Trump acusa Obama de ser o fundador do Daesh

Pete Souza / Whitehouse

-

O candidato à Casa Branca, Donald Trump, afirmou que o Presidente norte-americano, Barack Obama, é “o fundador” do grupo terrorista Daesh.

Donald Trump criticou a resposta de Obama ao terrorismo internacional e considerou que o Presidente é “o fundador” do Estado Islâmico e que Hillary Clinton, a sua rival nas eleições presidenciais deste ano, é a “co-fundadora”.

Segundo Trump, o Estado Islâmico respeita Obama porque “ele é o fundador do ISIS”, uma das designações por que é conhecido o Estado Islâmico.

“E eu diria que a co-fundadora é Hillary Clinton”, acrescentou, durante um comício na Florida.

Anteriormente, o republicano apelou à violência contra a candidata do Partido Democrata e anunciou que a “política estúpida” de Clinton levou ao surgimento do ISIS.

“Hillary Clinton criou o Daesh por causa da sua política estúpida, ela é a responsável pelo Daesh”, disse Trump.

A estas declarações ainda não houve uma reação de Obama ou Hillary.

Entretanto, um homem escalou o edifício Trump Tower, em Nova Iorque, durante três horas, para tentar conhecer o candidato republicano.

A escalada do edifício, que tem mais de 200 metros de altura e 68 andares, foi feita com recurso a ventosas e o jovem, de 20 anos, parou a subida quando foi capturado pelas forças de segurança através de uma janela.

Segundo um porta-voz da polícia, o homem “não expressou em momento algum a intenção de ferir quem quer que fosse”.

“O seu único desejo era falar com o senhor Trump”, acrescentou.

Depois de retirado do edifício, o jovem foi internado para ser submetido a exames médicos.

Donald Trump vive nos últimos andares do edifício, que é também a sede das suas empresas e, agora, o centro da sua campanha presidencial.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. Os americanos com políticos destes terão que ter cada vez mais cuidado, não sei se será o cheiro das armas que cada um pode ter livremente que os anda a enlouquecer mas muita coisa parece andar mal por aqueles lados para um país que pretende ser um exemplo para o mundo.

  2. “Depois de retirado do edifício, o jovem foi internado para ser submetido a exames médicos.” – Diagnóstico? Trumpiçe aguda.

  3. Trump NÃO ACUSA.
    Trump INFORMA.
    Basta pesquisar. Obama armou ISIS para tirar o Bashar Al-Assad do poder, e quando perderam o controle sobre a situação, o ISIS já estava poderosíssimo… Mas se o Obama fosse inimigo do ISIS, este já nao existiria à mto tempo..
    Repito: basta investigar!

RESPONDER

Ninguém quer "a batata quente" do caso Sócrates. Ivo Rosa e Carlos Alexandre com nota máxima

Os juízes Ivo Rosa e Carlos Alexandre foram avaliados com a nota máxima de "Muito Bom" pelo Conselho Superior da Magistratura em inspecções realizadas entre 2013 e 2018, ou seja, abarcando o período da investigação …

Clubes alemães atentos a Tiago Dantas depois da sua estreia como titular

A titularidade do jovem português na equipa do Bayern, no último sábado, despertou a atenção dos clubes alemães para o médio cedido pelo Benfica. Tiago Dantas, de 20 anos, fez a sua estreia como titular do …

Chega aposta em Hugo Ernano, o militar que atingiu mortalmente rapaz de 13 anos

O cabeça-de-lista do Chega para a Câmara Municipal de Odivelas vai ser o líder do núcleo local, Nuno Beirão, e o militar da Guarda Nacional Republicana (GNR) Hugo Ernano candidata-se à Assembleia Municipal. Hugo Hernano, candidato …

Taarabt reencontrou a sua boa forma, mas o Benfica quer vendê-lo

O Benfica está disposto a ouvir propostas que cheguem por Adel Taarabt, o marroquino que tem dado cartas no meio-campo das 'águias'. A caminho dos 32 anos de idade, Taarabt não vai para novo, mas tem …

Vacina russa contra a covid-19 pode vir a ser produzida em Sintra

O Presidente da câmara de Cascais fez de intermediário para que viesse para Portugal uma licença de produção da Sputnik V. António Costa não se opõe, mas lembra que a vacina ainda não foi aprovada …

FC Porto admite batalha legal com o Sporting devido ao caso Palhinha

Os azuis e brancos contestam a utilização de João Palhinha após o jogador ter sido suspenso ao somar cinco amarelos na Liga. O FC Porto admite uma batalha legal. O FC Porto está preparado para levar …

Supremo recusa levantar arresto de bens a Rui Rangel e Fátima Galante

O Supremo Tribunal de Justiça (STJ) rejeitou, esta quinta-feira, recursos dos ex-juízes, arguidos no processo "Operação Lex", que contestavam o arresto dos seus bens. No acórdão proferido, a que a agência Lusa teve acesso, o Supremo …

Portugueses a partir dos 60 anos vão ter segunda dose AstraZeneca

Após os casos de coágulos, a DGS só vai mudar o esquema vacinal aos mais jovens, sendo que a população com mais de 60 anos que tomou a vacina da Astrazeneca irá receber a segunda …

Messi já tem uma decisão tomada em relação ao seu futuro

Andoni Zubizarreta, dirigente do Barcelona, garante que Lionel Messi já tomou uma decisão em relação ao seu futuro no clube, embora não saiba qual é. Depois da novela que foi a situação de Lionel Messi no …

Menos dinheiro para estradas e mais para as empresas. Governo apresenta a versão final do PRR

O Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) vai ser divulgado na sua versão final esta sexta-feira. Durante a manhã, será apresentado ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. A apresentação do Plano de Recuperação e …