Turismo perde 3,3 mil milhões de euros se ficar fora dos corredores aéreos do Reino Unido

Portugal arrisca perder cerca de 3,3 mil milhões de euros caso fique fora dos corredores aéreos do Reino Unido. O Algarve seria a região do país mais afetada.

Se Portugal ficar fora dos corredores aéreos do Reino Unido, o impacto na economia portuguesa poderá ser de 3,3 mil milhões de euros. Este foi o valor gerado apenas com a estadia dos 9,4 milhões de turistas britânicos que visitaram o país no ano passado, escreve o Correio da Manhã.

“Se vier a ser tomada essa decisão, será injusta e com base em critérios errados”, diz Elidérico Viegas, presidente da Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA). Viegas realça que há outros países que “não fazem testes” e outros que “deixaram de mostrar dados estatísticos, o que distorce a realidade”.

“Os portugueses não chegam para salvar o ano, sobretudo depois de três meses em que as empresas estiveram sem receitas”, realça ainda o responsável.

O Algarve, que é a região do país mais procurada pelos britânicos, principalmente durante o verão, seria também a mais afetada se Portugal não for incluído nos corredores aéreos do Reino Unido. O presidente da Região de Turismo do Algarve, João Fernandes, acredita que “seria muito estranho” se Portugal ficasse de fora.

Fernandes considera que as “boas práticas” e as medidas preventivas tomadas por Portugal deveriam ser um bom indicador que o nosso país está preparado para receber turistas de qualquer país.

A secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, acredita que o setor vai retomar a sua “rota de crescimento”, embora admita que os últimos meses tenham sido difíceis.

“Portugal é um país seguro. Garantimos essa segurança de resposta na altura do estado de emergência e continuamos a garanti-la agora. No entanto, a situação é dinâmica e pode ser revista”, disse, por sua vez, Jamila Madeira, secretária de Estado Adjunta e da Saúde.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Lei do mercado faz preço da Pfizer disparar: custa agora quase 20 euros por dose

Boyko Borissov, primeiro-ministro da Bulgária, revelou no domingo que o preço unitário da vacina da Pfizer/BioNTech está a subir. Segundo o governante, estão a ser negociados contratos a um preço unitário de 19,5 euros. A notícia …

Um morto e vários feridos em tiroteio numa escola no Tennessee

Várias pessoas ficaram esta segunda-feira feridas após um tiroteio numa escola em Knoxville, cidade do Estado norte-americano do Tennessee. Uma pessoa morreu. “Há relatos de várias vítimas de disparos, incluindo um agente” na Austin-East Magnet …

Cientistas querem usar bombas nucleares para desviar asteróides (mas nem todas servem)

Os cientistas querem usar bombas para desviar asteróides que se aproximam perigosamente da Terra. Contudo, um novo estudo revelou que nem todas as bombas nucleares servem e é preciso escolher a correta. Uma colaboração entre o …

Astrónomos detetam ponte azul de estrelas (e está prestes a explodir)

Uma equipa de astrónomos descobriu uma nova região na Via Láctea repleta de estrelas azuis brilhantes e escaldantes que estão prestes a explodir. A equipa de cientistas estava a criar o mapa mais detalhado dos braços …

Não são só os humanos. Até os cães-guia podem vir a ser substituídos por robôs

A tecnologia de Inteligência Artificial (IA) não ameaça apenas automatizar o trabalho dos humanos. Os cães-guia, que ajudam pessoas com deficiência visual a navegar com segurança pelo mundo, podem ser os seus próximos alvos. Uma equipa …

Laboratório investigado em Madrid depois de vídeo mostrar maus tratos a animais

Um laboratório em Madrid, Espanha, está a ser investigado por alegados maus tratos a animais, depois de uma inspeção confirmar as suspeitas de abuso filmadas por um antigo funcionário. O vídeo divulgado pela Cruelty Free International …

Equipa realiza primeiro transplante de traqueia do mundo. Pode reverter danos causados pela covid-19

Uma equipa de cirurgiões realizou o primeiro transplante de traqueia humana do mundo. A cirurgia foi feita numa mulher com graves danos no órgão, revelou o Hospital Mount Sinai, em Nova Iorque. A recetora do transplante …

Em 2020, os mais velhos renderam-se aos "animais de estimação pandémicos"

Uma nova investigação revelou que as famílias com crianças não foram as únicas a aderir à tendência dos "animais de estimação pandémicos" em 2020. Os mais velhos também não resistiram. Segundo a National Poll on Healthy …

Tramado por uma turfeira. Homem confessa assassinato, mas corpo encontrado tinha 1600 anos

O que tinha tudo para ser um casamento feliz, acabou em tragédia. Num estranho caso em que uma simples planta ditou o desfecho de uma investigação criminal. Em 1959, a retratista e entusiasta de viagens Malika …

"Projeto Bernanke". Google terá usado programa secreto para dar vantagem ao seu sistema de anúncios

A Google terá usado durante anos um programa secreto que usava dados de lances anteriores na bolsa de publicidade digital da empresa para dar ao seu próprio sistema de compra de anúncios uma vantagem sobre …