Trump sugere injetar doentes com desinfetante. “Irresponsável e perigoso”

Michael Reynolds / EPA

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump

No seu briefing diário, esta quinta-feira, o Presidente norte-americano, Donald Trump, sugeriu usar uma injeção de desinfetante no corpo para tratar infetados com covid-19. A afirmação valeu-lhe várias críticas dos especialistas.

A ideia foi apresentada depois de um dos funcionários do governo norte-americano ter apresentado o resultado de uma investigação que dava conta que o novo coronavírus parecia enfraquecer mais rapidamente quando exposto à luz solar e ao calor.

Depois de ouvir as conclusões de William Bryan, chefe interino da Direção de Ciência dos Estados Unidos, Trump sugeriu a Deborah Birx, coordenadora da resposta do coronavírus da Casa Branca, que testasse a hipótese da injeção de desinfetante no corpo.



Trump terá também sugerido a irradiação do corpo dos pacientes com luz ultravioleta, uma ideia imediatamente rejeitada por um médico.

“Atingimos o corpo com uma tremenda intensidade de luz, seja ultravioleta ou apenas uma luz muito poderosa… Isso ainda não foi testado. Eu vejo o desinfetante a matar o vírus num minuto. Um minuto. Haverá alguma forma de fazer algo como injetar desinfetante numa pessoa?”, perguntou Trump durante a conferência de imprensa.

A comunidade científica rejeitou a ideia, criticando o Presidente norte-americano. “É um método comum que as pessoas utilizam quando querem matar-se”, disse Vin Gupta, pneumologista e especialista em políticas de saúde pública, em declarações à NBC News. “Essa ideia de injetar ou ingerir qualquer tipo de produto de limpeza no corpo é irresponsável e perigosa”, sublinhou.

Pacote de ajuda de 483 mil milhões de dólares

O Congresso dos Estados Unidos aprovou, na quinta-feira, um pacote de apoio à economia e aos hospitais norte-americanos de 483 mil milhões de dólares (mais de 448 mil milhões de euros), para enfrentar a crise gerada pela pandemia.

De acordo com a agência France-Presse, a proposta foi aprovada na Câmara dos Representantes com 388 votos favoráveis, cinco contra e uma abstenção.

O diploma deverá ser assinado nos próximos dias por Donald Trump. A proposta já tinha sido aprovada por unanimidade, na terça-feira, pelo Senado norte-americano, cuja maioria é republicana, partido de Trump.

Este pacote engloba uma verba de 320 mil milhões de dólares (mais de 296 mil milhões de euros) destinada a empréstimos para pequenas e médias empresas. Cerca de 60 mil milhões de dólares (mais de 55 mil milhões de euros) serão alocados para apoios a setores atingidos pela crise económica, causada pela pandemia da doença provocada pelo novo coronavírus, nomeadamente o da agricultura.

Outros 75 mil milhões de dólares (mais de 69 mil milhões de euros) vão ser atribuídos às unidades hospitalares e 25 mil milhões de dólares (cerca de 23 mil milhões de euros) serão destinados ao reforço da triagem para o novo coronavírus.

Esta votação demorou aproximadamente uma hora e 20 minutos, uma vez que os parlamentares apenas podiam dirigir-se ao hemiciclo em pequenos grupos, para manter o distanciamento social.

A Câmara dos Representantes, de maioria democrata, também aprovou a criação de uma comissão para investigar a administração Trump por causa da gestão da crise gerada pela covid-19.

A nível global, segundo um balanço da AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 186 mil mortos e infetou mais de 2,6 milhões de pessoas em 193 países e territórios. Mais de 708 mil doentes foram considerados curados. Os Estados Unidos são o país com mais mortos e mais casos de infeção confirmados .

Os Estados Unidos registaram 3.176 mortos nas últimas 24 horas, um dos piores registos diários no país. No total, quase 50 mil pessoas morreram nos Estados Unidos. O número de infetados subiu para mais de 860 mil, depois de terem sido identificados 26.971 novos casos.

Só em Nova Iorque, as autoridades sanitárias dos Estados Unidos dizem que estão a surgir provas de que o número de nova-iorquinos contaminados é muito superior ao inicialmente estimado, podendo ser de cerca de um milhão.

ZAP ZAP // Lusa

PARTILHAR

34 COMENTÁRIOS

  1. O Donald Trump é um personagem execrável, mas desta vez não tem culpa caramba.

    O que ele disse, do alto da sua ignorância, foi «… Haverá alguma forma de fazer algo como injetar desinfetante numa pessoa?”. Ele imagina-se permanentemente numa espécie de sessão de braistorming em que não há ideias más ^_^

    A idiotice, para mim, é ele dizer isto em público.

