Turquia deporta 40 vacas holandesas numa demonstração de apoio a Erdogan

UNAOC / Flickr

Recep Tayyip Erdogan, Presidente da Turquia

Recep Tayyip Erdogan, Presidente da Turquia

A associação de produtores de carne vermelha da Turquia afirmou que vai devolver gado holandês de volta ao seu local de origem devido à crise diplomática entre os dois países.

“As vacas holandesas tornaram-se muito comuns no nosso país, mas esta raça está a começar a causar sérios problemas. No futuro, não queremos produtos de origem animal da Holanda “, disse o chefe da associação turca de produtores de carne vermelha, Bulent Tunc, citado pela agência AFP.

“Temos as nossas próprias crias de qualidade”, disse o responsável, sublinhando que a Turquia deveria começar a focar-se na criação do seu próprio gado.

Esta situação já gerou várias publicações no Twitter, onde vários utilizadores têm feito piadas sobre esta atitude “bizarra”.

Tunc afirmou ao jornal Hurriyet que uma manada de 40 bovinos já foi carregada e enviada à Holanda a partir de uma produção do oeste da província de Canakkale.

“Se não aceitarem os animais de volta, então distribuiremos os pedaços depois de terem sido abatidos”, acrescentou.

A tensão entre a Turquia e a Holanda tem vindo a aumentar após a exigência da realização de reuniões com a comunidade turca residente na Holanda para promover o voto na reforma constitucional que confere acrescidos poderes executivos ao Presidente Erdogan, pedido esse que foi negado.

O objetivo dos governantes da Turquia é que os seus cidadãos na diáspora votem, no referendo de 16 de abril,  “sim” ao reforço dos poderes do presidente do país.

No sábado, as autoridades holandesas impediram a aterragem do avião onde viajava o chefe da diplomacia turca, Mevlüt Çavusoglu, enquanto a ministra dos Assuntos Familiares, Fatma Betul Sayan Kaya, foi expulsa da Holanda para a Alemanha.

A Turquia também decidiu, esta terça-feira, suspender as relações ao mais alto nível com a Holanda e ameaçou ainda rever o acordo estabelecido com a União Europeia para conter o fluxo de refugiados a entrar na Europa.

ZAP //

7 COMENTÁRIOS

    • Vai tu primeiro! Assim indicas-lhes o caminho. Já agora manda-os de volta, mas fica lá, que aqui não fazes falta… xenófobo.

RESPONDER

FMI admite: Troika não protegeu os pobres (e a culpa foi do Governo)

O organismo de avaliação independente do FMI concluiu que as medidas aplicadas pela 'troika' em Portugal nem sempre protegeram as pessoas com menos rendimentos, apontando que a primeira preocupação do Fundo era a redução dos …

Bebidas dietéticas podem levar ao aumento de peso

Uma vez anunciados como substitutos do açúcar, os adoçantes artificiais como a sucralose e o aspartame foram bem recebidos pelo público - até há pouco tempo. Recentemente, os investigadores começaram a olhar com crescente suspeita para …

Pedrógão: PGR não explica segredo de justiça, Governo optou por não levantar

Uma empresária de Lisboa fez, por conta própria, um levantamento do número de mortos vítimas do incêndio. No final, chegou ao número 73 que contrasta com os 64 oficiais avançados pelas autoridades. Dúvidas instaladas, pede-se …

China diz à Índia para retirar tropas e não abusar da sorte

A China avisou a Índia para não subestimar a sua determinação em salvaguardar o que considera território seu, numa altura de renovada tensão entre os dois países vizinhos, em torno de uma área disputada nos …

Revolta de pais com problemas nas matrículas obrigou à intervenção da polícia

Um protesto de pais contra as alegadas irregularidades nas matrículas na Escola Secundária Pedro Nunes, em Lisboa, por causa de supostas moradas falsas, obrigou a polícia a intervir para acalmar os ânimos. O relato do caso …

Operadoras de telecomunicações obrigadas a baixar preços ou a aceitar rescisões

A Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM) anunciou "medidas correctivas" às operadoras de telecomunicações Meo, Nos, Nowo e Vodafone, no sentido de baixarem preços aos consumidores ou de permitirem a rescisão de contratos sem custos adicionais. Segundo …

Israel substitui detetores de metais por videovigilância na Esplanada das Mesquitas

As forças de segurança israelitas estão a remover os detetores de metais instalados à entrada da mesquita de Al-Aqsa, em Jerusalém Oriental ocupada, noticia a Al Jazeera, que cita o diretor da mesquita. Israel começou a …

Afinal, Cristiano Ronaldo vai continuar no Real Madrid

O internacional português garantiu que vai continuar no Real Madrid, acabando com os rumores que diziam que iria sair do clube por estar insatisfeito com a forma como o Fisco espanhol o tem tratado. Em declarações …

Homem armado com faca ataca posto de fronteiriço espanhol de Melilla

O atacante, que estava armado com uma faca, atacou o posto fronteiriço a gritar "Alá é Grande". Provocou ferimentos ligeiros num polícia e acabou por ser detido. Um homem munido de uma faca atacou o posto …

Investigação desmente Governo e confirma queda de helicóptero no incêndio de Alijó

O Ministério da Administração Interna tinha negado a tese de queda de um helicóptero no combate a um incêndio em Alijó, mas o relatório que investigou o caso desmente o Governo e confirma o acidente, …