André Ventura entregou assinaturas irregulares e de menores no TC

João Relvas / Lusa

Foram “invalidadas várias assinaturas” do Chega, nomeadamente pela presença de menores e forças policiais, entre os nomes entregues no Tribunal Constitucional.

A 23 de janeiro, o “Chega” chegou ao Tribunal Constitucional, nas mãos de André Ventura. Apresentava-se em 15 pontos e não constava nele nada que possa ser considerado inconstitucional. O “Chega” apresentava-se como um partido liberal a nível económico, nacionalista e conservador.

No documento constaca a defesa “de uma justiça efetiva e eficaz”. Ventura queria “reconfigurar os critérios e formas de representatividade” do país, prometendo um Estado “mais reduzido, transparente e eficaz“.

Porém, o Chega voltou à recolha de assinaturas para se formalizar como partido depois de terem sido “invalidadas várias assinaturas”, de acordo com o Público. Em várias páginas de Facebook associadas ao partido está agora a ser feito um novo pedido de assinaturas em “maior número possível”.

Ao jornal, André Ventura confirmou que foi dado um prazo de dez dias para o Chega corrigir as irregularidades apresentadas. O líder do movimento fala em “muitas centenas de assinaturas de forças policiais” que não podiam ser submetidas para este efeito, garantindo que “vai fazer tudo para que este processo não afete a entrega de listas às eleições europeias”.

André Ventura tinha já ameaçado fazer uma vigília à porta do Tribunal Constitucional se o seu partido não fosse legalizado, mas mudou de ideias depois de ter visto invalidadas algumas assinaturas que o Chega entregou no Palácio Ratton.

Os juízes do Constitucional ainda não se pronunciaram quanto aos estatutos e declaração de princípios do Chega. Só depois disso, e caso a decisão seja favorável, André Ventura pode submeter o seu projeto político “liberal a nível económico, nacionalista e conservador” a eleições.

Para estas eleições europeias está prevista a criação de uma coligação com o Democracia 21 e o Partido Cidadania e Democracia Cristã. André Ventura está também em negociações com o PPM para criar uma “frente de centro-direita”.

  ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Defendendo quem defende na TV que lhe dá protagonismo, rapidamente deu a conhecer a base ideológica.
    .
    O que se pode esperar de um partido que nasce alicerçado em quantidade sem critério, ou um critério que começa logo por levantar dúvidas?!
    .
    A decisão correcta seria: CHEGA, ….Estamos de Saída!

RESPONDER

Mais de mil ovelhas e cabras tomaram conta das ruas de Madrid (por um bom motivo)

Mais de mil ovelhas e cabras encheram as ruas de Madrid, este domingo, a propósito do tradicional Festival da Transumância, que foi cancelado no ano passado devido à pandemia da covid-19. De acordo com a agência …

Crise de abastecimento provoca escassez de camisolas de Natal

Na próxima época natalícia, os Estados Unidos podem enfrentar uma escassez de Ugly Sweaters, causada pela crise mundial dos transportes marítimos. As Ugly Sweaters são as típicas camisolas de Natal - por norma, coloridas e com …

Erupção de La Palma. Cães salvos por um grupo misterioso

Um grupo misterioso - que se auto-denomina A-Team - afirma ter resgatado vários animais "presos" devido à erupção do vulcão Cumbre Vieja em La Palma, nas Canárias. De acordo com o jornal britânico The Guardian, as …

Alec Baldwin

Assistente que entregou arma a Alec Baldwin já teria tido práticas inseguras

Uma fabricante de adereços disse que, no passado, já tinha mostrado preocupação com o facto de o assistente de realização ter protagonizado situações inseguras. No fim-de-semana, um documento judicial obtido pela CNN mostrou que a arma …

Metade dos chefes de equipa da Urgência do Hospital de Braga demitiu-se em bloco

Uma dezena de chefes de equipa da Urgência do Hospital de Braga demitiu-se esta segunda-feira, em protesto contra a falta de condições de trabalho e o "desinvestimento" no Serviço Nacional de Saúde. Contactada pela agência Lusa, …

Primeiro-ministro da Polónia acusa UE de ter "arma apontada à cabeça" do país

O primeiro-ministro polaco acusou a União Europeia (UE), esta segunda-feira, de "ter uma arma pontada à cabeça" da Polónia, ao exigir que Varsóvia reveja as reformas judiciais, ameaçando-a com sanções. Numa entrevista publicada pelo Financial Times, …

Carlos César acusa BE e PCP de terem preferido "jogos de poder"

O presidente do PS acusou, esta segunda-feira, os partidos de esquerda de terem preferido "os jogos de poder", no seguimento do anúncio de ambos do voto contra o Orçamento do Estado para 2022 (OE2022). "BE e …

O dirigente do PSD Paulo Mota Pinto

Mota Pinto aponta "irresponsabilidade" de marcar diretas. Rangel reforça importância de ter líder "fortemente legitimado"

O dirigente do PSD defendeu, esta segunda-feira, que o partido "está preparado" para legislativas antecipadas, defendendo que estas devem ocorrer "o mais rapidamente possível". Em declarações à agência Lusa, o presidente da Mesa do Congresso e …

EMA aprova terceira dose da vacina da Moderna a partir dos 18 anos

A Agência Europeia do Medicamento (EMA) deu luz verde, esta segunda-feira, à administração da terceira dose da vacina da Moderna a partir dos 18 anos. Em comunicado, a agência refere que os dados apontam que uma …

Câmara do Porto aprova sistema de videovigilância no centro histórico

Esta segunda-feira, na reunião do Executivo portuense, foi aprovado, com o voto contra da CDU e do BE, o protocolo a celebrar com a PSP para implementação da videovigilância na Baixa do Porto. O presidente da …