presidente cessante de Angola, atira-se ao Ministério Público português, acusando-o de mentir e de violar a Lei Internacional, no âmbito do processo em que o governante é acusado de corrupção. O …

Ministério Público abre inquérito ao “apagão” dos 10 mil milhões para offshores

O Ministério Público decidiu abrir um inquérito ao 'apagão' informático que entre 2011 e 2014 permitiu que quase 10.000 milhões de euros fossem transferidos para offshores sem passar pela Autoridade Tributária, embora os bancos tenham …

Exército cercou favela da Rocinha (e nem assim acaba a "guerra do Rio")

As Forças Armadas do Brasil cercaram a comunidade da Rocinha, uma grande favela do Rio de Janeiro onde vivem pelo menos 70 mil pessoas. A decisão foi tomada pelo ministro da Defesa, Raul Jungmann, com …