    Enfim. É o Trump…

  2. Bem… mais uma vez o Trump bate o seu próprio recorde de estupidez!!
    Até eu, que espero qualquer coisa deste palerma, fiquei de boca aberta!…
    Isto é o presidente dos EUA ou o “gajo de Alfama”??
    youtube.com/watch?v=RVxpv4yuiKU

  3. Pois quanto a mim,acho que quem devia de ser injetado com ”dinamite” era precisamente o Trump para bem de todos os cidadãos Americanos.

  4. Vai ser engraçado quando o Trump, apesar desta pandemia, for reeleito, ainda com mais votos.
    Seria quase certo sem a pandemia, mas mesmo com a pandemia, acredito que será eleito por mais pessoas. Claro que a desculpa depois vai ser que conseguiu a reeleição graças à pandemia.

    Será mais outra chapada de luva branca, depois das duas em 2016 (Brexit e eleição de Trump), e a 2.ª em 2020 (juntamente com a eleição de Boris, e deitar abaixo quaisquer dúvidas em relação ao referendo).

    Acho engraçado chamarem-no palerma e afins. Um milionário, que chegou à presidência dos EUA, e se tornou dos homens mais poderosos do mundo. Se ele é palerma e estúpido, o que faz dos coitados que o acham tal? Pode ser muitas coisas, e longe de ser um exemplo de virtuosismo e moral, mas quem pensa que ele é estúpido e palerma claramente tem um problema cognitivo, ou não pensa bem nas coisas.
    De qualquer forma, chamem-no o que quiserem, que ele banhar-se-á nas lágrimas salgadas de quem não gosta dele.

    • Caro JR, sem querer ofender a sua opinião seja de que forma for, mas o sucesso e inteligência de alguém não se medem pela riqueza (financeira) que essa pessoa alcançou ao longo da sua vida. O caso do Trump é o exemplo prático disso. O homem é um “buffoon” como dizem os americanos. Um palhaço imbecil digo eu.

      É um personagem que merece algum estudo. Cultura tem zero, respeito pelo próximo e empatia não sabe o que é. A filosofia dele é EU, depois EU, e finalmente EU. Inteligência tenho as minhas duvidas. Esperto é sem duvida.

      Mas o que mais me espanta e será digno de estudo é como numa potencia como os EUA, um pais rico (alguns pelo menos), o povo elege alguém como ele. E depois de tudo aquilo que faz e diz, ainda volta a votar nele. Realmente digno de estudo. Ou não…

      Em portugal também houve quem votasse em José Sócrates. 2 vezes! O Brasil é outro caso.

      Seria realmente interessante tentar entender o porquê do povo votar nesta gente…

    • Força JR……… Em caso extremo experimente un shoot de Cloro para matar o bicho, como se diz (mata-se a pessoa , mata-se a doença). È eficaz e garantido a 100% por o Dr. Trump !

    • “Se ele é palerma e estúpido, o que faz dos coitados que o acham tal?”
      Grandes palermas e ainda mais estúpidos sem qualquer tipo de sentido crítico.

  5. Um tremendo Idiota que toma os “outros” por idiotas, e mesmo assim haverá “idiotas” a votarem nele nas próximas eleições !….enfim !!….”Americanices” !

    • Pela imbecilidade crónica que apresentam, provavelmente já se injectam com alguma substância – até porque tanta estupidez não pode ser natural!…

  6. Como é possível este Senhor, acho que esta palavra é muito boa, ser presidente do EUA nunca percebi a eleiçao e ainda vou ficar mais espantado se for releito, espero que nao aconteça dá mostras de ignorante prepotente estupido burro etc.
    As vezes penso que nao está a falar a sério, depois infelizmente vejo que está.

  7. Como parece ser um perito em novas ideias e como a situação actual é gravíssima, acho que deveria demonstrar a sua valentia ao tomar ele a iniciativa em público de se injectar com esses componentes para demonstrar ao povo americano de que a ideia resulta.

  8. Esta cambada ainda não percebe que o Trump atira essas ideias que parecem loucas se tomadas á letra ele não estava a propor usar productos de limpeza no interior do corpo! E a luz no espectro dos UV limpa ou destroi, daí ter falado nisso, se haveria maneira de limpar o virus bo interio do corpo.
    Já se provou muitas vezes que o interpretam mal, e neste caso ele simplesmente estava no seu modo sarcastico de dizer que desejava algo que limpasse este virus também no interior do corpo!
    Simplesmente isso.
    Os bestas e idiotas é q querem por força ver nele em tudo só besteiras e ideias loucas, não o entendem mesmo, ou fazem de conta que entenderam mal!

