Trump diz que evitou cenário de mais de 2,5 milhões de mortos nos Estados Unidos

David Maxwell / EPA

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump

Esta terça-feira, Donald Trump disse que que evitou o cenário dos Estados Unidos registarem mais de dois milhões de mortos por covid-19 e culpou a China por “deixar a praga escapar”.

O Presidente dos Estados Unidos disse, esta terça-feira, que que evitou o cenário dos Estados Unidos registarem mais de dois milhões de mortos por covid-19. Questionado sobre as 200 mil mortes causadas pela pandemia no país, superadas na terça-feira, Donald Trump disse que “é uma pena”.

“Acho que fizemos a coisa certa e fizemos bem. Teríamos dois milhões e meio de mortes ou algo assim (…). Teríamos um número que seria bem maior (…) Poderíamos ter dois, dois e meio ou três milhões”, acrescentou o governante.

Os Estados Unidos ultrapassaram as 200 mil mortes por covid-19 na terça-feira e elevaram o total de casos para 6,89 milhões, de acordo com a contagem independente da Universidade Johns Hopkins.

A China deveria tê-lo detido [o coronavírus] na sua fronteira. Não deviam tê-lo deixado espalhar-se pelo mundo e isso é terrível”, acrescentou Trump, que expressou orgulho por ter ordenado rapidamente o fecho das fronteiras a cidadãos chineses, algo que no entanto, não serviu para impedir a disseminação do coronavírus no país.

Num comício no estado da Pensilvânia na noite de terça-feira, Trump não mencionou o facto dos Estados Unidos terem o maior número total de mortes e contágios do mundo, bem como uma das maiores taxas de infeção por 100 mil habitantes. Em vez disso, afirmou: “Estamos a destruir o vírus”.

Num comício lotado, onde muitas das pessoas não usaram máscaras ou mantiveram o distanciamento físico, Trump troçou do rival democrata na eleição presidencial de novembro, Joe Biden. “Ele sempre vai com a máscara. Todo aquele dinheiro em cirurgia plástica para a cobrir com uma máscara”, disse.

O saldo provisório de mortes causadas pela pandemia nos Estados Unidos é mais do dobro do limite mais baixo das estimativas iniciais da Casa Branca, que projetava, no melhor dos casos, entre 100 mil e 240 mil mortes devido à pandemia.

O Presidente norte-americano chegou a expressar a sua confiança de que o número final ficaria entre as 50 mil e as 60 mil mortes. Mais tarde atualizou a estimativa, prevendo até 110 mil mortes, que também foi largamente ultrapassada.

Lusa ZAP // Lusa

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. este energúmeno devia receber um prémio pelas patacoadas/patranhas/baboseiras que profere (alarvemente).
    o pior é que se calhar vamos mesmo ter que aguentá-lo mais 4 anos!

    • Jamais este louco, demente, mentiroso ainda por cima feio como a p que o p, nunca teve covid, os médicos eram os lambe botas lá do partido e jamais tomou algum medicamento a não ser a coca e whisky.
      O animal deve milhões de dólares a bué de gente e roubalheira ao estado.
      Andou a viajar china, coreia do norte e russia, para arranjar dinheiro para repor de onde tirou, sobretudo na saúde, agora está f….o.
      Ele vai parar à cadeia, apostem comigo.
      O presidente Obama está à espera.

      • O que para aí vai nessa cabeça. Vá perguntar a Flint o que a comunidade negra local pensa do Obama. Anda um pouco distraída.

  2. Este ser iluminado é um Charlatão do pior. Como é possível haver pessoas que acreditem no que eles diz. O próprio partido politico devia de o banir, mas já sabemos como são os politicos não olham a meios para atingir os fins = Dinheiro

  3. Ah ah ah ah ah ah ah ah ah ah ah ah……

    Só mesmo para rir!….

    PS – O problema é o tipo disse, no início, que iriam ter 200 mil mortos; depois, parecia correr bem e dise que iriam ser menos de 100 mil. Mas acabaram de ulrapassar essa fasquia dos 200 mil.

  4. É o um verdadeiro mestre da efabulação.
    Por outro lado e tal como os papagaios, fala sem saber o que diz; será por também ser “louro”?

RESPONDER

Cientistas criam um "relógio" que mede a idade biológica

Dois cientistas do CECAD Cluster of Excellence in Aging Research desenvolveram um método que pode determinar a idade biológica de um organismo com uma precisão sem precedentes. Todos conhecemos a idade cronológica - a nossa idade …

"Das palavras aos atos". Marcelo com mais de 60% de mulheres na sua equipa no segundo mandato

O Presidente da República considerou este domingo que os passos dados para salvaguardar a igualdade de género em Portugal não são ainda suficientes e afirmou que quis passar "das palavras aos atos" com mais mulheres …

Governo dá 19,8 milhões às escolas para testes rápidos. Ensino privado também quer

O Conselho de Ministros aprovou, este domingo, uma resolução que permite às escolas e ao setor solidário efetuar despesa na realização de testes rápidos de antigénio à covid-19, num montante global de 19,8 milhões de …

Afinal, abandonar Montijo não obriga a indemnizar ANA (e há quem defenda opção Beja)

A alteração do local do novo aeroporto na sequência da avaliação ambiental estratégica não obriga ao pagamento de qualquer indemnização à ANA. De acordo com o esclarecimento do Ministério das Infraestruturas, uma eventual alteração do local …

Descoberta nova relação entre a biodiversidade dos animais e das florestas

Uma análise ao registo de imagens de 15 reservas de vida selvagem em florestas tropicais revelou uma relação até então desconhecida entre a biodiversidade de vários mamíferos e as florestas em que vivem. As florestas tropicais …

Pelo menos 17 mortos e 400 feridos em explosões na Guiné Equatorial

Pelo menos 17 pessoas morreram e outras 400 ficaram feridas após várias explosões registadas, este domingo, num quartel militar na cidade de Bata, na Guiné Equatorial, informaram as autoridades. De acordo com dados do Ministério da …

Marques Mendes antecipa desconfinamento a 15 de março. Creches e 1º ciclo são os primeiros a abrir

No seu habitual espaço de comentário na SIC, Luís Marques Mendes revelou, este domingo, que as creches, pré-escolar e 1º ciclo deverão abrir já a 15 de março. Segundo o comentador, o plano que vai ser …

Olivier Dassault, deputado bilionário francês, morre em acidente de helicóptero

O deputado francês Olivier Dassault, neto do fundador da Dassault Aviation, morreu este domingo, aos 69 anos, num acidente de helicóptero, no nordeste de França, avança a Agência France-Press (AFP). O acidente aconteceu este domingo perto …

Teoria ensinada na escola pode estar errada. Há um "núcleo mais interno" no centro da Terra

Uma equipa de investigadores da Universidade Nacional da Austrália confirmou, rastreando milhares de modelos numéricos, a existência do "núcleo mais interno" nas profundezas da Terra.  Na escola, os estudantes costumam aprender que o planeta Terra é …

Sonda passa ao lado de Vénus, tira-lhe uma fotografia e surpreende cientistas da NASA

A imagem obtida pelo Wide-field Imager (WISPR) da Parker Solar Probe foi capturada a 12.380 quilómetros de Vénus. A Parker Solar Probe, da NASA, capturou vistas deslumbrantes de Vénus em julho de 2020. O alvo da …