No seu briefing diário, esta quinta-feira, o Presidente norte-americano, Donald Trump, sugeriu usar uma injeção de desinfetante no corpo para tratar infetados com covid-19. A afirmação valeu-lhe várias críticas dos especialistas.
A ideia foi apresentada depois de um dos funcionários do governo norte-americano ter apresentado o resultado de uma investigação que dava conta que o novo coronavírus parecia enfraquecer mais rapidamente quando exposto à luz solar e ao calor.
Depois de ouvir as conclusões de William Bryan, chefe interino da Direção de Ciência dos Estados Unidos, Trump sugeriu a Deborah Birx, coordenadora da resposta do coronavírus da Casa Branca, que testasse a hipótese da injeção de desinfetante no corpo.
Trump terá também sugerido a irradiação do corpo dos pacientes com luz ultravioleta, uma ideia imediatamente rejeitada por um médico.
“Atingimos o corpo com uma tremenda intensidade de luz, seja ultravioleta ou apenas uma luz muito poderosa… Isso ainda não foi testado. Eu vejo o desinfetante a matar o vírus num minuto. Um minuto. Haverá alguma forma de fazer algo como injetar desinfetante numa pessoa?”, perguntou Trump durante a conferência de imprensa.
A comunidade científica rejeitou a ideia, criticando o Presidente norte-americano. “É um método comum que as pessoas utilizam quando querem matar-se”, disse Vin Gupta, pneumologista e especialista em políticas de saúde pública, em declarações à NBC News. “Essa ideia de injetar ou ingerir qualquer tipo de produto de limpeza no corpo é irresponsável e perigosa”, sublinhou.
Pacote de ajuda de 483 mil milhões de dólares
O Congresso dos Estados Unidos aprovou, na quinta-feira, um pacote de apoio à economia e aos hospitais norte-americanos de 483 mil milhões de dólares (mais de 448 mil milhões de euros), para enfrentar a crise gerada pela pandemia.
De acordo com a agência France-Presse, a proposta foi aprovada na Câmara dos Representantes com 388 votos favoráveis, cinco contra e uma abstenção.
O diploma deverá ser assinado nos próximos dias por Donald Trump. A proposta já tinha sido aprovada por unanimidade, na terça-feira, pelo Senado norte-americano, cuja maioria é republicana, partido de Trump.
Este pacote engloba uma verba de 320 mil milhões de dólares (mais de 296 mil milhões de euros) destinada a empréstimos para pequenas e médias empresas. Cerca de 60 mil milhões de dólares (mais de 55 mil milhões de euros) serão alocados para apoios a setores atingidos pela crise económica, causada pela pandemia da doença provocada pelo novo coronavírus, nomeadamente o da agricultura.
Outros 75 mil milhões de dólares (mais de 69 mil milhões de euros) vão ser atribuídos às unidades hospitalares e 25 mil milhões de dólares (cerca de 23 mil milhões de euros) serão destinados ao reforço da triagem para o novo coronavírus.
Esta votação demorou aproximadamente uma hora e 20 minutos, uma vez que os parlamentares apenas podiam dirigir-se ao hemiciclo em pequenos grupos, para manter o distanciamento social.
A Câmara dos Representantes, de maioria democrata, também aprovou a criação de uma comissão para investigar a administração Trump por causa da gestão da crise gerada pela covid-19.
A nível global, segundo um balanço da AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 186 mil mortos e infetou mais de 2,6 milhões de pessoas em 193 países e territórios. Mais de 708 mil doentes foram considerados curados. Os Estados Unidos são o país com mais mortos e mais casos de infeção confirmados .
Os Estados Unidos registaram 3.176 mortos nas últimas 24 horas, um dos piores registos diários no país. No total, quase 50 mil pessoas morreram nos Estados Unidos. O número de infetados subiu para mais de 860 mil, depois de terem sido identificados 26.971 novos casos.
