Trump refere-se a Fauci como “um desastre” e acusa-o de ser “idiota”

Stefani Reynolds / EPA

O presidente dos EUA, Donald Trump, disse nesta segunda-feira que o principal rosto do combate à pandemia no governo, o imunologista Anthony Fauci, é um “desastre” e possivelmente um “idiota”, numa altura em que o número de novos casos no país continua a aumentar de forma exponencial.

O líder da Casa Branca disse ainda que os americanos estão “cansados” da covid-19. “As pessoas estão cansadas de ouvir Fauci e todos esses idiotas, todos esses idiotas que erraram”, disse, numa chamada telefónica com funcionários da sua campanha à qual foi permitido juntarem-se repórteres.

Trump também afirmou que “sempre que (Fauci) vai à televisão há sempre uma bomba”, depois de Fauci ter dito no programa da CBS, “60 Minutes”, que não estava espantado com o facto de Trump ter apanhado o coronavírus.

Ainda assim, o líder republicano disse que Fauci, que é diretor do Instituto Nacional de Alergias e Doenças Infeciosas desde 1984, era um “tipo porreiro” mas que “anda aqui há 500 anos”.

A conferência foi feita a partir de um hotel em Las Vegas, onde o presidente está hospedado devido a dois comícios que realizou no Arizona. A participação na chamada teve como propósito dar confiança à sua equipa, tendo Trump assegurado que irá ganhar as eleições, ainda que todas as sondagens o coloquem atrás de Joe Biden, o candidato democrata, diz o The Guardian.

Na semana passada, Anthony Fauci expressou o seu descontentamento sobre o uso dos seus comentários sobre a pandemia num vídeo de campanha de Trump, aconselhando mesmo o presidente a não voltar a usar a sua figura na propaganda eleitoral republicana.

“Em quase cinco décadas de serviço público, nunca apoiei publicamente nenhum candidato”, explicou Fauci, lamentando ainda que as suas declarações no vídeo aparecessem fora de contexto.

Os Estados Unidos são dos países do mundo mais afetado pelo novo coronavírus, e já  registaram mais de 8 milhões de pessoas infetadas. Atualmente os números de novas infeções estão acima dos 70 mil por dia, um máximo desde julho.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Sporting 2-1 Santa Clara | Super-Coates volta a ser herói

Arrancado a ferros… à campeão? O Sporting esteve a poucos segundos de registar o terceiro empate em casa, perante um Santa Clara que não foi em nada inferior aos “leões” e até conseguiu ser superior em …

Os gatos demonstram ser menos leais do que os cães (mas pode haver uma razão)

Ainda existe um estereótipo sobre a diferença entre cães e gatos. Normalmente as pessoas associam os cães a animais amorosos e leais, enquanto os gatos são tidos como distantes e indiferentes. Um novo estudo pode …

O mistério do "lago dos esqueletos" na Índia intriga cientistas há décadas

O Roopkund, localizado na parte indiana dos Himalaias, é um lago glacial com centenas de ossos humanos. E ninguém sabe como foram lá parar. Em 1942, um guarda florestal revelou ao mundo a existência deste lago …

A fronteira mais importante da China é imaginária: a Linha Hu

A Linha Hu, também conhecida como linha Heihe-Tengchong, é uma linha imaginária que divida a China em duas partes com áreas quase iguais. Estende-se da cidade de Heihe até Tengchong. Desenhada pela primeira vez em 1935, …

Algumas pessoas moram em aeroportos durante meses (ou até mesmo anos)

Aeroportos não servem de casa apenas para os sem-abrigo. Há pessoas que, involuntariamente ou não, ficam lá durante meses e, em alguns casos, até mesmo anos. Em janeiro, as autoridades de Chicago prenderam um homem de …

Senado da Carolina do Sul aprova fuzilamento como método de execução

Com esta decisão, a Carolina do Sul poderá converter-se no quarto estado do país a incorporar este método de execução de pena de morte, depois do Utah, Oklahoma e Mississípi. De acordo com a agência noticiosa …

"Oxigénio tornou-se ouro". Criminosos lucram com a sua escassez no México

A pandemia de covid-19 deixou a Cidade do México a atravessar uma grande escassez de oxigénio médico. Criminosos estão a aproveitar para lucrar com a situação. A capital mexicana registou um pico de infeções e hospitalizações …

Meteorito do tamanho de um damasco caiu em França (e os astrónomos precisam de ajuda para encontrá-lo)

Os entusiastas do Espaço estão a ser instados a procurar um meteorito do tamanho de um damasco que caiu no fim de semana passado no sudoeste de França.  O meteorito, com peso estimado em 150 gramas, …

Professora pediu a alunos para fingir que eram escravos e escreverem carta para África

Uma professora de uma escola secundária no Mississippi, nos Estados Unidos, está a ser alvo de críticas devido a uma fotografia de um trabalho de casa divulgada nas redes sociais. Foi pedido aos alunos do 8.º …

Obra de Churchill que pertencia a Angelina Jolie vendida por valor recorde

O quadro pintado pelo antigo primeiro-ministro britânico foi vendido por 8,3 milhões de libras. A pintura foi um presente de Winston Churchill para o presidente dos Estados Unidos, Franklin D. Roosevelt, e agora foi leiloada …