Trump diz que evitou cenário de mais de 2,5 milhões de mortos nos Estados Unidos

David Maxwell / EPA

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump

Esta terça-feira, Donald Trump disse que que evitou o cenário dos Estados Unidos registarem mais de dois milhões de mortos por covid-19 e culpou a China por “deixar a praga escapar”.

O Presidente dos Estados Unidos disse, esta terça-feira, que que evitou o cenário dos Estados Unidos registarem mais de dois milhões de mortos por covid-19. Questionado sobre as 200 mil mortes causadas pela pandemia no país, superadas na terça-feira, Donald Trump disse que “é uma pena”.

“Acho que fizemos a coisa certa e fizemos bem. Teríamos dois milhões e meio de mortes ou algo assim (…). Teríamos um número que seria bem maior (…) Poderíamos ter dois, dois e meio ou três milhões”, acrescentou o governante.

Os Estados Unidos ultrapassaram as 200 mil mortes por covid-19 na terça-feira e elevaram o total de casos para 6,89 milhões, de acordo com a contagem independente da Universidade Johns Hopkins.

A China deveria tê-lo detido [o coronavírus] na sua fronteira. Não deviam tê-lo deixado espalhar-se pelo mundo e isso é terrível”, acrescentou Trump, que expressou orgulho por ter ordenado rapidamente o fecho das fronteiras a cidadãos chineses, algo que no entanto, não serviu para impedir a disseminação do coronavírus no país.

Num comício no estado da Pensilvânia na noite de terça-feira, Trump não mencionou o facto dos Estados Unidos terem o maior número total de mortes e contágios do mundo, bem como uma das maiores taxas de infeção por 100 mil habitantes. Em vez disso, afirmou: “Estamos a destruir o vírus”.

Num comício lotado, onde muitas das pessoas não usaram máscaras ou mantiveram o distanciamento físico, Trump troçou do rival democrata na eleição presidencial de novembro, Joe Biden. “Ele sempre vai com a máscara. Todo aquele dinheiro em cirurgia plástica para a cobrir com uma máscara”, disse.

O saldo provisório de mortes causadas pela pandemia nos Estados Unidos é mais do dobro do limite mais baixo das estimativas iniciais da Casa Branca, que projetava, no melhor dos casos, entre 100 mil e 240 mil mortes devido à pandemia.

O Presidente norte-americano chegou a expressar a sua confiança de que o número final ficaria entre as 50 mil e as 60 mil mortes. Mais tarde atualizou a estimativa, prevendo até 110 mil mortes, que também foi largamente ultrapassada.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. este energúmeno devia receber um prémio pelas patacoadas/patranhas/baboseiras que profere (alarvemente).
    o pior é que se calhar vamos mesmo ter que aguentá-lo mais 4 anos!

    • Jamais este louco, demente, mentiroso ainda por cima feio como a p que o p, nunca teve covid, os médicos eram os lambe botas lá do partido e jamais tomou algum medicamento a não ser a coca e whisky.
      O animal deve milhões de dólares a bué de gente e roubalheira ao estado.
      Andou a viajar china, coreia do norte e russia, para arranjar dinheiro para repor de onde tirou, sobretudo na saúde, agora está f….o.
      Ele vai parar à cadeia, apostem comigo.
      O presidente Obama está à espera.

      • O que para aí vai nessa cabeça. Vá perguntar a Flint o que a comunidade negra local pensa do Obama. Anda um pouco distraída.

  2. Este ser iluminado é um Charlatão do pior. Como é possível haver pessoas que acreditem no que eles diz. O próprio partido politico devia de o banir, mas já sabemos como são os politicos não olham a meios para atingir os fins = Dinheiro

  3. Ah ah ah ah ah ah ah ah ah ah ah ah……

    Só mesmo para rir!….

    PS – O problema é o tipo disse, no início, que iriam ter 200 mil mortos; depois, parecia correr bem e dise que iriam ser menos de 100 mil. Mas acabaram de ulrapassar essa fasquia dos 200 mil.

  4. É o um verdadeiro mestre da efabulação.
    Por outro lado e tal como os papagaios, fala sem saber o que diz; será por também ser “louro”?

RESPONDER

Há 50 mil anos, humanos e neandertais relacionaram-se no deserto de Negev

Uma recente descoberta no deserto do Negev, no centro de Israel, revelou detalhes importantes sobre o desenvolvimento da cultura humana na região, de acordo com um novo estudo publicado na revista PNAS. Por toda a Ásia, …

Costa reeleito líder do PS com 94% dos votos aponta a vitória nas autárquicas

António Costa foi reeleito no sábado secretário-geral do PS, com 94% dos votos, para um novo mandato de dois anos, de acordo com resultados provisórios divulgados hoje pela Comissão Organizadora do Congresso (COC) do PS. O …

"Pessoas como nós". Presidente da República alerta contra indiferença no Dia Mundial do Refugiado

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, alertou contra a indiferença e os "discursos oportunistas" numa mensagem alusiva ao Dia Mundial do Refugiado, que hoje se assinala. “Este ano sob o mote ‘Juntos cuidamos, aprendemos …

Três portugueses entre os cinco mortos em colapso de escola na Bélgica

No dia de ontem, as autoridades belgas confirmaram a morte de cinco pessoas, entre as quais três portugueses, no desabamento de uma escola em obras na cidade de Antuérpia, na Bélgica. Para além dos dois corpos …

Descoberto mecanismo que pode aumentar a expectativa de vida

Ao longo do tempo foram descobertas várias causas para o envelhecimento, mas permanece a questão de saber se existem mecanismos subjacentes comuns que determinam o envelhecimento e a expectativa de vida. Um equipa de investigadores do …

"Trabalhador atravessou faixa de rodagem". MAI diz que carro de Cabrita não se despistou

O Ministério da Administração Interna esclareceu que não existia sinalização para alertar os condutores dos “trabalhos de limpeza em curso" na autoestrada A6, no Alentejo, na sexta-feira, quando a viatura do ministro atropelou mortalmente um …

Caracol carrega o menor computador do mundo (e desvenda mistério sobre extinção em massa)

A decisão de introduzir caracóis não nativos no Taiti levou à extinção de 56 espécies de caramujos arbóreos. Contudo, uma das espécies sobreviveu. Para perceber como este "milagre" aconteceu, uma equipa usou o menor computador …

Cientistas estudam a presença de água líquida em exoluas de planetas "fugitivos"

Astrofísicos calcularam que tais sistemas poderiam abrigar água suficiente para tornar a vida possível - e sustentá-la. A água - no estado líquido - é o elixir da vida. Tornou a vida possível na Terra e …

Portugal tem o segundo melhor ataque do Euro. E a terceira pior defesa

Fechada a segunda jornada da fase de Grupos do Euro 2020, a seleção nacional tem o segundo melhor ataque da prova, com 5 golos marcados, atrás apenas da Itália. Mas tem também a terceira pior …

Espanha 1-1 Polónia | Hino ao desperdício trama La Roja

A Polónia, comandada pelo treinador português Paulo Sousa, empatou hoje a um golo com a Espanha, em Sevilha, em encontro da segunda jornada do Grupo E do Euro2020, mantendo-se ambas sem vitórias. A formação espanhola, que …