Só em Nova Iorque, as autoridades sanitárias dos Estados Unidos dizem que estão a surgir provas de que o número de nova-iorquinos contaminados é muito superior ao inicialmente estimado, podendo ser de cerca de um milhão.
ZAP // Lusa
Coronavírus / Covid-19
-
20 Outubro, 2024 Descobertas mais provas de que a COVID longa é uma lesão cerebral
-
6 Outubro, 2024 A COVID-19 pode proteger-nos… da gripe
O Donald Trump é um personagem execrável, mas desta vez não tem culpa caramba.
O que ele disse, do alto da sua ignorância, foi «… Haverá alguma forma de fazer algo como injetar desinfetante numa pessoa?”. Ele imagina-se permanentemente numa espécie de sessão de braistorming em que não há ideias más ^_^
A idiotice, para mim, é ele dizer isto em público.
Enfim. É o Trump…
Temos um novo Josef Mengele, o “Anjo da Morte” nazi??
– Quem é que o interna?
Eu diria… “Quem é que o injecta??”
Bem… mais uma vez o Trump bate o seu próprio recorde de estupidez!!
Até eu, que espero qualquer coisa deste palerma, fiquei de boca aberta!…
Isto é o presidente dos EUA ou o “gajo de Alfama”??
youtube.com/watch?v=RVxpv4yuiKU
É o gajo de Alfama depois da tasca encerrar…
Hahahaaaa… é mesmo!…
Pois quanto a mim,acho que quem devia de ser injetado com ”dinamite” era precisamente o Trump para bem de todos os cidadãos Americanos.
Quem precisava de ser urgentemente e definitivamente desinfetado era este completo imbecil e idiota.
Vai ser engraçado quando o Trump, apesar desta pandemia, for reeleito, ainda com mais votos.
Seria quase certo sem a pandemia, mas mesmo com a pandemia, acredito que será eleito por mais pessoas. Claro que a desculpa depois vai ser que conseguiu a reeleição graças à pandemia.
Será mais outra chapada de luva branca, depois das duas em 2016 (Brexit e eleição de Trump), e a 2.ª em 2020 (juntamente com a eleição de Boris, e deitar abaixo quaisquer dúvidas em relação ao referendo).
Acho engraçado chamarem-no palerma e afins. Um milionário, que chegou à presidência dos EUA, e se tornou dos homens mais poderosos do mundo. Se ele é palerma e estúpido, o que faz dos coitados que o acham tal? Pode ser muitas coisas, e longe de ser um exemplo de virtuosismo e moral, mas quem pensa que ele é estúpido e palerma claramente tem um problema cognitivo, ou não pensa bem nas coisas.
De qualquer forma, chamem-no o que quiserem, que ele banhar-se-á nas lágrimas salgadas de quem não gosta dele.
Se, depois de tudo, o Trump ainda não é palerma, imagina o que tu és!!
Também andarás a injetar desinfetante?
Caro JR, sem querer ofender a sua opinião seja de que forma for, mas o sucesso e inteligência de alguém não se medem pela riqueza (financeira) que essa pessoa alcançou ao longo da sua vida. O caso do Trump é o exemplo prático disso. O homem é um “buffoon” como dizem os americanos. Um palhaço imbecil digo eu.
É um personagem que merece algum estudo. Cultura tem zero, respeito pelo próximo e empatia não sabe o que é. A filosofia dele é EU, depois EU, e finalmente EU. Inteligência tenho as minhas duvidas. Esperto é sem duvida.
Mas o que mais me espanta e será digno de estudo é como numa potencia como os EUA, um pais rico (alguns pelo menos), o povo elege alguém como ele. E depois de tudo aquilo que faz e diz, ainda volta a votar nele. Realmente digno de estudo. Ou não…
Em portugal também houve quem votasse em José Sócrates. 2 vezes! O Brasil é outro caso.
Seria realmente interessante tentar entender o porquê do povo votar nesta gente…
Força JR……… Em caso extremo experimente un shoot de Cloro para matar o bicho, como se diz (mata-se a pessoa , mata-se a doença). È eficaz e garantido a 100% por o Dr. Trump !
