Trump desafia defensores das armas a “tratar de Hillary”

Gage Skidmore / Flickr

O milionário e candidato republicano às eleições norte-americanas Donald Trump

O milionário e candidato republicano às eleições norte-americanas Donald Trump

Donald Trump está envolvido em mais uma polémica, desta vez porque as suas palavras parecem uma sugestão aos defensores do uso e porte de armas para darem um tiro em Hillary Clinton.

Durante um comício em Wilmington, no estado da Carolina do Norte, Donald Trump abordou a promessa da rival de abolir a Segunda Emenda da constituição dos EUA, que salvaguarda o direito ao uso e porte de arma.

O candidato republicano sustentou que Hillary Clinton conseguirá esse objectivo facilmente, caso eleja os juízes do Supremo Tribunal, e deixou no ar palavras que são interpretadas como um apelo a que os apoiantes das armas deem um tiro na democrata.

“Hillary quer abolir – essencialmente abolir a Segunda Emenda. Já agora, se ela conseguir escolher, se conseguir escolher os seus juízes, não podem fazer nada, malta. Embora as pessoas da Segunda Emenda, talvez possam, não sei”, disse Trump.

Trump já veio dizer que estava apenas a apelar ao voto dos seus apoiantes, especialmente dos que defendem o uso e porte de armas.

“Isto é um forte movimento político, a Segunda Emenda. E não pode haver outra interpretação”, disse, citado pela CNN.

Mas do lado de Hillary Clinton, o director de campanha, Robby Mook, emitiu uma nota, onde evidencia que está em causa um apelo à violência.

“Isto é simples – o que Trump diz é perigoso. Uma pessoa que procura ser presidente dos Estados Unidos não deveria sugerir nenhum tipo de violência”, salienta a nota de Mook publicada no perfil do Twitter de Clinton.

O consultor de comunicação de Trump, Jason Miller, disse entretanto que o candidato republicano estava simplesmente a apelar ao “poder da unificação” dos apoiantes da Segunda Emenda.

“As pessoas da Segunda Emenda têm um espírito incrível e são tremendamente unidas, o que lhes dá grande poder político. E neste ano, elas vão votar em números recordes e não será por Hillary Clinton, será por Donald Trump”, frisa Miller, citado pela CNN.

Todavia, o ex-responsável da CIA, o general reformado Michael Hayden, disse ao mesmo canal de televisão que se outra pessoa tivesse dito o que Trump disse, “estava na traseira de uma carrinha da polícia com os Serviços Secretos a questionarem-na”.

A Associação Nacional de Armas (NRA – National Rifle Association no original em inglês) já veio apoiar as palavras de Trump, sublinhando que ele está “certo” e encorajando os seus membros a votarem nele.

Entretanto, a NRA investiu num novo anúncio que retrata Hillary Clinton como uma “elitista” e “hipócrita”, “uma das mulheres mais ricas da política” que se vencer as eleições deixará os americanos “sem defesa”.

SV, ZAP

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Não conheço suficientemente bem Clinton ou Trump. O que conheço, e julgo que a maioria das pessoas conhecerá, é por via da comunicação social.
    Confesso que acho este individuo assustador. É um perfeito louco, com traços bem vincados de Narcisismo e uma postura, igualmente bem vincada, do Nacionalista mais demagogo e populista que existe. Espero bem que, para bem do Mundo em que vivemos, este individuo NÃO ganhe as eleições.

  2. Senhores como este vão continuar a aparecer e provavelmente a dirigir Países
    .
    A culpa é dos actuais políticos que tanta bosta fazem, que as pessoas começam a ouvir os ditadores.

  3. Nem mais…
    O problema é que a sociedade, por culpa de (quase) todos nós, chegou a um ponto em que já apetece votar nestes “palhaços”, só para estourar
    com esta merd de vez….

  4. A “liberdade” é tanta, que os políticos das últimas décadas só têm feito “porcaria”.
    A elite está completamente desligada da realidade do cidadão comum, por isso aplica-se a máxima “Havemos de chorar os mortos se os vivos os não merecerem”.
    A história desenrola-se em ciclos, estamos no termo de um ciclo, de “liberdades” e creio que brevemente começaremos outro…

  5. A maior parte do tempo este senhor só diz absurdos. A única coisa boa que tem é ser contra a imigração, sobretudo muçulmana. É uma opção inteligente, que lhe dá muitos votos e que daria a qualquer candidato a presidente em qualquer país europeu.

  6. Se é assim em campanha, faço ideia como seria se esta criatura bacoca ganhasse as eleições.
    A america seria transformada num autentico filme de cowboys. Absurdo!

RESPONDER

Marcelo satisfeito com reabertura “sensata”. Alívio das restrições arranca hoje

O levantamento gradual das restrições em função da vacinação contra a covid-19 arranca este domingo com regras aplicáveis em todo o território continental, inclusive o limite de horário de encerramento até às 2h00 para restauração …

Restos mortais de morcego-vampiro podem desvendar mistérios sobre a espécie extinta

A descoberta da mandíbula de um morcego que viveu há 100 mil anos pode ajudar a responder a algumas incógnitas sobre a espécie extinta. Os restos mortais foram encontrados numa caverna na Argentina. De acordo com …

Vacinação de crianças saudáveis está aberta à "livre escolha dos pais"

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, salientou este sábado que as autoridades de saúde não proibiram a vacinação contra a covid-19 para crianças saudáveis, considerando que “esse espaço continua aberto à livre escolha …

Tal como nos humanos, a cafeína ajuda as abelhas a aumentar o foco e a eficácia

Um novo estudo indica que, tal como em muitos humanos, uma injeção de cafeína ajuda as abelhas a manterem-se mais concentradas e a realizarem o trabalho com mais eficiência. Uma equipa da Universidade de Greenwich percebeu …

Astrónomos detetam, claramente e pela primeira vez, um disco a formar satélites em torno de exoplaneta

Com o auxílio do ALMA, do qual o ESO é um parceiro, os astrónomos detetaram pela primeira vez de forma clara a presença de um disco em torno de um planeta fora do nosso Sistema …

E se a Terra parasse subitamente de girar?

O nosso planeta demora 23 horas e 56 minutos a completar uma volta em torno do seu eixo, movendo-se a cerca de 1.770 quilómetros por hora. Aprendemos estes pormenores sobre o planeta azul na escola, …

Sporting 2 - 1 Braga | Leão entra em 2021/22 a rugir

O Sporting parece querer manter a senda de sucesso da época passada e entrou em 2021/22 com o pé direito. Os “leões” bateram o Sporting de Braga por 2-1, num jogo que valeu, sobretudo, pela primeira …

Ensinar crianças a dizer palavrões? Uma cientista acha que é boa ideia

A auto-intitulada "cientista dos palavrões" acredita que ensinar as crianças a usá-los de forma eficiente ajuda os mais novos a perceber como este palavreado afecta outras pessoas. Já se sabia que dizer palavrões é um sinal …

Fósseis misteriosos podem ser uma das provas mais antigas de vida animal na Terra

Elizabeth Turner, cientista numa universidade do Canadá, poderá ter encontrado a prova mais antiga de vida animal na Terra. Uma cientista encontrou possíveis sinais de vida animal multicelular em restos de recifes microbianos de há 890 …

E se o mundo entrasse em colapso? Cientistas descobrem qual o país onde há maior probabilidade de sobreviver

Caso a civilização entre em colapso - uma possível consequência das alterações climáticas - os cientistas já descobriram qual o lugar do mundo onde há maior probabilidade de sobreviver: é na Nova Zelândia. Numa pesquisa, dois …