Ministro turco da Defesa impedido de aterrar na Holanda

eu2016nl / Flickr

O ministro turco da Defesa, Mevlut Cavusoglu

A Holanda recusou, neste sábado, autorizar a aterragem no país do avião do ministro dos Negócios Estrangeiros turco, que pretendia pedir em Roterdão o apoio dos turco-holandeses para dar mais poder ao Presidente da Turquia,  Recep Tayyip Erdogan.

O Governo holandês justifica a decisão com “os riscos para a ordem pública e para a segurança” causados pela visita do ministro Mevlut Cavusoglu a Roterdão, conforme o comunicado citado por agências noticiosas internacionais.

“As autoridades turcas têm ameaçado publicamente com sanções” e “isso torna impossível encontrar uma solução razoável”, afiança ainda o executivo holandês.

Mevlut Cavusoglu deveria participar este sábado, em Roterdão, num comício para conseguir o apoio dos milhares de emigrantes turcos e turco-holandeses, residentes na Holanda, a um referendo que se realiza na Turquia, no próximo mês, e que pretende dar maior poder constitucional ao presidente turco.

Erdogan fala em fascismo

O presidente turco já reagiu de forma muito veemente e crítica, acusando os responsáveis do governo holandês de serem “nazis remanescentes e fascistas”, conforme anuncia a agência Reuters.

A Turquia convocou entretanto, o encarregado de negócios holandês em Ancara para fazer um protesto formal contra a decisão da Holanda, segundo confirmação de um responsável do Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) da Turquia, que aceitou falar à agência France-Presse sob condição de não ser identificado.

“Vamos impor sanções pesadas à Holanda” se a visita for bloqueada, tinha alertado o governante turco numa entrevista à CNN-Turk.

O ministro das Relações Exteriores holandês, Bert Koenders, disse na quinta-feira que o seu país “de nenhuma maneira” facilitaria a visita de Cavusoglu para “conduzir uma campanha política para um referendo”.

O presidente da Câmara de Roterdão, Ahmed Aboutaleb, anunciou na quarta-feira que o comício tinha sido cancelado por iniciativa do proprietário do local onde se deveria realizar.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. No título da notícia é dito que o ministro é da defesa mas no sub-título é referido que é dos Negócios Estrangeiros. Qual é a informação correcta?

  2. Essa m€rda de chamar nazi a quem difere na opinião ainda não passou de moda, pensava que eram só os hipócritas dos judeus que ainda o faziam, afinal…

  3. Europa para os Europeus…. Vão para a terra deles e levem consigo o livro assassino Kúrão !!!!! Não keremos cá disso.

RESPONDER

Desaparecem oito mulheres por dia no Peru, mais três do que antes da pandemia

O número de mulheres desaparecidas no Peru, um fenómeno endémico no país, subiu de cinco por dia, em média, para oito, desde a quarentena decretada para travar a pandemia de covid-19, indicou o provedor de …

EUA já gastaram quase tanto com a covid-19 como com a II Guerra Mundial

Até ao momento, os Estados Unidos da América gastaram quase tanto com a pandemia de covid-19 como gastaram com a II Guerra Mundial. A Segunda Guerra Mundial travou-se entre 1939 e 1945 e deixou milhões de …

Sporting recusou proposta de 32 milhões por Joelson Fernandes

O Sporting CP rejeitou uma proposta de 32 milhões de euros do Arsenal por Joelson Fernandes. Os 'leões' pedem 45 milhões pelo jovem extremo de 17 anos. Continua o leilão pela promessa sportinguista Joelson Fernandes. Depois …

CIA tentou desenvolver um "drone-pássaro" nuclear para espiar a União Soviética na Guerra Fria

Durante a Guerra Fria, a CIA tentou desenvolver um drone nuclear do tamanho de um pássaro para espiar a União Soviética e outros países do bloco comunista. Porém, o projeto nunca foi concluído. De acordo com …

Para combater o desperdício, China acaba com os banquetes tradicionais

Conhecidos pela gastronomia e pelo bom apetite, os chineses terão de adotar a austeridade, invertendo a tradição, que exige que sejam servidos à mesa tantos pratos quantos forem os convidados e mais um. A nova regra …

Com apenas 4 dólares é possível dormir na última Blockbuster. E ainda participa na festa pijama

Já sente saudades de sair de casa para ir alugar um filme e comprar umas pipocas? A última loja da icónica Blockbuster está agora disponível no Airbnb. A antiga loja da cadeia americana pode ser …

Espanha com quase mais 3.000 novos casos. É o maior aumento desde maio

Espanha registou o maior número de infeções de covid-19 desde o final de maio, com 2.935 novos casos nas últimas 24 horas, anunciou o Ministério da Saúde, ressalvando que o balanço inclui dados de Madrid …

Escolas devem reabrir normalmente. Governo preparado para decisões diferentes

As escolas devem reabrir em situação de normalidade e só uma evolução negativa da pandemia levará a decisões contrárias, de maior ou menor alcance, que o Governo disse esta quinta-feira estar preparado para tomar. Na conferência …

Família de ativista saudita teme que esteja a ser torturada na prisão

Familiares de uma importante ativista dos direitos das mulheres da Arábia Saudita, detida desde maio de 2018, temem que esteja a ser torturada na prisão, uma vez que não dá notícias há vários meses. Loujain al-Hathloul, …

Governo disponível para retomar reuniões no Infarmed (mas nega falta de informação)

O Governo manifestou esta quinta-feira “abertura para retomar as reuniões” no Infarmed sobre o ponto de situação da epidemia de covid-19, mas rejeitou falhas na informação ao parlamento e aos partidos. Na conferência de imprensa do …