Trump afinal quer ser “justo e humano” com imigrantes ilegais

1

Gage Skidmore / Flickr

O milionário e candidato republicano às eleições norte-americanas Donald Trump

O milionário e candidato republicano às eleições norte-americanas Donald Trump

Donald Trump suavizou o seu discurso sobre os milhões de ilegais que vivem nos Estados Unidos e antecipou que esta semana apresentará um plano para solucionar a sua situação migratória.

Vários elementos do recém-criado Conselho Nacional Hispânico de Assessoramento, que se reuniram este domingo em Nova Iorque com o candidato republicano à Casa Branca, indicaram à imprensa local que o magnata lhes pediu ideias para ultrapassar o problema dos 11 milhões de indocumentados que se estima que vivam naquele país.

As mesmas fontes adiantaram que o candidato republicano, conhecido pelo ataque feroz aos imigrantes ilegais no Estados Unidos e que classificou de violadores e narcotraficantes os que chegam do México, apresentará na quinta-feira, no Colorado, detalhes sobre o seu projeto.

“Acredito que quinta-feira vamos ter um plano do qual cada latino, republicano ou democrata se possa sentir orgulhoso, por ser uma forma muito realista e bondosa de resolver o problema”, afirmou, à NBC News, Jacob Monty, um advogado de imigração que preside à Aliança Judaico-Latina, que participou no encontro.

Com esta reunião com este conjunto de líderes empresariais, civis e religiosos, o magnata pretende relançar a sua debilitada posição nas sondagens junto desta comunidade.

Várias sondagens nacionais situam Trump 60 pontos abaixo de Clinton na intenção de votos entre os hispanos, com um peso crescente nos Estados Unidos, pelo que o seu apoio é determinante para vencer em estados-chave nas eleições do próximo mês de dezembro.

Alguns participantes no encontro assinalaram que o empresário – que fez das suas propostas de levantar um muro na fronteira com o México e deportar todos os ilegais alguns dos pontos fortes da sua campanha – mostrou-se recetivo às suas ideias sobre a imigração.

Entretanto, a nova chefe da campanha de Trump, Kellyanne Conway, afirmou que os planos de deportação massiva de milhões de ilegais, propostos pelo candidato, “estão por determinar” e serão desenvolvidos “nas próximas semanas”.

Questionada sobre o conteúdo do plano, Kellyanne Conway limitou-se a resumir as intenções do magnata: “Assegurar que se aplique a lei, que sejamos respeitadores com os norte-americanos que estão à procura de empregos bem remunerados e que sejamos justos e humanos com aqueles que vivem connosco“.

Sem adiantar mais detalhes, Kellyanne Conway disse apenas que Trump será mais preciso nas próximas semanas.

ZAP / Lusa

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.