Trump invoca lei de guerra para conseguir mais ventiladores

Chris Kleponis / EPA

Donald Trump invocou uma lei de guerra para obrigar a General Motors a fabricar ventiladores. Os Estados Unidos são o país com o maior número de infetados em todo o mundo.

Os Estados Unidos tornaram-se nesta quinta-feira o país com maior número de infeções pelo novo coronavírus – 100.717. O país duplicou o número de casos confirmados em apenas três dias, ultrapassando a China e a Itália. O Estado de Nova Iorque já soma 519 mortes e mais de 30 mil pessoas infetadas.

O mayor de Nova Iorque, Andrew Cuomo, disse que a cidade precisava de pelo menos 30 mil ventiladores. “A maioria das pessoas está com ventilador dois, três, quatro dias. Estes pacientes podem precisar de um ventilador por 20 dias”, disse Cuomo.

Em resposta, Donald Trump, numa entrevista à Fox na quinta-feira, disse não acreditar que fossem precisos tantos.

Esta sexta-feira, de acordo com o Observador, o presidente norte-americano mudou de posição. “A General Motors TEM de começar a fabricar ventiladores agora. RÁPIDO”, escreveu Trump no Twitter.

Também através desta rede social, Trump anunciou um pacote de apoio à economia e invocou uma lei de guerra para obrigar a General Motors a fabricar ventiladores. O chefe de Estado norte-americano também deixou críticas à fabricante automóvel que inicialmente disse que iria fornecer 40 mil ventiladores, mas agora diz que “só haverá 6 mil no final de abril”.

Donald Trump anunciou que vai invocar a lei de Produção de Defesa, que autoriza o presidente a pôr empresas a aceitar dar prioridade a contratos que sejam necessários para a defesa do país ou para produzir recurso essenciais.

“A General Motors TEM de abrir imediatamente a fábrica de Lorsdtown, em Ohio, que foi estupidamente abandonada, ou outra qualquer e COMEÇAR A FABRICAR VENTILADORES AGORA!!!!!! FORD, ENTREM [no fabrico] DE VENTILADORES, RÁPIDO!!!!!!“, escreveu ainda num outro tweet.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Que na Europa estamos dependentes em quase tudo dos chinocas já todos nós sabemos, mas estes como até há bem pouco tempo polícias do mundo é que me admira imenso como caíram também na armadilha.
    A única conclusão a que posso chegar é que os políticos ocidentais foram certamente encontrados nalguma segunda escolha de capacitados humanos, para chegarmos a uma situação destas, só pode ser!. Repare-se apenas que a China a mãe do problema consegue em poucos dias estar a dar resposta a tudo e todos no fornecimento de todo o material necessário, como é que isto é possível!.

RESPONDER

PSD recusa negociar com Costa e Silva (só "se vier a ser ministro")

Rui Rio disse, esta segunda-feira, que António Costa pode escolher quem entender para conselheiro económico, mas o PSD só aceitará negociar com ministros. O líder do PSD, Rui Rio, disse estar de acordo com a decisão …

"Não haverá acordo" se Londres não respeitar compromissos, avisa Michel Barnier

O negociador europeu para a saída do Reino Unido da União Europeia (UE), Michel Barnier, sublinhou no domingo que "o tempo urge", avisando que não haverá acordo se Londres permanecer nas posições anteriores. "O Reino Unido …

Ex-Benfica Garay acusa Valência de "campanha difamatória"

Ezequiel Garay acusou o Valência de levar a cabo uma "campanha difamatória" contra si. "Dói ver estas coisas quando estão a prejudicar os que amas", disse o argentino. O ex-jogador do SL Benfica Ezequiel Garay cumpre …

O maior salto em cinco anos. Dívida pública atingiu recorde em abril

A dívida pública aumentou para 262,1 mil milhões de euros em abril, o valor mais alto desde 1995, segundo os dados divulgados pelo Banco de Portugal. A dívida pública aumentou para o valor recorde de 262,1 …

Diabéticos e hipertensos. PSD quer debater alteração que retirou estes doentes de regime excecional

O PSD pediu a apreciação parlamentar do decreto-lei que retirou doentes hipertensos e diabéticos do regime excecional de proteção relativo à covid-19. A apreciação parlamentar permite que a Assembleia da República debata, altere e, no limite, …

Norte sem contágios por covid-19. Grande Lisboa regista 96,5% dos novos casos

Portugal regista hoje 1.424 mortes relacionadas com a covid-19, mais 14 do que no domingo, e 32.700 infectados, mais 200, segundo o boletim da Direcção-Geral de Saúde (DGS). 193 dos novos casos são na área …

Aviões deixam de ter lotação reduzida a partir desta segunda-feira

Os aviões deixam, a partir desta segunda-feira, de ter a lotação de passageiros reduzida a dois terços, mas o uso de máscara comunitária é obrigatório. O Governo alinhou, assim, as regras nacionais pelas regras europeias no …

Marcelo pede que não se passe do "8 para o 80" e alerta para imagem do país

O Presidente da República reiterou hoje o apelo à população para que não se passe “do 8 para o 80” nas medidas de prevenção da covid-19, alertando para os riscos da imagem do país “cá …

Só metade das crianças deverá voltar ao pré-escolar esta segunda-feira

As crianças em idade pré-escolar regressam esta segunda-feira aos jardins de infância, que voltam a funcionar com novas regras, depois de encerradas durante mais de dois meses, devido à pandemia da covid-19. Apesar do regresso, que …

Dois astronautas (e um dinossauro de peluche) chegaram à EEI à boleia da SpaceX

Para além dos astronautas Doug Hurley e Bob Behnken, seguia a bordo da Crew Dragon um dinossauro de peluche com lantejoulas. E há uma explicação para isso. Este sábado, o foguetão Falcon 9, da SpaceX, fez …