/

Tribunal chumba nome da coligação “Chega”. Ventura pode não ser candidato às europeias

2

João Relvas / Lusa

André Ventura à chegada ao Tribunal Constitucional para entregar as assinaturas

O Tribunal Constitucional chumbou esta segunda-feira o nome “Chega” proposto pela coligação que junta o movimento Chega, o Partido Popular Monárquico, o Partido Cidadania e Democracia Cristã e o movimento Democrático 21 na corrida às eleições europeias que se realizam a 26 de maio. 

Os juízes do Palácio Ratton consideram que o nome pode gerar confusão nos eleitores com o movimento de André Ventura – que seria o cabeça-de-lista desta coligação – cuja formação enquanto partido ainda não foi aceite legalmente.

Em declarações ao jornal Público, Ventura diz que “já não sabe” se vai ser candidato. Esta mudança de posição prende-se com a obrigação, decretada pelo tribunal, de alterar o nome da coligação nas duas próximas semanas.

O político diz ainda estar “desiludido” com uma decisão que, no seu entender, “não é justa”. Quanto à justificação apresentada pelo Tribunal, André Ventura não vê “como é que isto impede a coligação de se chamar Chega”, não deixando claro ao diário se vai ponderar recorrer da decisão ou se esta decisão representa o fim da coligação que tinha sido formalizada na semana passada.

Ao Correio da Manhã, o cabeça de lista André Ventura afirmou estar “triste” e “revoltado” com a decisão do Tribunal Constitucional.

Fonte do Partido Cidadania e Democracia Cristã, que faz parte da coligação proposta para as eleições europeias, afirmou em declarações Observador que, para concorrerem vão ter de alterar o nome. “Corremos o risco de, se mantivermos o nome, ter o nome chumbado”.

A coligação deverá reunir-se esta terça-feira para discutir se mantém ou muda o nome. “O que está a questão é a democracia e a liberdade e não podemos por isso em causa para ser politicamente corretos”, afirmou a mesma fonte ao Observador.

No percurso para a corrida às eleições Europeias, o Chega tem enfrentando alguns problemas como, por exemplo, a entrega de assinaturas irregulares no Constitucional ou a recusa do PPM em ter Ventura como candidato.

Os partidos e coligações que desejem concorrer às próximas eleições têm de apresentar listas até 16 de Abril. As eleições europeias estão marcadas para 26 de Maio.

ZAP //

2 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.