Trump refere-se a Fauci como “um desastre” e acusa-o de ser “idiota”

Stefani Reynolds / EPA

O presidente dos EUA, Donald Trump, disse nesta segunda-feira que o principal rosto do combate à pandemia no governo, o imunologista Anthony Fauci, é um “desastre” e possivelmente um “idiota”, numa altura em que o número de novos casos no país continua a aumentar de forma exponencial.

O líder da Casa Branca disse ainda que os americanos estão “cansados” da covid-19. “As pessoas estão cansadas de ouvir Fauci e todos esses idiotas, todos esses idiotas que erraram”, disse, numa chamada telefónica com funcionários da sua campanha à qual foi permitido juntarem-se repórteres.

Trump também afirmou que “sempre que (Fauci) vai à televisão há sempre uma bomba”, depois de Fauci ter dito no programa da CBS, “60 Minutes”, que não estava espantado com o facto de Trump ter apanhado o coronavírus.

Ainda assim, o líder republicano disse que Fauci, que é diretor do Instituto Nacional de Alergias e Doenças Infeciosas desde 1984, era um “tipo porreiro” mas que “anda aqui há 500 anos”.

A conferência foi feita a partir de um hotel em Las Vegas, onde o presidente está hospedado devido a dois comícios que realizou no Arizona. A participação na chamada teve como propósito dar confiança à sua equipa, tendo Trump assegurado que irá ganhar as eleições, ainda que todas as sondagens o coloquem atrás de Joe Biden, o candidato democrata, diz o The Guardian.

Na semana passada, Anthony Fauci expressou o seu descontentamento sobre o uso dos seus comentários sobre a pandemia num vídeo de campanha de Trump, aconselhando mesmo o presidente a não voltar a usar a sua figura na propaganda eleitoral republicana.

“Em quase cinco décadas de serviço público, nunca apoiei publicamente nenhum candidato”, explicou Fauci, lamentando ainda que as suas declarações no vídeo aparecessem fora de contexto.

Os Estados Unidos são dos países do mundo mais afetado pelo novo coronavírus, e já  registaram mais de 8 milhões de pessoas infetadas. Atualmente os números de novas infeções estão acima dos 70 mil por dia, um máximo desde julho.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Primeiro-ministro tunisino terá sido agredido antes de concordar em renunciar

O primeiro-ministro da Tunísia, Hichem Mechichi, terá sido alegadamente agredido dentro do palácio presidencial antes de ser afastado de cargo pelo chefe de Estado do país, Kais Saied. Mechichi e o restante governo foram demitidos na …

Comissão Europeia envia primeiro “cheque” do PRR na próxima semana

A Comissão Europeia irá fazer o pagamento da primeira verba do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) no decorrer da próxima semana. Na sessão de assinatura dos contratos do Mecanismo de Recuperação e Resiliência da União …

Marcelo pede ao TC fiscalização do artigo 6.º da Carta de Direitos na Era Digital

O Presidente da República pediu, esta quinta-feira, ao Tribunal Constitucional a fiscalização sucessiva do artigo 6.º da Carta Portuguesa de Direitos Humanos na Era Digital em vigor, tendo em conta o "importante debate público" sobre …

Portugal regista mais 10 mortes e 3009 casos de covid-19

Portugal registou, esta quinta-feira, mais 10 mortes e 3009 casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 3009 novos …

Ministra da Coesão diz que Portugal vai precisar de imigrantes

A ministra da Coesão Territorial disse hoje que a perda de população é preocupante e que Portugal vai ter de trabalhar numa política de imigração muito ativa e acolhedora para fazer face aos investimentos previstos. "Estando …

Testes rápidos serão gratuitos até ao final de agosto

A comparticipação a 100% dos testes rápidos de antigénio (TRAg), que vigorava até final do mês, foi alargada até 31 de agosto, segundo uma portaria esta quinta-feira publicada em Diário da República. "Perante a atual situação …

Tiago Antunes acusa Rui Rio de usar Constituição como "moeda de troca" para agradar ao Chega

No podcast Política com Palavra do PS, o secretário de Estado adjunto do primeiro-ministro, Tiago Antunes, acusou Rui Rio de propor a revisão da Constituição e do sistema eleitoral como "moeda de troca" para o …

Pedro Nuno Santos quer receitas da rodovia a ajudar a financiar a ferrovia

Há dois anos, o ministro defendia a possível separação da REFER das Estradas de Portugal. Agora, volta atrás e quer que as receitas de rodovia ajudem a financiar a ferrovia. O Ministro das Infraestruturas e da …

A China está a construir 110 novos silos nucleares. Estados Unidos estão preocupados

Na segunda-feira, a Federação de Cientistas Americanos (FAS) publicou um relatório no qual denuncia a existência de um campo de instalações nucleares perto da cidade de Hami, na província chinesa de Xinjiang. Estarão a ser …

Inglaterra desconfinou totalmente. Então, porque estão os novos casos a descer?

O fim das restrições a 19 de Julho fez soar alarmes por toda a Europa sobre o possível aumento exponencial de casos. Na verdade, o número de novos casos tem vindo a descer e a …