/

Turquia deporta 40 vacas holandesas numa demonstração de apoio a Erdogan

7

UNAOC / Flickr

Recep Tayyip Erdogan, Presidente da Turquia

Recep Tayyip Erdogan, Presidente da Turquia

A associação de produtores de carne vermelha da Turquia afirmou que vai devolver gado holandês de volta ao seu local de origem devido à crise diplomática entre os dois países.

“As vacas holandesas tornaram-se muito comuns no nosso país, mas esta raça está a começar a causar sérios problemas. No futuro, não queremos produtos de origem animal da Holanda “, disse o chefe da associação turca de produtores de carne vermelha, Bulent Tunc, citado pela agência AFP.

“Temos as nossas próprias crias de qualidade”, disse o responsável, sublinhando que a Turquia deveria começar a focar-se na criação do seu próprio gado.

Esta situação já gerou várias publicações no Twitter, onde vários utilizadores têm feito piadas sobre esta atitude “bizarra”.

Tunc afirmou ao jornal Hurriyet que uma manada de 40 bovinos já foi carregada e enviada à Holanda a partir de uma produção do oeste da província de Canakkale.

“Se não aceitarem os animais de volta, então distribuiremos os pedaços depois de terem sido abatidos”, acrescentou.

A tensão entre a Turquia e a Holanda tem vindo a aumentar após a exigência da realização de reuniões com a comunidade turca residente na Holanda para promover o voto na reforma constitucional que confere acrescidos poderes executivos ao Presidente Erdogan, pedido esse que foi negado.

O objetivo dos governantes da Turquia é que os seus cidadãos na diáspora votem, no referendo de 16 de abril,  “sim” ao reforço dos poderes do presidente do país.

No sábado, as autoridades holandesas impediram a aterragem do avião onde viajava o chefe da diplomacia turca, Mevlüt Çavusoglu, enquanto a ministra dos Assuntos Familiares, Fatma Betul Sayan Kaya, foi expulsa da Holanda para a Alemanha.

A Turquia também decidiu, esta terça-feira, suspender as relações ao mais alto nível com a Holanda e ameaçou ainda rever o acordo estabelecido com a União Europeia para conter o fluxo de refugiados a entrar na Europa.

  ZAP //

7 Comments

    • Vai tu primeiro! Assim indicas-lhes o caminho. Já agora manda-os de volta, mas fica lá, que aqui não fazes falta… xenófobo.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.