O “Chega” de André Ventura chegou ao TC e rejeita racismo e xenofobia

João Relvas / Lusa

André Ventura à chegada ao Tribunal Constitucional para entregar as assinaturas

O “Chega” chegou ao Tribunal Constitucional esta quarta-feira, nas mãos de André Ventura. Apresenta-se em 15 pontos e não consta nele nada que possa ser considerado inconstitucional.

Segundo o Público, o “Chega” de André Ventura chegou ao Tribunal Constitucional, apresentando-se como um partido liberal a nível económico, nacionalista e conservador.

No documento consta a defesa “de uma justiça efetiva e eficaz”. Ventura quer “reconfigurar os critérios e formas de representatividade” do país, prometendo um Estado “mais reduzido, transparente e eficaz“.

À porta do Palácio Ratton, André Ventura voltou a afirmar a defesa da prisão perpétua e a castração química de pedófilos, mas na declaração de princípios o “Chega” assume a “rejeição clara e assertiva de todas as formas de racismo e xenofobia e de qualquer forma de discriminação contrária aos valores fundamentais constantes da Declaração Universal dos Direitos do Homem”.

Além disso, o “Chega” aponta forças ao combate à “corrupção dos interesses” e de “todas as formas de fragilização da República”, defendendo a “democracia política, económica e cultural” e a “igualdade de oportunidades para todos os cidadãos”.

O constitucionalista Jorge Reis Novais disse ao Público que, com esta declaração de princípios, o “Chega” não deverá ter problemas em ser constituído como partido.

Os juízes vão analisar o documento e, à partida, não encontrarão nada que esteja fora dos limites da Constituição ou que atribua ao “Chega” a promoção do fascismo ou do racismo, proibidos pela lei fundamental.

Nos termos da lei, considera-se que um partido tem ideologia fascista quando os “estatutos, manifestos, comunicados, declarações dos seus dirigentes ou responsáveis”, mostrem “adotar, defender, pretender difundir ou difundir efetivamente os valores característicos dos regimes fascistas que a história regista”.

Além disso, esclarece o diário, também está previsto que quem tiver “organizado ou desempenhado cargos diretivos ou funções de responsabilidade numa organização declarada extinta por perfilhar a ideologia fascista” possa ser punido com pena de prisão de dois a oito anos.

O ex-militante do PSD assume que o “Chega” quer ser a “alternativa à direita que parece não existir” e garante que o seu partido “não é fascista”. Ao Público, André Ventura disse esperar que o “Chega” seja oficializado pelo Tribunal Constitucional como partido a tempo de apresentar uma lista para as eleições europeias de 26 de Maio.

ZAP //

PARTILHAR

13 COMENTÁRIOS

  1. … … “André Ventura voltou a afirmar a defesa da prisão perpétua e a castração química de pedófilos, mas na declaração de princípios o “Chega” assume a “rejeição clara e assertiva de todas as formas de racismo e xenofobia e de qualquer forma de discriminação contrária aos valores fundamentais constantes da Declaração Universal dos Direitos do Homem”.”

    Caso contrário e se não estivessem lá essas palavras bonitas, o TC dava-te com os pés… não fossem os políticos uma cambada de aldrabões…

      • E tu sabes quem é Bolsonaro por acaso? Ou és apenas mais um carneiro que vai atrás das tretas markxo Leninista dos parasitas da sociedade.

        • Mais parasitas do que o Bolsonaro, que se “reformou” do Exercito os 33 anos e desde então, faz de conta que é deputado?!
          Não há muito mais parasita do que isso!…

    • Nenhum criminoso vái votar no chega, acredito que esses votam no BE.
      Eu vou votar no CHEGA, pela mesma razão que os Americanos votaram TRUMP e os Brasileiros Bolsonaro.
      A democracia é mesmo assim podemos escolher em quem votamos.

      • Exacto… os criminosos do BPN, do BES, da CGD, do processo Marquês, dos submarinos, do Pavilhão Atlântico, dos vistos gold, das isenções da Universidade Católica, etc, etc, votam todos no BE!!
        A democracia é mesmo assim; podem ser palermas e votar em palermas à vontade – foi assim com o Trump, com o Bolsonaro, etc…

  2. Os últimos acontecimento dão muita razão ao André Ventura. Se formar o partido vai ter muitos votos porque a maralha está farta da canalha!!