    • “…estava no seu modo sarcástico…”
      Hahahahaaaa!!…
      Deve ser isso… coitado – ninguém o entende; só mesmo os iluminados, como tu!!
      Normalmente as bestas compreendem-se e desculpam-se umas às outras!…

    • Ia dizer praticamente o mesmo, mas vc poupou-me o trabalho de escrever. Não estou aqui para o defender… mas ver como todos estes labregos e a comunicação social interpreta o homem… rsssssssssss

      • Alto, temos aqui mais um génio!… aposto que eras o mais inteligente da tua turma!…
        Só mesmo autentico tosco para defender (talvez) o maior labrego do mundo!!

        • Labrego és tu ó cavalo, já não tinhas nada para fazer e agora ainda tens menos, sobra-te tempo demais para vires para aqui insultar os outros… seu pseudo-democrata de m*rda…

  9. Até porque já existe tratamentos com algo do gênero ao que ele propos, tipo injectarem um líquido no corpo que depois é visível com UV. Vocês e os jornalistas é que são os ignorantes.

    • A ignorância de quem não sabe que não sabe e acha que sabe é muito triste.
      Estás a confundir os marcadores que se usam para fazer análises com “tratamentos”.
      Mas se as ideias alucinadas do Dr.Trump são assim tão boas, uma sugestão: engole uma boa litrada de lixívia, que ficas protegido do vírus e com a boca lavada.

  10. Eu concordo com o Trump, desde que ele teste primeiro para todos vermos os resultados!
    Que comece por beber 5 litros de lixívia misturados com amoníaco! 😀 🙂

RESPONDER

Em 2018, a PJ estava "na penúria" e a "ponto de encerrar"

Com recados ao Governo, a Directora Nacional Adjunta da Polícia Judiciária (PJ), Luísa Proença, lamenta o desinvestimento que tem sido feito pelo poder político na força de autoridade e revela que em 2018, quando chegou …

José Seguro acusa líderes europeus de "matar lentamente" a Europa

O antigo líder socialista António José Seguro defendeu no domingo que a ambiguidade dos líderes políticos e a morosidade dos processos de decisão nas instituições da União Europeia (UE) estão "a matar, lentamente, a Europa". O …

Marcelo não se pronuncia sobre pedidos de demissão de Cabrita

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, recusou pronunciar-se sobre os pedidos de demissão de Eduardo Cabrita. Marcelo Rebelo de Sousa entende que os pedidos de demissão de ministros são "típicos da luta político-partidária" e …

TAP vai pedir a insolvência da Groundforce

Pedro Nuno Santos, ministro das Infraestruturas, disse esta segunda-feira aos representantes dos trabalhadores que a TAP vai avançar com um pedido de insolvência da Groundforce. A TAP anunciou esta segunda-feira que vai avançar, ainda hoje, com …

Ida de Luís Filipe Vieira para o Benfica "foi um pedido de várias instituições financeiras"

Luís Filipe Vieira diz que os bancos quiseram, no início dos anos 2000, que fosse para o SL Benfica devido à sua situação financeira, pois estavam interessados na sua viabilização. Aos deputados, o presidente das …

Alemanha autoriza vacina da Johnson & Johnson a menores de 60 anos

A Alemanha recomenda a vacina da Johnson & Johnson (Janssen) contra o novo coronavírus a partir dos 60 anos, mas permitirá o seu uso em pessoas abaixo desta idade após consulta médica e decisão pessoal. O …

Livatino é o primeiro juiz a ser beatificado. Foi morto pela máfia italiana

A Igreja Católica beatificou este domingo o juiz italiano Rosario Livatino, assassinado em 1990 pela máfia em Agrigento, na Sicília, Itália. Rosario Livatino, que hoje teria 69 anos, foi assassinado em 21 de setembro de 1990 …

Castelo do Drácula oferece vacinas contra a covid-19 aos visitantes

O castelo do Drácula, na Roménia, está a oferecer vacinas contra a covid-19 a todos os que o visitem. Nas ilhas Baleares, os turistas vão poder contar com um seguro de repatriamento. Segundo conta a BBC, …

Trabalho ilegal. Bloco propõe alteração à lei para criminalizar "toda a cadeia"

Catarina Martins anunciou, esta segunda-feira, que o Bloco de Esquerda quer alterar a lei de 2016 para garantir uma melhor fiscalização e condenação dos responsáveis pela exploração de trabalhadores em Portugal. Em Odemira, a coordenadora do …

Laos regista primeira morte por covid-19 desde o início da pandemia

Uma mulher de 53 anos - que tinha diabetes e outros problemas de saúde - foi a primeira vítima mortal por covid-19 em Laos, em mais de um ano de pandemia. Segundo noticiou a agência …