Turmas repartidas e aulas ao sábado. O que muda no novo normal do Ensino Superior

Rodrigo Antunes / Lusa

Para o regresso às aulas do Ensino Superior no próximo ano letivo, as universidades estão a preparar medidas que permitam cumprir as regras sanitárias e zelar pela aprendizagem dos seus alunos.

Se tudo correr como planeado, as instituições de Ensino Superior esperam começar o novo ano letivo em setembro, como é habitual. Obviamente, tudo dependerá da evolução da pandemia em Portugal, mas o objetivo parece ser consensual: garantir que todos os alunos vão à faculdade.

Para tal acontecer será necessário fazer algumas mudanças para cumprir as regras sanitárias e evitar a proliferação do vírus. Para evitar uma concentração excessiva de estudantes nas salas de aula, a Universidade Nova de Lisboa vai partir as turmas em três e haverá rotação entre grupos, escreve o Expresso.



Assim, numa aula teórico-prática, enquanto um grupo está com o professor, os outros estão a assistir à distância. As aulas serão gravadas e disponibilizadas numa plataforma online, juntamente com qualquer material de apoio usado pelo docente. Além disso, haverá ainda uma área para perguntas e respostas.

A Universidade de Lisboa, por sua vez, antecipa três cenários possíveis. O primeiro, o menos provável, prevê um regresso ao modelo anterior à pandemia, significando que o vírus teria sido erradicado do país. O segundo põe em hipótese o regresso ao ensino à distância, usado nos últimos meses deste ano letivo. O terceiro seria semipresencial, que o reitor António Cruz Serra admite ser “mais provável e mais trabalhoso”.

Para cumprir a distância de segurança, as turmas serão reorganizadas. O que é ponto assente é evitar anfiteatros cheios de estudantes: “Não me parece que haja condições”.

O reitor da Universidade do Porto, António Sousa Pereira, critica a Direção-Geral da Saúde (DGS) por não emitir novas orientações para o Ensino Superior.

“As que estão em vigor, preveem dois metros radiais em torno de cada pessoa e isso inviabiliza por completo o funcionamento da Universidade. Um auditório para 300 pessoas fica com capacidade para 20. Nem as salas de espetáculo funcionam assim. Para essas a DGS permite uma ocupação cadeira sim, cadeira não”, disse em declarações ao Expresso.

Na Universidade do Porto, admite-se ainda a redução do número de horas das aulas práticas, para além da separação das turmas em grupos. A esperança de António Sousa Pereira é que, conhecendo melhor o vírus agora, seja possível funcionar o mais normalmente possível no próximo ano.

O reitor portuense rejeita ainda a hipótese de regressar integralmente ao ensino à distância: “O ensino à distância como alternativa não tem pés nem cabeça. É e deve ser um método complementar. Não podemos dizer que é muito importante ter a investigação dentro das universidades e depois manter os alunos à distância”.

Para facilitar o cumprimento das regras de distanciamento social, a Universidade do Minho prevê alargar os horários de funcionamento. Complementarmente, parte do funcionamento dos cursos e das horas de contacto entre professores e alunos terá de ser não presencial.

“Vamos garantir a utilização intensiva dos espaços, entre as 8h e as 20h, incluindo o sábado na semana letiva”, disse o reitor da instituição minhota.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Confronto de Titãs. Hubble identifica colisão cósmica cataclísmica

Com a ajuda do Telescópio Espacial Hubble, uma equipa de astrónomos capturou uma nova fotografia do sistema de galáxias em interação IC 1623. Também conhecido como Arp 236, ESO 541-23 e IRAS 01053-1746, o par de …

"Dois ingleses de fora? Então a seleção escocesa não vai ter jogadores"

O escocês Billy Gilmour testou positivo à COVID-19 e, por precaução, dois jogadores da seleção inglesa não vão defrontar a República Checa. Lineker não entende esta decisão. Billy Gilmour vai falhar o último jogo da Escócia …

Tribunais franceses "contratam" cães para ajudar a aliviar stress das vítimas

Há dois anos, Lol tornou-se no primeiro cão da Europa a dar apoio a vítimas de crimes quando estas são sujeitas à pressão dos tribunais, e muitas das vezes, têm de enfrentar os seus agressores. …

Finlândia 0-2 Bélgica | Diabos vermelhos picam o ponto

A Bélgica, que já estava apurada, completou o pleno de triunfos no seu grupo, com uma vitória por 2-0 frente à Finlândia, relegando os nórdicos para o terceiro lugar A Bélgica venceu hoje a Finlândia, por …

Rússia 1-4 Dinamarca | Muito coração, por Eriksen

A Dinamarca conquistou hoje um lugar nos oitavos de final do Euro2020 de futebol, ao bater por 4-1 a Rússia, que eliminou, numa terceira jornada do Grupo B que originou a qualificação de mais cinco …

Netflix consegue acordo importante com produtora de filmes de Steven Spielberg

A Netflix anunciou, esta segunda-feira, que assinou um acordo para a realização de vários filmes com a produtora Amblin Partners, de Steven Spielberg. A plataforma streaming de filmes e séries Netflix conseguiu um acordo com a …

Abel Ferreira tem (mais) um problema no Palmeiras

Patrick de Paula, que Jorge Jesus gostaria de ter no Benfica, foi apanhado numa festa. O mesmo jogador protagonizou um episódio insólito contra o América Mineiro. Patrick de Paula envolveu-se em dois problemas no Palmeiras, no …

Bebé mais prematuro do mundo celebra primeiro aniversário. Tinha 0% de probabilidade de sobreviver

As probabilidades de sobrevivência eram nulas, mas Richard superou todas as expectativas e, passado um ano, celebrou o seu primeiro aniversário. Fica na história como o bebé mais prematuro de sempre a sobreviver, de acordo …

Lula da Silva absolvido em caso sobre alegados favorecimentos ao setor automóvel

A justiça brasileira absolveu esta segunda-feira o ex-presidente do Brasil Lula da Silva, o ex-ministro Gilberto Carvalho e outros cinco acusados numa das ações da operação Zelotes, que investigava alegados favorecimentos a empresas do setor …

Ucrânia 0 - 1 Áustria | Ambição de Foda garante segundo lugar

A Áustria qualificou-se hoje para os oitavos de final do Euro2020 de futebol, marcando encontro com a Itália, ao vencer a Ucrânia por 1-0 e conquistar o segundo lugar do Grupo C. Um golo de Christoph …