Ministro turco da Defesa impedido de aterrar na Holanda

eu2016nl / Flickr

O ministro turco da Defesa, Mevlut Cavusoglu

A Holanda recusou, neste sábado, autorizar a aterragem no país do avião do ministro dos Negócios Estrangeiros turco, que pretendia pedir em Roterdão o apoio dos turco-holandeses para dar mais poder ao Presidente da Turquia,  Recep Tayyip Erdogan.

O Governo holandês justifica a decisão com “os riscos para a ordem pública e para a segurança” causados pela visita do ministro Mevlut Cavusoglu a Roterdão, conforme o comunicado citado por agências noticiosas internacionais.

“As autoridades turcas têm ameaçado publicamente com sanções” e “isso torna impossível encontrar uma solução razoável”, afiança ainda o executivo holandês.

Mevlut Cavusoglu deveria participar este sábado, em Roterdão, num comício para conseguir o apoio dos milhares de emigrantes turcos e turco-holandeses, residentes na Holanda, a um referendo que se realiza na Turquia, no próximo mês, e que pretende dar maior poder constitucional ao presidente turco.

Erdogan fala em fascismo

O presidente turco já reagiu de forma muito veemente e crítica, acusando os responsáveis do governo holandês de serem “nazis remanescentes e fascistas”, conforme anuncia a agência Reuters.

A Turquia convocou entretanto, o encarregado de negócios holandês em Ancara para fazer um protesto formal contra a decisão da Holanda, segundo confirmação de um responsável do Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) da Turquia, que aceitou falar à agência France-Presse sob condição de não ser identificado.

“Vamos impor sanções pesadas à Holanda” se a visita for bloqueada, tinha alertado o governante turco numa entrevista à CNN-Turk.

O ministro das Relações Exteriores holandês, Bert Koenders, disse na quinta-feira que o seu país “de nenhuma maneira” facilitaria a visita de Cavusoglu para “conduzir uma campanha política para um referendo”.

O presidente da Câmara de Roterdão, Ahmed Aboutaleb, anunciou na quarta-feira que o comício tinha sido cancelado por iniciativa do proprietário do local onde se deveria realizar.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. No título da notícia é dito que o ministro é da defesa mas no sub-título é referido que é dos Negócios Estrangeiros. Qual é a informação correcta?

  2. Essa m€rda de chamar nazi a quem difere na opinião ainda não passou de moda, pensava que eram só os hipócritas dos judeus que ainda o faziam, afinal…

  3. Europa para os Europeus…. Vão para a terra deles e levem consigo o livro assassino Kúrão !!!!! Não keremos cá disso.

RESPONDER

Crónica ZAP - Linha de Fundo por Teófilo Fernando

Linha de Fundo. Festival da Emoção

O Campeão da Europa continua a defender o título. A palpitante última jornada da fase de grupos. Mais recordes para Ronaldo. Quem joga contra quem nos oitavos-de-final. Visto da Linha de Fundo. Portugal 2 – …

Sergio Ramos terá pedido 50 milhões de euros ao AC Milan

Antigo capitão do Real Madrid procura clube. Paolo Maldini afastou-se da contratação do espanhol. Sergio Ramos não vai continuar no Real Madrid e, por isso, está à procura de uma "casa" nova, depois de ter estado …

Oposições criticam anúncios "pomposos” e gestão mediática do Governo

PSD, Bloco e PEV criticaram hoje a "gestão mediática" feita pelo Governo em relação ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), e o PCP considerou que este programa revela o "grau de submissão" de Portugal …

Paquistanesas querem melhores leis contra a violação. Primeiro-ministro diz para vestirem mais roupa

As mulheres paquistaneses pedem melhores leis contra a violação. Entretanto, o seu primeiro-ministro diz-lhes que têm de vestir mais roupa. O Paquistão tem uma taxa de condenação por violação de 0,3%, uma das mais baixas do …

Jogador admite: "Escrevi uma frase racista"

Danilo Avelar está fora dos relvados há muito tempo, começou a jogar mais online e foi expulso. Corinthians também deverá castigar o atleta. Danilo Avelar não joga desde outubro de 2020 mas, mesmo longe dos jogos, …

Morreu o ex-Presidente das Filipinas Benigno Aquino III

O ex-Presidente das Filipinas Benigno Aquino III morreu hoje, aos 61 anos, depois de ter sido hospitalizado em Manila, disseram familiares aos meios de comunicação social locais. O ex-presidente das Filipinas Benigno "Noynoy" Aquino, herdeiro de …

Turista morre durante caminhada pelo Grand Canyon (e o calor excessivo poderá ser o culpado)

Uma mulher residente no estado de Ohio morreu enquanto fazia uma caminhada pelo Grand Canyon. De acordo com as autoridades, a morte estará relacionada com as temperaturas extremas que se faziam sentir. Michelle Meder, de 53 …

"Não temos condições de avançar". Calamidade prorrogada, Portugal recua no desconfinamento

Portugal vai travar o processo de desconfinamento em todo o território nacional, anunciou o Governo em conferência de imprensa, no final do Conselho de Ministros desta quinta-feira. O conselho de ministros aprovou a prorrogação da Situação …

Túneis nazis em vulcão inativo da Polónia poderão esconder arquivo da Gestapo

Um grupo de exploradores polaco acredita que estes túneis nazis, construídos durante a II Guerra Mundial num vulcão inativo da Polónia, poderão esconder um arquivo da Gestapo. Uma rede de túneis feita pelos nazis num vulcão …

Portugal com duas mortes, 1.556 casos e menos internamentos

Portugal registou nas últimas 24 horas duas mortes associadas à covid-19, 1.556 novos casos de infeções confirmadas, a maioria em Lisboa e Vale do Tejo, uma diminuição nos internamentos em enfermaria e um aumento nos …