/

Ministro turco da Defesa impedido de aterrar na Holanda

5

eu2016nl / Flickr

O ministro turco da Defesa, Mevlut Cavusoglu

A Holanda recusou, neste sábado, autorizar a aterragem no país do avião do ministro dos Negócios Estrangeiros turco, que pretendia pedir em Roterdão o apoio dos turco-holandeses para dar mais poder ao Presidente da Turquia,  Recep Tayyip Erdogan.

O Governo holandês justifica a decisão com “os riscos para a ordem pública e para a segurança” causados pela visita do ministro Mevlut Cavusoglu a Roterdão, conforme o comunicado citado por agências noticiosas internacionais.

“As autoridades turcas têm ameaçado publicamente com sanções” e “isso torna impossível encontrar uma solução razoável”, afiança ainda o executivo holandês.

Mevlut Cavusoglu deveria participar este sábado, em Roterdão, num comício para conseguir o apoio dos milhares de emigrantes turcos e turco-holandeses, residentes na Holanda, a um referendo que se realiza na Turquia, no próximo mês, e que pretende dar maior poder constitucional ao presidente turco.

Erdogan fala em fascismo

O presidente turco já reagiu de forma muito veemente e crítica, acusando os responsáveis do governo holandês de serem “nazis remanescentes e fascistas”, conforme anuncia a agência Reuters.

A Turquia convocou entretanto, o encarregado de negócios holandês em Ancara para fazer um protesto formal contra a decisão da Holanda, segundo confirmação de um responsável do Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) da Turquia, que aceitou falar à agência France-Presse sob condição de não ser identificado.

“Vamos impor sanções pesadas à Holanda” se a visita for bloqueada, tinha alertado o governante turco numa entrevista à CNN-Turk.

O ministro das Relações Exteriores holandês, Bert Koenders, disse na quinta-feira que o seu país “de nenhuma maneira” facilitaria a visita de Cavusoglu para “conduzir uma campanha política para um referendo”.

O presidente da Câmara de Roterdão, Ahmed Aboutaleb, anunciou na quarta-feira que o comício tinha sido cancelado por iniciativa do proprietário do local onde se deveria realizar.

ZAP // Lusa

5 Comments

  1. No título da notícia é dito que o ministro é da defesa mas no sub-título é referido que é dos Negócios Estrangeiros. Qual é a informação correcta?

  2. Essa m€rda de chamar nazi a quem difere na opinião ainda não passou de moda, pensava que eram só os hipócritas dos judeus que ainda o faziam, afinal…

  3. Europa para os Europeus…. Vão para a terra deles e levem consigo o livro assassino Kúrão !!!!! Não keremos cá disso.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.