Chega de André Ventura e Democracia 21 avançam juntos para as europeias

ppdpsd / Flickr

André Ventura

O Chega e o Democracia 21 (D21), dois movimentos que ainda não foram formalmente reconhecidos como partidos políticos, chegaram a acordo para formar uma coligação para as eleições europeias de 26 de maio.

A notícia, inicialmente avançada pela revista Visão, dá conta que o Chega de André Ventura e o D21, liderado por Sofia Afonso Ferreira, líder do movimento que diz pertencer à direita liberal, vão concorrer juntos às europeias.

Em comunicado, citado pela revista, os dois movimentos confirmam oficialmente a assumem a coligação pré-eleitoral e asseguram que o candidato a cabeça de lista e programa eleitoral serão anunciados “em breve”. “Chegámos a acordo com o D21 e vamos juntos”, adianta André Ventura. “Ficou tudo fechado entre quarta-feira e hoje [segunda-feira]”, acrescenta Sofia Afonso Ferreira.

Sofia Afonso Ferreira fará parte da lista às europeias e em lugar elegível. De acordo com a Visão, não é ainda certo que André Ventura, ex-vereador do PSD na Câmara de Loures, integre a lista, podendo reservar-se apenas para as legislativas de 6 de outubro.

Por definir, nota ainda a revista, está ainda a parte formal do acordo, ou seja, em que moldes é que o Chega e o D21 vão a votos, uma vez que o partido de André Ventura entregou já as 7500 assinaturas necessárias para se constituir como partido e aguarda luz verde do Tribunal Constitucional e o D21 ainda não o fez.

Sofia Afonso Ferreira, contudo, assume vontade de o fazer ainda a tempo de concorrer às eleições europeias disputadas em maio. Caso não o consiga fazer, escreve a Visão, terá de ser o Chega – se os juízes do Palácio Ratton o legalizarem – a acolher as personalidades indicadas pelo D21 nas suas listas.

ZAP //

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. É uma maravilha haver cada vez mais partidos de direita, assim é a melhor maneira de esfrangalha-la, e adeus poder, e ainda bem, que quando chegam ao poder é sempre a roubar, e temos os exemplos dos bancos, onde 99% dos corruptos e ladroes envolvidos são de direita, portantao nada de admirar. Os Portugueses têm é que abrir os olhos, e fazer uma pausa para pensar: Afinal quem foi que me roubou à grande à francesa, a conclusao só pode ser uma: A DIREITA, então só têm uma coisa a fazer nao votar nessa direita ladra e corrupta e fugir a 7 pés, por outro lado o PS nao é muito melhor, e os Portugueses também têm que pensar se querem um governo que subservientemente obedece como um caozinho amestrado aos eua e à UE. Eu como Português embora apoie este governo, nao me revejo nesta politica Portuguesa de assinar por baixo actos criminosos como apoiar abertamente o golpe militar em Kiev, em apoiar impostores e fantoches como na venezuela, etc. A portugal devia inclusive abando nar a nato para nao participarmos em actos belicistas e ofensivos sobre outras nações, como as provocações com o deslocamentos de tropas da nato para leste, e vão para leste fazer o quê, fazer turismo nao é de certeza, porque até são regioes frias. A nato quando existia o pacto de varsovia tinha razão de existir e era uma organização defensiva, agora não, é uma organização ofensiva e desejosa de entrar em guerra, por isso devemos sair, por isso eu digo, os Portugueses têm que pensar bem nisso, e votar em partidos que apoiem a saida da nato, para nao sermos acusados depois de um povo que apoia crimes e actos terroristas, porque podemos nao ter operacionas nas acções, mas como membros apoiamos. já para nao falar de podermos ser alvos de bombas nucleraes russas devido a esse apoio. EU NAO QUERO. Conclusao, votar na direita e no PS. NÃO.

RESPONDER

Para as criaturas marinhas, as doenças infecciosas são a sentinela da mudança

Uma recente investigação analisou as mudanças nas doenças relatadas em espécies submarinas num período de 44 anos. A conclusão não surpreende: a saúde dos oceanos está a piorar a passos largos. A compreensão das tendências oceânicas …

Solidariedade e ambiente. Nos EUA, já é possível doar as suas peças Lego

Nunca somos demasiado velhos para brincar com peças Lego. No entanto, se estiver a ficar sem espaço para as arrumar e estiver à procura de uma forma de garantir que os seus blocos acabam em …

Eis os primeiros smartphones pensados e fabricados em África

https://vimeo.com/365789486 No Ruanda nasceram os primeiros rebentos do grupo Mara, que anunciou o lançamento dos seus dois primeiros smartphones. São os primeiros a serem totalmente fabricados em África. Estes são os dois primeiros smartphones totalmente fabricados em …

Siza Vieira recebe Grande Prémio da Academia de Belas-Artes francesa

O arquitecto Álvaro Siza Vieira recebeu o Grande Prémio de Arquitetura da Académie des Beaux-Arts, pelo conjunto do seu percurso, no valor de 35 mil euros. “É uma grande honra, porque é um prémio importante. É …

Para os jovens refugiados, um telemóvel pode ser tão importante quanto comida ou água

Entre 2015 e 2018, mais de 200.000 jovens não acompanhados reivindicaram asilo na Europa. Muitos deles, agora na União Europeia, têm uma coisa em comum: os seus smartphones. Não são apenas ferramentas para entretenimento nem uma …

Cientistas observaram pela primeira vez porcos a usar ferramentas

Uma equipa de cientistas registou pela primeira vez uma família de javalis das Visayas, num jardim zoológico em Paris, a usar paus para cavar e construir ninhos. Os porcos não gostam só de chafurdar na lama …

Transição verde: o mundo tem muito a aprender com uma pequena cidade na Islândia

Uma pequena cidade no norte da Islândia tornou-se quase neutra em dióxido de carbono (CO2). Uma equipa de cientistas viajou até ao país insular nórdico para descobrir como podemos aprender com esta cidade. Atualmente, as cidades …

Adolfo Mesquita Nunes não será candidato à liderança do CDS

Adolfo Mesquita Nunes anunciou este domingo que não será candidato à liderança do CDS. A garantia foi deixada pelo próprio, na sua página pessoal de Facebook, depois de ter sido desafiado por António Pires de …

Afastado desde a noite eleitoral, Rui Rio volta para lançar suspeitas sobre a RTP

Afastado dos holofotes desde a noite eleitoral e sem dizer se se vai recandidatar à liderança do PSD, Rui Rio recorreu ao Twitter para comentar as suas suspeitas sobre a RTP. O líder social-democrata recorreu às …

Iniciativa Liberal vai votar contra programa de Costa

O deputado eleito do Iniciativa Liberal vai votar contra o Programa de Governo, e revela que as suas primeiras propostas serão de desagravamento fiscal perante um Parlamento onde se quer sentar ao meio, "o mais …