Chega de André Ventura e Democracia 21 avançam juntos para as europeias

ppdpsd / Flickr

André Ventura

O Chega e o Democracia 21 (D21), dois movimentos que ainda não foram formalmente reconhecidos como partidos políticos, chegaram a acordo para formar uma coligação para as eleições europeias de 26 de maio.

A notícia, inicialmente avançada pela revista Visão, dá conta que o Chega de André Ventura e o D21, liderado por Sofia Afonso Ferreira, líder do movimento que diz pertencer à direita liberal, vão concorrer juntos às europeias.

Em comunicado, citado pela revista, os dois movimentos confirmam oficialmente a assumem a coligação pré-eleitoral e asseguram que o candidato a cabeça de lista e programa eleitoral serão anunciados “em breve”. “Chegámos a acordo com o D21 e vamos juntos”, adianta André Ventura. “Ficou tudo fechado entre quarta-feira e hoje [segunda-feira]”, acrescenta Sofia Afonso Ferreira.

Sofia Afonso Ferreira fará parte da lista às europeias e em lugar elegível. De acordo com a Visão, não é ainda certo que André Ventura, ex-vereador do PSD na Câmara de Loures, integre a lista, podendo reservar-se apenas para as legislativas de 6 de outubro.

Por definir, nota ainda a revista, está ainda a parte formal do acordo, ou seja, em que moldes é que o Chega e o D21 vão a votos, uma vez que o partido de André Ventura entregou já as 7500 assinaturas necessárias para se constituir como partido e aguarda luz verde do Tribunal Constitucional e o D21 ainda não o fez.

Sofia Afonso Ferreira, contudo, assume vontade de o fazer ainda a tempo de concorrer às eleições europeias disputadas em maio. Caso não o consiga fazer, escreve a Visão, terá de ser o Chega – se os juízes do Palácio Ratton o legalizarem – a acolher as personalidades indicadas pelo D21 nas suas listas.

ZAP //

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. É uma maravilha haver cada vez mais partidos de direita, assim é a melhor maneira de esfrangalha-la, e adeus poder, e ainda bem, que quando chegam ao poder é sempre a roubar, e temos os exemplos dos bancos, onde 99% dos corruptos e ladroes envolvidos são de direita, portantao nada de admirar. Os Portugueses têm é que abrir os olhos, e fazer uma pausa para pensar: Afinal quem foi que me roubou à grande à francesa, a conclusao só pode ser uma: A DIREITA, então só têm uma coisa a fazer nao votar nessa direita ladra e corrupta e fugir a 7 pés, por outro lado o PS nao é muito melhor, e os Portugueses também têm que pensar se querem um governo que subservientemente obedece como um caozinho amestrado aos eua e à UE. Eu como Português embora apoie este governo, nao me revejo nesta politica Portuguesa de assinar por baixo actos criminosos como apoiar abertamente o golpe militar em Kiev, em apoiar impostores e fantoches como na venezuela, etc. A portugal devia inclusive abando nar a nato para nao participarmos em actos belicistas e ofensivos sobre outras nações, como as provocações com o deslocamentos de tropas da nato para leste, e vão para leste fazer o quê, fazer turismo nao é de certeza, porque até são regioes frias. A nato quando existia o pacto de varsovia tinha razão de existir e era uma organização defensiva, agora não, é uma organização ofensiva e desejosa de entrar em guerra, por isso devemos sair, por isso eu digo, os Portugueses têm que pensar bem nisso, e votar em partidos que apoiem a saida da nato, para nao sermos acusados depois de um povo que apoia crimes e actos terroristas, porque podemos nao ter operacionas nas acções, mas como membros apoiamos. já para nao falar de podermos ser alvos de bombas nucleraes russas devido a esse apoio. EU NAO QUERO. Conclusao, votar na direita e no PS. NÃO.

RESPONDER

Juventus é campeã pela oitava vez consecutiva. E Ronaldo estava lá

A Juventus conquistou este sábado a Serie A pela oitava vez consecutiva, depois de vencer em casa a Fiorentina por 2-1, em jogo da 33ª jornada. Poucos dias após a eliminação nos quartos de final da …

Coletes Amarelos: novo sábado de violência em Paris

Mobilizados há mais de cinco meses, os "coletes amarelos" voltaram este sábado às ruas para o seu "acto XXIII" marcado por uma nova escalada da tensão entre manifestantes e forças de autoridade. Tiros de gás lacrimogéneo, …

Porto vs Santa Clara | Dragão suficiente assume liderança

O FC Porto venceu hoje o Santa Clara por 1-0, em partida da 30.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol, que permite aos ‘dragões' regressarem, à condição, ao comando do campeonato. O FC Porto cumpriu …

Notre-Dame pode não ser a única. Vários monumentos em todo o mundo estão em risco

O incêndio na catedral de Notre-Dame, em Paris, levantou questões sobre a forma como os órgãos responsáveis pelo património cultural realizam políticas de conservação e detetam possíveis problemas. Além disso, a Unesco indicou que vários locais de …

Hubble espreita aglomerado cósmico azul

Os enxames globulares são objetos inerentemente belos, mas o alvo desta imagem do Telescópio Espacial Hubble da NASA/ESA, Messier 3, é frequentemente reconhecido como um dos mais esplêndidos de todos. Contendo, incrivelmente, meio milhão de estrelas, …

Comer carne vermelha (mesmo moderadamente) aumenta risco de cancro do intestino

O maior estudo alguma vez realizado no Reino Unido sugere que devemos reduzir (ainda mais) o consumo de carne vermelha. Um estudo financiado pela Cancer Research UK e desenvolvido pela Universidade de Oxford, no Reino Unido, …

Gémeas alemãs nascem com 3 meses de diferença (e em anos distintos)

Um hospital alemão anunciou na segunda-feira o caso de duas meninas que, apesar de serem gémeas, nasceram com três meses de diferença e em anos distintos. Com apenas 26 semanas de gravidez, a 17 de novembro …

Avião hospital da Luftwaffe levou doze feridos da Madeira para a Alemanha

Doze feridos do acidente com um autocarro turístico partiram hoje do Aeroporto da Madeira, cerca das 12:00, a bordo de um avião alemão equipado com meios hospitalares, com destino a Colónia, após operação de transferência …

Família desalojada e nove casas atingidas em queda de grua no Porto

Uma grua caiu hoje em cima de várias habitações na rua da Corticeira, na zona das Fontainhas, na cidade do Porto, mas não há feridos a registar, disse fonte dos Bombeiros Sapadores do Porto. A grua …

Mulheres são quase metade dos “100 mais influentes” da Time

Há 48 mulheres na lista das 100 personalidades mais influentes do mundo publicada esta quarta-feira pela revista norte-americana Time. A lista, publicada anualmente desde 2004, junta personalidades das mais diferentes áreas distribuídas por cinco categorias: “Pioneiros”, …