Trump aceita “humildemente” nomeação republicana (e não esquece muro na fronteira)

gageskidmore / Flickr

O milionário americano Donald Trump

O milionário americano Donald Trump

No discurso de encerramento da convenção do Partido Republicano, o magnata norte-americano aceitou oficialmente ser candidato à Presidência dos Estados Unidos.

“Eu, humildemente, aceito a vossa nomeação para a presidência dos Estados Unidos”, disse esta quinta-feira Donald Trump perante uma ovação de pé e que gritava “EUA, EUA, EUA”.

“Juntos vamos levar o nosso partido de volta para a Casa Branca”, acrescentou o milionário, que também prometeu que o crime e a violência no país vão acabar graças a um reforço da segurança.

O magnata reiterou a intenção de construir um muro na fronteira com o México “para pôr fim à imigração ilegal, para pôr fim aos gangues e à violência, para impedir a entrada da droga”.

Durante a campanha antes das primárias, Trump já tinha sugerido a construção dessa barreira e manifestou também a intenção de expulsar dos EUA os 11 milhões de imigrantes ilegais que trabalham e vivem no país.

Ao longo dos últimos 12 meses, o mediático e controverso candidato quebrou todas as regras do politicamente correto, mudou o curso da campanha presidencial e deixou para trás todos os seus concorrentes.

Aquilo que há uns tempos parecia uma piada aconteceu mesmo na terça-feira, com Trump a ser nomeado oficialmente candidato do Partido Republicano.

O magnata de 70 anos, que fez fortuna no setor imobiliário e que nunca ocupou qualquer cargo político, já tinha considerado por diversas vezes avançar com uma candidatura presidencial, mas só este ano concretizou a intenção.

De acordo com os resultados das primárias, o empresário, de 70 anos de idade, recebeu o número suficiente de votos, 1.237, para ser considerado o candidato oficial do partido.

“Somos melhores do que isto”

As eleições presidenciais dos Estados Unidos acontecem no dia 8 de novembro. Do lado democrata, Hillary Clinton deverá ser formalmente designada candidata na convenção dos democratas na próxima semana, em Filadélfia.

A ex-secretária de Estado reagiu de imediato ao discurso do seu rival com uma simples frase no Twitter: “Somos melhores do que isto”.

Trump dedicou parte do seu discurso a atacar Clinton, considerando que o seu legado, enquanto esteve à frente da diplomacia norte-americana, se baseou em “morte, destruição, terrorismo e debilidade”.

Relativamente à intenção de construir um muro, a aspirante a candidata democrata também foi bastante clara: “Sim, nós construiremos um muro – entre ti e a presidência, Donald Trump”, escreveu no Twitter.

Vários famosos, entre atores de Hollywood e estrelas da NBA, já anunciaram a sua presença na convenção do Partido Democrata.

As atrizes America Ferrera e Eva Longoria e as estrelas da NBA Kareem Abdul-Jabbar e Jason Collins são algumas das celebridades que anunciaram a sua participação no evento.

Também anunciaram a sua participação em Filadélfia os atores Tony Goldwin, Erika Alexander, Debra Messing e a jovem Chloë Moretz, bem como a cantora Demi Lovato ou a advogada Star Jones.

ZAP / Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.