Tripulantes do submarino Titan viram que havia um problema e tentaram regressar à superfície

OceanGate

Submarino turístico Titan da OceanGate

Os tripulantes do Titan terão tentado abortar a missão e regressar à superfície, momentos antes da implosão do submersível, revelou um antigo consultor da OceanGate.

Segundo Rob McCallum, antigo consultor da OceanGate, o submarino Titan estava a tentar regressar à superfície, pouco antes de ter implodido a 18 de junho, matando os cinco exploradores que se encontravam a bordo.

Os tripulantes terão percebido que havia problemas com o submarino, tendo tentado abortar a descida e largado lastro, diz o consultor, especialista em expedições subaquáticas que colaborou nas áreas de marketing e logística com a OceanGate, operadora turística proprietária do Titan.

McCallum, co-fundador da empresa de expedições de aventura EYOS Expeditions, que liderou várias expedições aos destroços do Titanic, disse à The New Yorker ter recebido os relatórios iniciais do acidente.

Segundo os relatórios citados pelo consultor, o Titan perdeu contacto com o navio de apoio Polar Prince cerca de uma hora e meia depois de iniciar a descida, e “começou a afundar” a 3500 metros de profundidade.

Este relato e cronologia coincidem com declarações recentes do realizador de “Titanic”, James Cameron, segundo o qual a tripulação sabia que algo errado tinha acontecido e estava a tentar gerir uma emergência.

Segundo o Insider, McCallum e Cameron sugerem que alguém a bordo deverá ter identificado o problema e tentado abortar a imersão, mas não está claro nos relatórios se a tripulação teve algum aviso prévio da falha catastrófica do casco e consequente implosão do submarino.

Antes do trágico acidente, Cameron já tinha apontado três falhas principais no submarino: o visor de acrílico, as duas esferas de vidro para flutuação e o cilindro composto onde os passageiros estavam.

A 18 de junho, durante a sua descida em direção ao Titanic, o luxuoso navio naufragado em 1912 na sua viagem inaugural após embater num icebergue, o submarino Titan desapareceu misteriosamente.

A expedição era liderada pelo próprio CEO da OceanGate, Stockton Rush. No interior do submergível encontram-se o bilionário britânico Hamish Harding, o piloto do submarino, Paul-Henry Nargeolet, e dois paquistaneses, Shahzada Dawood e o filho Sulaiman, membros de uma das mais abastadas famílias daquele país.

A 22 de junho, as autoridades anunciaram que o submersível Titan tinha implodido e que as cinco pessoas a bordo estavam mortas.

Já se sabe que foi “uma implosão catastrófica” que ditou a destruição total do Titan e a morte instantânea dos seus cinco passageiros. Mas falta saber porque é que a implosão aconteceu.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.