“Se ele é palerma e estúpido, o que faz dos coitados que o acham tal?”
Grandes palermas e ainda mais estúpidos sem qualquer tipo de sentido crítico.
Hahahaaa… ironia da boa!…
Os vapores da gasolina matam os neurónios, não é?
Está visto que já fizeste o que ele mandou.
Um tremendo Idiota que toma os “outros” por idiotas, e mesmo assim haverá “idiotas” a votarem nele nas próximas eleições !….enfim !!….”Americanices” !
Apoiantes de Trump. SIGAM O CONSELHO !!!
Pela imbecilidade crónica que apresentam, provavelmente já se injectam com alguma substância – até porque tanta estupidez não pode ser natural!…
Como é possível este Senhor, acho que esta palavra é muito boa, ser presidente do EUA nunca percebi a eleiçao e ainda vou ficar mais espantado se for releito, espero que nao aconteça dá mostras de ignorante prepotente estupido burro etc.
As vezes penso que nao está a falar a sério, depois infelizmente vejo que está.
Este “Génio” merece o próximo Nobel de Medicina.
Como parece ser um perito em novas ideias e como a situação actual é gravíssima, acho que deveria demonstrar a sua valentia ao tomar ele a iniciativa em público de se injectar com esses componentes para demonstrar ao povo americano de que a ideia resulta.
Esta cambada ainda não percebe que o Trump atira essas ideias que parecem loucas se tomadas á letra ele não estava a propor usar productos de limpeza no interior do corpo! E a luz no espectro dos UV limpa ou destroi, daí ter falado nisso, se haveria maneira de limpar o virus bo interio do corpo.
Já se provou muitas vezes que o interpretam mal, e neste caso ele simplesmente estava no seu modo sarcastico de dizer que desejava algo que limpasse este virus também no interior do corpo!
Simplesmente isso.
Os bestas e idiotas é q querem por força ver nele em tudo só besteiras e ideias loucas, não o entendem mesmo, ou fazem de conta que entenderam mal!
“…estava no seu modo sarcástico…”
Hahahahaaaa!!…
Deve ser isso… coitado – ninguém o entende; só mesmo os iluminados, como tu!!
Normalmente as bestas compreendem-se e desculpam-se umas às outras!…
Ia dizer praticamente o mesmo, mas vc poupou-me o trabalho de escrever. Não estou aqui para o defender… mas ver como todos estes labregos e a comunicação social interpreta o homem… rsssssssssss
Alto, temos aqui mais um génio!… aposto que eras o mais inteligente da tua turma!…
Só mesmo autentico tosco para defender (talvez) o maior labrego do mundo!!
Labrego és tu ó cavalo, já não tinhas nada para fazer e agora ainda tens menos, sobra-te tempo demais para vires para aqui insultar os outros… seu pseudo-democrata de m*rda…
Hehehee….. tal como o seu lider espiritual, os defensores do maior labrego do mundo não perdem uma oportunidade para mostar porque o são!…
E nunca desiludem!…
ºIº hmmm _ O ,,,
Até porque já existe tratamentos com algo do gênero ao que ele propos, tipo injectarem um líquido no corpo que depois é visível com UV. Vocês e os jornalistas é que são os ignorantes.
Se os outros e os jornalistas são ignorantes; o que és tu e o Trump??
A ignorância de quem não sabe que não sabe e acha que sabe é muito triste.
Estás a confundir os marcadores que se usam para fazer análises com “tratamentos”.
Mas se as ideias alucinadas do Dr.Trump são assim tão boas, uma sugestão: engole uma boa litrada de lixívia, que ficas protegido do vírus e com a boca lavada.
Eu concordo com o Trump, desde que ele teste primeiro para todos vermos os resultados!
Que comece por beber 5 litros de lixívia misturados com amoníaco! 😀 🙂