Turquia deporta 40 vacas holandesas numa demonstração de apoio a Erdogan

UNAOC / Flickr

Recep Tayyip Erdogan, Presidente da Turquia

Recep Tayyip Erdogan, Presidente da Turquia

A associação de produtores de carne vermelha da Turquia afirmou que vai devolver gado holandês de volta ao seu local de origem devido à crise diplomática entre os dois países.

“As vacas holandesas tornaram-se muito comuns no nosso país, mas esta raça está a começar a causar sérios problemas. No futuro, não queremos produtos de origem animal da Holanda “, disse o chefe da associação turca de produtores de carne vermelha, Bulent Tunc, citado pela agência AFP.

“Temos as nossas próprias crias de qualidade”, disse o responsável, sublinhando que a Turquia deveria começar a focar-se na criação do seu próprio gado.

Esta situação já gerou várias publicações no Twitter, onde vários utilizadores têm feito piadas sobre esta atitude “bizarra”.

Tunc afirmou ao jornal Hurriyet que uma manada de 40 bovinos já foi carregada e enviada à Holanda a partir de uma produção do oeste da província de Canakkale.

“Se não aceitarem os animais de volta, então distribuiremos os pedaços depois de terem sido abatidos”, acrescentou.

A tensão entre a Turquia e a Holanda tem vindo a aumentar após a exigência da realização de reuniões com a comunidade turca residente na Holanda para promover o voto na reforma constitucional que confere acrescidos poderes executivos ao Presidente Erdogan, pedido esse que foi negado.

O objetivo dos governantes da Turquia é que os seus cidadãos na diáspora votem, no referendo de 16 de abril,  “sim” ao reforço dos poderes do presidente do país.

No sábado, as autoridades holandesas impediram a aterragem do avião onde viajava o chefe da diplomacia turca, Mevlüt Çavusoglu, enquanto a ministra dos Assuntos Familiares, Fatma Betul Sayan Kaya, foi expulsa da Holanda para a Alemanha.

A Turquia também decidiu, esta terça-feira, suspender as relações ao mais alto nível com a Holanda e ameaçou ainda rever o acordo estabelecido com a União Europeia para conter o fluxo de refugiados a entrar na Europa.

ZAP //

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

    • Vai tu primeiro! Assim indicas-lhes o caminho. Já agora manda-os de volta, mas fica lá, que aqui não fazes falta… xenófobo.

RESPONDER

Estoril vs Benfica | Salvio em cima do gongo

O Benfica arrancou um suado triunfo por 2-1 na visita ao Estoril Praia. A formação benfiquista marcou primeiro, foi superior no primeiro tempo, mas no segundo, os “canarinhos” deram a volta ao texto e justificaram …

Cientistas criam "tatuagem biomédica" para detetar vários tipos de cancro

Cientistas suíços desenvolveram uma "tatuagem biomédica" que escurece quando deteta mudanças no corpo que podem indicar a presença de cancro. Os investigadores do Instituto Federal de Tecnologia de Zurique (ETH), na Suíça, desenvolveram uma "tatuagem biomédica" …

Vinho tinto e frutos vermelhos podem prevenir doenças mentais

As substâncias presentes nos frutos vermelhos e no vinho tinto podem contribuir para a prevenção da depressão e doenças neurodegenerativas. Investigadores do Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde (Cintesis) descobriram que as substâncias …

Karl Lagerfeld: "Se não querem que vos baixem as calças, não sejam modelos"

O designer não ficou calado e fez declarações sobre queixas de assédio sexual na indústria do cinema e da moda à revista francesa Número Magazine. Karl Lagerfeld, designer de moda e responsável pela Fendi e Chanel, …

Descobertas acidentalmente ossadas humanas com mil anos enterradas duas vezes

Uma equipa de investigadores do Instituto Politécnico Nacional do México descobriu restos mortais de antigos indígenas que datam do ano de 1100 d.C.. Fósseis humanos com cerca de mil anos foram encontrados na praia de El …

Vem aí chuva de poeiras vindas do Norte de África

Este fim de semana, o sul de Portugal pode enfrentar uma chuva carregada de poeiras vindas do Norte de África. O IPMA explica que se trata apenas de uma deposição. Uma chuva de poeiras pode atingir …

Marcelo deverá vetar mudança de género aos 16 anos

O Presidente da República deverá vetar a lei que permite a mudança de género no registo civil aos 16 anos, por questionar não ser necessário um relatório médico. Marcelo Rebelo de Sousa deverá vetar a lei …

Nacionalidade automática para filhos de imigrantes há 2 anos em Portugal

Os filhos de imigrantes que vivam em Portugal há dois anos vão ser considerados portugueses originários, a não ser que declarem que não querem ser portugueses. Esta alteração vai "inverter a atual regra" e irá encurtar …

Eleições de 2019 com plano europeu para travar perturbações nas redes sociais

Em 2019, o objetivo central dos técnicos da "sala de situação" é proteger as infraestruturas de apoio ao processo eleitoral, nas europeias e as legislativas, ainda sem data marcada. O cenário internacional tem sido marcado pela …

PSD dá a Costa espaço para reformar o SNS sem o Bloco

O ministro-sombra da saúde de Rui Rio, Luís Filipe Pereira, está a preparar um documento estratégico sobre o SNS. O PSD pretende, assim, ir a jogo na discussão sobre o futuro do Serviço Nacional de Saúde. A …