  3. Na verdade, chega de tanta mentira e de tanto roubo. Chega de tantos bancos falidos e de tanta gente a enriquecer da noite para o dia. Chega de tantos impostos para sustentar ociosos, chulos e chupistas. Chega de tantos deputados na A. R. e tantas mordomias. Chega de uns marcarem a presença de outros que andam a passear por onde eles querem ou a tratar da sua vidinha. Chega de esta democracia feita por eles e para eles durante mais de 40 anos. Chega de gente dessa que têm uma morada e dão outra para ganhar mais subsídios. Chega de reforma vitalícias por terem tido emprego (não trabalho) como deputados. Chega de leis brandas para pedófilos. Chega de uma justiça forte para os fracos e de outra fraca para os fortes. Chega, chega, chega, etc., etc.. Força André Ventura!!

    • E com um comentador da CMTV (que escreve livros com a bruxa Maya!), que é um fiel fanático/doente da religião futebol/Benfica, é que isso vai melhorar?!
      Isso é que é ter fé!…

RESPONDER

John Cleese esgota três coliseus em 48 horas

John Cleese vai estar no Coliseu de Lisboa com “Last Time To See Me Before I Die” durante três dias. O humorista britânico esgotou as três datas em apenas 48 horas. Durante esta madrugada (10), a …

Descoberta no Egito múmia de grande animal semelhante a um leão

O Ministério das Antiguidades egípcio anunciou esta segunda-feira que uma equipa de arqueólogos desenterrou uma múmia de um grande animal incomum, semelhante a um leão ou uma leoa. “É um animal muito estranho, como um gato …

Ex-agentes da DEA revelam detalhes da vida de Escobar na prisão que o próprio construiu

Dois dos agentes do DEA, que durante mais de um ano participaram na operação de captura de Pablo Escobar, revelaram alguns detalhes sobre a vida do narcotraficante e ex-líder do cartel de Medellín na prisão La …

Num jardim zoológico da Austrália, há concertos ao vivo (para entreter os elefantes)

https://vimeo.com/372400002 O jardim zoológico de Melbourne está a desenvolver um programa mundial de músicos para tocar para a sua multigeracional manada de elefantes asiáticos em perigo de extinção para que melhore a ligação entre os seis …

Montijo: ANA pede mais tempo para analisar medidas de mitigação ambiental

A ANA – Aeroportos de Portugal pediu à Agência Portuguesa do Ambiente (APA) uma prorrogação do prazo para analisar as medidas de mitigação propostas pela entidade na Declaração de Impacte Ambiental (DIA) do futuro aeroporto …

Sérgio Conceição ultrapassa número de jogos de José Mourinho

No jogo deste domingo, que o FC Porto acabou por vencer o Boavista com um golo solitário de Alex Telles, Sérgio Conceição cumpriu o seu 128.º jogo como treinador dos dragões - mais uma partida …

Governo australiano acusado de censurar livro sobre história de Timor-Leste

O Ministério dos Negócios Estrangeiros australiano está alegadamente a tentar censurar partes do primeiro de dois volumes da história de operações militares em Timor-Leste, o dedicado à Força Internacional para Timor-Leste (Interfet), segundo revelou a imprensa …

Norte-americanos acordaram com mensagens de texto estranhas nos seus telemóveis

Na passada quinta-feira, uma grande parte da população norte-americana recebeu mensagens estranhas e inexplicáveis, muitas das quais desconfortáveis e até preocupantes. Stephanie Bovee, uma norte-americana de 28 anos de Portland, no oeste dos Estados Unidos, acordou …

Pai que fugiu por 15 países com os dois filhos no ano passado encontrado pela PSP

O pai mudou 15 vezes de país com as crianças desde o verão passado sempre sem o consentimento da mãe e sem que a mãe tivesse qualquer notícia do paradeiro dos filhos, revela a PSP. A …

Daesh está a tentar criar um novo Estado islâmico nas Filipinas

Há dois anos que a bandeira negra do Daesh deixou de esvoaçar no topo de um edifício da cidade de Marawi, em Mindanau, no sul das Filipinas, e o Presidente, Rodrigo Duterte, declarou tê-lo derrotado. …