/

Trump ligou a Marcelo para elogiar desempenho português no combate à covid-19

Alex Edelman / EPA

O Presidente da República falou ao telefone, esta sexta-feira, com o Presidente norte-americano, que elogiou o desempenho de Portugal e ofereceu toda a ajuda no combate à pandemia de covid-19.

Esta informação consta de uma nota publicada no portal da Presidência da República, segundo a qual “o Presidente Donald Trump ligou ao início da tarde ao Presidente Marcelo Rebelo de Sousa, tendo sido abordados, em tom muito cordial, diversos assuntos de interesse bilateral, em particular de natureza económica e da situação internacional”.

De acordo com a mesma nota, “os dois Presidentes partilharam a evolução da pandemia covid-19 e a forma como tem sido afrontada a doença e a sua propagação em cada um dos dois países” e, a este respeito, “o Presidente norte-americano elogiou o desempenho português neste surto pandémico e ofereceu toda a ajuda que fosse considerada útil e necessária, o que o Presidente português agradeceu”.

Marcelo Rebelo de Sousa “sublinhou a importância da cooperação internacional e do quadro multilateral das organizações internacionais para enfrentar os desafios comuns, incluindo a prioridade na luta à pandemia e a importância das lições aprendidas” e “os dois Presidentes desejaram os maiores êxitos dos dois povos amigos na ultrapassagem da presente situação”, lê-se no comunicado.

A nota menciona ainda que nesta conversa telefónica foi “referida a participação de uma empresa portuguesa nos testes científicos nos Estados Unidos, para a produção de um medicamento específico”.

Na quarta-feira, Marcelo Rebelo de Sousa divulgou ter recebido em audiência no Palácio de Belém o presidente executivo da Bial, António Portela, na sequência da aprovação pelo regulador do mercado farmacêutico norte-americano de um medicamento para a doença de Parkinson produzido por esta farmacêutica portuguesa, que deverá começar a ser comercializado nos Estados Unidos até ao final deste ano.

// Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.