Trump ridiculariza testemunho de Ford, uma das mulheres que acusa Kavanaugh de abuso sexual

Brandon Dill / EPA

O Presidente dos Estados Unidos questionou esta terça-feira, em tom de troça, o testemunho de Christine Ford, uma das mulheres que acusa o juiz conservador Brett Kavanaugh – nomeado por Donald Trump – de abuso sexual.

Durante um comício no estado norte-americano do Mississipi na noite desta terça-feira, Trump pôs em causa a versão dos acontecimentos contados por Christine Blasey Ford, a professora universitária que, sob juramento perante o Comité de Justiça do Senado, foi interrogada na semana passada sobre a alegada agressão sexual.

“Como chegou a casa? ‘Não me lembro’. Como chegou lá? ‘Não me lembro’. Onde era? ‘Não me lembro’. Há quantos anos aconteceu? ‘Não sei'”, disse Trump, numa tentativa de descredibilizar e ridicularizar as respostas de Ford na audiência.

E prosseguiu: “Em que bairro era? ‘Não sei’. Onde estava a casa? ‘Não sei’. No andar de cima, no andar de baixo? ‘Não sei, mas bebi uma cerveja. Isso é a única coisa que lembro'”, acrescentou o Presidente com ironia.

“Não sei, mas bebi uma cerveja. Esta é a única coisa que me lembro. E a vida de um homem está feita em pedaço”, imitou Trump, arrancando aplausos e risos do público.

Além disso, sublinhou Trump, as declarações de Ford destroçaram o juiz “Kavanaugh e a a sua família”. O Presidente norte-americano foi ainda mais longe, afirmando que os que promoveram esta situação – referindo-se aos democratas – “são pessoas más“.

Ataque “cruel, vil e sem alma”

Michael R. Bromwich, advogado de Christine Blasey Ford, considerou que as declarações de Trump foram um “ataque cruel, vil e sem alma” contra a sua cliente.

“É de admirar que [Ford] esteja apavorada por se chegar à frente e que outras vítimas de agressão sexual também o estejam? [Ford] é um exemplo notável de coragem. [Trump] é um exemplo de cobardia”, pode ler-se no seu Twitter.

A professora universitária declarou na semana passada estar completamente segura que Kavanaugh tentou violá-la no verão de 1982. A sua denúncia fez com que o FBI reabrisse uma investigação ao juiz conservador antes que o Senado confirme o seu nome para o posto vitalício no Supremo Tribunal, para o qual foi nomeado por Donald Trump.

Além de Christine Ford, pelo menos outras duas mulheres denunciaram o juiz por abusos sexuais, e pessoas próximas de Kavanaugh afirmaram também que o juiz não estava a ser verdadeiro nas suas declarações.

Donald Trump tem reiterado por diversas vezes o seu apoio a Kavanaugh. Logo após a audição da semana passada, o Presidente norte-americano elogiou o discurso “poderoso, honesto e firme” do seu nomeado.

“O juiz Kavanaugh mostrou à América exatamente porque é que o nomeei. O seu testemunho foi poderoso, honesto e firme. A estratégia democrata de busca e destruição foi uma vergonha e este processo foi uma fraude total e uma tentativa de atrasar, obstruir e resistir. O Senado deve votar!”, escreveu Donald Trump.

Na passada sexta-feira, o Comité Judicial do Senado aprovou a nomeação de Brett Kavanaugh numa votação preliminar e de recomendação, cabendo agora à câmara alta do Congresso norte-americano confirmar o nome do magistrado.

ZAP // EFE

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. “Fumo e espelhos” , tudo orquestrado pelos democratas, só não vê quem não quer ou é desinformado e que só vê um lado da moeda…Tão óbvio…

  2. É ouvirem as declaracoes da Ford. Num tom monocórdico, totalmente fake, e no fim estava-se a rir. A esquerda americana é completamente corrupta e corrompe para conseguir o que quer

RESPONDER

PayPal resiste à pandemia. Volume de pagamentos cresce 30% no segundo trimestre

O volume de pagamentos através do PayPal cresceu 30% no segundo trimestre. A empresa parece resistir à pandemia de covid-19, que abalou o setor das viagens, cujos pagamentos estão muitas vezes associados a meios eletrónicos. …

Quatro pessoas morreram nos Estados Unidos depois de beberem desinfetante para as mãos

Quatro pessoas morreram nos Estados Unidos depois de ingerirem desinfetante para as mãos à base de álcool, revelou um relatório do Centros de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC) do país esta quarta-feira publicado. De …

Jim Hackett deixa a Ford após três anos de liderança

Ao fim de três anos como CEO da Ford, Jim Hackett será substituído por Jim Farley. Um mandato que fica marcado por problemas financeiros, de produção e pela morte dos três volumes e utilitários. O mandato …

Covid-19: Portugal tem mais 186 casos e quatro pessoas morreram desde sexta-feira

Portugal regista hoje mais quatro mortos e 186 novos casos de infeção por covid-19 em relação a sexta-feira, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde. De acordo com o relatório da DGS sobre a situação …

Versão americana da Eurovisão chega em 2021

O Festival Eurovisão da Canção — o maior espetáculo de entretenimento televisivo do mundo — vai chegar aos Estados Unidos no final do próximo ano. A novidade foi divulgada, esta sexta-feira (7), em comunicado oficial. A …

Contratações na TVI após apoios financeiros "suscitam preocupação"

O professor universitário e ex-ministro Miguel Poiares Maduro manifestou "preocupação" relativamente às contratações na TVI, da Media Capital, grupo que beneficia do apoio do Estado, através da compra antecipada de publicidade institucional. Em entrevista à Lusa, …

Invocando Sá Carneiro, Miguel Albuquerque também defende diálogo entre PSD e Chega

O Presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, defendeu que o PSD deve dialogar com vários partidos, incluindo o Chega de André Ventura. Depois de Rui Rio admitir em entrevista à RTP que poderá vir …

Sobe para 18 o número de mortos no acidente de avião na Índia

As autoridades indianas atualizara para 18 o número de mortes no acidente com o avião da Air India Express, que voava do Dubai para Kozhikode, no sul da Índia, e que se partiu em dois …

Luz verde para reabertura de centros de dia. DGS sugere dois metros de distância entre idosos

Os centros de dia vão poder reabrir a partir de 15 de agosto, mas de forma faseada e condicionados a uma avaliação prévia da Segurança Social e entidade de saúde local sempre que funcionem juntamente …

Vacina russa para a covid-19 preocupa cientistas. País pode estar a saltar etapas

Países de todo o mundo continuam na corrida por uma vacina contra a covid-19. A Rússia diz estar prestes a anunciar a vacina, deixando preocupada a comunidade científica, ao passo que Itália avança para os …