Trump diz que evitou cenário de mais de 2,5 milhões de mortos nos Estados Unidos

David Maxwell / EPA

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump

Esta terça-feira, Donald Trump disse que que evitou o cenário dos Estados Unidos registarem mais de dois milhões de mortos por covid-19 e culpou a China por “deixar a praga escapar”.

O Presidente dos Estados Unidos disse, esta terça-feira, que que evitou o cenário dos Estados Unidos registarem mais de dois milhões de mortos por covid-19. Questionado sobre as 200 mil mortes causadas pela pandemia no país, superadas na terça-feira, Donald Trump disse que “é uma pena”.

“Acho que fizemos a coisa certa e fizemos bem. Teríamos dois milhões e meio de mortes ou algo assim (…). Teríamos um número que seria bem maior (…) Poderíamos ter dois, dois e meio ou três milhões”, acrescentou o governante.

Os Estados Unidos ultrapassaram as 200 mil mortes por covid-19 na terça-feira e elevaram o total de casos para 6,89 milhões, de acordo com a contagem independente da Universidade Johns Hopkins.

A China deveria tê-lo detido [o coronavírus] na sua fronteira. Não deviam tê-lo deixado espalhar-se pelo mundo e isso é terrível”, acrescentou Trump, que expressou orgulho por ter ordenado rapidamente o fecho das fronteiras a cidadãos chineses, algo que no entanto, não serviu para impedir a disseminação do coronavírus no país.

Num comício no estado da Pensilvânia na noite de terça-feira, Trump não mencionou o facto dos Estados Unidos terem o maior número total de mortes e contágios do mundo, bem como uma das maiores taxas de infeção por 100 mil habitantes. Em vez disso, afirmou: “Estamos a destruir o vírus”.

Num comício lotado, onde muitas das pessoas não usaram máscaras ou mantiveram o distanciamento físico, Trump troçou do rival democrata na eleição presidencial de novembro, Joe Biden. “Ele sempre vai com a máscara. Todo aquele dinheiro em cirurgia plástica para a cobrir com uma máscara”, disse.

O saldo provisório de mortes causadas pela pandemia nos Estados Unidos é mais do dobro do limite mais baixo das estimativas iniciais da Casa Branca, que projetava, no melhor dos casos, entre 100 mil e 240 mil mortes devido à pandemia.

O Presidente norte-americano chegou a expressar a sua confiança de que o número final ficaria entre as 50 mil e as 60 mil mortes. Mais tarde atualizou a estimativa, prevendo até 110 mil mortes, que também foi largamente ultrapassada.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. este energúmeno devia receber um prémio pelas patacoadas/patranhas/baboseiras que profere (alarvemente).
    o pior é que se calhar vamos mesmo ter que aguentá-lo mais 4 anos!

    • Jamais este louco, demente, mentiroso ainda por cima feio como a p que o p, nunca teve covid, os médicos eram os lambe botas lá do partido e jamais tomou algum medicamento a não ser a coca e whisky.
      O animal deve milhões de dólares a bué de gente e roubalheira ao estado.
      Andou a viajar china, coreia do norte e russia, para arranjar dinheiro para repor de onde tirou, sobretudo na saúde, agora está f….o.
      Ele vai parar à cadeia, apostem comigo.
      O presidente Obama está à espera.

      • O que para aí vai nessa cabeça. Vá perguntar a Flint o que a comunidade negra local pensa do Obama. Anda um pouco distraída.

  2. Este ser iluminado é um Charlatão do pior. Como é possível haver pessoas que acreditem no que eles diz. O próprio partido politico devia de o banir, mas já sabemos como são os politicos não olham a meios para atingir os fins = Dinheiro

  3. Ah ah ah ah ah ah ah ah ah ah ah ah……

    Só mesmo para rir!….

    PS – O problema é o tipo disse, no início, que iriam ter 200 mil mortos; depois, parecia correr bem e dise que iriam ser menos de 100 mil. Mas acabaram de ulrapassar essa fasquia dos 200 mil.

  4. É o um verdadeiro mestre da efabulação.
    Por outro lado e tal como os papagaios, fala sem saber o que diz; será por também ser “louro”?

RESPONDER

15 mil cadeiras vazias: Guardiola não gostou mas já ouviu um "recado"

Estádio do Manchester City voltou a ficar longe de lotação esgotada, num jogo da Liga dos Campeões. "Espero que apareça mais gente no sábado", admitiu o treinador. As palavras foram estas, depois da goleada que o …

"Fomos enganados, geologicamente enganados." Novos segredos vulcânicos revelados

Um estudo levado a cabo por cientistas da Universidade de Queensland revelou novos detalhes sobre a composição geológica da crosta terrestre. Até agora, os cientistas pensavam que a lava arrefecida dos chamados vulcões "hot spot" era …

Os planetas formam-se em sopas orgânicas — e não há duas iguais

Uma série de novas imagens revela que os planetas formam-se em sopas orgânicas — e não há duas sopas iguais. Astrónomos mapearam os produtos químicos dentro dos berços planetários com detalhe extraordinário. Os mapas revelam a …

O Hawaii quer remover a sua "escadaria para o paraíso" - e a culpa é dos turistas

Em causa estão preocupações com a segurança e vandalismo, que têm aumentado com a explosão de popularidade da escadaria Ha‘ikū nas redes sociais. É caso para dizer que a Stairway to Heaven vai para o inferno …

Inventou o ZX Spectrum e mudou o mundo. Morreu Clive Sinclair

O empresário britânico e inventor do computador doméstico ZX Spectrum, Clive Sinclair, morreu hoje aos 81 anos na sua casa, em Londres (Reino Unido), devido a doença prolongada, informou a filha ao jornal “The Guardian”. Morreu …

Esta torre construída na Suécia não é gigante em altura, mas em sustentabilidade

Para além de ser feito de um material sustentável — fornecido por florestas locais com gestão consciente e transformado por uma serração nas proximidades, o Centro Cultural dispõe de múltiplas tecnologias que fazem dele mais …

Empresa canadiana debaixo de fogo por publicar anúncios de emprego destinados a não vacinados

Uma empresa de canoagem, sediada no Canadá, está debaixo de fogo depois de ter colocado anúncios de emprego destinados, exclusivamente, a pessoas não vacinadas contra a covid-19. "Por favor, NÃO se candidate se tiver tomado quaisquer …

Disparam ataques a jornalistas. Bruxelas insta países da UE a aumentar proteção

Os países da União Europeia (UE) foram instados por Bruxelas a tomar medidas para proteger os jornalistas, após um aumento no número de ataques a membros da imprensa. A Comissão Europeia exortou os governos a criarem …

Facebook e Google criticados por anúncios de "reversão do aborto"

O Facebook já veiculou anúncios de "reversão do aborto" 18,4 milhões de vezes desde janeiro de 2020, de acordo com um relatório do Center for Countering Digital Hate (CCDH), promovendo um procedimento "não comprovado, antiético" …

Líder militar dos EUA temeu que Trump iniciasse guerra nuclear com a China - e chegou a ligar aos chineses

As revelações aparecem em Peril, o novo livro de Bob Woodward e Robert Costa sobre os bastidores da Casa Branca. Trump já respondeu. O General Mark Milley, o chefe do Estado-Maior das Forças Armadas dos EUA, …