Chega de André Ventura e Democracia 21 avançam juntos para as europeias

ppdpsd / Flickr

André Ventura

O Chega e o Democracia 21 (D21), dois movimentos que ainda não foram formalmente reconhecidos como partidos políticos, chegaram a acordo para formar uma coligação para as eleições europeias de 26 de maio.

A notícia, inicialmente avançada pela revista Visão, dá conta que o Chega de André Ventura e o D21, liderado por Sofia Afonso Ferreira, líder do movimento que diz pertencer à direita liberal, vão concorrer juntos às europeias.

Em comunicado, citado pela revista, os dois movimentos confirmam oficialmente a assumem a coligação pré-eleitoral e asseguram que o candidato a cabeça de lista e programa eleitoral serão anunciados “em breve”. “Chegámos a acordo com o D21 e vamos juntos”, adianta André Ventura. “Ficou tudo fechado entre quarta-feira e hoje [segunda-feira]”, acrescenta Sofia Afonso Ferreira.

Sofia Afonso Ferreira fará parte da lista às europeias e em lugar elegível. De acordo com a Visão, não é ainda certo que André Ventura, ex-vereador do PSD na Câmara de Loures, integre a lista, podendo reservar-se apenas para as legislativas de 6 de outubro.

Por definir, nota ainda a revista, está ainda a parte formal do acordo, ou seja, em que moldes é que o Chega e o D21 vão a votos, uma vez que o partido de André Ventura entregou já as 7500 assinaturas necessárias para se constituir como partido e aguarda luz verde do Tribunal Constitucional e o D21 ainda não o fez.

Sofia Afonso Ferreira, contudo, assume vontade de o fazer ainda a tempo de concorrer às eleições europeias disputadas em maio. Caso não o consiga fazer, escreve a Visão, terá de ser o Chega – se os juízes do Palácio Ratton o legalizarem – a acolher as personalidades indicadas pelo D21 nas suas listas.

ZAP //

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. É uma maravilha haver cada vez mais partidos de direita, assim é a melhor maneira de esfrangalha-la, e adeus poder, e ainda bem, que quando chegam ao poder é sempre a roubar, e temos os exemplos dos bancos, onde 99% dos corruptos e ladroes envolvidos são de direita, portantao nada de admirar. Os Portugueses têm é que abrir os olhos, e fazer uma pausa para pensar: Afinal quem foi que me roubou à grande à francesa, a conclusao só pode ser uma: A DIREITA, então só têm uma coisa a fazer nao votar nessa direita ladra e corrupta e fugir a 7 pés, por outro lado o PS nao é muito melhor, e os Portugueses também têm que pensar se querem um governo que subservientemente obedece como um caozinho amestrado aos eua e à UE. Eu como Português embora apoie este governo, nao me revejo nesta politica Portuguesa de assinar por baixo actos criminosos como apoiar abertamente o golpe militar em Kiev, em apoiar impostores e fantoches como na venezuela, etc. A portugal devia inclusive abando nar a nato para nao participarmos em actos belicistas e ofensivos sobre outras nações, como as provocações com o deslocamentos de tropas da nato para leste, e vão para leste fazer o quê, fazer turismo nao é de certeza, porque até são regioes frias. A nato quando existia o pacto de varsovia tinha razão de existir e era uma organização defensiva, agora não, é uma organização ofensiva e desejosa de entrar em guerra, por isso devemos sair, por isso eu digo, os Portugueses têm que pensar bem nisso, e votar em partidos que apoiem a saida da nato, para nao sermos acusados depois de um povo que apoia crimes e actos terroristas, porque podemos nao ter operacionas nas acções, mas como membros apoiamos. já para nao falar de podermos ser alvos de bombas nucleraes russas devido a esse apoio. EU NAO QUERO. Conclusao, votar na direita e no PS. NÃO.

RESPONDER

Vaticano destitui ex-cardeal dos Estados Unidos por acusações de abusos sexuais

A Congregação para a Doutrina da Fé expulsou do sacerdócio o ex-cardeal e arcebispo emérito de Washington Theodore McCarrick depois de este ser acusado de abusos sexuais de menores e seminaristas, anunciou o Vaticano. Num comunicado, …

Maré de água suja atingiu a já debilitada Grande Barreira de Coral

Um enorme manto de água poluída oriunda das recentes inundações que se registaram no nordeste da Austrália penetrou em partes da já debilitada Grande Barreira de Coral, o maior recife de coral do mundo. Estas camadas …

É oficial: Pedro Marques é o cabeça-de-lista socialista às europeias

O atual ministro do Planeamento e das Infra-estruturas, Pedro Marques, é o cabeça de lista dos socialistas às eleições europeias. Era uma notícia já avançada por vários órgãos de comunicação social e hoje António Costa confirmou-a. …

Governo espanhol aprova ordem de exumação de Franco

O Governo espanhol aprovou a ordem para exumar o ditador Francisco Franco do seu atual lugar de enterro, o monumento do Vale dos Caídos, medida à qual a família ainda se opõe. Os familiares de Franco …

Sonda da NASA aperta órbita em preparação para a missão Marte 2020

A missão MAVEN (Mars Atmosphere and Volatile Evolution) da agência espacial norte-americana, já com 4 anos, está a embarcar numa nova campanha para apertar a sua órbita em torno de Marte. A operação vai reduzir …

Trump precisa de oito milhões de dólares para o muro e a Casa Branca explica onde os vai buscar

A Casa Branca identificou esta sexta-feira os fundos federais que serão utilizados pela administração de Donald Trump para conseguir financiar a construção do muro na fronteira com o México. O Presidente norte-americano declarou esta sexta-feira estado …

Desativação de bomba da II Guerra Mundial paralisa e evacua Paris

Mais de mil moradores e trabalhadores evacuados, comboios urbanos, nacionais e internacionais cancelados, estradas fechadas, rotas de autocarro desviadas e pelo menos uma estação de metro encerrada em Paris. Também o bairro de porte de La …

Pouco se sabe sobre a morte de Khashoggi. Mas há um homem que diz ter muito para contar

Neste momento, as informações aparecem a conta-gotas. Foi a estratégia usada pelas autoridades turcas, desde o primeiro momento, para gerir a forma como revelaram informações sobre o assassinato de Jamal Khashoggi. Khashoggi morreu dentro do consulado …

Enfermeiros marcam greve nacional para 8 de março

A Associação Sindical Portuguesa dos Enfermeiros (ASPE) vai decretar greve nacional para dia 8 de março, para permitir a participação dos profissionais numa marcha em homenagem à enfermagem que está programada para Lisboa. O anúncio foi …

Octogenário espanhol usava bancos portugueses para lavar dinheiro

Duas agências bancárias situadas no Porto e em Valença do Minho foram usadas por um narcotraficante espanhol para lavar o dinheiro que ganhava com a venda de estupefacientes e ainda no contrabando de tabaco. Uma investigação …